Deus Está Lhe chamando—Você Vai Responder?

Você está aqui

Deus Está Lhe chamando—Você Vai Responder?

A resposta de Kermit Tyler a um telefonema mudou o curso da história.

Um homem, operando uma nova tecnologia chamada radar, telefonou do local de trabalho de Tyler falando sobre um estranho ponto na enorme tela do radar. A telefonista disse ao interlocutor que não havia nada que pudesse fazer sobre isso, pois não havia mais ninguém no escritório naquela manhã de domingo. Então, nesse momento, a telefonista viu tenente Tyler e lhe informou a situação.

Tyler sabia que havia uma escala de alguns aviões que chegariam a um aeroporto próximo. Então, ele foi até o telefone e disse ao operador do radar: “Bem, não se preocupe com isso”.

A data era sete de dezembro de 1941 e o pontinho na tela do radar era a primeira onda de ataque de aviões japoneses a caminho de bombardear a base naval dos Estados Unidos, que estavam desavisados ​​e despreparados em Pearl Harbor, no Havaí. Isso colocou os Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial.

A sua resposta a um telefonema ou por deixar atender a um chamado já afetou sua vida? Vamos direcionar nossa atenção para o mais importante chamado que uma pessoa pode receber.

O chamado para se tornar eleito de Deus

Jesus Cristo predisse um tempo de problemas crescentes com “guerras e rumores de guerras”, “fomes, pestes e terremotos” (Mateus 24:6-7). Isso, segundo Ele, acabaria por levar a devastação e o sofrimento em escala global: “Porque haverá, então, grande aflição, como nunca houve desde o princípio do mundo até agora, nem tampouco haverá jamais” (Mateus 24:21).

Ele ainda anunciou: “E, se aqueles dias não fossem abreviados [interrompidos ou descontinuados]; nenhuma carne se salvaria [ficaria viva]; mas, por causa dos escolhidos, serão abreviados aqueles dias” (Mateus 24:22). Jesus não está voltando para destruir a Terra, mas para salvá-la. Ele vai salvar o mundo, por causa dos eleitos. Jesus proclamou que iria ajuntar “os Seus escolhidos desde os quatro ventos, de uma à outra extremidade dos céus” (Mateus 24:31).

Quem são os eleitos? Ser um dos eleitos significa simplesmente ser escolhido por Deus. Este processo de escolha começa quando uma pessoa recebe um “chamado” ou “chamada” de Deus.

E é importante compreender que nós não iniciamos esse processo—é Deus quem faz isso. Não podemos chegar a Deus Pai e Jesus Cristo por nossa própria conta. Jesus disse claramente: “Ninguém pode vir a mim, se o Pai, que me enviou, o não trouxer” (João 6:44; veja também versículo 65). E isso é feito de modo convincente.

Podemos imaginar que o chamado de Deus fosse como um telefone tocando. É claro que o chamado de Deus normalmente não tem nenhum som audível. É um clique de algo dentro de sua mente e consciência. No âmago do seu ser, você começa a entender a necessidade de um relacionamento com o Seu Criador e de seguir o que Ele diz. Você começa a ver sentido nos caminhos de Deus e Seu plano. E você começa a ter um desejo de atender esse chamado.

Na profecia de Jesus sobre a Grande Tribulação, Ele disse que ao retornar, receberia os escolhidos desde os quatro ventos da Terra. Em Apocalipse encontramos outra profecia sobre aqueles que vão se reunir com Cristo no Seu retorno. Eles são descritos como “chamados, eleitos e fiéis” (Apocalipse 17:14).

Essas pessoas não apenas vão atender ao chamado, como também vão manter a compreensão da importância desse chamado.

Deus está chamando as pessoas para se tornarem Seus filhos, enquanto vivem em um mundo confuso. Assim que você reconhecer e responder ao chamado de Deus, você deve entregar-Lhe sua vida para o Seu propósito. Quando você estiver disposto a abandonar sua teimosia, seu egoísmo, sua necessidade de controle, sua necessidade de automedicar e permitir que Deus governe a sua vida, então Deus o está escolhendo para ser um de Seus eleitos.

