Uma Advertência Séria Para os Crentes

Você está aqui

Uma Advertência Séria Para os Crentes

Algumas pessoas vão ter uma noção de quando estes eventos vão ocorrer?

“Mas vós, irmãos, não estais em trevas, para que aquele dia, como ladrão, vos surpreenda” (1 Tessalonicenses 5:4).

“Aprendei, pois, da figueira a sua parábola: Quando já o seu ramo se torna tenro e brota folhas, sabeis que está próximo o verão. Igualmente, quando virdes todas essas coisas, sabei que Ele está próximo, mesmo às portas” (Mateus 24:32-33).

Embora a Bíblia seja clara quando diz que ninguém saberá o tempo exato do retorno de Cristo, tanto Jesus como Paulo disseram que os seguidores de Cristo devem estar preparados para reconhecer os sinais que apontam para isso. Muitas profecias nos dão nítidos detalhes que podem nos ajudar a identificar a aproximação dessa época. Essa é a razão da importância de se ler e estudar essas profecias em sua própria Bíblia (comparar outras versões e traduções pode ser útil para aumentar a sua compreensão).

Como devemos nos preparar para esses graves eventos?

“Não durmamos, pois, como os demais, antes vigiemos e sejamos sóbrios. Porque os que dormem, dormem de noite, e os que se embriagam, embriagam-se de noite; mas nós, porque somos do dia, sejamos sóbrios, vestindo-nos da couraça da fé e do amor, e tendo por capacete a esperança da salvação; porque Deus não nos destinou para a ira, mas para alcançarmos a salvação por nosso Senhor Jesus Cristo, que morreu por nós, para que, quer vigiemos, quer durmamos, vivamos juntamente com Ele. Pelo que exortai-vos uns aos outros e edificai -vos uns aos outros, como na verdade o estais fazendo” (1 Tessalonicenses 5:6-11).

“Olhai por vós mesmos; não aconteça que os vossos corações se carreguem de glutonaria, de embriaguez, e dos cuidados da vida, e aquele dia vos sobrevenha de improviso como um laço. Porque há de vir sobre todos os que habitam na face da terra. Vigiai, pois, em todo o tempo, orando, para que possais escapar de todas estas coisas que hão de acontecer, e estar em pé na presença do Filho do Homem” (Lucas 21:34-36).

“Olhai! vigiai! porque não sabeis quando chegará o tempo. É como se um homem, devendo viajar, ao deixar a sua casa, desse autoridade aos seus servos, a cada um o seu trabalho, e ordenasse também ao porteiro que vigiasse” (Marcos 13:33-35).

“Vigiai, pois; porque não sabeis quando virá o Senhor da casa; se à tarde, se à meia-noite, se ao cantar do galo, se pela manhã; para que, vindo de improviso, não vos ache dormindo. O que vos digo a vós, a todos o digo: Vigiai” (Versículos 35-37).

"Lembra-te, portanto, do que tens recebido e ouvido, e guarda-o, e arrepende-te. Pois se não vigiares, virei como um ladrão, e não saberás a que hora sobre ti virei” (Apocalipse 3:3).

Portanto, a Palavra de Deus nos dá orientação suficiente para que possamos nos preparar espiritualmente para esses eventos: “Não durmamos . . . Vigiemos e estejamos sóbrios . . . [Coloquem] a couraça da fé e do amor, e tendo por capacete a esperança da salvação . . . Vigiai, pois em todo o tempo . . . Orando, para que possais escapar de todas estas coisas . . . guarda-o, e arrepende-te”.

O apóstolo Paulo descreve nitidamente a atitude, o comportamento e a perspectiva da humanidade no tempo do fim. “Sabe, porém, isto, que nos últimos dias sobrevirão tempos penosos; pois os homens serão amantes de si mesmos, gananciosos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a seus pais, ingratos, ímpios, sem afeição natural, implacáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, inimigos do bem, traidores, atrevidos, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus” (2 Timóteo 3:1-4).

No final desta era, homens e mulheres serão completamente egoístas e egocêntricos. Eles ficarão cegos diante dos crescentes sinais de perigos ao seu redor—e serão pegos de surpresa. Se não seguirmos as instruções de Deus, no sentido de sermos sóbrios, cuidadosos, e vigilantes, vamos correr o risco de cairmos no sono e ficarmos espiritualmente despreparados—e sofreremos as consequências dessa negligência.

Apesar disso, algumas pessoas não vão acreditar no retorno de Jesus Cristo?

“Sabendo primeiro isto, que nos últimos dias virão escarnecedores com zombaria andando segundo as suas próprias concupiscências, e dizendo: ‘Onde está a promessa da sua vinda? porque desde que os pais dormiram, todas as coisas permanecem como desde o princípio da criação’” (2 Pedro 3:3-4).

Qual é a perspectiva de Deus sobre a época do retorno de Cristo?

“Mas vós, amados, não ignoreis uma coisa: que um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos como um dia. O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; porém é longânime para convosco, não querendo que ninguém se perca, senão que todos venham a arrepender-se” (versículos 8-9).

Pedro disse que alguns não vão compreender as condições que antecederão o retorno de Cristo porque verão esse tempo através de uma limitada perspectiva humana em vez da perspectiva de Deus. Deus, que é imortal e eterno, sempre existiu, não vê o tempo da mesma forma que vemos. Quando os rumos e eventos não evoluem como pensamos que deveria, ou quando Jesus não retornar do modo que esperamos, alguns caem na armadilha de acreditar que as promessas e as profecias não vão se cumprir.

Estas pessoas, disse Pedro, cometem um erro básico. Eles falham ao não reconhecer que Deus é paciente, dando tempo para que possamos voltar para Ele em arrependimento. Deus, “manda agora que todos os homens em todo lugar se arrependam; porquanto determinou um dia em que com justiça há de julgar o mundo . . . ” (Atos 17:30-31).