Sua vida está em sincronia com Deus?

Você está aqui

Sua vida está em sincronia com Deus?

Tempo. É a substância da vida. É o que você e eu gastamos diariamente a cada segundo e minuto. Uma vez que você gastá-lo, ele se foi para sempre.

Nós medimos o tempo pelo movimento da Terra ao redor do sol, da lua circulando a terra e da Terra girando em seu eixo. Anos, meses, até mesmo segundos são medidos através da observação do movimento dos corpos celestes — horas, minutos e segundos são frações da rotação da Terra. O dia e a noite são medidos pelo sol nascente e poente.

Você e eu passamos nossas vidas limitadas a essas medidas de tempo. Há sempre demandas em nosso tempo — nossos trabalhos, jogar bola com os filhos, estar com amigos e familiares, consultas médicas, fazer algum conserto na casa, etc. Nesse corre-corre dessas atividades gastamos a substância da vida – toda semana — sete dias da semana, 168 horas, 10.080 minutos, 604.800 segundos.

Nós nos acostumamos aos ritmos diários, semanais, mensais, anuais e até mesmo rituais e sazonais. Estes ciclos dão uma sensação de segurança de que o tempo tem um significado. Muitas pessoas se reúnem na manhã de domingo para uma hora de adoração com a intenção de incluir Deus em seus 604.800 segundos semanal. Muitas vezes, após os cultos todos correm para casa para assistir uma partida de futebol ou para uma tarde de diversão ou para despender um esforço em algo que precisa fazer na casa.

A semana não é medida por um determinado evento celeste como o ano e o mês. Ela representa sete rotações da Terra — e não apenas sete, mas sete ciclos em particular. No entanto, este ciclo de sete dias pode parecer despótico. Mas de onde se originou?

Os antigos egípcios tinham uma semana de dez dias, enquanto o mais antigo calendário romano observava uma semana de oito dias. No entanto, um antigo povo tem observado um calendário de sete dias por milhares de anos. O calendário de sete dias, que começa no primeiro dia da semana com o dia que chamamos domingo e termina com o sétimo dia da semana, o sábado, não surgiu de qualquer estudo científico. Pelo contrário, ele veio da Bíblia, que é a palavra divinamente inspirada por Deus, o Criador (2 Timóteo 3:15-17).

De acordo com Gênesis, o primeiro livro da Bíblia, Deus pôs em ordem o céu e a terra nos seis dias que conhecemos. Então, "E abençoou Deus o dia sétimo e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra, que Deus criara e fizera" (Gênesis 2:3).

Antes da existência do universo físico, não havia o tempo como medimos hoje. O tempo, como um aspecto do universo físico, é uma criação especial de Deus. E Ele também estabeleceu os ciclos de marcação do tempo. Ele criou o sétimo dia de cada semana para um propósito especial e vital.

A re-sincronização semanal

Você pode passar a vida inteira num correria e ainda estar fora de sincronia com o tempo. Ou você pode entender que Deus estabeleceu a semana de sete dias, com o sábado do sétimo dia, como uma forma de você estar sincronizado com Sua marcação do tempo e em sincronia com Ele.

Muitos se consideram cristãos e afirmam observar os Dez Mandamentos. Contudo, a verdade, é que a maioria não os observa. O quarto mandamento é ignorado, evitado e até mesmo desmoralizado. O Quarto mandamento diz: "Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra, mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR, teu Deus..." (Êxodo 20:8-10).

O primeiro passo no gerenciamento eficaz do tempo é entrar em sincronia com o seu Criador. Por isso, o sábado do sétimo dia é relevante para os cristãos de hoje.

O sábado não é uma hora de adoração seguida de um jogo de futebol na televisão, arrumar a garagem ou recuperar o atraso em um projeto do trabalho. Na verdade, o sábado nem mesmo é o domingo, que é o primeiro dia da semana. Tanto no relato de Gênesis como nos Dez Mandamentos, o Criador do tempo estabeleceu a separação do sétimo dia de cada semana — do pôr-do sol de sexta-feira ao pôr-do-sol do sábado — como um tempo de descanso e de concentrar-se nEle.

O sábado é importante

Aqui estão quatro razões porque o sábado é importante para os cristãos.

A primeira encontra-se no entendimento de que o sétimo dia é um memorial da criação e que observar o dia de sábado significa reconhece o Criador. O quarto mandamento estabelece: "Porque em seis dias fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo que neles há e ao sétimo dia descansou; portanto, abençoou o SENHOR o dia do sábado e o santificou"(versículo 11). O sábado foi criado por Deus no início da história humana.

Você está lutando com um desejo irrealizado de experimentar a presença de Deus em sua vida? Talvez parte do problema seja como você gasta seu tempo. Observar o sábado do sétimo dia pode colocá-lo em sincronia com o Criador do tempo.

A primeira reação de muitas pessoas, até mesmo cristãos, é que observar um dia inteiro de repouso espiritual e físico seria uma restrição. Mas a verdade é ao contrário! O ato de observar o sábado altera as suas prioridades e vai, na verdade, "expandir" o seu tempo, ajudando-o a entender o que realmente é importante.

A realidade é que, se não tivermos cuidado, vamos perder muito do nosso tempo em coisas sem importância, que não suscita entusiasmo e não têm sentido. O sábado é uma oportunidade semanal para reorientar nossos pensamentos e ações do que é mundano e temporário para o que é eterno.

