Gnosticismo descrito na Bíblia

Você está aqui

Gnosticismo descrito na Bíblia

Download (Baixar)
MP3 Audio (23.18 MB)

Download (Baixar)

Gnosticismo descrito na Bíblia

MP3 Audio (23.18 MB)
×

Este sermão descreve várias escrituras na Bíblia que nos avisam contra a heresia do Gnosticismo. Esta doutrina do desejo de sabedoria e de mistérios de conhecimento --- é muito semelhante ao que está acontecendo hoje em dia atravéz de redes socias e teorias de conspiracias. Como sempre isto é um caso de muitos pontos de verdade misturados com mentiras --- iludindo as pessoas. Isso é mesmo uma cilada do diabo.

Sermon Notes

O gnosticismo evoluiu a partir do século 6 e 7 aC (500 a 700 aC) como uma grande reforma pagã que mudou radicalmente a religião pagã. 

Essa mudança foi desencadeada por desenvolvimentos científicos (conhecimento), os quais os filósofos gregos usaram para declarar a Terra como o centro do mal e as estrelas e o céu como o bom (a imortalidade). Esta variedade de filosofias helenísticas, mais tarde incluiram as idéias de Platão sobre a imortalidade da alma, e espalhou-se por toda a Europa e o Médio Oriente, durante o período de expansão grega. 

Com o tempo, esta 'cultura helenística' afetou a área da Palestina e gerou cultos judaicos helenísticos que eram heréticos, e isto antes da vinda de Cristo. 

Alguns cristãos primitivos, como os nicolaítas, misturaram (sincretizaram) esses cultos judeus heréticos com o Cristianismo do Novo Testamento. Assim, o gnosticismo se desenvolveu quando os cristãos judeus reformularam e re-interpretaram os ensinamentos dessas seitas como uma nova revelação e uma forma mais avançada do cristianismo.

É importante compreender (em primeiro lugar) que no século I o gnosticismo não foi referido por este nome. Este é um título ou rótulo que veio depois. Esses crentes, que hoje chamaríamos de gnósticos, se chamavam cristãos.

Em segundo lugar, eles não tinham um ensinamento específico (uma doutrina ou crença única). Eles tinham várias filosofias helenísticas misturadas com o intelectualismo judaico.

Um desses ensinamentos gnósticos mais comuns era o que é conhecido hoje como o docetismo. O docetismo era basicamente um ensinamento de que Jesus e Cristo eram duas pessoas. A maioria com essa filosofia - mas nem todos aderentes a essa filosofia – acreditavam que Cristo era um ser espiritual que tinha entrado no homem Jesus, mas que se tinha retirado antes da crucificação e que foi somente Jesus que morreu na cruz.

Um sermão anterior mostrei que o mundo do cristianismo no primeiro século era muito semelhante ao nosso mundo de hoje.

Hoje eu quero mostrar-lhe várias escrituras na Bíblia que revelam que esta foi uma das principais heresias que os primeiros apóstolos e a Igreja do Novo Testamento tive que lutar contra.

1 e 2 Tessalonicenses - aprox. 50 ou 51dC (apenas cerca de 20 anos após a morte de Cristo):

2 Tes 2:1-3- uma heresia no primeiro século e também em nossos dias (meados dos anos 90). V7– mistério contra a lei de Deus: esse não era o mistério de Deus (para sermos filhos de Deus). Ainda é o caso hoje: V10-11- porque não amam a verdade!

Essas heresias vieram da religião do mistério babilônico, através da filosofia helenística e fundida com os ensinamentos do Cristianismo causando uma corrupção da Verdade e uma falsa crença religiosa.

2 ou 3 anos depois, Paulo escreveu Gálatas (52-53AD)

Gal 4:3 - os elementos do mundo - idéias gnósticas (Grego: 'stoicheia') - não é a lei de Deus! V8-9 - serviam deuses falsos - os Cristãos em Gálata estavam retornando a esse paganismo. 

Outros 2 ou 3 anos depois - 55AD:  

A igreja em Coríntio atribuiu grande importância ao conhecimento religioso especial (Grego: 'gnose') e à sabedoria. A palavra grega (gnose) aparece no livro de Corítions 15 vezes (dum tiotal de 29 vezes no Novo Testamento.

1 Cor 3:18-20- sabedoria deste mundo - não é de Deus.

Eles tendiam equiparar ‘a ser uma pessoa espiritual’ com a posse de tipos de dons espirituais que eram mais 'espetaculares'.

