A Fascinante Natureza da Revelação de Deus

Você está aqui

A Fascinante Natureza da Revelação de Deus

Tanto os homens quanto as mulheres foram criados "à imagem de Deus" (Gênesis 1:27). Nessas palavras está a indicação do plano, propósito e relacionamento admirável que Deus deseja ter com toda humanidade. Imaginem todas as capacidades e possibilidades de estar sendo criados à imagem de Deus vêm a nos conferir, isto é, todos os deveres e responsabilidades, todas as magnificências e dons variados para serem usados a serviço dEle.

O que sabemos é que Deus tem falado "muitas vezes e de muitas maneiras" (Hebreus 1:1), não só para preservar a Sua palavra, mas também para que o homem conheça Sua vontade. A Bíblia inclui ricas formas de expressões literárias, como a lei, a poesia, os provérbios, as profecias, as histórias, os quatro Evangelhos, a história da Igreja, as cartas pessoais e gerais, uma mensagem apocalíptica, entre outras. Nós, seres humanos, ansiamos por variedades, e Deus fez com que as maravilhas de Suas Palavras não chegasse até nós vazias na forma de um esboço tedioso ou uma lista do que se deve ou não fazer.

A Bíblia é a história de pessoas e eventos que abrangem muitos milhares de anos. Jesus e os apóstolos testificaram com exatidão a divina inspiração das Escrituras Hebraicas, o Antigo Testamento. Eles apoiaram as leis e as promessas do Antigo Testamento, e basearam seus ensinamentos nos princípios fundamentais dessas Escrituras. Os apóstolos e os primeiros cristãos continuaram mantendo esse exemplo justo de se viver.

Jesus Cristo reconheceu que a mensagem da Bíblia Hebraica foi transmitida por várias formas literárias?

"E, começando por Moisés e por todos os profetas, explicava-lhes o que dele se achava em todas as Escrituras . . . E disse-lhes: 'São estas as palavras que vos disse estando ainda convosco: convinha que se cumprisse tudo o que de mim estava escrito na Lei de Moisés, e nos Profetas, e nos Salmos'" (Lucas 24:27, 44).

Jesus reconheceu uma tríplice divisão do Antigo Testamento: a Lei, os Profetas e os Escritos. O livro de Salmos é o primeiro livro da Bíblia Hebraica, conhecido pelo nome de os Escritos. A Lei constitui os primeiros de cinco livros: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio—todos escritos por Moisés.

Cristo referiu-se à Bíblia Hebraica em termos cronológicos?

"Para que sobre vós caia todo o sangue justo, que foi derramado sobre a terra, desde o sangue de Abel, o justo, até ao sangue de Zacarias . . . " (Mateus 23:53; comparar Lucas 11:51).

Às vezes, o tempo na Bíblia é referido conforme os períodos da vida de seus principais personagens. Por exemplo, o apóstolo Paulo escreveu acerca do período de "Adão até Moisés" (Romanos 5:14). A frase "desde o sangue de Abel" refere-se ao primeiro homem justo a ser martirizado. A expressão "até ao sangue de Zacarias" refere-se ao assassinato de Zacarias (2 Crônicas 24:20-21), última referência de um crime na Bíblia Hebraica, pois, de acordo com a organização dos livros mantidos pelos judeus, o segundo livro de Crônicas é o último livro do Antigo Testamento.

Cristo acreditou e sustentou o relato de Gênesis sobre a criação da terra?

"Porque, naqueles dias, haverá uma aflição tal, qual nunca houve desde o princípio da criação, que Deus criou, até agora, nem jamais haverá" (Marcos 13:19).

Será que Cristo acreditava e respaldava o relato de Gênesis sobre a criação da Terra?

"E, como aconteceu nos dias de Noé, assim será também nos dias do Filho do Homem. Comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, e veio o dilúvio e consumiu a todos" (Lucas 17:26-27).

Cristo aceitou, claramente, os relatos da criação e do dilúvio como valorosos eventos históricos. Ele acreditava neles e confirmou publicamente as declarações encontradas no livro de Gênesis.

O que Cristo disse sobre os principais personagens da história hebraica?

"Porque, se vós crêsseis em Moisés, creríeis em mim, porque de mim escreveu ele. Mas, se não credes nos seus escritos, como crereis nas minhas palavras?" (João 5:46-47).

" . . . [Você verá] quando virdes Abraão, e Isaque, e Jacó, e todos os profetas no Reino de Deus . . . " (Lucas 13:28).

"Mas ele [Jesus] disse-lhes: Nunca lestes o que fez Davi, quando estava em necessidade e teve fome . . . ?" (Marcos 2:25).

Cristo reconheceu e confirmou a historicidade dos personagens e eventos do Antigo Testamento (comparar Mateus 11:22­24; 12:41-42; etc.). Ele autenticou a Bíblia Hebraica ao aceitar a história bíblica, citando-a em Seus ensinamentos.

Os apóstolos fizeram a mesma coisa. Leia Hebreus 11, conhecido como o "capítulo da fé" na Bíblia. Ali se encontra um breve compêndio da crença das principais pessoas da Igreja primitiva e os principais acontecimentos do Antigo Testamento.