Ser chamado, escolhido e fiel—diz respeito a produzir frutos autênticos de vida cristã. Isso significa permanecer fiel à sua vocação, como discípulo de Jesus Cristo e dar frutos em sua vida à medida em que se é conduzido pelo Espírito Santo de Deus (Gálatas 5:22-23; Romanos 8:14).

Semear, dar frutos e manter-se fiel

Há uma fábula antiga sobre dois irmãos, nascidos na zona urbana, que decidiram fazer uma viagem à zona rural. Eles ficaram chocados ao verem agricultores jogando trigos perfeitamente bons em campos vazios e arados. Os irmãos entenderam que os agricultores estavam desperdiçando tudo aquilo ou talvez estivessem um tanto loucos.

Um dos irmãos voltou para a cidade, enquanto o outro ficou para explorar as formas estranhas do povo do campo. Naquele outono, o irmão da cidade recebeu uma carta. O irmão que ficou no interior ficara impressionado como as sementes do trigo semeado na primavera produziram campos intermináveis ​​de plantas com muitos grãos de trigo. Os agricultores, que haviam espalhado as sementes, então voltaram aos campos e agora estavam colhendo os frutos do seu trabalho.

O que parecia loucura na primavera gerou algo incrível no outono. Esta história contém uma importante lição espiritual: Deus semeia Suas sementes porque Ele quer produzir frutos espirituais em sua vida. Esse fruto requer que você responda ao chamado de Deus e permaneça fiel à sua vocação.

Para permanecer fiel a Deus, você tem que acreditar nEle e na Bíblia, que é Sua Palavra. A confiança nessa crença deve crescer. Esta confiança deve levar à obediência a Deus e aos Seus mandamentos. A fé na mudança de vida é mais do que uma simples crença na existência de Deus, embora muitos pensem que isso é tudo que precisamos.

Reflita nesse paralelo: Você consegue imaginar um marido adúltero, alegando que sua esposa deve aceitar seu relacionamento extraconjugal porque sua fé nela deveria ser a prova suficiente de sua fidelidade? Isso seria um absurdo! Mas não é assim que muitas pessoas tratam a Deus? A aceitação da existência de Deus não pode se transformar em ações infiéis em fiéis.

Ser fiel a Deus significa confiar em Seu amor, em Sua bondade e em Sua sabedoria a ponto de você estar disposto a seguir Suas instruções, mesmo quando você não entenda ou quando a obediência não lhe seja prazerosa. A fidelidade envolve sacrifício e compromisso contínuo diante do medo, das tribulações e da oposição de pessoas.

Novamente, todos nós devemos dar frutos dignos. Com isso em mente, com atitude de oração, você deve realizar um estudo dos ensinamentos de Jesus Cristo contidos nos evangelhos e, em seguida, comparar Seus ensinamentos aos frutos atuais de sua vida! Peça a Deus para abrir sua mente para entender o Seu chamado.

Quando você começar a estudar os verdadeiros ensinamentos de Jesus Cristo, então vai descobrir as instruções que afetam cada aspecto de sua vida. O cristianismo autêntico não é um conjunto de sugestões ou ditados agradáveis ​​sobre sentimentos indefinidos chamados de amor—mas as instruções de Deus, que explicam como o amor funciona. Quando você descobre um mandamento, então você precisa imediatamente dar um passo rumo à obediência.

Jesus disse: “Quem é fiel no mínimo também é fiel no muito; quem é injusto no mínimo também é injusto no muito” (Lucas 16:10).

Quantas vezes você decidiu começar uma dieta ou orou com mais frequência ou estudou mais a Bíblia ou procurou ser um melhor marido ou esposa? Quantas vezes você postergou tudo isso “até que estivesse pronto”?