Uma segunda razão da importância do sábado para os cristãos é que ele oferece uma oportunidade regular e prolongada para o culto espiritual em torno do qual as nossas outras responsabilidades devem girar. O Criador do universo, o Criador do tempo, ordenou — reservar — um dia por semana como tempo pessoal entre você e Ele.

Em Levítico 23:1-4, Deus apresenta o sábado do sétimo dia como uma de Suas "festas", e não de Israel, como crê a maioria das pessoas. A palavra hebraica traduzida por "festas" significa "tempo determinado" ou "reunião". O sábado é o seu encontro semanal particular com Deus! A maneira como você passar este dia vai afetar a forma como você passará todos os outros dias.

O que é realmente importante em sua vida? Você pode determinar o que é importante pelas pessoas com quem você passa o seu tempo.

Alguns gurus de gestão de tempo apregoam o micro gerenciamento do tempo a cada hora diária, a fim de aumentar sua eficiência. Adotar este estilo de gestão pode às vezes aumentar essa eficiência. Mas também já levou muitas pessoas a um colapso nervoso.

A abordagem mais saudável para a gestão do tempo é a de organizar blocos de tempo dedicados ao trabalho, à família e ao culto. Este é a estrutura usada por Deus quando disse à humanidade: "Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra, mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR, teu Deus" (Êxodo 20:9-10).

Ao planejar suas prioridades semanais de domingo a sexta-feira, você pode controlar esse redemoinho de afazeres e começar a equilibrar suas atividades. Em seu plano semanal você deve agendar blocos diários de tempo para o trabalho, para as refeições em família, para as atividades físicas, para as tarefas domésticas, para o estudo particular da Bíblia, para a oração e o lazer. Esta programação semanal providencia um objetivo final — o sábado.

Isso nos leva a uma terceira razão por que o sábado é importante para os cristãos: Ele oferece um dia de descanso físico, emocional, espiritual e de rejuvenescimento.

Não importa quão agitada seja a semana, ela acaba na promessa de renovação física, emocional e espiritual. Quando o sábado se aproxima, é hora de esquecer os problemas do trabalho e o pagamento de contas. É hora de abafar o barulho da panela de pressão diária. É hora de experimentar a paz de seu encontro com Deus.

O descanso físico, emocional e espiritual são necessidades básicas do ser humano. Ignorar essas necessidades significa semear doenças, depressão, relacionamentos desfeitos e letargia espiritual.

Imagine um dia dedicado ao descanso — sem telefonemas de negócios, sem a preocupação de fazer consertos na casa e de fazer compras. Imagine um dia com um tempo extra para a oração e a adoração. Imagine um dia com um tempo para passar  despreocupadamente com sua família e sem compromissos urgentes.

Até mesmo o entretenimento, como assistir filmes de ação ou jogar videogame com uma intensa trilha sonora, pode deixar nossos corpos e mentes esgotados. Imagine um dia em que você pode se afastar do barulho, da violência, da preocupação em ganhar dinheiro e experimentar a paz.

Uma quarta razão da importância do sábado para os cristãos é que o descanso e a paz que ele proporciona representam o futuro descanso no Reino de Deus, o objetivo final da vida.

Isto é bem explicado em Hebreus 3 e 4, onde o sábado de descanso sétimo dia é comparado com o descanso dos israelitas ao entrar na terra prometida no tempos antigos. No entanto, salienta-se que a Escritura retrata outro descanso que ainda está por vir, no futuro — a vinda do Reino de Deus.

Por esta razão, Hebreus 4:9 afirma: "Assim, ainda resta um descanso sabático para o povo de Deus" (NVI). Muitos veem isso apenas como uma referência para descansar na vindoura era futura. Mas o termo traduzido como "descanso sabático" é devidamente descrito na Bíblia Judaica Completa como "guardar o Shabbat" — isto é, observar o sábado.

Em outras palavras, os cristãos de hoje ainda devem guardar o sábado do sétimo dia, em antecipação ao futuro descanso no Reino de Deus. Nós podemos vislumbrar a paz e o rejuvenescimento ainda porvir através da observância o sábado do sétimo dia em nossas vidas agora.

Faça isso agora!

Você pode estar dizendo: "Eu gostaria de fazer isso algum dia, mas agora minha vida está fora de controle". Se você não tem tempo para entrar em sincronia com Deus agora, quando é que terá tempo?

Não importa quais responsabilidades tenha ou o caos que possa pode estar acontecendo em sua vida, não há melhor momento do que agora para começar a entrar em sincronia com o tempo.

Você está em sincronia com Deus? A sua vida é tão agitada que você não tem tempo para experimentar o descanso espiritual com o seu Criador — e olhar mais além para o Seu Reino vindouro? Em vez de se entregar todos os dias às atividades desgastantes, está hora de começar a desfrutar o dia que Deus separou para você descansar e renovar o seu relacionamento com Ele. É hora de começar a observar o sábado do sétimo dia!

Saiba mais

A Bíblia tem muito a dizer sobre o dia de sábado — o dia semanal que Deus abençoou e santificou (Êxodo 20:11). Você consegue entender que Deus fez o sábado para ser uma bênção para você? Saiba o que a Bíblia tem a dizer sobre esse importante dia — um dia tão importante que Ele incluiu entre os Dez Mandamentos. Você pode baixar o pedir uma cópia gratuita do livro O Sábado: de Pôr-do-sol a Pôr-do-sol — O Dia do Descanso de Deus. Peça sua cópia gratuita hoje mesmo!