"Permanecerdes na Minha palavra"

Você está aqui

"Permanecerdes na Minha palavra"

Um jovem perguntou a um experiente ministro se poderia batizá-lo. "Claro, meu filho", respondeu o ministro. "Vamos até o rio". Enquanto caminhavam, o ministro lhe perguntou: "Você acha que está pronto?" O jovem disse: "Sem dúvida!" Repentinamente, o ministro o submergiu na água e o manteve lá por um tempo. Quando finalmente o trouxe à tona, desesperado, o jovem lhe perguntou: "O que é isso?". "Isso é a sua primeira lição", respondeu o ministro. "Quando você quiser conhecer a Deus tanto quanto deseja respirar, então eu poderei ser o seu guia. Volte depois para aprender a próxima lição".

Certamente, o desejo sincero de conhecer a Deus é mais do que um sentimento bonito na vida. É algo que enfrentamos todos os dias. Para conhecer a Deus nós temos de ter tempo, muito tempo, para Sua revelação pessoal—a Bíblia, a Palavra de Deus. E só vamos ter esse tempo quando entendermos o quão preciosa é essa verdade—valorizando-a como algo que a nossa própria vida depende!

Jesus explicou essa conexão duma maneira simples, afirmando: "Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente, sereis Meus discípulos" (João 8:31). Aqui, a palavra traduzida como "permanecer" significa ficar, continuar ou habitar. Assim, Jesus descreve Seus seguidores como aqueles que vivem Sua Palavra. Isso é vital para responder a admoestação de Jesus: "Sigam-me". Porque dia a dia, cada vez mais, somos absorvidos pela cultura de entretenimento integral, a toda a hora (a lógica 24/7), devemos então nos esforçar para ficar conectados a Deus.

Compreendendo o desafio de hoje em dia

Vamos ser honestos sobre as pressões da sociedade, e sim, à nossa tendência de sermos atraídos aos seus chamados. A cultura de hoje exige de nós cada vez mais conforme a conhecimento aumenta e a nossa capacidade de tomar atenção diminui. Hoje em dia, nossas mentes são mais assediadas do que na época de nossos antepassados. E isso está nos afetando. Isso tem gerado uma cultura de dependência, que penetra em nossa existência.

O autor de um recente livro faz a seguinte observação: "Há alguns anos atrás eu estava em uma importante reunião, que requeria muita atenção e foco. Antes de começar, o líder pediu a todos que desligassem seus celulares. Todos fizeram isso, exceto uma pessoa. Essa pessoa começou a protestar, de modo gentil, que precisava do telefone e que o deixaria no modo de vibração. Então, seguiu-se uma disputa de autoridade interessante.

"Enquanto continuávamos assistindo aquela cena com interesse, o líder insistia que ela desligasse o aparelho. 'Você deve estar brincando comigo!', rogava ela, visivelmente incomodada e tensa. 'Eu nunca o desligo; por favor, deixe-me colocá-lo no modo de vibração'. Aquela paixão e pânico em sua voz era surpreendente. Até parecia que o líder tinha pedido para ela abandonar seu primogênito . . . Ela estava completamente perturbada com a ideia de desligar seu celular" (Aprendendo a Respirar, Jim Mindling, 2013, p. 80).

Mais uma vez, sejamos realistas: Separar e conservar um tempo de qualidade para respirar a Palavra de Deus é uma luta neste mundo, que nunca para de exigir nosso tempo. Mesmo assim—como disse aquele ministro ao jovem que queria aproximar-se de Deus—nós devemos fazer isso!

Esta moderna cultura 24/7 tem uma correlação oposta à nossa necessidade de criar uma conexão 24/7 com Deus—ou seja, que nunca pode ser desconectada! Essa conexão com Deus sempre será essencial, não importa em qual fase da vida nós estamos no momento. O que Deus deseja de nós é trocar uma existência de 24/7 por outra, isto é, fazer Deus parte permanentemente de nossa existência!

