Como Construir Um Relacionamento Íntimo Com Deus

Você está aqui

Como Construir Um Relacionamento Íntimo Com Deus

Este estudo explica, de várias formas práticas e específicas, como se aproximar de Deus. Se você ainda não está fazendo isso, então nossa esperança e oração é que você decida começar imediatamente.

Deus está por perto e não tem se esquecido de nós

Embora Deus não seja visível para nós, Ele pode se tornar uma realidade segura, confiável e amorosa em sua vida!

De forma poética, o rei Davi descreveu sua experiência sobre a grandeza de Deus e sua intimidade com Ele: "Para onde me ausentarei do Teu Espírito? Para onde fugirei da Tua face? Se subo aos céus, lá estás; se faço a minha cama no mais profundo abismo, lá estás também; se tomo as asas da alvorada e me detenho nos confins dos mares, ainda lá me haverá de guiar a Tua mão, e a Tua destra me susterá. Se eu digo: as trevas, com efeito, me encobrirão, e a luz ao redor de mim se fará noite, até as próprias trevas não te serão escuras: as trevas e a luz são a mesma coisa.

"Pois Tu formaste o meu interior, Tu me teceste no seio de minha mãe. Graças Te dou, visto que por modo assombrosamente maravilhoso Me formaste; as Tuas obras são admiráveis, e a minha alma o sabe muito bem" (Salmos 139:7-14, ARA).

Davi foi inspirado pela onipresença de Deus (ou seja, Ele está presente em toda parte) e Sua onisciência (significa que Ele tudo sabe e tudo conhece). Quando as pessoas não estão perto de Deus, elas podem acusá-Lo por esse sentimento de separação. Mas a culpa não é de Deus. As pessoas se esquecem dEle, mas Deus nunca se esquece de nós. Ele está sempre disponível para você, se você O "buscar de todo o coração" (Deuteronômio 4:29).

Aproximando-se de Deus

O autor de Salmos 73:28, escreveu: "Mas, para mim, bom é aproximar-me de Deus", e espero que você esteja aprendendo que isso também é bom para você. Nosso relacionamento com Deus começa quando Ele nos chama ou nos atrai. Jesus disse: "Ninguém pode vir a Mim, se o Pai, que Me enviou, o não trouxer; e eu O ressuscitarei no último Dia" (João 6:44).

Depois que Deus nos chama, Ele espera que, a partir daí, tomemos a iniciativa de nos aproximarmos dEle. Se fizermos isso, então recebemos essa encorajadora promessa: "Chegai-vos a Deus, e Ele se chegará a vós" (Tiago 4:8).

Então, a promessa de uma ressurreição para a vida após a morte torna-se o principal fator motivador. E essa é "uma melhor esperança, pela qual chegamos a Deus" (Hebreus 7:19).

Chaves específicas para conseguir um relacionamento com Deus

Mais uma vez, este estudo irá cobrir algumas formas específicas para desenvolver e manter um relacionamento íntimo com Deus.

Qual é o valor da leitura e do estudo da Bíblia?

"Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido. E que, desde a tua meninice, sabes as sagradas letras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus. Toda Escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça, para que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente instruído para toda boa obra" (2 Timóteo 3:14-17).

"Como é feliz o homem que acha a sabedoria, o homem que obtém entendimento, pois a sabedoria é mais proveitosa do que a prata e rende mais do que o ouro. É mais preciosa do que rubis; nada do que você possa desejar se compara a ela" (Provérbios 3:13-15, NVI).

A Bíblia é mais valiosa do que todos os outros livros do mundo juntos. Ela não tem preço! É a revelação que o Criador entregou à Sua criação sobre Seu plano e sobre como devemos viver nossas vidas para cumprir o nosso propósito e de obter os melhores e duradouros resultados. Até mesmo reis foram ordenados a ler as Escrituras todos os dias (Deuteronômio 17:18-20). A Bíblia é a Palavra de Deus—por ela Deus fala a cada um de nós. Temos de ouvi-la e ouvi-la atentamente!

Qual a importante chave para estudar a Bíblia de maneira pessoal e proveitosa?

"Fale sempre do que está escrito no Livro da Lei. Estude esse livro dia e noite e se esforce para viver de acordo com tudo o que está escrito nele. Se fizer isso, tudo lhe correrá bem, e você terá sucesso" (Josué 1:8, BLH).

"Persiste em ler, exortar e ensinar . . . Medita estas coisas, ocupa-te nelas, para que o teu aproveitamento seja manifesto a todos" (1 Timóteo 4:13,15).

É importante nunca ler a Bíblia apressadamente. Reserve um tempo para pensar realmente sobre o que está lendo e assim você vai absorver mais conhecimento. Medite e reflita profundamente no significado de cada Escritura que você lê e como praticar isso em sua vida. Pois, meditar sobre as leis de Deus ajuda muitíssimo a escrevê-las em seu coração (Hebreus 8:10).

Podemos falar com Deus a qualquer momento e ter certeza que Ele nos ouve?

