Rei Jeoaquim: Uma Lição da História Bíblica

Você está aqui

Rei Jeoaquim

Uma Lição da História Bíblica

A história mostra que através dos séculos várias pessoas têm tentado destruir a Palavra de Deus. No inicio do sexto século a.C., uma pessoa que literalmente “destruiu” a Palavra de Deus e por isso pagou severamente pela sua arrogância, foi o Jeoaquim, rei de Judá.

Os 11 anos do reinado do rei Jeoaquim foram desastrosos. Apesar de ele ter tido a oportunidade de seguir o exemplo justo do seu pai Josias (Jeremias 22:15-16), Jeoaquim voltou-se para o mal. Jeremias o descreve como sendo um governador presunçoso, que abusou o seu próprio povo (versículos 13-14), e que perseguiu e matou os servos de Deus (Jeremias 26:20-23).

Deus instruiu a Jeremias profetizar que se o rei Jeoaquim e Jerusalém não se arrependessem, seriam destruídos (Jeremias 36). Jeremias fez com que as Palavras de Deus fossem registadas pelo seu escriba, Baruque, e o instruiu a ler essas profecias ao povo de Judá. Deus esperava que eles se arrependessem e assim evitassem a destruição deles como foi profetizado (Jeremias 36:4-7).

Quando os príncipes ouviram as palavras proféticas de Jeremias, rapidamente as comunicaram a Jeoaquim (Jeremias 36:19). Então, quando o rei ouviu o relato dos príncipes das predições de Jeremias, mandou um oficial trazer-lhe o rolo (versículo 21).

Jeoaquim ordenou o oficial ler o rolo em voz alta. Depois de ler vários trechos, o rei cortou a parte do rolo que tinha sido lida e desprezadamente atirou essa parte ao fogo da lareira diante dele. O rei continuou “até que todo o rolo se consumiu no fogo que estava sobre o braseiro” (Jeremias 36:23).

Jeoaquim aparentemente pensou que ele não tinha que prestar contas a ninguém. Mas, Deus tinha a última palavra.

Deus instruiu Jeremias para preparar um outro rolo como o primeiro (versículos 27-32) e dirigiu palavras fortes para Jeoaquim: “Portanto, assim diz o Senhor acerca de Jeoaquim, rei de Judá: Não terá quem se assente sobre o trono de Davi, e será lançado o seu cadáver ao calor de dia e à geada de noite. E visitarei sobre ele, e sobre a sua semente, e sobre os seus servos a sua iniqüidade; e trarei sobre ele, e sobre os moradores de Jerusalém, e sobre os homens de Judá todo aquele mal que lhes tenho falado sem que me ouvissem” (Jeremias 30-31).

Lamentavelmente, Jeoaquim persistiu em sua rebeldia e sofreu as conseqüências. Derrotado pelos Babilônios e arrastado em correntes, ele aparentemente morreu em seu caminho ou em cativeiro na Babilônia.

As lições do rei Jeoaquim se aplicam a todos os líderes e a todos os povos. Aquele que tentar destruir as Palavras de Deus estará em grande perigo. O homem não pode arrogantemente desafiar a Deus sem ter punição. A Palavra de Deus é o alicerce de todo o conhecimento, e, diferente do homem mortal, durará para sempre (1 Pedro 1:24-25).