O Amor é a Base do Relacionamento com Deus

Você está aqui

O Amor é a Base do Relacionamento com Deus

O apóstolo João nos diz: "Aquele que não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor. Nisto se manifestou o amor de Deus para conosco: que Deus enviou seu Filho unigênito ao mundo, para que por ele vivamos" (1 João 4:8-9; comparar João 3:16-17; Tito 3:4-7).

Como dissemos antes nesta lição, Deus demonstra o Seu amor através de muitas profecias que são relacionadas com a pronessa de nós recebermos a salvação e a vida eterna. Deus Pai deseja estar envolvido pessoalmente em nossa vida diária. Como Paulo disse: "Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade" (Filipenses 2:13). Paulo explica que Jesus Cristo, nosso Irmão mais velho, vive em nós, se somos realmente cristãos convertidos (Gálatas 2:20).

Como podemos ter certeza que o Pai e Jesus Cristo vão nos socorrer quando necessitarmos de ajuda espiritual?

"Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado. Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno" (Hebreus 4:15-16).

"E esta é a confiança que temos nele: que, se pedirmos alguma coisa, segundo a sua vontade, ele nos ouve. E, se sabemos que nos ouve em tudo o que pedimos, sabemos que alcançamos as petições que lhe fizemos" (1 João 5:14-15, comparar Mateus 7:7-8, Filipenses 4:6).

Os relacionamentos são construídos com boa comunicação. A Palavra de Deus revela que Ele nos ouve e responde nossas perguntas de acordo com a Sua vontade e nosso bem-estar. Ele quer que correspondamos ao Seu amor. Nós falamos com Deus através de nossos pensamentos e orações e Ele fala conosco através de Sua Palavra, do Seu Espírito e dos Seus servos.

Como devemos expressar nosso amor a Deus?

"E nisto sabemos que o conhecemos: se guardarmos os seus mandamentos. Aquele que diz: Eu conheço-o e não guarda os seus mandamentos é mentiroso, e nele não está a verdade. Mas qualquer que guarda a sua palavra, o amor de Deus está nele verdadeiramente aperfeiçoado; nisto conhecemos que estamos nele. Aquele que diz que está nele também deve andar como ele andou" (1 João 2:3-6; comparar 1 João 3:22).

"Nisto conhecemos que amamos os filhos de Deus: quando amamos a Deus e guardamos os seus mandamentos. Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos; e os seus mandamentos não são pesados​​" (1 João 5:2-3).

Como explica João, Deus espera que demonstremos nosso amor a Ele e ao nosso semelhante, guardando os Seus mandamentos. A vida de Jesus Cristo é um modelo de como devemos viver. Jesus guardou os mandamentos de Deus (João 15:10). Ele agradou a Deus por causa de Sua obediência e Seu desejo de fazer a vontade de Deus. (Para mais informações sobre esse assunto, por favor, não deixe de solicitar o seu exemplar gratuito de nosso guia de estudo Os Dez Mandamentos).

À medida que recebemos o amor de Deus, Ele espera que o compartilhemos com as outras pessoas. Esse amor, disse Cristo, deve caracterizar os Seus discípulos através dos séculos. "Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis. Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros" (João 13:34-35; comparar 1 João 4:11).

Que outras qualidades espirituais devem ser evidentes em nossas vidas quando nos esforçamos para viver de acordo com a vontade de Deus?

"Porque necessitais de paciência, para que, depois de haverdes feito a vontade de Deus, possais alcançar a promessa.

Porque ainda um poucochinho de tempo, e o que há de vir virá e não tardará. Mas o justo viverá da fé; e, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele" (Hebreus 10:36-38).

"E, tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como ao Senhor e não aos homens, sabendo que recebereis do Senhor o galardão da herança, porque a Cristo, o Senhor, servis" (Colossenses 3:23-24).

"E eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo para dar a cada um segundo a sua obra. Eu sou o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim, o Primeiro e o Derradeiro" (Apocalipse 22:12-13).

A vida de um cristão não é fácil (Mateus 7:13-14; 2 Timóteo 3:12). Nós temos de crer, com convicção, buscando a Deus enquanto esperamos pacientemente pelo cumprimento de Suas promessas.

Quando seguimos a Deus consistentemente e correspondemos à Sua vontade, assim podemos desfrutar das bênçãos espirituais que Ele promete. Mas muitas das promessas e bênçãos mais importantes só vão se tornar realidade quando Jesus Cristo voltar. Jesus nos diz: "Tenho-vos dito isso, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo; eu venci o mundo" (João 16:33). Uma das grandes bênçãos que recebemos é a capacidade de resistir, ter paciência e ter habilidade de suportar os problemas que enfrentamos neste "presente século mau" (Gálatas 1:4; Mateus 10:31-38).

Será que é importante vivermos segundo a vontade de Deus para herdarmos as Suas promessas?

"Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no Reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus" (Mateus 7:21, comparar Lucas 6:46).

