Fique Comigo: A Parábola da Viúva Persistente

Você está aqui

Fique Comigo

A Parábola da Viúva Persistente

A sede de poder muda qualquer pessoa que se ponha acima de tudo e de todos, seja por opção ou por acaso. Cristo pintou um quadro desses em Sua parábola da viúva persistente.

"Havia numa cidade certo juiz, que nem a Deus temia, nem respeitava homem algum", ela começa a narrar (Lucas 18:2). Os juízes têm poder significativo sobre as vidas das pessoas que aparecem diante deles no tribunal. A maioria dos juízes é linha dura. Eles impõem ordem e respeito. As pessoas quando entram no tribunal se dirigem a um juiz como "vossa excelência".

Tudo isso é coisa inebriante. Isso pode facilmente subir à cabeça dos juízes, e se não tiverem cuidado o julgamento da lei em seu tribunal pode ser afetado. Porque eles estão ali para fazer justiça e é fundamental que "temam a Deus" e "respeite os homens".

Cristo descreve um juiz que parece estar cansado de seu trabalho. Muitas pessoas com queixas e necessidades infinitas vinham até ele buscando deliberações, orientação e assistência.

Depois de algum tempo isso se torna apenas um trabalho em vez de um chamado ou dever. O sentido e propósito do cargo pode se perder. Um juiz tem um papel fundamental em uma comunidade, portanto, os juízes não podem se permitir ficar esgotados ou cansados.

A viúva

Na história de Cristo, dentro da cidade desse juiz vivia uma viúva que tinha um problema. Ela amava a Deus, mas o problema era mais do que ela poderia suportar. Isso lhe causou uma grande preocupação, mesmo ela sendo independente e capaz de cuidar de si mesma.

Alguém se aproveitou de sua condição e o resultado foi uma situação adversa que ela não conseguia resolver. Seu último recurso era ir à justiça perante esse juiz e pleitear seu caso.

Ela implorou por justiça, para que o juiz a ouvisse e visse que ela estava com a razão e interviesse por ela. Parece que ela foi várias vezes em busca do juiz para pedir sua ajuda, mas ele não quis ouvi-la.

Algum tempo se passou. E a súplica da viúva era constante e interminável. Ela precisava de ajuda. Ela precisava de uma solução. Será que o juiz ou alguém iria ajudá-la? Parecia impossível!

Uma rachadura na parede

Até mesmo o coração mais duro, que não se inclinaria voluntariamente ao sofrimento de alguém, pode se cansar de tanto ser incomodado. Então, já muito irritado, o juiz decidiu que não queria ver essa mulher diante dele novamente.

Ele concluiu que ouviria o seu caso duma maneira justa e deliberaria com a justiça necessária. Ele absolutamente não queria se cansar mais ou ser envergonhado por essa insistência. Talvez tenha se sentido um pouquinho culpado, mas que imediatamente deu lugar a um desejo de acabar logo com isso e resolver o caso dessa mulher.

E chegou o dia que o juiz emitiu sua decisão a favor da viúva. O caso foi encerrado e a mulher voltou para sua casa. Ela tinha aprendido uma lição valiosa sobre a justiça humana. Sobretudo, ela tinha aprendido a ficar firme em sua razão — não desistir — ser persistente. No final, o direito iria prevalecer.

A sabedoria de um juiz injusto

Cristo nos diz para "ouvir o que diz esse juiz injusto" (Lucas 18:6). Há uma lição na conclusão do juiz. Não é uma lição quanto ao tipo de juiz duro e arrogante que ele era, mas uma lição de como devemos aproximar nosso relacionamento com Deus.

Deus não é injusto ou indiferente. Jesus quer que aprendamos algo sobre como Ele e o Pai atuam em Seu "tribunal". Deus é o justo juiz de toda a Terra e Seu julgamento é sempre justo e imparcial, e Seu tempo é sempre apropriado.

Então, Jesus explica o Seu ponto de vista: "Não fará Deus justiça aos seus escolhidos, que a ele clamam dia e noite, embora pareça demorado em defendê-los?" (versículo 7, ARA). Os eleitos são o povo de Deus, chamados e escolhidos, e membros fiéis do corpo de Cristo. Por um momento, Cristo se concentra neste grupo que ele chama de "Seu".

À parte de Sua prerrogativa de responder às orações de alguém, em qualquer tempo ou lugar, essa declaração tem uma mensagem para os que são chamados pelo Pai para fazer parte de Sua Igreja. Haverá momentos em que até mesmo os eleitos de Deus vão questionar se Ele está ouvindo suas orações e está entendendo que eles precisam de respostas urgentes. Eles fazem suas solicitações diariamente diante do trono de Deus, implorando por justiça, pela cura, pela paz de espírito ou pelo perdão e por um coração puro.

