Quando o “Adeus” Chega Repentinamente

Você está aqui

Quando o “Adeus” Chega Repentinamente

Quando somos jovens raramente pensamos na morte. Imaginamos uma vida longa diante de nós com tempo para realizar os nossos sonhos, aspirações e desejos. A morte parece muito distante.

Eu mesmo nunca passei pela morte de um ente querido próximo até ser adulto. Então, enquanto crescia, a morte parecia ser algo que acontecia com as pessoas idosas, que já tinham vivido bastante.

Mas agora eu tenho ido a muitos funerais. E, recentemente, a morte duma pessoa que eu nem conhecia me chocou muito. Essa pessoa morreu repentina e inesperadamente. Por que essa morte me afetou tanto? Porque essa pessoa tinha a minha idade. Então, percebi que poderia ter sido eu. Poderia ter sido o meu marido. Eu não estou pronta para morrer agora, assim como, provavelmente, você também não está. Ou se fosse minha irmã ou meu irmão? Eu não estou pronta para isso de jeito nenhum.

Todos nós sabemos que nossa vida física vai acabar, mas não sabemos quando virá esse fim para nós ou para qualquer um de nossos entes queridos. Isso pode acontecer repentinamente em um acidente ou por um problema de saúde. Nesse caso, seria tarde demais para dizer “adeus” ou “eu te amo”.

Então, o que devemos fazer?

Não perca a oportunidade de dizer agora para as pessoas com quem você se preocupa que as ama. Ligue a um amigo distante e diga que você está pensando nele ou nela. Escreva uma carta para uma tia amada e lhe diga que você sente sua falta. Antes de ir para a cama, diga a sua mãe e a seu pai que você os ama e agradeça tudo o que eles fazem por você.

Faça isso hoje. Não espere até amanhã ou na próxima semana ou no próximo mês. Pode ser tarde demais. A vida é curta—como nos diz Eclesiastes 9:12: “O homem não sabe a sua hora” (ARA). Resgate o tempo agora e fique próximo àqueles que você ama e se preocupa. 

Está chegando o tempo em que se cumprirá esta escritura: “E Deus limpará de seus olhos toda lágrima, e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor” (Apocalipse 21:4).

Nessa altura, não nos preocuparemos com o momento de dizer adeus. Mas no entanto,  devemos de manter em contato com as pessoas que amamos. Diga a elas que você as ama. Passe algum tempo com elas. Ligue para elas. Envie-lhes uma mensagem. Certamente, você será muito mais feliz fazendo isso!