As parábolas de Cristo e do Reino

Você está aqui

As parábolas de Cristo e do Reino

Em seus ensinamentos, Jesus muitas vezes comparou a vinda do Reino a situações comuns na vida das pessoas. Essas mensagens são conhecidas como parábolas.

A maioria das pessoas acreditam que Cristo usou esse método de ensino para tornar a verdade mais fácil de compreender. Mas o próprio Jesus disse o contrário disso: "E, acercando-se dele os discípulos, disseram-lhe: Por que lhes falas por parábolas? Ele, respondendo, disse-lhes: Porque a vós é dado conhecer os mistérios do Reino dos céus, mas a eles não lhes é dado . . . Por isso, lhes falo por parábolas, porque eles, vendo, não veem; e, ouvindo, não ouvem, nem compreendem" (Mateus 13:10-13).

Jesus não esperava que todos entendessem Suas parábolas sobre o Reino, seja naquela época ou agora. "E neles se cumpre a profecia de Isaías, que diz: Ouvindo, ouvireis, mas não compreendereis e, vendo, vereis, mas não percebereis. Porque o coração deste povo está endurecido, e ouviu de mau grado com seus ouvidos e fechou os olhos, para que não veja com os olhos, e ouça com os ouvidos, e compreenda com o coração, e se converta, e eu o cure. Mas bem-aventurados os vossos olhos, porque veem, e os vossos ouvidos, porque ouvem. Porque em verdade vos digo que muitos profetas e justos desejaram ver o que vós vedes e não o viram, e ouvir o que vós ouvis, e não o ouviram" (versículos 14-17).

Jesus, então, explicou a parábola do semeador. A semente semeada era "a palavra do reino" (versículo 19). Em seguida, Ele deu as três razões mais comuns porque a maioria das pessoas não entendem o que Ele chamou de "os mistérios do reino dos céus" (versículo 11).

Primeiro, Ele deu o exemplo de uma pessoa que está tão enganada por Satanás que não tem firmeza espiritual, mesmo tendo compreendido o significado da mensagem (versículo 19). Em seguida, Ele deu o exemplo de alguém que se "ofende" na palavra quando passa por "angústia e perseguição" (versículos 20-21). Em seguida, vem o exemplo daquele que "ouve a palavra, mas os cuidados deste mundo e a sedução das riquezas sufocam a palavra, e fica infrutífera" (versículo 22).

O último é o exemplo positivo de quem ouve e compreende os ensinamentos de Cristo a respeito do Reino de Deus (versículo 23), essa pessoa que ouve e acredita nessa mensagem, em seguida, age conforme o que aprendeu e produz abundantes frutos espirituais.