Os Antecedentes Históricos do Termo Igreja

Você está aqui

Os Antecedentes Históricos do Termo Igreja

“Primeiro, o termo grego que, basicamente, significa ‘chamados’ era comumente usado para indicar uma assembleia de cidadãos de uma cidade grega e é assim utilizado em Atos 19:32, 39. Os cidadãos que eram bem conscientes de sua condição privilegiada sobre os escravos e os não cidadãos, tinham sido chamados para a assembleia por um mensageiro e lidaram . . . com assuntos de interesse comum. Quando os primeiros cristãos entenderam que constituíam uma igreja, sem dúvida eles se viram como chamados por Deus através de Jesus Cristo para um propósito especial e que seu status era um privilégio em Jesus Cristo (Efésios 2:19)”.

“Segundo, o termo grego foi utilizado mais de uma centena de vezes na tradução grega do Antigo Testamento de uso comum no tempo de Jesus. O termo hebraico (qahal) significava simplesmente ‘assembleia’ e poderia ser usado de várias maneiras, referindo-se, por exemplo, a uma assembleia de profetas (1 Samuel 19:20), de soldados (Números 22:4) ou de pessoas de Deus [duma maneira geral, isto é, da nação de Israel] (Deuteronômio 9:10). O uso do termo no Antigo Testamento referindo-se ao povo de Deus é importante para entender o termo ‘igreja’ no Novo Testamento.

“Os primeiros cristãos eram judeus que usavam a tradução grega do Antigo Testamento. Para que eles utilizarem uma autodesignação que era comum no Antigo Testamento para o povo de Deus revela a sua compreensão da continuidade que liga o Antigo e o Novo Testamento. Os primeiros cristãos entendiam que eles eram o povo do Deus que se tinha revelado no Antigo Testamento (Hebreus 1:1-2), como os verdadeiros filhos de Israel (Romanos 2:28-29), tendo Abraão como seu pai (Romanos 4:1-25), e como o povo da Nova Aliança profetizada no Antigo Testamento (Hebreus 8:1-13)”.

“Como consequência desse amplo contexto de significado no mundo grego e no mundo do Antigo Testamento, o termo ‘igreja’ é usado no Novo Testamento para uma congregação local de cristãos chamados, como a ‘igreja de Deus que está em Corinto’ (1 Coríntios 1:2), e também para todo o povo de Deus, como na afirmação de que Cristo é ‘cabeça de todas as coisas para a igreja, que é o seu corpo’ (Efésios 1:22-23, NVI)” (grifo nosso).