O Relacionamento de Deus com a Antiga Israel

Você está aqui

O Relacionamento de Deus com a Antiga Israel

O convite de Deus para um relacionamento, às vezes, vai além do chamado individual. Ele convidou toda a nação da antiga Israel para entrar em um relacionamento com Ele.

Essa associação foi baseada em uma aliança que previa promessas, expectativas e condições importantes para manter esse relacionamento.

Através de Moisés, Deus disse aos israelitas: "Agora, pois, se diligentemente ouvirdes a minha voz e guardardes a minha aliança, então, sereis a minha propriedade peculiar dentre todos os povos; porque toda a terra é minha; vós me sereis reino de sacerdotes e nação santa" (Êxodo 19:5-6, ARA).

Esse relacionamento, de certa forma, foi admitido como uma aliança de casamento. Mas o coração de Israel não estava inclinado a obedecer a Deus. Através do profeta Jeremias, Deus disse a Israel: "Deveras, como a mulher se aparta perfidamente do seu marido, assim com perfídia te houveste comigo, ó casa de Israel" (Jeremias 3:20, ARA). Antes disso, Deus tinha dito a Samuel: "Antes, a Mim me tem rejeitado, para Eu não reinar sobre eles" (1 Samuel 8:7).

Veja o que Deus achou de eles O rejeitarem como seu Deus e Rei.

"Ouvi, ó céus, e presta ouvidos, tu, ó terra, porque fala o Senhor: Criei filhos e exalcei-os, mas eles prevaricaram contra mim. O boi conhece o seu possuidor, e o jumento, a manjedoura do seu dono, mas Israel não tem conhecimento, o Meu povo não entende . . . Deixaram o Senhor, blasfemaram do Santo de Israel, voltaram para trás" (Isaías 1:2-4).

Qual foi a resposta de Deus para essa rejeição? "Com mão erguida, também jurei a eles . . . que os espalharia entre as nações e os dispersaria por outras terras, porque não obedeceram às minhas leis, mas rejeitaram os meus decretos e profanaram os meus sábados, e os seus olhos cobiçaram os ídolos de seus pais" (Ezequiel 20:23-24, NVI).

Embora os antigos israelitas tenham rejeitado a Deus e recusaram Seu convite para um relacionamento, Ele ainda deseja profundamente ter um relacionamento com os seres humanos. Embora Deus tenha castigado os israelitas, Ele nunca os abandonou completamente nem aos seus descendentes. Paulo explica: "Pergunto, pois: Acaso Deus rejeitou o seu povo? De maneira nenhuma! Eu mesmo sou israelita, descendente de Abraão, da tribo de Benjamim. Deus não rejeitou o seu povo, o qual de antemão conheceu" (Romanos 11:1-2, NVI).

Paulo continua: "Irmãos, não quero que ignorem este mistério, para que não se tornem presunçosos: Israel experimentou um endurecimento em parte, até que chegue a plenitude dos gentios. E assim todo o Israel será salvo, como está escrito: Virá de Sião o redentor que desviará de Jacó a impiedade" (versículos 25-26, NVI).

Paulo conclui: “Quanto ao evangelho, eles são inimigos por causa de vocês; mas quanto à eleição [como pessoas com quem Deus estabeleceu um relacionamento especial] são amados por causa dos patriarcas, pois os dons e o chamado de Deus são irrevogáveis. Assim como vocês, que antes eram desobedientes a Deus, mas agora receberam misericórdia, graças à desobediência deles, assim também agora eles se tornaram desobedientes, a fim de que também recebam agora misericórdia, graças à misericórdia de Deus para com vocês" (versículos 28-31, NVI).

Por causa de Sua grande misericórdia, Deus planeja trazer o povo de Israel ao completo arrependimento e, trabalhando com eles, vai convidar todas as outras pessoas para entrar em um relacionamento semelhante com Ele.

Deus é fiel. Ele não desiste de um relacionamento que estabeleceu, enquanto ainda há alguma esperança de arrependimento e restauração das partes envolvidas.