Hoje é o Único Dia de Salvação?

Você está aqui

Hoje é o Único Dia de Salvação?

Algumas pessoas presumem que foi isso que o apóstolo Paulo quis dizer quando escreveu essa mensagem: “Como cooperadores de Deus, insistimos com vocês para não receberem em vão a graça de Deus. Pois ele diz: “Eu o ouvi no tempo favorável e o socorri no dia da salvação”. Digo-lhes que agora é o tempo favorável, agora é o dia da salvação” (2 Coríntios 6:1-2, NVI).

Paulo sabia exatamente o queria dizer. Mas não deixe de observar o que Paulo não disse. Ele não disse que hoje é o único dia de salvação, nem foi essa a intenção dele.

No original grego não há o limitador antes da frase “dia da salvação” nesse versículo. A maioria das traduções tem acrescentado artigo o antes de dia em uma tentativa de esclarecer as palavras de Paulo, mas ao fazê-lo, inadvertidamente, levam muitos a incompreensão do texto. A Bíblia Viva traduz assim o versículo 2: “Deus diz: “Seu clamor chegou a mim numa época favorável, quando as portas do acolhimento estavam bem abertas. Eu ajudei a você num dia quando a salvação estava sendo oferecida”. Agora mesmo Deus está pronto a dar-lhes acolhida. Hoje Ele está pronto a salvá-los”.

Para aqueles que estão na Igreja nesta época, agora é o dia da salvação deles. Deus está chamando-os agora. A salvação está disponível hoje para quem esteja disposto a se arrepender. Isso é o que Paulo queria dizer. O artigo “o” poderia até caber neste contexto―referindo-se ao dia da salvação daqueles que Deus está chamando neste tempo, agora.

Mas Paulo não disse nem concluiu que a salvação estava disponível somente naquela época. O dia da salvação para o resto do mundo ainda está no futuro. Paulo, de nenhuma maneira se contradiz nas muitas passagens bíblicas que mostram que o mundo em geral terá a oportunidade de salvação em épocas ainda por vir.