O Que Paulo Realmente Disse em Colossenses 2:16?

Você está aqui

O Que Paulo Realmente Disse em Colossenses 2:16?

O apóstolo Paulo escreveu aos cristãos da congregação gentia de Colossos: "Portanto, não permitam que ninguém os julgue pelo que vocês comem ou bebem, ou com relação a alguma festividade religiosa ou à celebração das luas novas ou dos dias de sábado. Estas coisas são sombras do que haveria de vir..." (Colossenses 2:16-17, NVI).

Essa passagem, provavelmente, mais do que qualquer outra na Bíblia, é interpretada por aqueles que rejeitam as festas de Deus como uma confirmação de que os dias de festas bíblicas são observâncias desnecessárias. Lamentavelmente, tal raciocínio baseia-se em argumentos falhos e em traduções enganosas da redação original das instruções de Paulo.

A partir do contexto, vemos que Paulo, nessa passagem, está combatendo uma heresia local. Ao fazer isso, na verdade, ele está confirmando e explicando o valor dos dias de Deus para os cristãos. Ele explica que eles prenunciam o que "haveria de vir".

Em outras palavras, o foco das festas de Deus está no futuro, pois se relaciona o plano de Deus diretamente com missão que Cristo deu a Sua Igreja. Então, vamos examinar o que Paulo realmente diz sobre os sábados, as luas novas e os "dias de festa" nesse versículo.

Primeiro, precisamos entender que Paulo estava diante de uma heresia. Falsos mestres tinham se infiltrado na congregação de Colossos. Esses enganadores tinham influenciado os cristãos de Colossos e estavam introduzindo a sua própria filosofia religiosa. Isto levou Paulo a avisar aos Colossenses: "Cuidado para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo" (Colossenses 2:8). As tradições humanas — e não as instruções bíblicas reveladas da Palavra de Deus — eram o problema que Paulo estava combatendo. Anteriormente, Jesus tinha afirmado que os fariseus tinham o problema. Eles também haviam elevado suas tradições acima dos mandamentos de Deus (Marcos 7:8-13).

Paulo tentava manter os Colossenses enfocados em Cristo, como cabeça da Igreja (Colossenses 1:18, Colossenses 2:10-19). Mas esses falsos mestres estavam tentando persuadi-los a dirigir sua adoração para os anjos (Colossenses 2:18) e negligenciar seus próprios corpos (Colossenses 2:23). Nenhuma dessas ideias distorcidas é ensinada nas Escrituras.

Paulo caracterizava a heresia de Colossos como "vãs sutilezas" e "rudimentos do mundo" (Colossenses 2:8). Os enganadores queriam persuadir os Colossenses a ignorar a instrução bíblica em favor das "tradições de homens".

Que tipo de preceitos falsos Paulo estava combatendo? "Não toques, não proves, não manuseies...segundo os preceitos e doutrinas dos homens" (Colossenses 2:21-22). Os hereges defendiam regras idealizadas pelo homem no tocante às coisas físicas que "perecem pelo uso" (versículo 22).

Por que isso é importante? Esses enganadores provavelmente foram precursores de um grande movimento religioso, o agnosticismo, que floresceu no século II. Eles não representavam o pensamento judaico tradicional daquela época e nem eram fiéis às Escrituras.

Eles acreditavam que a salvação pode ser obtida através da contemplação constante do que é "espiritual" — como Paulo explicou, tendo "severidade para com o corpo” (Colossenses 2:23). Parece que eles acreditavam em várias ordens de anjos e na interação direta com eles.

Paulo indica que eles consideravam todas as coisas físicas, inclusive o corpo humano, como decadentes. E afirma, tacitamente, que as heresias que ele estava combatendo dizem respeito a “todas essas coisas...destinadas a perecer pelo uso [coisas físicas], pois se baseiam em mandamentos e ensinos humanos" (Colossenses 2:22, NVI). Paulo nos diz que estava indo contra esses mandamentos e doutrinas humanas — e não os mandamentos de Deus.

Esses colossenses hereges tinham introduzido várias proibições inventadas por homens — tais como "não toques, não proves, não manuseies" (Colossenses 2:21) — contra o usufruto das coisas físicas. Eles eram, especialmente, contra os aspectos agradáveis das festas de Deus — acerca do comer e do beber — que são ordenadas nas Escrituras (Deuteronômio 12:17-18).

Quando Paulo escreveu que "...ninguém, pois, vos julgue pelo comer, ou pelo beber..." (Colossenses 2:16), ele não estava discutindo sobre os tipos de alimentos que devemos ou não comer. A palavra grega brosis traduzida como "comida", não se refere aos tipos de alimentos que devemos ou não comer, mas ao "ato de comer" (Dicionário Expositivo Completo das Palavras do Antigo e do Novo Testamento de Vine, 1985, "Comida"). O ponto aqui é que esses enganadores desdenhavam as festas — qualquer tipo de prazer relativo a comer e a beber.

Paulo instruiu aos cristãos de Colossos a evitar serem influenciados pelas acusações desses falsos mestres sobre comer, beber e se alegrar aos sábados, nos dias de festa e nas luas novas.

Nessa altura, talvez fosse melhor mencionar a relação entre as luas novas e as festas de Deus. As datas para observar as festas de Deus são determinadas por um calendário lunar. Portanto, as luas novas — que marcam o início dos meses — são importantes para estabelecer as datas corretas das festas. No entanto, as luas novas, ao contrário dos dias santos de Deus, não são ordenadas nas Escrituras. Na antiga Israrel, o costume da chegada de cada lua nova era uma ocasião especial, e voltará a ser no milênio (Isaías 66:23), mas hoje não existe nenhuma ordem bíblica exigindo sua observância.

Agora, voltando ao ponto principal de Paulo: Aqueles enganadores de Colossos não tinham autoridade para julgar ou determinar como os colossenses deviam observar as festas de Deus. É por isso que Paulo disse: “Ninguém, pois, vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa de dias de festa, ou de lua nova, ou de sábados ..." (Colossenses 2:16).

Note que Paulo diz para rejeitarem o falso julgamento humano, mas ficarem atentos ao julgamento de Deus, encontrado nas Escrituras.

Nesse ponto, devemos observar outra questão gramatical. As palavras "por causa" é uma tradução do substantivo grego meros, que denota uma parte de algo. Portanto, uma tradução mais precisa do que Paulo escreveu seria "Portanto, não permitam que ninguém os julgue...por qualquer parte da festa, da lua nova ou dos sábados..."

Paulo simplesmente está sendo consistente. Comer ou beber é, apropriadamente, parte do sábado e da observância dos dias de festa — segundo as Escrituras. Portanto Paulo usa a palavra grega meros (‘parte’) para abranger todas as partes ou aspectos dos dias santos de Deus, que esses hereges queriam condenar ou criticar. Nada nessa passagem sugere que Deus tenha abolido o sábado ou os dias santos e nem autorizado a Paulo fazer isso. Paulo está condenando o ato de se submeter à influência judicante daqueles primeiros hereges agnósticos e não a observância dos sábados e dos dias de festa.

As festas de Deus são tempos de alegria e de celebração. Ele nos manda participar e nos alegrar nelas com nossos filhos — e toda a nossa família (Deuteronômio 12:5-7; 14:26). Ele quer que todos estejam alegres em Suas festas. Não é de admirar que Paulo estivesse condenando tão enfaticamente essa filosofia ascética equivocada dos hereges colossenses. Paulo estava defendendo o direito dos cristãos de desfrutar as festas santas de Deus.