"E esta é a confiança que temos nEle: que, se pedirmos alguma coisa, segundo a Sua vontade, ele nos ouve. E, se sabemos que nos ouve em tudo o que pedimos, sabemos que alcançamos as petições que Lhe fizemos" (1 João 5:14-15).

Jesus disse: "E, naquele dia, nada me perguntareis. Na verdade, na verdade vos digo que tudo quanto pedirdes a Meu Pai, em Meu nome, Ele vo-lo há de dar" (João 16:23).

A oração sincera é poderosa porque o Criador de todo o universo ama ouvir as nossas orações e gosta de respondê-las. A Bíblia tem muitas escrituras que nos exortam a orar e outras tantas nos dão dicas de como orar. Deus espera que mantenhamos comunicação diária com Ele—lendo Suas mensagens na Bíblia e conversando com Ele em oração. E quanto mais você orar, mais isso se tornará natural para você. A Bíblia compara as "orações dos santos" com o incenso de aroma agradável porque agradam a Deus (Apocalipse 5:8).

O que significa exatamente andar com Deus?

"Aquele que diz que está nEle [Cristo] também deve andar como ele andou" (1 João 2:6).

"E o amor é este: que andemos segundo os Seus mandamentos. Este é o mandamento, como já desde o princípio ouvistes: que andeis nele" (2 João 1:6).

"E nisto sabemos que O conhecemos: se guardarmos os Seus mandamentos" (1 João 2:3).

Na Bíblia, muitas vezes, a palavra andar é usada para se referir ao estilo de vida duma pessoa—como vivemos a nossa vida. Andar de acordo com a Palavra de Deus significa praticá-la, colocá-la em ação. Andar com Deus significa obedecer aos Seus mandamentos e seguir—imitar—o exemplo de Jesus. Isso inclui obedecer ao quarto mandamento como fez Jesus. Guardar o dia de Sábado de Deus traz o benefício de se ter um dia inteiro para se concentrar e aproximar de Deus.

Portanto, temos que conversar e andar com Deus.

O jejum também ajuda a se aproximar de Deus?

"Então, apregoei [Esdras] ali um jejum junto ao rio Aava, para nos humilharmos diante da face de nosso Deus, para lhe pedirmos caminho direito para nós, e para nossos filhos, e para toda a nossa fazenda . . . Nós, pois, jejuamos e pedimos isso ao nosso Deus, e moveu-se pelas nossas orações" (Esdras 8:21, 23).

"Porém tu, quando jejuares, unge a cabeça e lava o rosto, para não pareceres aos homens que jejuas, mas sim a Teu Pai, que está oculto; e Teu Pai, que vê o que está oculto, te recompensará" (Mateus 6:17-18).

"Ainda assim, agora mesmo diz o Senhor: Convertei-vos a Mim de todo o vosso coração; e isso com jejuns, e com choro, e com pranto" (Joel 2:12).

Entre as ferramentas espirituais para se achegar para mais perto de Deus se encontra o jejum, que é uma ferramenta realmente poderosa! O jejum é fundamental quando nos deparamos com um grande problema e precisamos urgentemente da ajuda de Deus. Até mesmo quando não estamos enfrentando grandes problemas devemos jejuar, ocasionalmente, como uma forma especial de adoração e de aproximação a Deus. Quando você jejua sinceramente, Deus fica satisfeito e o ajuda a crescer espiritualmente.

Meditar nos caminhos de Deus e em Sua criação pode nos ajudar a aprender lições importantes?

"Pois desde a criação do mundo os atributos invisíveis de Deus, seu eterno poder e sua natureza divina, têm sido vistos claramente, sendo compreendidos por meio das coisas criadas, de forma que tais homens são indesculpáveis" (Romanos 1:20, NVI).

"Lembro-me dos dias antigos; considero todos os Teus feitos; medito na obra das Tuas mãos" (Salmos 143:5).

"Meditarei no glorioso esplendor da tua majestade e nas tuas maravilhas" (Salmos 145:5, ARA).

Como tratamos anteriormente nesta série, Deus tem dois meios principais de se revelar à humanidade: A Sua revelação escrita—a Bíblia—e as provas da criação. A criação é fascinante, porque nunca deixamos de aprender e ser inspirados por ela. A criação nos ensina muitas coisas sobre o Criador.

Será que quanto mais longe de más influências mais perto ficamos de Deus?

"Não se deixem enganar: 'As más companhias corrompem os bons costumes'" (1 Coríntios 15:33, NVI).

"O justo é um guia para o seu companheiro, mas o caminho dos ímpios os faz errar" (Provérbios 12:26).

"Como Deus disse: Neles habitarei e entre eles andarei; e Eu serei o Seu Deus, e eles serão o Meu povo. Pelo que saí do meio deles, e apartai-vos, diz o Senhor; e não toqueis nada imundo, e Eu vos receberei; e Eu serei para vós Pai, e vós sereis para Mim filhos e filhas, diz o Senhor Todo-Poderoso" (2 Coríntios 6:16-18).

Continuamente, nós nos deparamos com escolhas. Muitas vezes, temos de escolher entre ceder às más influências ou buscar as boas influências (como a de outros crentes). Deus fica muito ofendido quando escolhemos ou deixamos o mal nos influenciar. A mente é como uma esponja que absorve tudo ao que você se exponha, seja bom ou ruim, e grande parte do que entra nela fica gravado.

