Confiar Em Deus Em Um Mundo Incerto!

Você está aqui

Confiar Em Deus Em Um Mundo Incerto!

Sem sombra de dúvidas, é evidente que vivemos num mundo incerto e instável. Três mil anos atrás Salomão confirmou isto: " . . . Mas o nosso grande problema é que não sabemos o que vai acontecer amanhã, e não há ninguém que possa nos contar" (Eclesiastes 8:6-7, A Bíblia na Linguagem de Hoje). Ele disse, "os vivos sabem que hão de morrer," e "o tempo e a sorte pertencem a todos" (Eclesiastes 9:5, 11). Estas palavras desse antigo rei são tão verdadeiras hoje em dia assim como foram quando as escreveu. Como seres humanos mortais nossa única certeza é a morte.

O apóstolo Tiago também nos lembra: "não sabeis o que acontecerá amanhã" (Tiago 4:14). Apesar do contexto mostrar claramente que ele se refere às atividades cotidianas do dia a dia, sua declaração mostra o estado natural de nosso mundo material.

Como Deus deseja Se relacionar conosco neste mundo incerto de sofrimento e morte?

"Senhor, tu tens sido o nosso refúgio, de geração em geração, . . . sim, de eternidade a eternidade, tu és Deus” (Salmos 90:1-2).

Deus está sempre conosco! Como Pedro escreveu: "Mas, amados, não ignoreis uma coisa: que um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos, como um dia" ( 2 Pedro 3:8). Deus "habita na eternidade"—e não está sujeito às leis físicas do tempo e espaço (comparar Isaías 57:15; Salmos 90:4).

Mas, Deus está consciente de nossa perspectiva de vida e de nossa existência temporária neste mundo?

"Acabam-se os nossos anos como um conto ligeiro. A duração da nossa vida é de setenta anos, e se alguns, pela sua robustez, chegam a oitentav anos, o melhor deles é canseira e enfado" (Salmos 90:9-10).

A Bíblia diz algo a respeito do cárater de Deus?

"Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança, nem sombra de variação" (Tiago 1:17).

Deus é o Ser mais estável (constante, firme) de todo o universo! Seu plano e propósito geral continuam constantes e imutáveis. Deus é o nosso refúgio, nosso único lugar de segurança, nossa esperança nesta realidade de incertezas que nos contamina (comparar Malaquias 3:6; Hebreus 13:8). Ele é a nossa Rocha! (Salmos 18:2).

Então, em quem, devemos confiar?

"Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o Senhor, o Criador dos confins da terra, nem se cansa, nem se fatiga? . . . Dá vigor ao cansado e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor” (Isaías 40:28-29).

O que Deus promete fazer quando estamos perturbados por dúvidas e incertezas?

"Porque eu, o Senhor, teu Deus, te tomo pela tua mão direita e te digo: não temas, que eu te ajudo" (Isaías 41:13).

Nem mesmo a morte pode vencer aquele que confia em Deus. Jesus disse: "E todo aquele que vive e crê em Mim nunca morrerá" (João 11:26). Obviamente, Ele está Se referindo à morte eterna, porque todos nós vamos enfrentar o final desta vida (Hebreus 9:27).

Mas Cristo prometeu que haveria uma ressureição à vida eterna para aqueles que confiam em Deus e em Sua Palavra . "Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a Minha palavra e crê Naquele que Me enviou tem a vida eterna e não entra em condenação, mas passou da morte para a vida" (João 5:24).

Aqueles que são realmente convertidos—através do arrependimento e do recebimento o Espírito Santo—e permanecem fiéis até o final têm a firme promessa da ressurreição para a vida eterna no Reino de Deus.