Israel: O Reino de Deus Temporário

Você está aqui

Israel

O Reino de Deus Temporário

As tribos de Israel, descendentes de Jacó, neto de Abraão, tornaram-se um reino literal sob o governo do rei Davi.

Davi, um antepassado físico de Jesus Cristo, refletiu sobre a eterna questão do propósito do homem quando contemplou a gloria dos céus. "Que é o homem para que te lembres dele", perguntou, "e o filho do homem para que o visites" (Salmo 8:4). Esta é a eterna questão da humanidade. Nós continuamos a perguntar: "Esta vida tem algum significado?"

Através de Davi, Deus revelou que interviria dramaticamente nos assuntos da humanidade: Ele faria "cessar as guerrras até ao fim de Terra," e Ele "seria exaltado entre as nações, serei exaltado na terra" (Salmo 46:1-11).

Através de Davi, Deus estabeleceu uma dinastia de reis sobre Israel. O próprio Cristo, como "Filho de Davi, Filho de Abraão" (Mateus 1:1), nasceu para herdar o trono de Davi (Lucas 1:32). Aprendemos que há uma relação direta entre a dinastia de reis, que Deus prometeu que descenderia de Abraão e Davi, e o Reino de Deus pregado por Jesus Cristo.

Quanto tempo a dinastia de Davi governará sobre Israel?

"Porventura, não vos convém saber que o Senhor, Deus de Israel deu para sempre a Davi a soberania sobre Israel, a ele e a seus filhos?" (2 Crônicas 13:5).

O governo de Davi durará para sempre. Davi será o rei que governará sobre a Israel restaurada, sob a direção do Messias, depois de Seu retorno à Terra (Ezequiel 37:21-24). O governo de Davi, naturalmente, só será uma realidade depois que Deus o ressuscitar com todos os demais santos, quando Cristo retornar.

O reino que Deus estabeleceu por meio de Davi foi precursor de um reino muito mais importante que Jesus estabelecerá no futuro. Veja que Deus demonstra o significado da dinastia de Davi: "Este me edificará casa, e eu confirmarei o seu trono para sempre. Eu lhe serei por pai, e ele me será por filho; e a minha benignidade não desviarei dele, como a tirei daquele que foi antes de ti. Mas o confirmarei na minha casa e no meu reino para sempre, e o seu trono será firme para sempre" (1 Crônicas 17:12-14).

Deus reivindicou o reino de Davi como "Meu Reino"—um tipo, um exemplo ou precursor, da vinda do reino de Deus. Compreender o relacionamento entre o reino temporário de Davi e o Reino eterno de Deus é decisivo para entender o evangelho pregado por Cristo e Seus apóstolos.

Será que Paulo viu alguma relação entre o evangelho e as promessas de Deus a Davi?

"Paulo, servo de Jesus Cristo, chamado para apóstolo, separado para o evangelho de Deus, o qual antes havia prometido pelos seus profetas nas santas Escrituras, acerca de seu Filho, que nasceu da descendência de Davi segundo a carne, declarado Filho de Deus em poder, segundo o Espírito de santificação, pela ressurreição dentre os mortos,―Jesus Cristo nosso Senhor" (Romanos 1:1-4).

Enquanto falava no dia de Sábado em Antioquia, Paulo explicou este conceito: "E, depois, pediram um rei, e Deus lhes deu, por quarenta anos, a Saul, filho de Quis, varão da tribo de Benjamim. E, quando este foi retirado, lhes levantou como rei a Davi, ao qual também deu testemunho e disse: Achei a Davi, filho de Jessé, varão conforme o meu coração, que executará toda a minha vontade. Da descendência deste, conforme a promessa, levantou Deus a Jesus para Salvador de Israel" (Atos 13:21-23; comparar 2 Timóteo 2:8; Apocalipse 22:16).

Em qual trono se sentou Salomão, filho de Davi, quando se tornou rei?

"Assim Salomão o se assentou no trono do Senhor, rei, em lugar de Davi, seu pai . . . " (1 Crônicas 29:23).

Deus não somente considerou Israel como Seu reino provisório como também considerou o trono de Israel como Seu trono—o trono que Jesus Cristo herdará (Lucas 1:32).

Os reis da dinastia de Davi deveriam responder diretamente a Deus. Mas Israel e seus reis não foram fiéis ao pacto feito com Deus e o reinado de Israel não durou muito. Por conta disso, o seu contato direto com Deus chegou ao fim.

Após o reinado de Salomão a nação de Israel foi dividida. As dez tribos do norte continuaram a ser chamadas de Israel. O reino do sul, conhecido como Judá, manteve-se fiel à dinastia de reis de Davi. Mas, depois disso, nenhuma delas seguiu completamente o exemplo de Abraão e Davi.

Finalmente, tanto Israel quanto Judá foram conquistadas por seus poderosos vizinhos. Depois de uma série de invasões, Israel entrou em colapso e foi levada cativa pelos assírios em 721 a.C. O reino de Judá foi conquistado pelos babilônios sob o comando de Nabucodonosor em 587 a.C. Com sua queda, o reino temporário de Israel foi riscado do mapa. Somente um remanescente desse povo permaneceu como cativo e escravo.

Entre os cativos de Judá, que foram removidos para a Babilônia, estava um jovem de descendência nobre chamado Daniel­. Deus lhe deu a habilidade de interpretar sonhos e visões. Através de interpretações de Daniel, Deus revelou um futuro incrivelmente esperançoso para Israel.