A fidelidade não é algo que acontece da noite para o dia. Seria como dizer: “Eu vou ser infiel a Deus hoje, mas quando eu me levantar de manhã, então eu vou decidir ser um autêntico cristão”.

Se Deus diz para deixar de ser desonesto nos negócios, não se desculpe com o falso argumento de que “negócios são negócios”. Avance com fé agora e comece a obedecer. Se Deus diz que você tem que parar de ter relações antes do casamento, não se desculpe dizendo: “mas o meu namorado pode me deixar”. Avance com fé agora e comece a obedecer. Se você entender que Deus quer que você pare de usar Seu nome em vão, não espere para mudar. Avance com fé agora e comece a obedecer!

O cristianismo verdadeiro é um processo de chamado, escolha e permanecer fiel.

A parábola do semeador

Voltando ao conto dos agricultores semeando no campo, nós aprendemos sobre como o chamado de Deus atua na parábola do semeador. Jesus contou a história de um fazendeiro que estava semeando grãos. No primeiro século na Judéia, os agricultores caminham por um campo lavrado e jogam a semente de trigo na terra para que germine e cresça.

Jesus descreveu como parte da semente caiu à beira do caminho e foi comida pelos pássaros. Algumas sementes caíram em terreno pedregoso e brotou, mas não conseguiu amadurecer, porque não havia profundidade para as raízes. Outras sementes criaram raízes, mas espinhos cresceram ao seu redor e o trigo morreu.

E já outras caíram em boa terra e cresceram saudáveis.

A semente nesta parábola representa a Palavra de Deus e a disseminação da semente retrata Seu chamado. Os quatro diferentes tipos de solo representam quatro maneiras diferentes das pessoas responderem ao chamado de Deus.

Como uma parábola de dois mil anos atrás pode ser aplicada diretamente ao seu relacionamento com Deus? Para responder a essa pergunta antes você precisa perguntar a si mesmo: “Qual destes quatro respostas é a que eu dei a Deus?”.

Nesta parábola Jesus ensinou que nem todo mundo que ouve a Palavra de Deus será um verdadeiro seguidor dessa Palavra. Surpreendentemente, esta parábola também ensina que nem todo mundo que diz ser um seguidor de Jesus será um dos eleitos, chamados, escolhidos e fiéis!

Quando você for confrontado com a parábola do semeador, Cristo pede que você examine a autenticidade de seu cristianismo. Como a semente da Palavra de Deus vem crescendo, ou não, em sua vida?

A semente à beira do caminho

Vamos dar uma olhada na primeira resposta de Jesus: “Ouvindo alguém a palavra do Reino e não a entendendo, vem o maligno e arrebata o que foi semeado no seu coração; este é o que foi semeado ao pé do caminho” (Mateus 13:19).

Jesus estaria lhe descrevendo? Esta é a sua resposta ao chamado de Deus: “Eu sei que Deus existe e um dia desses vou endireitar a minha vida, mas agora ando muito ocupado”? Ou: “Jesus me ama tanto que Ele realmente não se importa com o meu estilo de vida. Tudo o que tenho a fazer é acreditar nEle”.

Veja que é o “Maligno”, ou Satanás, que convence as pessoas a rejeitarem o chamado de Deus, ao fazer pouco caso disso. O cristianismo autêntico é mais do que uma profissão de fé vazia sem a correspondente mudança no estilo de vida. Porque se for assim, você torna o sacrifício de Jesus Cristo, o Filho de Deus, em um passe livre que, de alguma forma, lhe permite continuar seguindo a Satanás como o deus deste mundo enquanto recebe a salvação do Deus verdadeiro.

Pense no quanto isso é ilusório. O que você está realmente dizendo é: “Enquanto eu crer em Deus e aceitar Jesus, então eu posso viver do jeito que Satanás quer e Deus diz que está tudo bem”.

Na parábola de Cristo, vemos que Deus não aceita esse tipo de graça barata. O chamado de Deus exige sua resposta. Ele está lhe chamando para abandonar essa busca vazia da autossatisfação imediata para uma vida melhor como um dos Seus eleitos.

