O Que É Verdadeira Adoração a Deus?

O Que É Verdadeira Adoração a Deus?

Um dicionário define adoração como sendo um ato de “reverência oferecida a uma divindade,” e “um ato expressando tal reverência.” A palavra “adoração” deriva do Latim adoratione e significa: ato de adorar; culto a Deus; amor profundo que se refere ao merecimento de Deus por tal ato, respeito e reverência dirigidos a Deus.

Demonstramos a nossa gratidão a Deus por ser digno de respeito

A nossa adoração a Deus deve, por conseguinte, ter em vista o mostrar literalmente o nosso apreço a Deus por ser digno de respeito. Certamente, formas de práticas religiosas exteriores, com os seus rituais, cerimónias e orações, podem mostrar adoração a Deus. Mas, temos de prestar muita atenção ao que Deus nos diz na Sua Palavra, a Bíblia.

Deus esclarece que busca aqueles que O adoram “em espírito e em verdade” (João 4:23-24). Quando Satanás procurou tentar Cristo a adorá-lo, Jesus Cristo repreendeu-o fortemente, dizendo: “Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás e só a ele servirás” (Mateus 4:10). O apóstolo Paulo equacionou a sua adoração a Deus com: “crendo tudo quanto está escrito na lei e nos profetas” (Atos 24:14), referindo-se ao que chamamos o Antigo Testamento.

Deus deseja que a humanidade O adore em verdade. Nós fazemos isso honrando-O, servindo-O, e prestando atenção às Suas instruções. Deus pede-nos para vivermos por “toda a palavra que sai da boca de Deus” (Mateus 4:4; Deuteronómio 8:3). A nossa adoração a Deus é mostrada em como vivemos a nossa vida diária. O Cristianismo é um caminho de vida (Atos 18:25, 26; 19:9, 23; 22:4; 24:14, 22). É uma forma de pensar, actuar e viver. Ele afecta todos os aspectos da nossa vida.

O que inclui verdadeira adoração

A verdadeira adoração a Deus envolve nada menos que a transformação interior do coração humano pela fé em Jesus Cristo e Seu sacrifício, e pela vida de Cristo em nós pelo Espírito Santo para nos ajudar a obedecer. As práticas de adoração visíveis, por si só, são inadequadas. Deus procura aqueles que O adoram em espírito, com um coração convertido e transformado. (Não deixe de ler os nossos livros Pode ter Fé Vivente e Transformando a Sua Vida: O Processo de Conversão.)

Então, a verdadeira adoração é muito mais do que glorificar a Deus num ato público de adoração. Este significado lato é indicado pelo fato de que cinco verbos Gregos são traduzidos por adoração no Novo Testamento. “A adoração a Deus não é definida em parte alguma das Escrituras … Não é confinada a glorificar; de um modo geral, pode ser vista como o reconhecimento direto a Deus, pela Sua natureza, atributos e afirmações, quer por emanação do coração em louvor e acção de graças, quer por feitos efectuados em tal reconhecimento” (Vine’s Expository Dictionary of Biblical Words [Dicionário  Expositório de Palavras Bíblicas por Vine], “Worship, Worshiping” [“Adorar, Adorando”] p. 686).

Jesus Cristo censurou fortemente os líderes religiosos do Seu tempo porque eles adulteraram os mandamentos de Deus e substituíram-nos pelos seus ensinos de invenção humana (Mateus 15:9; Marcos 7:7). Ele disse que tal adoração era feita em vão. Cristo reservou as mais duras palavras de aviso para quem fingisse adorar a Deus (quem diga “Senhor, Senhor!” Mateus 7:21), mas que recuse fazer a vontade de Deus ou obedecer às Suas leis (versículos 21-23). Tal adoração é vazia e sem mérito, e é inaceitável a Deus e a Jesus Cristo.

Vivemos num tempo em que muita gente está desiludida com os cultos de adoração tradicionais. Acham que eles são desprovidos de conteúdo, sem significado e irrelevantes para as suas vidas. É tempo de lançar um olhar fresco ao que realmente é a verdadeira adoração a Deus. Quando compreendemos o seu verdadeiro significado, a verdadeira adoração torna-se supremamente relevante para a nossa vida agora e para o nosso destino humano.

Hoje, o Sábado está cheio de significado

Muitas pessoas, e particular-mente Cristãos professos, podem ficar chocados ao ficarem a saber que o sétimo dia, Sábado—o dia ordenado por Deus para descanso e adoração comunal—não está anulado para os Cristãos de hoje em dia; ele mantém-se em completa obrigação, como está mostrado ao longo desta publicação. O Sábado está cheio de significado e é extremamente importante para a vida de toda a humanidade. Nós perdemos algumas das mais maravilhosas bênçãos de Deus se ignorarmos a observância do dia que Ele ordenou como dia de descanso.

A verdadeira adoração a Deus honra as ordens de Deus referentes ao Sábado. Em contraste, a observância do Domingo não depende da autoridade de Deus ou da Sua Palavra, mas sim na argumentação e tradição do homem, incluindo a adoção de tradições religiosas pagãs para o honrar, as quais Ele proíbe (vejam Deuteronómio 12:29-32). A questão objectiva tem de ser posta: Deus aceita tal adoração quando as Suas ordens, bem claras, relativas ao Sábado e as estas proibições são ignoradas?