Quando o sono foge deles e eles acordam no meio da noite sem conseguir dormir, oram, buscando entendimento e conforto. Eles anseiam pelo toque suave da mão amorosa de Deus trazendo-os para um lugar espaçoso ou a um pasto verde, onde ainda é possível encontrar água limpa e transparente.

Deus ouve tudo. Cristo disse: "Embora pareça demorado em defendê-los" (versículo 7). Ele sabe instantaneamente do que precisamos, antes mesmo de aparecermos em Sua presença. Ele ouve cada palavra da nossa oração. Seu ouvido não está tapado.

Então Cristo diz algo que podemos achar um pouco difícil de acreditar: "Digo-vos que, depressa, lhes fará justiça. Quando, porém, vier o Filho do Homem, porventura, achará fé na terra?" (versículo 8).

Depressa? Poderíamos contestar isso. Poderíamos até pensar que Deus não ouve ou é muito devagar para responder. Mas estaríamos errados. Porque o verdadeiro propósito desta parábola está na pergunta: "Quando, porém, vier o Filho do Homem, porventura, achará fé na terra?".

A fé é o que tinha a viúva persistente. Ela tinha fé que sua causa era justa e que estava com a razão. Ela tinha fé que a lei estava do seu lado e que a lei era boa e acabaria por servir aqueles que são vítimas de injustiça. Ela tinha fé até mesmo que poderia tocar no coração do velho juiz para que resolvesse a situação de uma viúva como ela, e que ao ser tocado em seu coração, ele seria induzido a agir como deveria.

Por meio deste exemplo de fé, Cristo está nos mostrando que devemos ser persistentes em nossa caminhada com Deus. Nunca desista. Não pare de acreditar. Nunca comece a pensar que Ele não está lá ou que está distraído ou que é indiferente.

Deus existe e Ele ouve. O que achamos que é uma "demora" não corresponde à opinião de Deus. O tempo com Deus não é o mesmo da gente. Lembre-se, Cristo disse que Deus "depressa lhes fará justiça". Deus está sempre no tempo exato — em Seu tempo.

"Fique Comigo"

O que Cristo está nos dizendo é "Fique Comigo". Volte ao início da parábola, onde Lucas dá uma razão para essa aula: "E contou-lhes também uma parábola sobre o dever de orar sempre e nunca desfalecer" (versículo 1, grifo do autor).

A viúva não desanimou. Ela continuou indo ao juiz em busca de justiça. Temos que continuar indo a Deus em oração quando quisermos por cada necessidade que surgir. Não podemos desanimar e nem cair em desespero ou desistir.

Deus vai terminar o que começou em cada um dos Seus eleitos (ver Filipenses 1:6). Ele é justo e correto e vai responder às nossas orações (Mateus 7:7-11). Ele disse e assim fará. Cabe a nós continuarmos buscando-O em Seu trono de justiça e misericórdia, pedindo continuamente. Deus não se cansa de nos ouvir. Ele não está jogando com a gente para ver quanto tempo ou quantas vezes vamos continuar voltando a Ele.

Sua promessa é de nos ouvir e de nos cuidar. Ele está dizendo: Fique comigo quando você estiver saudável e feliz e todas suas necessidades sejam atendidas. Fique comigo, quando você tem um trabalho e sua conta bancária está cheia. Fique comigo quando o sol está brilhando e a vida é boa e a brisa está à sua volta. Fique comigo, quando você tem as respostas, quando tem amigos e os aplausos da multidão. Fique comigo quando você se sente confiante e sábio.

Fique comigo, diz Ele, quando a vida está boa, e, então, você vai aprender a Me temer sobre todas as coisas, e a riqueza e os bens vão servir a você e também aos outros.

E também diz: Fique comigo quando você estiver desnutrido e com fome e não sabe de onde virá a próxima refeição. Fique comigo, Ele diz, quando a sua saúde falhar ou um acidente acontecer e você sofrer como nunca antes. Fique comigo, Ele diz, quando tudo que você lutou para conseguir desaparecer diante de seus olhos e aqueles cuja amizade você tanto desejava não lembram mais de seu nome. Fique comigo, Deus diz, quando você estiver muito solitário e com medo e o pensamento de sair da cama a cada dia parecer uma luta quase impossível de se vencer.

Fique comigo, Ele diz, mais um dia, mais uma vez e em mais uma oração. Fique comigo, porque não há nenhum outro como Eu.

Isto é o que a história da viúva persistente nos ensina sobre a oração e a fé e sobre não desanimar. Podemos perder tudo nesta vida, mas nunca deixe seu coração se entregar ao desespero e à incredulidade. Guarde o seu coração. Seja persistente, como a viúva que insistia com o juiz, acreditando que a verdade e a justiça vão prevalecer no final.

Fique comigo, Deus diz, porque eu vou trazê-lo para o Meu Reino eterno. Eu vou terminar o que comecei em você. Seja paciente e nunca desanime! BN