A Esperança de Um Mundo Conturbado

Você está aqui

A Esperança de Um Mundo Conturbado

Jesus disse para não se preocupar nem se aborrecer com nossas necessidades físicas, mas para buscar "primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas" (Mateus 6:33). Esta, então, é a prioridade principal de cada cristão—buscar o Reino de Deus e viver como Ele manda. Essa busca leva a uma vida de grande significado e propósito, cheia de enriquecimento pessoal, com uma fé absoluta em um futuro que é maravilhoso e muito além de qualquer coisa que possamos imaginar.

E, por fim, Deus deseja que todos os homens sejam salvos e vivam unidos eternamente em Seu reino e família (1 Timóteo 2:3-4; 2 Pedro 3:9). Isto é o que motiva, como membros da Igreja de Deus Unida, a nossa responsabilidade coletiva. Nós vemos a nossa missão como servos de Deus chamados a proclamar esta mensagem, servindo a Deus no cumprimento de Seu incrível propósito para a humanidade. Não pode haver missão maior na vida do que fazer parte no cumprimento desse objetivo eterno.

Então, nosso maior desafio nesta era é viver como manda Deus, proclamar o evangelho do Reino de Deus em todo o mundo, fazer discípulos em todas as nações e cuidar dos discípulos que Deus põe em Sua Igreja hoje (Mateus 28:19).

Valorizamos o plano de Deus para salvar cada indivíduo que vai se entregar a Ele. Entendemos que dois grupos distintos de pessoas vão ouvir a mensagem proclamada pela Igreja. Jesus disse o seguinte sobre aqueles que são chamados a ser Seus discípulos: "A vós é dado conhecer os mistérios do Reino dos céus", mas sobre todos os outros Ele disse: "A eles não lhes é dado", isto é, nesta era atual (Mateus 13:11).

O segundo grupo é o mundo em geral, aqueles que—de acordo com o tempo e propósito de Deus—serão eventualmente chamados e receberão a misericórdia mediante arrependimento (Romanos 11:25-32). Para este grupo, a Igreja proclama uma mensagem de esperança.

Por que este conhecimento é importante? Cada indivíduo, independente de origem, raça, nacionalidade ou sexo, no devido tempo, terá a oportunidade de ser chamado por Deus, de ouvir e responder à boa nova do Reino de Deus e ao testemunho da vida, morte e ressurreição de Jesus. O que eles aprendem sobre os caminhos de Deus, hoje, pode ajudá-los a alcançar o arrependimento com menos dificuldade naquela época.

Portanto, o evangelho do Reino de Deus é uma mensagem dirigida a toda a humanidade. O plano de Deus prevê explicitamente que cada ser humano de todas as nações, eventualmente, tenha uma oportunidade de ser membro de Sua família—de acordo com Seu cronograma e vontade. Como Pedro disse: "Agora percebo verdadeiramente que Deus não trata as pessoas com parcialidade, mas de todas as nações aceita todo aquele que o teme e faz o que é justo" (Atos 10:34-35, NVI).

Esperança além do tempo do fim

A profecia bíblica adverte sobre um tempo iminente de turbulência mundial que nunca houve em qualquer período anterior da história da humanidade. Jesus descreve-o como um tempo de "grande tribulação, como nunca houve desde o princípio do mundo até agora, nem jamais haverá" (Mateus 24:21, NVI).

Ele diz a Seus seguidores para "vigiar", ou seja, vigiar pessoalmente a sua própria condição espiritual, sempre observando os eventos mundiais de modo para compreender os tempos e não ser pego de surpresa e despreparados (Lucas 21:36; 1 Tessalonicenses 5:1-6). (Para compreender melhor esses eventos do tempo do fim, solicite os nossos guias de estudo gratuitos Você Pode Entender a Profecia Bíblica, O Livro de Apocalipse Revelado e Estamos Vivendo no Tempo Do Fim?).

Os cristãos devem ter uma compreensão básica dos tempos e eventos que podem afetar suas vidas e ser capaz de entendê-los no contexto correto. Paulo descreve os servos de Cristo no tempo presente como "embaixadores" do Seu Reino vindouro (2 Coríntios 5:20). Esse Reino ainda não está aqui. Mas muitos de seus cidadãos estão vivos hoje. A história do evangelho diz que eles são um pequeno rebanho que, crescendo como uma semente de mostarda, acabará por enchendo toda a Terra (ver Lucas 12:32; Mateus 13:31-32).

Cristo está preparando agora, no Seu papel de nosso Sumo Sacerdote, um povo que vai servi-Lo no Seu reino futuro (João 14:1-3). Ele predisse que por amor de Seus seguidores esse tempo terrível à frente será abreviado e a humanidade será salva da extinção (Mateus 24:22). Por causa de fidelidade deles agora, eles vão compartilhar o governo futuro de Cristo sobre a Terra (Apocalipse 3:21).

Você também pode escolher ser parte da obra de Deus, ajudando na proclamação da mensagem eterna do Reino de Deus. O evangelho do Reino de Deus é a única solução duradoura para os problemas da humanidade. A Igreja de Deus Unida permanece firme em seu compromisso de cumprir a sua parte nessa proclamação—tornando conhecido o nobre e inspirador propósito da vida humana!