O Grande Propósito de Deus Para a Humanidade

Você está aqui

O Grande Propósito de Deus Para a Humanidade

O propósito final de Deus para a humanidade está inegavelmente ligado a esta antigapergunta: "O que é o homem?"—o rei Davi e o patriarca Jó fizeram essa pergunta há vários séculos.

Em que contexto Davi fez esta pergunta: "O que é o homem?"

"Quando vejo os teus céus, obra dos teus dedos, a lua e as estrelas que preparaste; que é o homem mortal para que te lembres dele? E o filho do homem, para que o visites? Contudo, pouco menor o fizeste do que os anjos e de glória e de honra o coroaste. Fazes com que ele tenha domínio sobre as obras das tuas mãos; tudo puseste debaixo de seus pés" (Salmo 8:3-6).

Em que circunstâncias o patriarca Jó fez essa mesma pergunta?

"A minha vida abomino, pois não viverei para sempre; retira-te de mim, pois vaidade são os meus dias. Que é o homem, para que tanto o estimes, e ponhas sobre ele o teu coração, e cada manhã o visites, e cada momento o proves?" (Jó 7:16-18).

Davi estava admirado da impressionante grandeza do propósito de Deus a favor do homem e expressou o seu louvor grato pela magnitude do Seu Criador. Em contraste, Jó, se questionava, durante seu sofrimento, dizendo que o homem era demasiadamente passageiro e insignificante para justificar o interesse de Deus e pedia que o abandonasse em seu estado de penúria.

No entanto, ambos ponderaram a razão porque Deus—sendo tão poderoso e majestoso—se interessaria tanto pela raça humana. Precisamos entender o sentido dessas duas passagens da escritura para poder entender mais profundamente a majestade e a grandeza do propósito de Deus.

Qual livro apostólico menciona essas palavras do rei Davi?

"Mas, em certo lugar, testificou alguém, dizendo: 'Que é o homem, para que dele te lembres? Ou o filho do homem, para que o visites? Tu o fizeste um pouco menor do que os anjos, de glória e de honra o coroaste e o constituíste sobre as obras de tuas mãos. Todas as coisas lhe sujeitaste debaixo dos pés. Ora, visto que lhe sujeitou todas as coisas, nada deixou que lhe não esteja sujeito. Mas, agora, ainda não vemos que todas as coisas lhe estejam sujeitas'" (Hebreus 2:6-8).

Talvez, mais do que qualquer outro livro do Novo Testamento, a carta aos Hebreus nos ajuda a captar as verdades básicas que Deus deu à humanidade, que chamamos de Antigo Testamento.

O livro de Hebreus traz mais detalhes das palavras poéticas de Davi?

"Todas as coisas lhe sujeitaste debaixo dos pés. Ora, visto que lhe sujeitou todas as coisas, nada deixou que lhe não esteja sujeito. Mas, agora, [nesta presente era do homem] ainda não vemos que todas as coisas lhe estejam sujeitas; vemos, porém, coroado de glória e de honra aquele Jesus que fora feito um pouco menor do que os anjos, por causa da paixão da morte, para que, pela graça de Deus, provasse a morte por todos" (Hebreus 2:8-9).

O primeiro livro da Bíblia mostra que Deus deu ao homem domínio sobre a Sua criação terrena—mas a humanidade só tem cumprido parcialmente essa grandiosa responsabilidade. O estado caótico do mundo atual é testemunha disso. Mas, o cumprimento real de toda essa passagem ocorrerá no tempo em que Jesus Cristo retornar para reinar sobre a Terra. Todas as coisas serão colocadas sob o domínio dos seres humanos ressuscitados e imortais. Nós governaremos com Deus e Cristo para sempre nesse Reino e na família divina.

Particularmente, nessa passagem o sofrimento se encontra em um sentido figurado. Jesus Cristo sofreu na carne para que pudéssemos fazer parte do Reino de Deus. Primeiro o sofrimento e depois a glória.

Havia um motivo desconhecido no sofrimento de Jó?

"Porque convinha que aquele [Jesus], para quem são todas as coisas e mediante quem tudo existe, trazendo muitos filhos à glória, consagrasse, pelas aflições, o Príncipe da salvação deles" (Hebreus 2:10).

O patriarca Jó ainda não havia compreendido isso com profundidade. Mas, Jesus Cristo não veio à Terra apenas para sofrer. Evidentemente, não podemos comparar nosso sofrimento com o de Jesus, porém temos que seguir o mesmo caminho. "Se sofrermos, também com ele reinaremos", escreveu Paulo (2 Timóteo 2:12). Realmente, Cristo nos deixou um exemplo de como sofrer sem se lamentar. "Porque para isto sois chamados, pois também Cristo padeceu por nós, deixando-nos o exemplo, para que sigais as suas pisadas" (1 Pedro 2:21). De certo modo, por meio do sofrimento, Deus está desenvolvendo Sua própria natureza divina e Seu santo e justo caráter em Seus filhos (1 Pedro 1:6-9; 4:12-16). (O tópico sobre o sofrimento será estudado com mais detalhes na lição 4.)

Aqueles que se tornarem semelhantes a Jesus Cristo, no momento da ressurreição, vão ser mais do que apenas seres espirituais semelhantes a Ele. Eles vão compartilhar a própria natureza do Pai. Deus dá Sua própria natureza divina a essas pessoas quando recebem o Espírito Santo, mas no decorrer do tempo, elas deverão crescer em graça e conhecimento (2 Pedro 3:18).

A salvação no Reino de Deus é o propósito definitivo de nossas vidas. Todos os problemas e sofrimentos que passamos vão valer a pena. Muitos serão levados à glória eterna—possuindo o incrível caráter justo de próprio Deus.

Nunca subestime o valor de sua vida. Você nasceu para se tornar um dos filhos de Deus. Você nasceu para receber a Sua natureza divina. Você nasceu para tornar-se membro da própria família de Deus!

Para entender melhor os princípios descritos nesta lição, voce pode baixar ou solicitar os seguintes guias de estudo bíblico:

Por que Você Nasceu?

A Questão Fundamental da Vida: Deus Existe?

Quem é Deus?

Jesus Cristo: A Verdadeira História

O Que Acontece Depois da Morte?

O Caminho para a Vida Eterna

Transformando a Sua Vida: O Processo de Conversão

Céu e Inferno: O que Realmente ensina a Bíblia?

O Plano dos Dias Santos de Deus: A Promessa de Esperança para Toda a Humanidade

O Sábado de Descanso de Deus: de pôr do sol ao pôr do sol

O Evangelho do Reino de Deus

Os nossos guias de estudo bíblico estão disponíveis para baixar em nosso site portugues.ucg.org/a-boa-nova ou solicitar de nosso escritório mais próximo.