Três Saltos Gigantes Para a Paz Mundial

Você está aqui

Três Saltos Gigantes Para a Paz Mundial

William Tecumseh Sherman, general no Exército da União durante a Guerra de Secessão, se manifestou contra a farsa da guerra, discursando em 1879 na Academia Militar de Michigan. Ele aguçou sua advertência com essa, agora famosa, citação: “A guerra é um inferno!”.

Por que a humanidade ainda se envolve em guerras para alcançar a paz? Queremos a paz, mas simplesmente não conseguimos encontrá-la. Enquanto as pessoas continuarem a resolver suas diferenças através de argumentos e da guerra, vamos continuar fracassando.

No entanto, a Bíblia diz que a paz internacional está bem próxima, pois está revelada através de três grandes etapas ou grandes saltos adiante que vai mudar o cenário mundial—possivelmente até a sua existência!

O Agente de Mudança para a paz

Deus é um agente de mudanças do bem porque Ele faz perfeitamente as coisas boas. Por mais que tentemos, nossos esforços humanos simplesmente não podem ser comparados com a capacidade de Deus de planejar e realizar: “‘Pois os meus pensamentos não são os pensamentos de vocês, nem os seus caminhos são os meus caminhos’, declara o Senhor. ‘Assim como os céus são mais altos do que a terra, também os meus caminhos são mais altos do que os seus caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os seus pensamentos.

“Assim como a chuva e a neve descem dos céus e não voltam para eles sem regarem a terra e fazerem-na brotar e florescer, para ela produzir semente para o semeador e pão para o que come, assim também ocorre com a palavra que sai da minha boca: ela não voltará para mim vazia, mas fará o que desejo e atingirá o propósito para o qual a enviei. Vocês sairão em júbilo e serão conduzidos em paz’” (Isaías 55:8-12, NVI, grifo do autor). A paz mundial que Deus promete é baseada no retorno do Príncipe da Paz (Isaías 9:6-7), Jesus Cristo.

A sabedoria convencional dos seres humanos raramente é baseada na vontade de Deus. Ela é baseada no falho raciocínio humano e, muitas vezes, com intenção egoísta.

Em vez disso, Deus quer que aprendamos o Seu caminho de paz hoje, algo que não podemos fazer sem o Seu Espírito. “Não conhecem o caminho da paz; não há justiça em suas veredas. Eles as transformaram em caminhos tortuosos; quem andar por eles não conhecerá a paz” (Isaías 59:8, NVI). No entanto, a paz mundial está apenas a três passos gigantes num futuro próximo.

Três festas que apontam o caminho

Você pode conhecer o mistério para a paz mundial e a paz interior agora mesmo, um grande mistério escondido da humanidade há quase seis mil anos (Mateus 13:10-11). De forma peculiar, três festas bíblicas que acontecem no outono em Israel e no resto do hemisfério norte revelam esse segredo oculto—a Festa das Trombetas, o Dia da Expiação e a Festa dos Tabernáculos. Como essas festas podem ajudá-lo a encontrar a paz? O Espírito Santo desvela o grande mistério da paz mundial, dado àqueles que obedecem a Deus (Atos 5:32).

O primeiro e importante passo vindouro para a paz mundial será a remoção desse desgoverno humano por meio de Deus. O segundo passo será o afastamento, realizado por Deus, dos maus espíritos que agora se ocupam em influenciar indevidamente a humanidade na Terra (Jó 1:6-7; 1 Pedro 5:8). O terceiro passo será o estabelecimento do governo incontestável do Messias, o Príncipe da paz, sobre a Terra. A paz de Deus, então, vai abranger toda a Terra.

Vamos dar uma olhada em cada um desses grandes passos mais detalhadamente e falar sobre as festas bíblicas que eles retratam.

A Festa das Trombetas: a derrocada do mau governo humano

Uma das chaves para a compreensão da Festa das Trombetas (Levítico 23:23-25) está no entendimento do que representa o toque das trombetas em toda a Bíblia. Nos tempos bíblicos, a trombeta muitas vezes era usada como um alarme de guerra. Mas também foi usada em tempos de celebração.

