Você está lutando contra Deus?

Você está aqui

Você está lutando contra Deus?

Uma das declarações mais assustadores na Bíblia vem do Sermão da Montanha:

“Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no Reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos me dirão naquele Dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? E, em teu nome, não expulsamos demônios? E, em teu nome, não fizemos muitas maravilhas? E, então, lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade” (Mateus 7:21-23, grifo do autor).

“Nunca vos conheci!” Eu não sei quanto a vocês, mas quando leio esta declaração, eu a acho bastante preocupante. Isso me faz olhar bem no fundo de meu ser e perguntar se Jesus poderia dizer isso para mim. Eu sigo a Cristo e me chamo cristão e, com certeza, não gostaria que Ele me olhasse nos olhos e dissesse essas palavras.

Essas são palavras que alguém poderia dizer a um inimigo. Seria possível que você ou eu poderíamos ser inimigos do próprio Deus?

Inimigos de Deus

Vejamos um exemplo dramático.

O livro de Apocalipse nos mostra um cenário profético de exércitos reunidos para lutar contra Jesus Cristo em Sua segunda vinda:

“E o sexto anjo derramou a sua taça sobre o grande rio Eufrates; e a sua água secou-se, para que se preparasse o caminho dos reis do Oriente. E da boca do dragão [Satanás], e da boca da besta [um líder político do tempo do fim], e da boca do falso profeta [um líder religioso também do tempo do fim], porque são espíritos de demônios, que fazem prodígios; os quais vão ao encontro dos reis de todo o mundo para os congregar para a batalha, naquele grande Dia do Deus Todo-Poderoso . . . E os congregaram no lugar que em hebreu se chama Armagedom” (Apocalipse 16:12-16).

Agora, no capítulo 19 de Apocalipse ve- mos isso com mais detalhes. E assim lemos:

“E vi um anjo que estava no sol, e clamou com grande voz, dizendo a todas as aves que voavam pelo meio do céu: Vinde e ajuntai-vos à ceia do grande Deus, para que comais a carne dos reis, e a carne dos tribunos, e a carne dos fortes, e a carne dos cavalos e dos que sobre eles se assentam, e a carne de todos os homens, livres e servos, pequenos e grandes. E vi a besta, e os reis da terra, e os seus exércitos reunidos, para fazerem guerra Àquele que estava assentado sobre o cavalo e ao Seu exército” (versículos 17-19).

O que isto significa? Como os homens poderiam se juntar para lutar contra Deus? Esta é uma das cenas mais enigmáticas na Bíblia. Mas, nem tanto!

Eis a difícil pergunta que precisamos fazer a nós mesmos: Você estará ou não nesse exército? Será que podemos nos encontrar lutando contra Jesus na Sua segunda vinda? A única maneira que evitar fazer parte desse exército é não lutando contra Deus em nossas vidas de hoje em dia. Por isso, precisamos submeter nossas vidas a Deus agora.

Resistindo a Deus

As próprias palavras de Cristo impele cada um de nós a analisar profundamente o que Ele está realmente dizendo para nós hoje.

No Novo Testamento há a história de um homem que achava que era amigo de Deus, mas um dia descobriu que não era. Este homem era um religioso fervoroso. Ele ia aos cultos toda semana. Ele conhecia muito bem a Bíblia. A ponto de citá-la de memória. Mas um dia ele foi confrontado por Deus com a dura realidade de que realmente era Seu inimigo.

Esse homem era Saulo de Tarso, mais tarde conhecido como o apóstolo Paulo. Ele dedicou sua vida à luta contra o que considerava ser um falso ensinamento. Mas, na realidade ele estava lutando contra o Seu Criador, Jesus Cristo.

Você ou eu poderíamos estar na mesma situação—será que pensamos estar fazendo a coisa certa, mas na realidade estamos lutando contra Deus? Precisamos abrir nossos corações e mentes e, talvez, sermos capaz de nos enxergar no lugar de Paulo.

Até mesmo os cristãos podem se encontrar numa posição de inimigos de Deus, lutando contra o Seu propósito em suas vidas. A história de Paulo é clássica. Ele era um homem temente a Deus, e, em suas próprias palavras, ele se achava “inculpável” quanto ao observar a sua fé religiosa. Se um homem pode estar errado adorando a Deus como ele adorava, então, não seria importante questionarmos a nossa religião? Você é amigo ou inimigo de Deus?

Praticando a iniquidade

Considere o exército predito em Apocalipse que se reunirá para “fazer guerra” contra Jesus Cristo no Seu retorno. Quem faz parte desse exército? Quem são esses que lutam contra Jesus Cristo? Esse exército é formado por pessoas a quem Jesus dirá: “Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade” (Mateus 7:23).

Agora pergunte a si mesmo: Estou praticando a iniquidade?

Paulo foi desafiado por Deus porque estava lutando contra Ele. Esse foi o encontro mais impactante de toda sua vida. A partir deste evento, ele aprendeu que a humanidade tem um problema básico. E ele escreveu sobre isso em uma carta aos cristãos de Roma. Vejamos o que ele disse:

“E, como eles [as pessoas do mundo pagão] se não importaram de ter conhecimento de Deus, assim Deus os entregou a um sentimento perverso, para fazerem coisas que não convém” (Romanos 1:28). Esta é uma declaração enérgica que devia fazer cada um parar e refletir!

Paulo, então, faz uma lista de comportamentos. Ele menciona prostituição, malícia e assassinato—tudo o que poderíamos chamar de “grandes pecados”—que certamente esperaríamos estarem inclusos em uma lista dos maiores pecados. Tipos de pecados que você diria não fazer parte de sua vida.

Mas espere!

