É Hora de Mudar!

Você está aqui

É Hora de Mudar!

Estamos plenamente de acordo. No entanto, a mudança que as pessoas mais precisam é muito diferente da que pensam — ou seja, é necessária uma mudança interior, segundo a vontade de Deus.

Na verdade, a maioria das pessoas não pensa muito em Deus. E as que o fazem geralmente pensam que estão bem aos olhos d’Ele. Mas isso é realmente verdade?

Quando Jesus de Nazaré começou Seu ministério, Ele veio a um povo que acreditava em Deus e que, geralmente, pensava que vivia de uma maneira agradável a Ele. Mas era evidente que eles estavam enganados. O que Jesus disse a eles? Veja em Marcos 1:14-15: "Veio Jesus para a Galileia pregando o evangelho de Deus e dizendo: O tempo está cumprido, e é chegado o reino de Deus. Arrependei-vos, e crede no evangelho" (grifo nosso).

Da mesma forma, no dia de Pentecostes, quando a Igreja foi milagrosamente fundada, observe o que Pedro disse à multidão reunida: “Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para remissão de vossos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo" (Atos 2:38). E continua: "E com muitas outras palavras dava testemunho, e os exortava, dizendo: salvai-vos desta geração perversa" (versículo 40).

As mensagens de Jesus Cristo e Pedro foram as mesmas que Deus, por meio do profeta Isaías, proferiu sete séculos antes: "Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto. Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos; volte-se ao Senhor, que se compadecerá dele; e para o nosso Deus, porque é generoso em perdoar " (Isaías 55:6-7).

Observe as diversas ordens nesses poucos versículos: Arrepender, crer no evangelho, ser batizado, ser salvo desta geração perversa, buscar ao Senhor, invocar ao Senhor, deixar o ímpio o seu caminho e voltar-se ao SENHOR.

Você se enquadrou nalguma? Todos os ouvintes dessas passagens pensavam que estavam bem à vista de Deus. Mas estavam claramente errados. Deus disse-lhes que tinham que fazer alguma coisa. E que algo tinha que mudar.

A mudança é um tema importante na Bíblia. O significado das palavras "arrepender" e "arrependimento", mencionado mais de sessenta vezes na Bíblia, dizem respeito ao coração. Essas palavras significam mudar de direção, voltar-se, deixar de ir numa direção e ir para outra, mudar nosso pensamento, mudar nossas ações — em suma, mudar nossas vidas. Isso é o que significa abandonar seu próprio caminho e buscar a Deus.

O apóstolo Paulo descreve essa mudança, em Colossenses 3:9-10, como uma reformulação total de nossas vidas: "Vocês já se despiram do velho homem com suas práticas e se revestiram do novo, o qual está sendo renovado em conhecimento, à imagem do Seu Criador" (NVI).

Esses pensamentos ecoam de Efésios 4:22-24: "A despojar-vos... do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano; a vos renovar no espírito da vossa mente... e a vos revestir do novo homem, que segundo Deus foi criado em verdadeira justiça e santidade".

E quanto a você? Será que você está dizendo a si mesmo que seu relacionamento com Deus está ótimo e que você é exatamente o que Ele espera que seja? Ou talvez você precise despertar e perceber, como explicado nesta edição, que já é hora de mudar!