A PROMESSA DE DEUS DE UMA NOVA ERA

Você está aqui

A PROMESSA DE DEUS DE UMA NOVA ERA

Deus prometeu que um descendente de Davi, cheio do Espírito, conduziria e julgaria o Seu povo?

"Um ramo [Cristo] urgirá do tronco de Jessé, e das suas raízes brotará um renovo. O Espírito do Senhor repousará sobre ele, o Espírito que dá sabedoria e entendimento, o Espírito que traz conselho e poder, o Espírito que dá conhecimento e temor do Senhor. E ele se inspirará no temor do Senhor. Não julgará pela aparência, nem decidirá com base no que ouviu; mas com retidão julgará os necessitados, com justiça tomará decisões em favor dos pobres . . . A retidão será a faixa de seu peito, e a fidelidade o seu cinturão" (Isaías 11:1-5, NVI).

Como Deus espera mudar o coração humano?

"E vos darei um coração novo e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei o coração de pedra da vossa carne e vos darei um coração de carne. E porei dentro de vós o meu espírito e farei que andeis nos meus estatutos, e guardeis os meus juízos, e os observeis . . . e vós me sereis por povo, e eu vos serei por Deus" (Ezequiel 36:26-28; comparar Isaías 59:20-21).

O Espírito de Deus não substitui o conhecimento do certo e do errado, que vem dos mandamentos e das leis de Deus. Antes, através do Seu Espírito, Deus nos dá a capacidade necessária para obedecer a Sua Palavra e a Sua vontade.

Deus prometeu tornar o seu Espírito disponível para todos?

"Acontecerá depois que derramarei o Meu Espírito sobre toda a carne" (Joel 2:28).

Deus tem um plano de longo prazo para mudar a natureza humana e reabrir a porta para toda a humanidade receber o Seu Espírito. A porta estava fechada quando Adão e Eva rejeitaram e escolheram a árvore do conhecimento do bem e do mal. Essa porta é a chave para essa mudança. Ela também é a chave para um novo relacionamento que as pessoas podem ter com Deus—arrependendo-se e aceitando o sacrifício de Seu Filho, Jesus, o Messias, para o perdão dos pecados.

Será que Deus está empenhado em realizar essas mudanças universais?

"Eis aí vêm dias, diz o Senhor, em que firmarei nova aliança com a casa de Israel e com a casa de Judá... Na mente, lhes imprimirei as minhas leis, também no coração lhas inscreverei; eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo. Não ensinará jamais cada um ao seu próximo, nem cada um ao seu irmão, dizendo: Conhece ao Senhor, porque todos me conhecerão, desde o menor até ao maior deles, diz o Senhor. Pois perdoarei as suas iniquidades e dos seus pecados jamais me lembrarei" (Jeremias 31:31-34, ARA).

Deus tem se comprometido a tornar o Seu Espírito disponível a todas as tribos de Israel—para uma futura nação restaurada para todos os descendentes de Abraão através do seu neto Jacó. Nessa época, Ele usará o exemplo deles para ensinar as outras nações a se arrependerem para que também possam receber o Espírito Santo.

"O Senhor Eterno disse:―Agora, terei misericórdia dos descendentes de Jacó, que são o povo de Israel, e farei com que prosperem de novo. E protegerei o meu santo nome. Quando estiverem outra vez vivendo em segurança na sua própria terra, sem ninguém para ameaçá-los, aí serão capazes de esquecer a desgraça em que caíram por terem me traído.

"Para mostrar a muitas nações que eu sou santo, eu os trarei de volta de todos os países onde os seus inimigos vivem. Então o meu povo ficará sabendo que eu sou o Eterno, o seu Deus, pois os levei presos para fora do seu país e agora os ajuntei e trouxe de volta, sem deixar nenhum deles longe da sua própria terra. Derramarei o meu Espírito sobre o povo de Israel e nunca mais me afastarei deles. Eu, o Senhor Eterno, falei" (Ezequiel 39:25-29, Bíblia na Linguagem de Hoje).

Como essa nova Israel, uma nação guiada pelo Espírito de Deus, vai conseguir influenciar as outras nações?

"E virão muitos povos e dirão: Vinde, subamos ao monte do Senhor, à casa do Deus de Jacó, para que nos ensine o que concerne aos seus caminhos, e andemos nas suas veredas; porque de Sião sairá a lei, e de Jerusalém, a palavra do Senhor" (Isaías 2:3).

Os frutos do Espírito de Deus—como harmonia, cooperação e preocupação uns com os outros—vai se multiplicar dentro da Israel recém-reconstituída e as outras nações verão esses resultados e vão querer participar. Eles virão a Jerusalém em busca de orientação. "Naquele dia, sucederá que pegarão dez homens, de todas as línguas das nações, pegarão, sim, na orla da veste de um judeu, dizendo: Iremos convosco, porque temos ouvido que Deus está convosco" (Zacarias 8:23). Naturalmente, isso só vai ocorrer depois da segunda vinda de Jesus.

O que teve que acontecer para o Espírito de Deus ficar disponível a todos os seres humanos?

"Pelo que também na Escritura se contém: Eis que ponho em Sião a pedra principal da esquina, eleita e preciosa; e quem nela crer não será confundido. E assim para vós, os que credes, é preciosa . . . vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; vós que, em outro tempo, não éreis povo, mas, agora, sois povo de Deus; . . . " (1 Pedro 2:6-10).

