A Necessidade de uma Nova Aliança

Você está aqui

A Necessidade de uma Nova Aliança

A Nova Aliança configura o compromisso divino de dar ao Seu povo o Seu Espírito, para que possam obedecê-Lo.

O problema se encontrava nos corações dos israelitas—seus pensamentos e atitudes. Os israelitas não obedeceram a Deus e deixaram de cumprir a sua parte nesse relacionamento com Deus por uma simples razão: " . . . andaram cada um conforme o propósito do seu coração malvado" (Jeremias 11:8). No entanto, Deus trouxe uma solução: uma aliança diferente, uma nova aliança, que iria resolver o problema.

Observe Deus profetizou que um dia iria criar um novo coração em Seu povo, dando-lhes o seu Espírito para que pudessem Lhe obedecer: "E vos darei um coração novo e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei o coração de pedra da vossa carne e vos darei um coração de carne. E porei dentro de vós o meu espírito e farei que andeis nos meus estatutos, e guardeis os meus juízos, e os observeis. E habitareis na terra que eu dei a vossos pais, e vós me sereis por povo, e eu vos serei por Deus" (Ezequiel 36:26-28).

Por que precisamos do Espírito de Deus?

"Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz. Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser. Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus. Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele" (Romanos 8:6-9).

As pessoas naturalmente não gostam de obedecer às leis de Deus. Não está em nossa natureza carnal a vontade de seguir os caminhos de Deus. Muitas pessoas, através dos tempos, têm tentado solucionar seus problemas por conta própria e buscado seguir os seus próprios caminhos, sem o Espírito de Deus. Mas esses caminhos geram dor e sofrimento, enfim, leva à morte (Romanos 3:16; Provérbios 14:12; 16:25).

Qual o efeito do Espírito de Deus naqueles que o recebem?

"Pois se vocês viverem de acordo com a carne, morrerão; mas, se pelo Espírito fizerem morrer os atos do corpo, viverão, porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus. Pois vocês não receberam um espírito que os escravize para novamente temerem, mas receberam o Espírito que os torna filhos por adoção, por meio do qual clamamos: 'Aba, Pai'" (Romanos 8:13-15, NVI).

O Espírito de Deus nos capacita a mortificar os desejos do corpo, as obras malignas da carne tais como o adultério, a fornicação, o ódio, a inveja, a ira e o egoísmo (Gálatas 5:19-21). Quando o Espírito de Deus habita em nós, ele nos permite ter uma atitude que vem de dentro do coração e ter um entusiasmo genuíno para nos submeter a Deus e seguir a Sua direção.

O que há de diferente na Nova Aliança?

"Eis aí vêm dias, diz o Senhor, em que firmarei nova aliança com a casa de Israel e com a casa de Judá . . . esta é a aliança que firmarei com a casa de Israel, depois daqueles dias, diz o Senhor: Na mente, lhes imprimirei as minhas leis, também no coração lhas inscreverei; eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo" (Jeremias 31:31-33, ARA; comparar Hebreus 8:10; 10:16).

A Nova aliança é o compromisso assumido por Deus de dar ao Seu povo o Seu Espírito a fim de que possam Lhe obedecer. Veja que nesta passagem a lei de Deus está inclusa na Nova aliança. Sua lei não mudou. O que Deus prometeu a Si mesmo foi mudar o coração do homem. Ele vai capacitar a todos aqueles que entrem nessa Nova aliança a ter o desejo sincero de obedecer as Suas leis.

Lembre-se, Deus não encontrou nenhuma falha em Sua lei sob os termos da Antiga Aliança. A culpa era do pensamento egocêntrico e rebelde do povo. A lei de Deus e o Seu caminho de vida permanecem como parte integrante da Nova Aliança. A Nova Aliança exige uma verdadeira mudança no coração e na mente que pode ser alcançada somente através do poder transformador do Espírito de Deus.

Uma vez um jovem perguntou a Jesus: "Bom Mestre, que bem farei, para conseguir a vida eterna?" E disse-lhe: " . . . Se queres, porém, entrar na vida, guarda os mandamentos" (Mateus 19:16-17). Todo relacionamento precisa de regras. As leis de Deus faziam parte da Antiga Aliança. Eles também fazem parte da Nova Aliança. Com a ajuda do Espírito Santo, podemos ter um coração capaz de responder de forma muito diferente daqueles antigos israelitas, que rejeitaram o caminho de vida de Deus.