Ele também menciona o engano, a malícia e a malignidade. Ele diz também que o orgulho é um problema. Ele fala sobre vanglória e desobediência aos pais. Ele adverte contra a incapacidade de perdoar ou de demonstrar misericórdia.

Paulo é implacável nessa lista. Ele compila os erros humanos que refletem em um ou outro grau no problema do ser humano não ter Deus constantemente em seu coração e mente. Tais comportamentos desgastam um relacionamento com Deus. Esses são os tipos de comportamentos que nos tornam inimigos de Deus. Pecado é pecado, e ele sempre tem uma enorme consequência!

O que Paulo descreve aqui em Romanos nos dá a razão porque haverá um exército no tempo do fim para lutar contra Cristo na Sua vinda. Porque as pessoas “não importaram de ter conhecimento de Deus”, assim desenvolvem uma animosidade contra Deus que distorce a Sua verdadeira imagem. A humanidade não pode reconhecer a Deus por causa do pecado.

A transgressão das leis de Deus revela o estilo de vida que mantém o mundo em trevas hoje em dia e fará com que as nações venham desafiar a Cristo, quando Ele aparecer em glória. Mais uma vez, temos que nos perguntar, será que eu ou você fazemos parte desse exército do fim dos tempos?

Quem é amigo de Deus?

Se Deus tem inimigos, e sabemos que sim, Ele também tem amigos?

Temos um exemplo na Bíblia de um homem que Deus considerava um amigo: “E cumpriu-se a Escritura, que diz: E creu Abraão em Deus, e foi-lhe isso imputado como justiça, e foi chamado o amigo de Deus” (Tiago 2:23).

Você não gostaria de ser chamado de “amigo de Deus”? Eu gostaria! O que é preciso para ser um amigo de Deus?

Abraão foi um homem que Deus chamou para empreender uma viagem para uma nova terra. Ele foi chamado a deixar seu passado para trás em busca de uma nova vida. Deus disse: “Sai-te da tua terra, e da tua parentela, e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei”. A Bíblia nos diz: “Assim, partiu Abrão [como era chamado antes]” (Gênesis 12:1-4). Coloque-se no lugar dele. O que você teria feito?

Abraão ouviu a Deus. Ao deixar sua casa, indo para a terra que Deus prometeu, ele começou a demonstrar fé—a fé ativa e viva que é necessária para se tornar amigo de Deus. Ele saiu para um mundo desconhecido tendo somente fé na Palavra de Deus e em Sua guia para sua vida.

Ele se afastou dos ensinamentos religiosos populares de sua época. Abraão obedeceu a Deus em um mundo onde ninguém mais parecia quer saber dEle. Abraão começou a acreditar e fazer coisas para seguir e obedecer a Deus que outros nunca fizeram. Ele começou a conhecer a Deus, vivendo o caminho de vida correto —o caminho de Deus.

E é vivendo o caminho de Deus que começamos a conhecê-Lo melhor e mais intimamente. Quando vivemos o caminho de Deus, tornamo-nos Seu amigo e não Seu inimigo. E nós experimentamos o estilo de vida de Deus vive, o qual Ele pretende que vivamos.

Então, pergunto novamente: Você é amigo ou inimigo de Deus?

Você pode se tornar amigo de Deus agora

O apóstolo Paulo passou grande parte de sua vida sem saber que era inimigo de Deus. Por meio de um grande chamamento para despertar, ele parou de lutar contra Deus e se tornou Seu amigo e começou a obedecê-Lo.

Abraão foi um homem que se tornou amigo de Deus porque O ouviu e fez o que Ele disse para fazer. Podemos seguir o seu exemplo, demonstrando uma intenção firme de conhecer o verdadeiro Deus e Seu Filho Jesus Cristo.

Compreender e obedecer aos Dez Mandamentos de Deus é um importante ponto de partida para chegar a conhecê-Lo e tornar-se Seu amigo. Mas é preciso mais do que isso. É preciso um desejo profundo e sincero de conhecer a Deus e a Jesus Cristo. O desejo de conhecer e obedecer a Deus são a base inicial para se alcançar o tipo de fé que teve Abraão, o amigo de Deus.

Pense novamente sobre o exército que vai lutar contra Cristo, quando Ele retornar. Onde você estará quando isso acontecer? Você estará naquele exército que é contra Seu Salvador? Se você não tiver Deus como centro de sua vida agora, provavelmente estará entre Seus inimigos.

Mas a boa notícia é que podemos conhecer a Deus e também podemos nos tornar Seu amigo, como Abraão. Deus quer você seja amigo dEle, mas isso exige que você pare de lutar contra Ele.

O que você está esperando?

Assim como fez com Paulo, Deus pode mudar sua vida e torná-lo um de Seus discípulos. A escolha é sua. Então, você vai aceitar que não conhece—totalmente— nem entende a Deus como um Pai e “único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem [Ele] enviou” (João 17:3)?

Você está lutando contra Deus? Não suponha que não está! É preciso mais do que acreditar que é amigo de Deus. É preciso fé com a ação.

O exército do tempo do fim, que vai lutar contra Deus será composto de pessoas que fracassaram em ponderar essas perguntas difíceis. Elas não têm a característica daqueles que examinam profundamente a si mesmos e comparam suas escolhas de vida com a Palavra de Deus. Elas seguiram a maré dessa sociedade e acabaram no lado errado dessa batalha.

Quando Jesus voltar e esse exército se levantar para lutar contra Ele, com quem esses soldados vão se parecer?

Eles vão se parecer com você e comigo. Se não analisarmos como realmente estamos diante de Deus e nos esforçarmos para obedecê-Lo, como Seus amigos, nós, provavelmente estaremos lutando contra Deus.

Você é amigo ou inimigo de Deus? Toda pessoa é uma coisa ou outra. O que você vai ser? BN