Jesus Cristo Foi Realmente um Homem?

Você está aqui

Jesus Cristo Foi Realmente um Homem?

Por causa do papel crucial que Jesus exerce no destino da humanidade é essencial que entendamos Sua humanidade. Em várias ocasiões Jesus de Nazaré foi simplesmente chamado de homem. A língua grega tem duas palavras para homem. Uma é anthropos, que meramente significa um homem como representante da espécie humana.

A segunda palavra grega, aner, significa varão, uma pessoa do sexo masculino. Ambas as palavras são usadas para descrever Jesus Cristo.

Muitos anos depois da ressurreição de Jesus Cristo, como o apóstolo Paulo se referiu a Ele?

"Porque há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo, homem [anthropos, em Grego]" (1 Timóteo 2:5).

Qualquer entendimento do papel e do propósito de Jesus Cristo deve ser baseado nesse fato histórico. A humanidade de Jesus foi plena e completa (Filipenses 2:5-8), no sentido em que Ele viveu uma vida como um ser humano físico. Isto é, teve fome e comeu, ficou cansado e descansou e andou e falou como qualquer outro homem. (O livro de Hebreus confirma totalmente a existência de Cristo como ser humano. Seria de grande valor ler e meditar o livro de Hebreus com essa perspectiva).

Como homem, Jesus não tinha nada em Sua aparência que o distinguisse dos outros homens do seu tempo (Isaias 53:2). A diferença extraordinária estava no mundo do espiritual. Ainda que sendo como qualquer outro membro da espécie humana (Eclesiastes 7:20; Romanos 3:23), Jesus Cristo nunca pecou (compare com Hebreus 4:15, 1 Pedro 2:22). Ele fez a vontade de seu Pai, perfeitamente!

O que Jesus realizou durante o Seu curto tempo na terra?

"Varões israelitas, escutai estas palavras: A Jesus Nazareno, varão [aner, em Grego] aprovado por Deus entre vós com maravilhas, prodígios e sinais, que Deus por ele fez no meio de vós, como vós mesmos bem sabeis" (Atos 2:22).

Sem dúvida, Jesus foi um homem, um ser humano físico, no entanto, Ele veio de Deus. Deus era o Seu Pai e o Espírito Santo o agente dessa concepção. Ele foi miraculosamente concebido e nasceu de uma virgem (Maria) da linhagem do rei Davi. O terceiro capítulo de Lucas contém a Sua genealogia física materna. Sua genealogia legal (através de José) é encontrada no primeiro capítulo de Mateus. Verdadeiramente, Jesus Cristo é tanto o Filho do Homem quanto o Filho de Deus.

Qual a grande heresia que ameaçou a Igreja no primeiro século?

"E todo espírito que não confessa que Jesus Cristo veio em carne não é de Deus; mas este é o espírito do anticristo, do qual já ouvistes que há de vir, e eis que está já no mundo" (1 João 4:3; comparar 2 João 7).

Negar a humanidade de Jesus Cristo separa e leva as pessoas para longe da verdade de Deus. Se Ele não tivesse sido totalmente humano, os Seus sacrifícios por nossos pecados seriam nulos e vazios. Contudo, essa mesma heresia, que penetrado na Igreja primitiva, ainda persiste hoje em dia, criando dúvidas e confusão quanto à verdadeira natureza e papel de Jesus Cristo.