A natureza da lei de Deus é fundamental para se entender as alianças bíblicas. As leis de Deus permanecem para sempre (Salmo 119:89, 160). Ele as estabeleceu para vigorarem eternamente (versículo 152). A noção de uma aliança sem regras para definir um relacionamento simplesmente não tem sentido.

O que torna a Nova Aliança uma melhor aliança?

" . . . Ele também Mediador de superior aliança instituída com base em superiores promessas" (Hebreus 8:6, ARA).

A maior diferença entre a Antiga Aliança e a Nova Aliança se encontra nas promessas feitas por Deus. Em certo sentido, a Nova Aliança é uma expansão e uma renovação das promessas que Ele fez na Antiga Aliança. A Antiga Aliança oferecia primeiramente bênçãos físicas. Quais são as melhores promessas da Nova Aliança?

A Nova Aliança inclui as promessas que Deus fez a Abraão, que foram a base da Antiga Aliança. Mas sua ênfase está nas promessas relacionadas com a conversão através do Espírito de Deus e a vida eterna. Paulo nos diz que: "A bênção de Abraão cheg[ou] aos gentios, em Jesus Cristo, a fim de que recebêssemos, pela fé, o Espírito prometido" (Gálatas 3:14). Uma das promessas foi o Espírito Santo, o que traria a renovação espiritual do coração. Como vimos antes, isso foi o problema do relacionamento entre Deus e Israel sob a Antiga Aliança. Os israelitas não tinham um coração convertido para obedecer a seu Criador.

Algumas das exigências da Antiga Aliança, como os sacrifícios de animais e os rituais do templo, apontavam para o sacrifício de Jesus Cristo, que os substituiu quando morreu por nossos pecados (Hebreus 9:14; 10:1-14). Portanto, as leis de Deus eram a base do relacionamento da Antiga Aliança e também o fundamento do relacionamento da Nova Aliança. Agora elas estão introduzidas nos corações e nas mentes do povo de Deus, em vez de estarem escritas somente nas pedras ou nos pergaminhos.

Que "grandíssimas" promessas fez Deus com a Nova Aliança?

"Pelas quais ele nos tem dado grandíssimas e preciosas promessas, para que por elas fiqueis participantes da natureza divina, havendo escapado da corrupção, que, pela concupiscência, há no mundo" (2 Pedro 1:4).

"Então, dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o Reino que vos está preparado desde a fundação do mundo" (Mateus 25:34; comparar versículo 46).

A maior promessa da Nova Aliança é a vida eterna. A Antiga Aliança não previa que o povo recebesse a vida eterna. Portanto, sob a Nova Aliança, "aquele que dos mortos ressuscitou a Cristo também vivificará o vosso corpo mortal, pelo seu Espírito que em vós habita" (Romanos 8:11). O Espírito de Deus tornou possível recebermos o dom de Deus da vida eterna. As promessas físicas da Antiga Aliança, como prosperidade e proteção, não podem se comparar à grandiosa benção da imortalidade disponível para nós sob a Nova Aliança.

Como Paulo exortou a Timóteo: "Milita a boa milícia da fé, toma posse da vida eterna, para a qual também foste chamado, tendo já feito boa confissão diante de muitas testemunhas" (1 Timóteo 6:12). Deus promete que vamos herdar o Seu Reino e Sua natureza e Seu caráter santo e justo.

Deus confirma as Suas promessas são seguras com um juramento solene. "Pelo que, querendo Deus mostrar mais abundantemente a imutabilidade do seu conselho aos herdeiros da promessa, se interpôs com juramento, para que por duas coisas imutáveis, nas quais é impossível que Deus minta, tenhamos a firme consolação, nós, os que pomos o nosso refúgio em reter a esperança proposta" (Hebreus 6:17-18).

Deus mesmo nos assegura que nos glorificará como Cristo foi glorificado. "Portanto, tudo sofro por amor dos escolhidos, para que também eles alcancem a salvação que está em Cristo Jesus com glória eterna. Palavra fiel é esta: que, se morrermos com ele, também com ele viveremos; se sofrermos, também com ele reinaremos; se o negarmos, também ele nos negará" (2 Timóteo 2:10-12).

A Nova Aliança nos garante a ajuda de Jesus Cristo, nosso Salvador e Sumo Sacerdote vivente, através do Espírito Santo. Ele, o Espírito Santo, é a suprema expressão do amor de Deus, cujo desejo é que tenhamos um relacionamento eterno com Ele como Seus filhos.