Quantas desculpas você dá para impedir o crescimento da semente de Deus em sua vida?

A semente em solo rochoso

Continuando a parábola do semeador, Jesus disse: “Porém o que foi semeado em pedregais é o que ouve a palavra e logo a recebe com alegria; mas não tem raiz em si mesmo; antes, é de pouca duração; e, chegada a angústia e a perseguição por causa da palavra, logo se ofende” (Mateus 13:20-21).

A princípio, algumas pessoas ficam muito felizes ao conhecer a verdade de Deus e ao se sentirem mais perto dEle quando começam a segui-Lo. Mas quando o compromisso com o chamado de Deus começa a se torna difícil, ou seja, ter que se esforçar para vencer o pecado profundamente enraizado e ficar fora de sintonia com os familiares ou amigos, elas desistem.

E você? Você gosta de ler a Bíblia, mas suas ações e atitudes refletem muito pouco o que ela ensina? Quando você realmente tem que viver a sua fé, em vez de apenas professá-la, você se desmorona como um castelo de cartas?

Eu sei que estas são palavras duras. Na parábola do semeador Jesus ensinou que Deus é quem planta a semente, mas é o tipo de solo que permite que a semente germine e cresça. Que tipo de solo você é?

O que é tão importante para você que o faz titubear e hesitar em dar uma resposta firme ao chamado do Deus Criador e Todo-Poderoso?

A semente sufocada pelos espinhos

O terceiro tipo de resposta na parábola é simbolizado pelas sementes sufocadas por espinhos. Jesus ensinou: “E o que foi semeado entre espinhos é o que ouve a palavra, mas os cuidados deste mundo e a sedução das riquezas sufocam a palavra, e fica infrutífera” (Mateus 13:22).

Há pessoas que respondem ao chamado de Deus, mas se desviam em busca de dinheiro e status ou começam a pensar que vale mais quem tem mais. Você é uma daquelas pessoas que vão à igreja e fingem serem verdadeiros seguidores de Jesus, mas cuja vida diária apenas reflete uma preocupação egoísta com suas próprias necessidades pessoais e desejos, em vez de preocupar em ajudar os outros?

Neste momento, eu espero que você esteja começando a se sentir um pouco incomodado. Um verdadeiro encontro com a Palavra do Deus Todo-Poderoso deve nos deixar desconfortáveis. Se você quer ser um autêntico cristão, um dos eleitos de Deus, então você precisa examinar seus conceitos e práticas cristãs. Será que eles corroboram os ensinamentos de Jesus Cristo? Ou será que eles se encaixam na parábola do semeador?

Jesus ensinou que muitos vão corresponder à Sua Palavra, mas que esta não vai se desenvolver em suas mentes, corações e estilos de vida. Se você quer que sua vida seja mais do que terreno ruim, onde a semente da Palavra de Deus é desperdiçada, então você precisa fazer uma análise séria de seu cristianismo e comparar essas ideias aos ensinamentos do fundador do cristianismo.

A semente em boa terra

Finalmente, o quarto tipo de resposta da parábola é elogiada por Jesus: “Mas o que foi semeado em boa terra é o que ouve e compreende a palavra; e dá fruto, e um produz cem, outro, sessenta, e outro, trinta” (Mateus 13:23).

Esse tipo de pessoas respondem ao seu chamado, elas são escolhidas por Deus e seguem caminhando por fé. Elas tomam uma atitude. Sua vocação é mais do que uma experiência religiosa e meros sentimentos. É uma transformação de mente, coração, motivações e ações.

Se você está começando a entender as verdades de Deus e sente que está sendo atraído para seguir o que está aprendendo, então, provavelmente, Deus está lhe chamando agora para a salvação. Você vai atender a esse chamado, será escolhido e será fiel? Você vai se entregar a Deus e permitir que Ele produza trinta, sessenta e cem por cento de fruto em sua vida? Saiba que não existe nada mais importante em sua vida do que isso! BN