Compreendendo o desafio de hoje

Não podemos conhecer verdadeiramente a Deus sem permanecer conectado à Sua Palavra. E não podemos permanecer conectados sem ter em mente que a nossa vida depende disso. E essa atitude atrairá este desejo profundo expresso no Salmo 42:1-2: "Como o cervo brama pelas correntes das águas, assim suspira a minha alma por ti, ó Deus! A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo". Pense no clima semiárido do Oriente Médio, onde isto foi escrito. A água é tudo! É vida! Assim também são as palavras da Bíblia. Jesus disse em João 6:63: "As palavras que Eu vos disse são espírito e vida".

Com a mente sabemos disso e podemos até ter toda a boa intenção de nos conectarmos com Deus, de modo 24/7, mas só fazemos isso quando nos convêm. A simples verdade, porém, é que isso nunca nos é, humanamente, conveniente. Saber e fazer são dois mundos diferentes e com dois resultados distintos. A Bíblia nunca aberta pode muito bem vir ser a Bíblia descartada, pois a intimidade que Deus quer com você não pode começar de qualquer jeito.

Talvez você esteja familiarizado com as mensagens de Cristo às sete igrejas da Ásia Menor em Apocalipse 2 e 3. Em alguns aspectos, ali se registra elogios, mas, em outros, preocupação, em seguida, encorajando a caminhar para o que Deus deseja.

Pondere se Jesus poderia dizer algo assim para os cristãos de hoje: "Para os eleitos de Deus, em Cristo, do século 21: Estas coisas diz Aquele que é santo: Conheço as tuas obras. Vocês dizem que Me conhecem, apesar de o mundo ao seu redor querer Me negar cada vez mais. Não obstante, tenho isto contra vocês: Vocês dizem que me amam, mas evitam beber de Minhas palavras de vida, como se vocês tivessem em si mesmos a vida e não necessitassem ter mais intimidade Comigo. Mesmo assim, vou abrir seus corações para as Minhas palavras, e Eu serei o vosso Deus, e vós sereis o Meu povo".

Se isso se enquadra em nosso modo de vida, então quando vamos começar a atender ao chamado de seguir a Cristo e trocar o nosso envolvente mundo 24/7 pelo dEle? Jesus indicou como fazer isso ao afirmar: "Não é o discípulo mais do que o seu mestre; mas todo o que for bem instruído será como o seu mestre" (Lucas 6:40, ARA). Seguir de verdade a Cristo significa tornar-se como Ele. Então, como vamos fazer isso?

Tendo as Escrituras como sua fala principal

Os Evangelhos mostram que as Escrituras eram a "fala principal" de Jesus, pois Ele sempre as citava ou aludia a elas. Quando Ele ensinava ou conversava com as pessoas, elas impregnavam a Sua existência. Ele raramente enfrentava um desafio sem responder com as Escrituras.

Quantas vezes Ele disse coisas como: "Está escrito" ou "Não leste na Escritura"? (Ver Mateus 4:4-10; 12:3, 5; 19:4; 22:31; Marcos 12:10, 26). Assim era a Sua vida. Enfaticamente, Ele nos diz: "Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus" (Mateus 4:4). Isto foi citado de Deuteronômio 8:3. (Comparar a Jó 23:12: "As palavras da Sua boca prezei mais do que o meu alimento").

As palavras da "fala principal" de Jesus também foram Suas últimas palavras como ser humano, quando afirmou na Gólgota: "Nas Tuas mãos entrego o Meu espírito" (Lucas 23:46; ver Salmos 31:5).

Sem dúvida, é um grande desafio para nós encontrarmos tempo para absorver as palavras de Deus devido à celeridade do mundo que nos rodeia. O ritmo nos tempos bíblicos era muito mais lento. No entanto, ainda havia distrações. Jesus alertou para os cuidados deste mundo, que sufocavam a Palavra de Deus (Mateus 13:22).

E Sua orientação segue sendo a mesma hoje em dia—diminuir o ritmo e ordenar as prioridades: "Não se preocupem com sua própria vida . . . Observem as aves do céu . . . Vejam como crescem os lírios do campo . . . Se Deus veste assim a erva do campo . . . Portanto, não se preocupem, dizendo: 'Que vamos comer?' . . . ou 'Que vamos vestir?' Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas serão acrescentadas a vocês" (Mateus 6:25-33, NVI).

