Qual a importância de nossas escolhas?

Você está aqui

Qual a importância de nossas escolhas?

Na parábola do semeador e da semente, Jesus ilustra que as pessoas fazem diferentes escolhas quando ouvem a explicação da Palavra de Deus. Nessa parábola cada participante escuta a Palavra de Deus. Mas cada um reage de maneira diferente ao que ouve. Você pode ler essa parábola no capítulo 13 de Mateus. Jesus recita a parábola e depois diz que ela significa.

Primeiro, Ele explica a resposta de alguém que ainda não foi chamado por Deus. "Ouvindo alguém a palavra do Reino e não a entendendo, vem o maligno e arrebata o que foi semeado no seu coração; este é o que foi semeado ao pé do caminho" (Mateus 13:19). Essa pessoa não consegue captar a essência do assunto.

Depois Jesus explica três diferentes respostas de quem entende Sua mensagem—aqueles a quem Deus têm chamado. Deus abre suas mentes. Todos os três compreendem o significado da mensagem de Jesus. Mas cada um reage de maneira diferente—e por razões diferentes.

"Porém o que foi semeado em pedregais é o que ouve a palavra e logo a recebe com alegria; mas não tem raiz em si mesmo; antes, é de pouca duração; e, chegada a angústia e a perseguição por causa da palavra, logo se ofende" (versículos 20-21). Sua primeira resposta é aceitar com alegria. Mas seu entusiasmo rapidamente se acaba. Por quê? Ela sente à pressão das pessoas ao seu redor. Ela se preocupa mais em agradar as pessoas do que a Deus. Ela tem medo de enfrentar problemas. Estar conforme os costumes e as expectativas de seus familiares, amigos e a sociedade é mais importante para essa pessoa do que servir a Deus. Essa pessoa recua sob a pressão e, eventualmente, rejeita o chamado de Deus.

"E o que foi semeado entre espinhos é o que ouve a palavra, mas os cuidados deste mundo e a sedução das riquezas sufocam a palavra, e fica infrutífera" (versículo 22). Essa pessoa é um pouco diferente. Ela não está muito preocupada com as opiniões dos que a cercam. Mas tem um problema: ela também se recusa a colocar Deus em primeiro lugar em sua vida. Ela se distrai com outras coisas. Sua prioridade é satisfazer suas necessidades pessoais e manter seu status, que consome seu interesse, tempo e energia. Ela está muito ocupada servindo a si mesma. Essa pessoa não tem tempo para Deus e, por simples negligência, também rejeita o Seu chamado.

"Mas o que foi semeado em boa terra é o que ouve e compreende a palavra; e dá fruto, e um produz cem, outro, sessenta, e outro, trinta" (versículo 23). Essa pessoa não apenas entende a Palavra de Deus, mas também a leva a sério. Ela a coloca em prática. Ela muda a sua vida! De todos os exemplos desta parábola somente essa pessoa é escolhida para a salvação. Pois, essa pessoa coloca Deus em primeiro lugar em sua vida. E faz um compromisso com Deus e o cumpre. Será que vamos seguir este exemplo?