A Lei de Deus Foi Abolida no Novo Testamento?

Você está aqui

A Lei de Deus Foi Abolida no Novo Testamento?

Jesus Cristo disse “nem um jota ou um til se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido” ou que tenha cumprido inteiramente o seu propósito (Mateus 5:18). Várias passagens, incluindo capítulos inteiros do Novo Testamento, esclarecem o propósito espiritual de tais práticas como o sacrifício de animais e adoração no templo (Hebreus 7:11-19; 8:1-6; 9:1-15; 10:1-18).

Mas os Mandamentos de Deus permanecem. Os últimos livros que foram escritos do Novo Testamento, são as epístolas de João (entre 85 e 95 EC), e o livro do Apocalipse (à volta de 95 EC). Quando esses últimos livros foram escritos, os Dez Mandamentos já tinham sido abolidos?

Repare as palavras de João, o último escritor do Novo Testamento e “aquele discípulo a quem Jesus amava” (João 21:7, 20): “nisto sabemos que o conhecemos: se guardarmos os seus mandamentos. Aquele que diz: ‘Eu conheço-o’, e não guarda os seus mandamentos é mentiroso, e nele não está a verdade”  (1 João 2:3-4).

João define pecado como a violação das leis de Deus. “Todo aquele que pratica o pecado também transgride a lei, porque o pecado é a transgressão da lei [iniquidade]” (1 João 3:4, ARA).

Ele sabia que a lei de Deus era uma lei de amor, definindo tanto o nosso amor para com outros quanto o nosso amor para com Deus: “Nisto conhecemos que amamos os filhos de Deus, quando amamos a Deus e guardamos os seus mandamentos. Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos; e os seus mandamentos não são pesados” (1 João 5:2-3, ACF).

A intenção da lei de Deus a partir do princípio foi amor, como Jesus Cristo ensinou: “O amor é este: que andemos segundo os seus mandamentos. Este é o mandamento, como já desde o princípio ouvistes, que andeis nele” (2 João 6, ACF).

O livro do Apocalipse, divinamente inspirado pelo Próprio Jesus Cristo (Apocalipse 1:1), também sustenta o cumprimento dos mandamentos de Deus. Em Apocalipse 12:17, descrevendo acontecimentos pouco antes do regresso de Jesus Cristo, Satanás empreende destruir os membros da Igreja de Deus, “que guardam os mandamentos de Deus, e têm o testemunho de Jesus Cristo.”

Em Apocalipse 14:12, os santos são descritos como “os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus”. Fé e guardar os mandamentos de Deus assentam como luva na mão, como Paulo declarou anteriormente em Romanos 3:31 (“anulamos, pois, a lei pela fé? De maneira nenhuma! Antes, estabelecemos a lei”).

No último capítulo da Bíblia, Jesus Cristo deu uma mensagem final à Igreja: “E eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo para dar a cada um segundo a sua obra.” . . .  “Bem-aventurados aqueles que guardam os seus manda-mentos, para que tenham direito à árvore da vida, e possam entrar na cidade pelas portas” (Apocalipse 22:12 e 14, ACF).

Manifestamente, a lei de Deus não foi abolida no Novo Testamento.