Vivermos nossa vida de acordo com a vontade do Pai é importante para Cristo. Ele considera aqueles que fazem a vontade de Deus como membros de Sua família íntima. "Pois quem faz a vontade de meu Pai que está nos céus é meu irmão, irmã e mãe" (Mateus 12:50).

Aquele que somente fingem servir a Deus—mas na realidade vivem na iniquidade, violando a lei espiritual de Deus—não vai entrar no Reino de Deus (Mateus 7:22 23). Ou seja, essa pessoa não fará parte de Sua família espiritual eterna.

Hoje em dia, quem são os membros da família de Deus?

"Escrevo-te estas coisas . . . para que saibas como convém andar na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, a coluna e firmeza da verdade" (1 Timóteo 3:14-15).

A Igreja é a casa, ou família, de Deus. São aquelas pessoas que atendem ao Seu chamado para obedecer a Sua divina vontade. Paulo escreveu aos cristãos de seus dias: "Assim que já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos Santos e da família de Deus; edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina; no qual todo o edifício, bem-ajustado, cresce para templo santo no Senhor, no qual também vós juntamente sois edificados para morada de Deus no Espírito" (Efésios 2:19-22).

Mas o que é a Igreja de Deus? Em qualquer debate sobre a Igreja, nós devemos primeiro definir o seu significado. Segundo a Bíblia, a palavra igreja vem do grego, ekklesia. Na sua essência, ela significa "chamados". Este termo é usado para descrever os crentes a quem Deus chamou para sair deste mundo para segui-Lo.

Na Bíblia, a palavra igreja jamais significou um edifício, como alguns acreditam incorretamente. "Ela sempre representa qualquer grupo de comunidades de cristãos de quaisquer localidades [que] se reúnem para praticar sua religião ou a totalidade destes grupos espalhados através do mundo" (Glossário do Novo Testamento do Tradutor [Translator’s, New Testament, glossary] pp. 557:558).

Paulo define a Igreja como "o Corpo de Cristo" (1 Coríntios 12:12, 27). Entre seus membros, há anciãos que lideram e ensinam aos membros da Igreja.

"Quando chegaram a Jerusalém, foram recebidos pela igreja e pelos apóstolos e anciãos e lhes anunciaram quão grandes coisas Deus tinha feito com eles" (Atos 15:4). Aqui, a "igreja" é identificada como aqueles apóstolos, anciãos e outros membros em Jerusalém. Outras passagens referem-se à "igreja" em outros locais (Atos 13:1; Romanos 16:1; 1 Coríntios 1:2).

Quem fundou a Igreja de Deus?

"Sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela" (Mateus 16:18).

Jesus Cristo é o fundador da Igreja de Deus. Ele prometeu que a Igreja continuaria existindo, após sua fundação, no primeiro século e que permaneceria até hoje.

O que distingue claramente as pessoas que fazem parte da Igreja de Deus?

"Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele" (Romanos 8:9).

Aqueles que têm o Espírito de Deus habitando neles, esses são os verdadeiros discípulos de Deus e fazem parte da verdadeira Igreja de Deus. O Corpo de Cristo é composto daqueles que tem o Espírito Santo (1 Coríntios: 12:13).

"Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus" (Romanos 8:14). O Espírito de Deus distingue aqueles que são seus filhos daqueles que ainda não foram chamados.

Quem dirige a Igreja de Deus?

"Porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo. De sorte que, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo sujeitas a seu marido" (Efésios 5:23-24, comparar Colossenses 1:18).

Jesus Cristo, como sua Cabeça, é quem a dirige a Igreja de Deus. Cristo ama a Igreja e constantemente a alimenta e trabalha com ela, preparando-a para ser sua noiva (Efésios 5:25-27).

Que funções desempenham os anciãos da Igreja?

"E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo, até que todos cheguemos à unidade da fé e ao conhecimento do Filho de Deus, a varão perfeito, à medida da estatura completa de Cristo" (Efésios 4:11-13).

Jesus Cristo escolhe alguns para servir ao Corpo de Cristo e ajudar aos membros a crescerem espiritualmente. A palavra ministro significa "servo". Os pastores e outros anciãos são chamados por Deus para suprirem as necessidades espirituais daquelas pessoas que são chamadas por Deus. O ensinamento salutar é uma de suas mais importantes responsabilidades (versículo 12-15).

Os anciãos têm a função de ensinar a doutrina bem como ajudar aos cristãos a crescerem na graça e no conhecimento de Jesus Cristo (2 Pedro 3:18). Paulo disse aos anciãos que ele havia ensinado pessoalmente: "Olhai, pois, por vós e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue" (Atos 20:28).

Noutra ocasião, ele explicou como ele e outros apóstolos trabalhavam a serviço da Igreja. "Não que tenhamos domínio sobre a vossa fé, mas porque somos cooperadores de vosso gozo; porque pela fé estais em pé" (2 Coríntios 1:24).

A responsabilidade dos anciãos da Igreja inclui supervisionar o rebanho de Deus, conduzindo e cuidando dele com tolerância como um bom pastor faz com suas ovelhas (1 Pedro 5:1 3).