Primeiro Deus teve que enviar a Jesus, como Seu Filho, como um ser humano para que se tornasse o Redentor e Salvador da humanidade. Jesus teve de morrer para possibilitar o perdão do pecado e a entrega do Espírito Santo a todos aqueles que se arrependessem. E Jesus também teve de edificar a Sua Igreja (Mateus 16:18), tendo um "sacerdócio real" (1 Pedro 2:9) treinado e preparado para estabelecer o seu Reino. É por isso que Deus está agora, através do poder de seu Espírito, convertendo e treinando "o Seu povo adquirido" como membros da Igreja que Jesus edificou.

O nascimento de Jesus estava relacionado com os planos de Deus para os descendentes de Jacó os quais ainda não foram realizados?

"Disse-lhe, então, o anjo: Maria, não temas, porque achaste graça diante de Deus, E eis que em teu ventre conceberás, e darás à luz um filho, e pôr-lhe-ás o nome de Jesus. Este será grande e será chamado Filho do Altíssimo; e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai, e reinará eternamente na casa de Jacó, e o seu Reino não terá fim" (Lucas 1:30-33, ARA).

Esses planos de Deus serão realizados no futuro durante o Reino milenial.

Será que o Espírito Santo teve um poderoso papel no nascimento e missão de Jesus?

"Respondeu-lhe o anjo: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e o poder do Altíssimo te envolverá com a sua sombra; por isso, também o ente santo que há de nascer será chamado Filho de Deus" (Lucas 1:35, ARA).

"Pois o Enviado de Deus fala as palavras dEle, porque Deus não dá O Espírito por medida. O Pai ama ao Filho, e todas as coisas tem confiado às Suas mãos" (João 3:34-35, ARA).

Os quatro relatos da vida e obra de Jesus—os quatro Evangelhos—atribuem os seus poderes divinos ao poder do Espírito Santo. Por exemplo, quando Ele foi levado "pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo" (Mateus 4:1) e resistiu com sucesso às tentações (versículos 3-11). "Então, Jesus, no poder do Espírito, regressou para a Galileia, e a sua fama correu por toda a circunvizinhança. E ensinava nas sinagogas, sendo glorificado por todos. Indo para Nazaré, onde fora criado, entrou, num sábado, na sinagoga, segundo o seu costume, e levantou-se para ler. Então, lhe deram o livro do profeta Isaías" (Lucas 4:14-17, ARA).

Jesus aplicou as profecias de Isaías à Sua missão?

"E, quando abriu o livro, achou o lugar em que estava escrito: O Espírito do Senhor é sobre mim, pois que me ungiu para evangelizar os pobres, enviou-me a curar os quebrantados do coração, a apregoar liberdade aos cativos, a dar vista aos cegos, a pôr em liberdade os oprimidos, a anunciar o ano aceitável do Senhor. E, cerrando o livro e tornando a dá-lo ao ministro, assentou-se; e os olhos de todos na sinagoga estavam fitos nele. Então, começou a dizer-lhes: Hoje se cumpriu esta Escritura em vossos ouvidos" (Lucas 4:17-21; comparar Isaías 61:1-2).

Jesus anunciou o início de Seu ministério como um ser humano físico numa sinagoga em sua cidade natal, Nazaré, em um dia de sábado. Ele fez isso lendo uma profecia de Isaías 61:1-2 referente ao Messias. Ele, então, confirmou que Ele era Aquele de quem Isaías havia profetizado. Ele também confirmou que tinha sido ungido por Deus, com o Espírito Santo, como Messias e que este Espírito O capacitaria a iniciar o Seu ministério de proclamação do evangelho.

Jesus, no entanto, leu apenas a parte da profecia de Isaías, que se aplicava à Sua primeira vinda. Essa mesma profecia também descreve o que Ele vai fazer quando voltar durante a Sua segunda vinda: "Ele me enviou para consolar os que choram, para dar aos que choram em Sião uma coroa de alegria, em vez de tristeza, um perfume de felicidade, em vez de lágrimas, e roupas de festa, em vez de luto. Eles farão o que é direito; serão como árvores que o Senhor plantou para mostrar a todos a sua glória. Eles reconstruirão casas que haviam caído e cidades que tinham sido arrasadas e que há muitos anos estavam em ruínas" (versículos 2-4, BLH).

O que Deus começou em Jesus Cristo, naquele tempo, por meio do poder do Espírito Santo, foi somente o começo do que iria realizar através do Seu Espírito. No livro de Apocalipse Jesus diz o seguinte: "Eu, Jesus, enviei o meu anjo, para vos testificar estas coisas nas igrejas. Eu sou a Raiz e a Geração de Davi, a resplandecente Estrela da manhã" (Apocalipse 22:16). João, o escritor de Apocalipse, continua: "E o Espírito e a esposa dizem: Vem! E quem ouve diga: Vem! E quem tem sede venha; e quem quiser tome de graça da água da vida" (versículo 17).

Esta mensagem, do último capítulo da Bíblia, convida a todos a participarem do Espírito de Deus [a água da vida] e apreciar seu fruto. Somente esse fruto pode satisfazer a sede espiritual e os desejos de todos os seres humanos. A obra de preparar a humanidade para receber o Espírito de Deus começou justamente na primeira vinda de Jesus.

Vamos ver como Deus está usando o Seu Espírito para preparar algumas pessoas, que Ele está chamando para ser a luz do mundo agora e no futuro—como reis e sacerdotes que vão ajudar a Jesus a converter o mundo inteiro.