Um computador é uma boa comparação. A resposta de saída de um computador depende dos dados inseridos nele. Se entrar lixo, sai lixo, como diz o ditado. Deus conhece todo nosso pensamento. Não experimente ou pense coisas que vai fazer você ter vergonha de encarar a Deus.

O materialismo e uma vida ocupadíssima interferem nos relacionamentos?

"Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de aborrecer-se de um e amar ao outro ou se devotará a um e desprezará ao outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas" (Lucas 16:13, ARA).

"E os outros são os que recebem a semente entre espinhos, os quais ouvem a palavra; mas os cuidados deste mundo, e os enganos das riquezas, e as ambições de outras coisas, entrando, sufocam a palavra, e fica infrutífera" (Marcos 4:18-19).

"Mas os que querem ser ricos caem em tentação, e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, que submergem os homens na perdição e ruína. Porque o amor do dinheiro é a raiz de toda espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé e se traspassaram a si mesmos com muitas dores" (1 Timóteo 6:9-10).

O dinheiro mesmo não é mau, mas o amor ao dinheiro é a principal raiz do mal. Portanto, o materialismo e uma vida ocupadíssima interferem em nossos relacionamentos e, especialmente, em nosso relacionamento com Deus. Isso pode sufocar nossa vida espiritual até a morte, assim como as ervas daninhas sufocam e matam as plantas de um jardim. Quando o dinheiro e os bens materiais se tornam muitíssimo importantes para nós, então eles se tornam nossos deuses, e isso significa a transgressão do primeiro mandamento (pôr outras coisas acima de Deus).

As influências satânicas e demoníacas são um grande perigo?

"Sede sóbrios, vigiai, porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar; ao qual resisti firmes na fé" (1 Pedro 5:8-9).

"Sujeitai-vos, pois, a Deus; resisti ao diabo, e ele fugirá de vós" (Tiago 4:7).

"Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo; porque não temos que lutar contra carne e sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade" (Efésios 6:11-12).

Satanás "engana todo o mundo" (Apocalipse 12:9), por isso mesmo os seguidores de Cristo podem ser enganados por ele ou por um demônio quando não estamos continuamente vigilantes. Ele odeia todo ser humano, mas quer enganar e destruir especialmente aqueles que buscam obedecer a Deus. Nós atraímos Satanás e os demônios, ficando assim vulneráveis a eles, quando cometemos pecado, quando nos envolvemos no espiritismo ou ocultismo, ou quando, de alguma maneira, decaímos espiritualmente. E quando a pessoa anda no caminho do diabo, ela mesma se distancia de Deus.

Qual é a melhor e mais eficaz maneira de ficar perto de Deus?

"E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo" (Atos 2:38).

"Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz. Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser. Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus. Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dEle" (Romanos 8:6-9).

Como é possível um ser humano mortal ter uma relação íntima e permanente com o sublime Deus Criador? A chave mais importante é dom de Deus, ou seja, Seu Espírito habitando em seu coração e mente! O Espírito de Deus atua transformando a natureza humana em uma natureza divina com a mente de Cristo, de modo que, em vez de ser inclinada ao egoísmo e ao pecado, a pessoa se sente inclinada ao amor e à piedade (Filipenses 2:1-5). Para receber o Espírito Santo, essa pessoa deve se arrepender de seus pecados e ser batizada.

Deus deseja ter um relacionamento próximo com todas as pessoas. Na verdade, Ele quer que todas as pessoas, eventualmente, tornem-se, como já visto, Seus "filhos e filhas" (2 Coríntios 6:18).

Comece a usar essas chaves hoje mesmo

A oração diária é uma chave principal como foi explicado, e uma grande parte de nossas orações devem ser de agradecimento e louvor a Deus por Suas inúmeras bênçãos. "Não estejais inquietos por coisa alguma; antes, as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus, pela oração e súplicas, com ação de graças" (Filipenses 4:6, NVI, grifo do autor).

Muitíssimas escrituras em toda a Bíblia nos exortam a agradecer e louvar a Deus em oração e cânticos. Salmos 69:30, 106:1, 107:8 e 1 Tessalonicenses 5:17-18 para citar apenas alguns exemplos.

Deus ama a atitude de gratidão! Quando Deus responde a oração, nos protegendo ou abençoando de alguma outra forma, Ele não está esperando muito em troca, exceto a nossa obediência e ação de graças. Crie o hábito de contar suas bênçãos recebidas e louve a Deus por isso!

Pare e pense sobre as diversas bênçãos e auxílios que Deus lhe deu, elaborando uma lista. Provavelmente, você vai ter uma surpresa agradável ao perceber em quantas bênçãos você vai conseguir enumerar. E Deus ficará muito satisfeito ao ver que você teve a hombridade de dar esse passo adiante!

Para aprender mais sobre como construir um relacionamento com Deus, por favor, não deixe de baixar ou solicitar gratuitamente o nosso guia de estudo bíblico Transformando A Sua Vida: O Processo de Conversão. BN