Um exemplo de modéstia: O que sua roupa diz sobre você!

Você está aqui

Um exemplo de modéstia

O que sua roupa diz sobre você!

“Seus vestidos devem ser apertados o suficiente para mostrar que você é uma mulher e folgados o suficiente para mostrar que você é uma dama.”

Esta citação é atribuída a Edith Head, figurinista principal dos estúdios de cinema Paramount e Universal, durante o século vinte. Centenas de filmes se beneficiaram com a sua criatividade. Sua declaração aqui descreve um modo de vestir que pode ser resumido como "elegante" ou de "bom gosto". E ilustra o fato de que a modéstia não é uniforme ou de tamanho único.

A modéstia, em termos de roupa decente, envolve as orientações a seguir. Estas nos permitem usar roupas que expressem nosso estilo e gosto pessoal, mas que ainda nos cubram adequadamente e que são apropriadas e respeitosas para quem nos vê no cotidiano.

Deixe-me dar algumas dicas eficazes que você e eu possamos usar regularmente para alcançar o nosso próprio estilo pessoal e modesto.

1. Reflita sobre a modéstia

Quais são alguns elementos da modéstia? A modéstia é uma forma de praticar o amor aos demais. Uma mulher que cobre seu corpo adequadamente está demonstrando respeito a ela e a seus amigos ou conhecidos, pelo fato de não tentá-los pela luxúria. Da mesma forma, um homem que usa roupas que vestem bem, mas não estão muito apertadas ajuda a suas amigas ou conhecidas a evitar impurezas de pensamento.

O que é modesto para uma pessoa pode não ser para outra. Um vestido que fique abaixo do joelho para uma mulher baixa pode ser muito curto para uma mulher alta, portanto, inadequado. Assim, a modéstia é também uma capacidade de discernir e adequar seu estilo pessoal.

A modéstia também pode depender da situação. Calções compridos e top sem mangas são apropriados, pela liberdade de movimento e conforto térmico, em uma aula de ginástica, mas são inadequados para os serviços religiosos. Na Bíblia, os sacerdotes no templo de Deus em Jerusalém tinham roupas especiais para usar nas cerimônias de adoração. Este e outros fatores levam-nos à conclusão de que devemos manter, atualmente, um padrão elevado de vestuário nos cultos. Certamente, significa usar a melhor roupa semi-formal que temos disponíveis.

Precisamos estar conscientes de que a maneira como nos vestimos e a imagem que passamos demonstram o que representamos como membros da Igreja de Deus. Se nos vestimos indecorosamente, mas falamos de pureza, somos culpados de ambiguidade!

2. Vestir-se como... uma obra de arte?

O artista mestre supremo de todos os tempos é o Eterno Deus Criador. Sob a direção de Deus Pai, Jesus Cristo, muito antes de ele se tornar humano, fez todo o universo físico e o mundo espiritual.

Deus compartilhou conosco algumas de Suas habilidades criativas. Em relação ao artesão Bezalel, que iria construir o tabernáculo de Deus no deserto, Deus declarou: "E o enchi com o meu Espírito. Eu lhe dei inteligência, competência e habilidade para fazer todo tipo de trabalho artístico" (Êxodo 31:3-4, BLH, ênfase adicionada). Enquanto que este foi um caso especial, a todos nós foi dado certos talentos.

Então, como vamos empregar todos os dons artísticos que temos em nosso modo de vestir e na modéstia?

Se você costura, empregue essas habilidades para adaptar a roupa que necessita de um pouquinho de cobertura aqui ou acolá. Caso contrário, procure alguém que sabe para ajudá-la. E busque aprender mais sobre como as coisas são feitas. Comprar roupas bem feitas que não sejam excessivamente na moda temporária é um investimento sábio.

3. Uma questão de centímetros, não de metros: o teste do espelho

Finalmente, alguns minutos depois você estar vestida para o dia ponha-se diante do espelho. Não me interpretem mal, eu não estou incentivando a vaidade! O espelho é a sua melhor ferramenta para ver o que os outros veem quando olham para você. Você está decente? Você vai desrespeitar os outros e a si mesma se sair desse jeito? Você está representando bem a si mesma e a seu Deus?

Damas, algumas coisas a verificar:

• Seu busto está todo coberto? Seja cautelosa com o decote. Se necessário, adapte uma peça de roupa com um pequeno pedaço de tecido para torná-lo mais modesto.

• Você está mostrando a barriga? Seus shorts estão muito curtos? Sua saia está muito acima do joelho? Se assim for, escolha outra mais longa. Da mesma forma, se você tiver uma saia bonita que é longa o suficiente quando se está em pé, mas que levanta muito quando você se senta, então leve um cachecol ou um lenço grande para colocar sobre as pernas enquanto estiver sentada.

• Cubra seus ombros ou vista tops com tiras mais largas, como uma maneira de demonstrar respeito nos cultos da igreja. Carregue esse cachecol ou xale consigo para este fim — além disso, mesmo em dias quentes, edifícios com ar condicionado muito forte podem ser congelantes!

• Verifique o ajuste de suas blusas, camisas, saias, vestidos e calças se estão fechando apropriadamente ou se estão apertados? Roupa apertada pode ser muito reveladora. Permaneça na faixa intermediária de roupa ajustada, semi-ajustada e pouco ajustada.

• Geralmente, suas roupas são justas? Se você tiver um pouco de peso extra, não tente se espremer em um tamanho muito pequeno (veja o tema acima). Se você perdeu peso, ajuste as costuras de modo que possa se apresentar bem.

 

Para cavalheiros:

• Os homens precisam ficar atentos ao ajuste das roupas também. Calças e camisas muito apertadas não são adequadas!

• Verifique se os shorts são muito frouxos ou se são muito curtos. E não se esqueça de vestir roupas apropriadas para a ocasião.

• No outro extremo, as calças estão muito largas a ponto de mostrar a roupa íntima? Será que esta imagem pessoal representa um seguidor de Cristo? Erga-as!

 

Para todos:

• Suas roupas combinam? Elas estão limpas? Estão rasgadas? Se for assim, gaste um tempinho para resolver o problema.

• Sente-se, fique em pé, curve-se, agache-se, dance, ande e pule na frente do espelho. A roupa altera de forma conforme você se move. Você pode descobrir um ângulo que vai atrair um tipo errado de atenção e precisa ser corrigido. Além disso, analise como você anda e se move. Está sorringo, está de pé direito, e parece alguém que representa o caminho de vida de Deus?

Tudo isso pode parecer entediante e detalhista, mas muito se diz pela maneira de que nos vestimos. É possível continuar sendo elegante e ainda modesto, e geralmente é apenas uma questão de alguns centímetros de tecido ao invés de metros de pano. O vestuário modesto é uma das maneiras mais fáceis de mostrar amor pelos outros seres humanos, ajudando-os a obedecer aos mandamentos de Deus e manter seus pensamentos puros.

Tome uma posição a favor de bom gosto, estilo, e do modo de vida de Deus — seja um exemplo de modéstia!                    BN