Qual é a missão da Igreja?

"E este evangelho do Reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as gentes, e então virá o fim" (Mateus 24:14).

"Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-as a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado" (Mateus 28:19-20).

Deus chama as pessoas por várias razões, uma delas é para ajudar a cumprir a comissão dada à Igreja para pregar o evangelho e instruir àqueles que Deus chama a fim de que possam entender e viver em Seu caminho de vida. Através dos esforços combinados desses chamados de Deus é que essa comissão vem sendo cumprida.

Paulo disse que a Igreja deve sempre se esforçar, "procurando diligentemente guardar a unidade do Espírito no vínculo da paz" (Efésios 4:3). Paulo encoraja os membros da Igreja a trabalharem pela unidade e assim espalharem o verdadeiro evangelho e fazerem discípulos.

Paulo descreve o tipo de atitude humilde que conduz à verdadeira unidade espiritual dentro da Igreja: "Portanto, se há algum conforto em Cristo, se alguma consolação de amor, se alguma comunhão no Espírito, se alguns entranháveis afetos e compaixões, completai o meu gozo, para que sintais o mesmo, tendo o mesmo amor, o mesmo ânimo, sentindo uma mesma coisa. Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo. Não atente cada um para o que é propriamente seu, mas cada qual também para o que é dos outros. De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus" (Filipenses 2:1-5).

Os membros da Igreja são admoestados a amar e a cuidar uns dos outros como Cristo amou os Seus discípulos e cuidou deles. Isto requer um esforço coletivo e individual.

Será que os membros da Igreja deveriam se reunir regularmente?

"E consideremo-nos uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras, não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns; antes, admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais quanto vedes que se vai aproximando aquele Dia" (Hebreus 10:24-25, comparar Levítico 23:3).

Os membros da Igreja devem trabalhar juntos para cumprir a comissão que Cristo lhes deu, reunindo-se em assembleia e, juntos, encorajarem uns aos outros a serem instruídos na verdade de Deus, assim demonstrando amor e apoio uns aos outros.

O que mais os membros da Igreja devem fazer?

"Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade, porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade" (João 4:23-24).

A Igreja também se reúne unânimes para adorar a Deus. Observe que Cristo disse que os Seus seguidores devem adorar o Pai em "espírito e em verdade".

O que significa essa "verdade" mencionada por Jesus Cristo?

"Eles [os cristãos] não são do mundo, como também eu não sou. Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade" (João 17:16-17, ARA).

Cristo mostrou que os Seus discípulos deveriam ser aqueles que foram santificados—separados—pela verdade de Deus. Através dos séculos a humanidade tem debatido acerca de que é esta verdade. Adlai Stevenson, estadista norte-americano, do século vinte, disse: "Você verá que a verdade é freqüentemente impopular e a controvérsia entre a fantasia agradável e a realidade desagradável é bem grande".

Portanto, muitas pessoas têm aceitado as tradições e os costumes imaginários como parte de sua religião pois isso é mais fácil e popular, e desta maneira a verdade de Deus tem sido obscurecida. A verdade de Deus é toda a Palavra de Deus, a Bíblia Sagrada, tanto o Antigo quanto o Novo Testamento (Mateus 4:4; Lucas 4:4; 2 Timóteo 3:15 17).

A Palavra de Deus deve ser a base de nossas crenças em vez de tradições e costumes de homens (Marcos 7:9-13). Jesus disse: "Em vão, porém, me honram, ensinando doutrinas que são mandamentos de homens. Porque, deixando o mandamento de Deus, retendes a tradição dos homens" (versículos 7-8).

Cristo disse que Sua Igreja seria um imenso e influente corpo eclesiástico?

"Não temas, ó pequeno rebanho, porque a vosso Pai agradou dar-vos o Reino" (Lucas 12:32; comparar Deuteronômio 7:7).

Cristo mostra que o corpo de membros cristãos seria um "pequeno rebanho", um grupo relativamente pequeno.

Onde se encontra essa Igreja hoje?

A Igreja não é um prédio. São as pessoas chamadas por Deus para desfrutar de uma relação especial com Ele. São pessoas chamadas para sair do mundo e que aceitaram o convite para receber o Espírito de Deus. A Igreja compõe-se de um número relativamente pequeno de crentes que seguem a verdade de Deus e o ensinamento e exemplo de Jesus Cristo. Estas pessoas também imitam o exemplo dos apóstolos da Igreja do primeiro século.

A Igreja é um organismo espiritual, que inclui os anciãos que ajudam na edificação e crescimento espiritual dos outros membros. Os membros da Igreja trabalham juntos em direção à meta da maturidade espiritual. Trabalhando em direção a um objetivo comum, os membros da Igreja se dedicam a cumprir a missão que Jesus Cristo lhes deu há quase dois mil anos. (Para entender melhor acerca da Igreja, não deixe de solicitar sua cópia gratuita do guia de estudo A Igreja Que Jesus Edificou).