POR QUE DEVEMOS SER RECONCILIADOS COM DEUS?

Você está aqui

POR QUE DEVEMOS SER RECONCILIADOS COM DEUS?

Como o pecado afeta o nosso relacionamento com Deus?

"Eis que a mão do Senhor não está encolhida, para que não possa salvar; nem o seu ouvido, agravado, para não poder ouvir. Mas as vossas iniquidades fazem divisão entre vós e o vosso Deus, e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça" (Isaías 59:1-2).

Qual é a solução para nosso afastamento de Deus?

"Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto. Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno, os seus pensamentos e se converta ao Senhor, que se compadecerá dele; torne para o nosso Deus, porque grandioso é em perdoar" (Isaías 55:6-7).

Como podemos nos reconciliar com Deus?

"Logo, muito mais agora, sendo justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira. Porque, se nós, sendo inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho, muito mais, estando já reconciliados, seremos salvos pela sua vida. E não somente isto, mas também nos gloriamos em Deus por nosso Senhor Jesus Cristo, pelo qual agora alcançamos a reconciliação" (Romanos 5:9-11; comparar 2 Coríntios 5:18-20).

Será que Deus espera que nos esforcemos para sermos irrepreensíveis depois de reconciliados com Ele?

"A vós também, que noutro tempo éreis estranhos e inimigos no entendimento pelas vossas obras más, agora, contudo, vos reconciliou no corpo da Sua carne, pela morte, para, perante Ele, vos apresentar santos, e irrepreensíveis, e inculpáveis, se, na verdade, permanecerdes fundados e firmes na fé e não vos moverdes da esperança do evangelho que tendes ouvido . . . " (Colossenses 1:21-23).

Todos os reconciliados com Deus, mediante a fé no sacrifício de Cristo, devem continuar a viver "na fé"—ou seja, em harmonia com as crenças fundamentais ensinadas em toda a Palavra de Deus (Mateus 4:4).

Quais pecados são cobertos pelo sangue de Cristo?

"Sendo [os crentes] justificados gratuitamente por sua graça, por meio da redenção que há em Cristo Jesus. Deus o ofereceu como sacrifício para propiciação mediante a fé, pelo seu sangue, demonstrando a sua justiça. Em sua tolerância, havia deixado impunes os pecados anteriormente cometidos" (Romanos 3:24-25, NVI).

No momento de nosso batismo, Deus perdoa nossos pecados passados—"pecados anteriormente cometidos"—quando nos arrependemos e deixamos de praticá-los. Mas a Sua graça e misericórdia jamais nós dá permissão para continuar pecando. Veja como Paulo começou a sua explicação sobre o batismo: "Que diremos, pois? Permaneceremos no pecado, para que a graça seja mais abundante? De modo nenhum! Nós que estamos mortos para o pecado, como viveremos ainda nele?" (Romanos 6:1­-2).

Cristo morreu para pagar por nossos pecados e nos levar ao arrependimento. Ele nunca teve a intenção de que interpretássemos a graça e o perdão como permissão para ignorar esses ensinamentos essenciais, que Deus revelou através das Escrituras antes mesmo de nascermos. Em vez disso, como já lemos, Ele ensinou que "nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra de Deus" (Lucas 4:4).

Por que precisamos da graça de Deus?

"Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie. Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas" (Efésios 2:8-10).

Não podemos fazer nada para ganhar o perdão e a salvação. Ambos são presentes de Deus. "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus" (João 3:16-18).

Seria preciso ter fé, pela graça de Deus através do sacrifício de Cristo, para ser perdoado?

"Nele, também fostes . . . sepultados, juntamente com Ele, no batismo, no qual igualmente fostes ressuscitados mediante a fé no poder de Deus que o ressuscitou dentre os mortos. E a vós outros, que estáveis mortos pelas vossas transgressões e pela incircuncisão da vossa carne, vos deu vida juntamente com Ele, perdoando todos os nossos delitos" (Colossenses 2:11-13, ARA).

"Pelo que também rogamos sempre por vós, para que o nosso Deus vos faça dignos da sua vocação e cumpra todo desejo da sua bondade e a obra da fé com poder; para que o nome de nosso Senhor Jesus Cristo seja em vós glorificado, e vós nEle, segundo a graça de nosso Deus e do Senhor Jesus Cristo" (2 Tessalonicenses 1:11-12).

Será que nossa fé no perdão de Deus pode afetar nossa consciência?

"Tendo, pois, irmãos, ousadia para entrar no Santuário, pelo sangue de Jesus, pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou, pelo véu, isto é, pela sua carne, e tendo um grande sacerdote sobre a casa de Deus, cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé; tendo o coração purificado da má consciência e o corpo lavado com água limpa" (Hebreus 10:19-22).

Assim que nosso "velho homem" for sepultado através do batismo, Deus quer que deixemos para trás todo nosso sentimento de culpa pelos pecados passados. Ele deseja que abordemos o nosso futuro com a confiança de que os nossos pecados foram perdoados por Ele. Nós temos de começar uma nova vida sem se preocupar com o passado.

Paulo descreve a atitude de uma consciência limpa, a qual Deus deseja que tenhamos. "Irmãos, não penso que eu mesmo já o tenha alcançado, mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus. Todos nós que alcançamos a maturidade devemos ver as coisas dessa forma . . . " (Filipenses 3:13-15, NVI).