Permanecer na videira

Jesus falou desse relacionamento íntimo com Deus, estar 24/7 conectado a Ele, fazendo uma comparação com uma videira. Ele disse em João 15:1-8 que, se as uvas são produzidas por um determinado ramo, então esse ramo deve estar diretamente ligado à videira que lhe dá vida. Nessa fascinante analogia se usa oito vezes a palavra permanecer (ficar ou habitar). Qualquer ramo que não esteja completamente ligado a uma videira pode até dar folhas, mas não frutos, e, por fim, é podado e jogado fora.

Jesus conclui: "Se vós permanecerdes em Mim, e as Minhas palavras permanecerem em vós, pedi o que quiserdes, e vos será feito. Nisto é glorificado Meu Pai, que deis muito fruto; e assim sereis Meus discípulos" (João 15:7-8, ARA).

Aqui Cristo ilustra a Si mesmo como a videira vivificante, na qual temos de permanecer conectados (o Espírito vivificante de 1 Coríntios 15:45) para que Deus, o segador mestre, possa colher os frutos. Você pode imaginar nunca recarregar seu smartphone e esperar que ele esteja sempre ativo? O caminho de Deus também tem causa e efeito. E Deus tem expectativas quanto a nós! Ele não deseja meras "folhas" cristãs, mas pessoas que darão frutos para Sua glória e que nossas vidas sejam frutíferas agora.

Ficar conectado

O foco da analogia da vinha de Cristo é permanecer nEle, pois quando permanecemos em Suas palavras somos remetidos de volta à Sua declaração de João 8: "Jesus dizia, pois, aos judeus que criam nEle: Se vós permanecerdes [ficar, habitar, viver] na Minha palavra, verdadeiramente, sereis Meus discípulos 32e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará" (versículos 31-32).

O discipulado começa no ato de ter fé. Mas ter fé em quê? Em que há um Criador amoroso com um plano maravilhoso para a sua vida e de toda a humanidade. Que Ele tem a melhor intenção em Seu coração e lhe deu um navegador GPS divino, chamado Bíblia, para levá-lo a deixar de ser "um saco de pó sobre duas pernas" a, finalmente, se tornar um ser espiritual e imortal, que vai compartilhar a eternidade com Ele. E esse equipamento norteador vai se tornar tão valioso para você que você vai passar a confiar nele para se informar e decidir viver uma cultura 24/7 diferente—baseada nas palavras de vida.

O termo "discípulo" foi traduzido da palavra grega mathetes, que significa aprendiz. Isto implica uma existência contínua e progressiva de aprendizado e conexão aos ensinamentos da tábua de salvação, que Deus nos deu por toda a eternidade. Quando nossas Bíblias permanecem fechadas, é um sinal que revela a morte do verdadeiro discipulado e o desprezo do chamado de seguir a Cristo.

Os poréns

Ao ler isso, você pode estar dizendo: "Eu sou assim. Eu desejo ser um discípulo, mas há tantos poréns no caminho!" Certo. Todos nós já estivemos em situações destas. Mas por que é que nós permitimos o urgente empurrar para fora da nossa vida o importante? Você responde: "Eu não tenho tempo". Mas a verdade é que você não tem tempo para o não fazer! Sejamos francos. Você encontra tempo para tudo que gosta. Se algo for importante para você, então você vai achar tempo para fazer isso, nem que tenha que parar tudo o que está fazendo.

Portanto, se decidir manter conectado com Deus, então verá como Deus vai trabalhar em você, ajudando-o a ficar determinado a permanecer em Sua Palavra—dilatando seu tempo de forma excepcional. Reivindique a promessa de Deus, que diz: "Assim será a palavra que sair da Minha boca; ela não voltará para Mim vazia; antes, fará o que Me apraz e prosperará naquilo para que a enviei" (Isaías 55:11).

Hoje mesmo, agora, é o melhor momento para você se conectar a Deus e entrar completa e totalmente (24/7) em Seu mundo, respondendo ao convite de “seguir a Cristo” e de permanecer em Sua Palavra! BN