1 Cor 12:1, 4, 8 - sabedoria, conhecimento; V10 - um intelectualismo - soberba mental!

V24-31- Devemos de estar sem divisões - devemos desejar o don espiritual que é realmente importante: Amor! 

1 Cor 13:1-2 - os primeiros dons têm a ver com intelectualismo, até mesmo à fé. Mas nada são sem amor! V4-8, 13 - Amor é o que realmente conta.

1 Cor 14:1-5- Edificar - construir - não é saber técnico; V22-24 - "Professar" o amor com palavras e ações.

Por causa desse intelectualismo - pensamentos gnósticos - houve divisões em Corinto:

1 Cor 3:1-3 - É algo que precisamos refletir. Estamos nos comportando assim? Estamos causando divisões? Ninguém é imune!

Por exemplo, eles tiveram idéias estranhas sobre a ressurreição (1 Cor 15). Certifique-se de que não temos nossas interpretações particulares das escrituras. Estamos construindo - edificando o corpo de Cristo? Ou causando divisão?

Temos que ter muito cuidado com a forma de construir (edificar) - por exemplo como falamos uns com os outros.

1 Cor 3:9-15 - os frutos do nosso trabalho – serão queimados?

Outros 6 ou 7 anos depois - Paulo escreveu as epístolas da prisão (61-63AD): Efésios, Filipenses, Colossenses (e Filemom). Isso é apenas pouco mais de 30 anos após o início da Igreja do Novo Testamento!

Col 1:9-10 - conhecimento de Deus.

V12-13- trevas - A verdadeira luz vem de Deus.

V15- Jesus Cristo primogênito de todos os mortos sobre toda a criação.

V16 - todas as coisas criadas por Ele - até os anjos.

V17 - todas as coisas consistem por Ele.

V18 - a Cabeça - preeminência.

V19 – toda a plenitude Nele - (Grego: pleroma). Ele estava combatendo os professores gnósticos que reduziam Cristo a um anjo. Cristo tem autoridade sobre todos os poderes espirituais! Esses ensinamentos gnósticos tornaram Cristo menos importante do que a Bíblia diz

V24-27 - O mistério correto é o Plano de Salvação de Deus (para sermos filhos de Deus).

Col 2:1 - Carta a Laodicéia !!!!

V2-3 - unidos no amor! Como podemos edificar?

Qual é a CAUSA do problema em Colossea e em Laodicéia?

Col 2:8 - filosofia (esta palavra em grego significa amor da sabedoria) - o helenismo era a filosofia da era: - tradições dos homens e 'stoicheion' básico (Gr4747)

Ele nos dá tudo o que precisamos pelo Seu Espírito (2 Pet 1:3-4)

V11-14 - circuncisão sem mãos - pelo sacrifício de Cristo

V15 - Jesus Cristo triunfou sobre todos os poderes angélicos

V16 - julgado por causa das festas de Deus

V18 - auto-degradação, pensando em visões, inchado com seu intelectualismo.

V20-23 - por que seguir o ascetismo?  

Cerca de 2 anos depois ou mais - 65AD

1 Tim 4: 1-3- Partindo da fé; Espíritos enganadores;

Judas - possivelmente escrito 15 a 20 anos depois (80AD +)

O livro inteiro é um combate contra o gnosticismo!

V3-4 - Negar Cristo! O clássico docetismo gnóstico! Diminuindo Jesus Cristo.

V5-8​​ - A lei não é extinta! Haverá castigo!

V12 - Não eram convertidos - sem o  Espírito Santo - duas vezes mortos (pois sofrerão a segunda morte).

V13 - estrelas errantes - como demônios em 7 camadas de planetas

V15 - todas as coisas ásperas que disseram contra o Senhor: Por exemplo calúnia sobre Deus e a Sua lei - pois dizem que a Lei espiritual de Deus era "dura" (no Antigo Testamento).

2 Pedro 2 - diz coisas semelhantes a Judas.

As epístoloas1,2 e 3 de João também falam sobre os ensinamentos anti-Cristo e docéticos.

Gnosticismo: religião do mistério babilônico misturada com o amor da sabedoria (filosofia) e intelectualismo.

V16 - immoralidade dessas pessoas - para ganhar vantagem.  

V19 – Causam divisões: não têm o Espírito de Deus!

Satanás enganou com estas heresias uma e outra vez antes. Ele certamente o fará de novo.

O conselho de Deus para nós, conforme descrito por Judas: V20-21, 24-25.