Quais leis de Moisés são aplicáveis hoje

Você está aqui

Quais leis de Moisés são aplicáveis hoje

Download (Baixar)
MP3 Audio (15.64 MB)

Download (Baixar)

Quais leis de Moisés são aplicáveis hoje

MP3 Audio (15.64 MB)
×

Toda a Escritura é inspirada por Deus para que nós sejamos perfeitos e completamente habilitados para toda boa obra.

Sermon Notes

 

Toda a Escritura é inspirada por Deus para que nós sejamos perfeitos e completamente habilitados para toda boa obra.  

Visto que sangue de Cristo e o Seu sacrifício é a única maneira que somos justificados, então quais leis de Moisés são aplicáceis hoje?

Este sermão explica algumas das alianças de Deus:

- A Aliança com Adão  - A lei espiritual estava existente. Sacrifícios eram individuais.
- A Aliança com Noé - A lei espiritual continuou a existir. Sacrifícios eram individuais.
           A promessa do arco-iris - ainda válida hoje.
- A Aliança com Abraão - Circuncisão. Sacrifícios ainda eram individuais. 
- A Aliança com Israel através de Moisés (Antiga Aliança) - Incluía circuncisão nacional (identificador nacional de que as pessoas eram parte desta aliança nacional) e sacrifícios no tabernáculo (templo) - ordenanças para os levitas e sacerdotes e acerca da adoração no templo. Exemplos apontam para Cristo ou para uma nação sem o Espírito Santo. Uma mudança de sacerdócio implica uma mudança na implementação dessa lei (Heb 7:12) para um novo ministério.

- Certos imperativos (1) eram de amplitude mundial, por exemplo: leis relativas ao incesto; leis acerca de favoritismo; leis acerca do espiritismo; leis acerca de comer sangue e gordura; princípios de quarentina.   
- Outro imperativos (2) de amplitude limitada, por exemplo: leis civis e nacionais com certas penas, julgamentos para serem adminstrados por juízes, etc. Outras leis ensinam princípios de segurança e cuidado de animais. 

- A Aliança de Cristo (Nova Aliança) - as leis espirituais de Deus são eternas e continuam. A circuncisão é do coração. Os imperativos de amplitude mundial (1) continuam a ser válidos na sua aplicação espiritual e por certas nações. Nós como Cristãos submetemos aos princípios que estes imperativos nos ensinam.  Os imperativos de amplitude limitada (2) ensinam princípios que ainda são pecado, mas a Igreja não é uma nação deste mundo para as administrar. Deus passou essa responsibilidade às nações. Outras leis ensinam princípios de segurança e cuidado de animais, que para nós têm valor na intenção - pois nos ensinam princípios a ter cuidado na construção, a guiar carros, etc.