Conceitos Abrangentes Acerca do Pecado na Bíblia

Você está aqui

Conceitos Abrangentes Acerca do Pecado na Bíblia

As palavras hebraicas e gregas traduzidas como "pecado" em toda a Bíblia se concentram em grande parte em dois conceitos. O primeiro é a transgressão.

Transgredir significa "cruzar a linha" ou "ultrapassar uma demarcação ou limite". Esse conceito pode ser comparado a um campo futebol, onde há linhas que fixam os limites dentro das quais se é permitido jogar. Quando um jogador cruza essas linhas, então ele comete uma "transgressão", ultrapassando os limites. Esse limites definem a área de jogo e os jogadores devem permanecer dentro dessa área demarcada.

A maioria das outras palavras traduzidas como "pecado" na Bíblia envolve um segundo conceito: "errar o alvo". Mais uma vez vamos usar uma analogia esportiva, se um jogador tem como objetivo fazer o gol e erra, quantos pontos ele consegue? Nenhum. Ele perdeu o gol e errou o alvo que estava mirando.

Esse ponto de vista do pecado inclui o conceito de ir a uma direção, mas logo se desviar do curso e sair da direção pretendida, tendo como resultado não fazer o gol. É assim que nós perdemos.

Esse conceito abrange também a ideia de não atingir a média estabelecida. Por exemplo, a maioria dos cursos acadêmicos tem provas que exigem uma nota mínima. Se não alcançarmos essa nota, então falhamos o teste ou o curso. O fato de não conseguir essa nota estabelecida significa "errar o alvo" e não passar.

Ambos os conceitos, transgredir e errar o alvo, envolvem requisitos básicos. Se transgredirmos, cruzamos essas demarcações ou limites, e então isso significa há limites que não podemos atravessar. Se erramos o alvo, então deve haver uma marca ou balizamento estabelecido. Pecar, então, significa transgredir os limites que Deus estabeleceu para nós e errar o alvo que Ele marcou.

Aqui é onde as definições bíblicas do pecado tornam-se importantes—porque essas escrituras definem os limites e os padrões que Deus estabelece para nós. Elas definem os limites do campo em que devemos viver. Elas também definem nosso objetivo e os padrões mínimos para atingi-lo. Em outras palavras, as definições bíblicas do pecado nos mostram os padrões que Deus nos deu e definem o que é aceitável e inaceitável para Ele. E nos mostram o que atinge e o que não atinge essas normas, as quais são os princípios fundamentais que Deus nos deu para viver.

As definições de pecado na Bíblia não são simplesmente regras arbitrárias de prós e contras. Em vez disso, elas nos apontam o caminho de Deus para nossa vida, os princípios espirituais que refletem o Seu caráter.