O livro de Apocalipse prediz que sete trombetas soarão sequencialmente no tempo final. Cada uma vai anunciar eventos cataclísmicos que irão afetar profundamente os seres humanos insensíveis e anunciarão vinda gloriosa do Messias, na sétima e última trombeta.

Este será um tempo de júbilo por causa da proclamação de Jesus Cristo como Rei (Apocalipse 11:15) e a ressurreição de Seus seguidores na última trombeta (1 Coríntios 15:51-52; 1 Tessalonicenses 4:15-17). Contudo, mais uma vez, esse será também um tempo de catástrofes e de grande guerra, as nações vão tentar combater o próprio Cristo.

Enfim, de onde vem o desejo humano de lutar e destruir? Ele vem primeiramente de Satanás. No princípio, ele era um arcanjo de Deus, mas deflagrou a primeira guerra quando se rebelou contra Deus e O atacou com o intuito de destroná-Lo (Isaías 14:13-14). Deus e Suas forças angelicais derrotaram a Satanás e o lançaram à Terra (Lucas 10:18).

Esse ser poderoso tinha se corrompido: “Você era inculpável em seus caminhos desde o dia em que foi criado até que se achou maldade em você” (Ezequiel 28:15, NVI). Mais tarde, quando Deus criou os seres humanos, Satanás estava ciente do plano de Deus para nos tornar Seus filhos (Hebreus 2:10) e governar os anjos (1 Coríntios 6:3).

Satanás não conseguiu derrotar Deus, mas alcançou seu objetivo de destruir a humanidade. Como ele conseguiu isso? Um de seus métodos consiste em nos incentivar a nos destruirmos através de sucessivas guerras (Tiago 4:1; Isaías 14: 6, 17). Em última instância, Satanás é o culpado pelos conflitos que levam à guerra e a falta da paz divina.

Deus é contra a determinação das pessoas de destruir umas às outras na guerra (Tiago 4:1-6). Este é um dos motivos que Deus Pai enviará Jesus Cristo para intervir nos assuntos humanos no final dessa era. Depois de fazer Sua própria guerra para derrotar aqueles que se Lhe opõem, Ele finalmente vai pôr fim a todas as guerras.

Deus Pai enviará Jesus de volta para nos salvar de nós mesmos: “Porque haverá, então, grande aflição . . . E, se aqueles dias não fossem abreviados, nenhuma carne se salvaria [ninguém sobreviveria]; mas, por causa dos escolhidos, serão abreviados aqueles dias” (Mateus 24:21-22). Por certo período de tempo antes do retorno de Cristo, o julgamento divino por meio de grandes turbulências irá devastar os governos humanos. Então Cristo virá ante a última trombeta como legítimo governante do mundo e, depois de uma série final de pragas, permitirá um grande encontro de tiranos humanos e seus exércitos em Jerusalém (Apocalipse 19:15, 17-18; 14:20).

Mas acabar com a tirania humana não é o bastante, pois mais uma vez iriam querer voltar atrás se a causa de tudo isso não for removida. E isso nos leva ao próximo grande passo.

O Dia da Expiação: a remoção da influência espiritual maligna

Assim, como a Festa das Trombetas, o Dia da Expiação é outro Dia Santo anual de Deus (Levítico 23:26-32). Essa festa retrata o momento em que Cristo irá remover Satanás e seus demônios e sua má influência e domínio sobre a humanidade (Apocalipse 20:1-3).

Neste dia espiritual peculiar, Deus nos ordena nos afligirmos por um dia completo, a isso se refere em outro lugar nas Escrituras como jejum ou ficar sem comida e água (se a condição de saúde da pessoa não impossibilitá-la). Este é o único dos Dias Santos que Deus exige se guardar dessa maneira. Jejuar no Dia de Expiação nos faz lembrar que o ser humano carnal não pode vencer a Satanás e seus demônios sem a ajuda de Deus. O jejum com oração nos aproxima de Deus (Mateus 17:21).

O Dia da Expiação também prenuncia o dia em que toda a humanidade será trazida para perto de Deus em um tempo de privação, quando finalmente se arrependerá e receberá verdadeiramente a Cristo. E ainda aponta mais além para completar a união com Deus, quando não teremos necessidade do alimento físico. Os filhos ressuscitados de Deus vão existir como espíritos divinos, assim como Jesus Cristo ressuscitado (1 Coríntios 15:49-54; 1 João 3:1-3).

O Dia da Expiação de Deus representa a remoção de Satanás e seus demônios e a oferta de reconciliação de todos os povos com Deus por meio de Cristo e se encaixa entre Festa das Trombetas, que representa o tempo de julgamento sobre o governo humano despótico, e a Festa dos Tabernáculos, prefigurando o momento em que a paz mundial cobrirá a Terra como as águas cobrem o mar (Isaías 11:9).

Veja o que acontecerá no retorno de Jesus Cristo: “E vi descer do céu um anjo que tinha a chave do abismo e uma grande cadeia na sua mão. Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o diabo e Satanás, e amarrou-o por mil anos. E lançou-o no abismo, e ali o encerrou, e pôs selo sobre ele, para que mais não engane as nações, até que os mil anos se acabem” (Apocalipse 20:1-3).

Após a remoção de Satanás, finalmente, a paz mundial pode começar a ser estabelecida—simbolizada pela próxima festa, que acabei de mencionar.

A Festa dos Tabernáculos: Jesus Cristo reina sobre a Terra!

O terceiro grande passo ou salto futuro no plano de Deus para trazer a paz à Terra é retratado pela Festa dos Tabernáculos (Levítico 23:33-43), que personifica a paz de Deus. Ela proclama a alegra da paz duradoura de Deus que se seguirá à segunda vinda de Cristo (Isaías 9:6-7)—quando todas as nações serão levadas a observá-la (Zacarias 14:16-19).

Durante o período milenar do reinado pacifico de Cristo (Apocalipse 20:4,6), a humanidade poderá desfrutar de um jardim do éden universal: “E dirão: Esta terra assolada ficou como jardim do Éden; e as cidades solitárias, e assoladas, e destruídas estão fortalecidas e habitadas” (Ezequiel 36:35; ver também Isaías 51:3).

A respeito dessa época Isaías diz o seguinte em um versículo citado anteriormente: “Não se fará mal nem dano algum em todo o monte da minha santidade, porque a terra se encherá do conhecimento do Senhor, como as águas cobrem o mar” (Isaías 11:9). Naquele dia, a verdade de Deus será entendida e obedecida numa escala global (Hebreus 8:10-11).

Ainda há outra festa—o dia seguinte à Festa dos Tabernáculos (Levítico 23:36, 39)—que significa a extensão das bênçãos de paz àqueles que morreram sem compreender adequadamente a Deus e Seus caminhos. Eles serão ressuscitados depois do reinado milenar de Cristo e receberão a oportunidade de terem a paz eterna no Reino de Deus (ver Apocalipse 20:5, 11-12 e o artigo “O Plano de Deus Revelado Através das Ressurreições”, que se inicia na próxima página).

A Paz Mundial está chegando

Jesus prometeu a Sua paz: “Deixo-vos a paz, a Minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá” (João 14:27). O plano de paz de Deus é simbolizado por meio dessas festas, que retratam seu cumprimento no futuro.

Jesus, Seus apóstolos e a Igreja primitiva guardavam essas festas. Você pode observá-las também! “Bem-aventurados aqueles que guardam os Seus mandamentos [inclusive a observância das festas anuais de Deus], para que tenham direito à árvore da vida [vida eterna], e possam entrar na cidade pelas portas [a Nova Jerusalém, que descerá do céu]” (Apocalipse 22:14, versão Almeida Corrigida e Fiel).

A observância das festas de Deus são pequenos passos anuais para nós pessoalmente, mas significam grandes saltos adiante para toda a humanidade. Que Deus lhe dê a Sua paz agora para que você possa ajudar a outros a ter paz para sempre! BN