Quando o Sábado Deve Ser Guardado?

Quando o Sábado Deve Ser Guardado?

Vemos isso indicado no registo da criação no primeiro capítulo do livro de Gênesis. Depois de dividir a luz das trevas, Deus disse que “foi a tarde e a manhã: o dia primeiro” (Gênesis 1:5). Portanto, “a tarde” [o entardecer] é mencionada primeiro que “a manhã” [o dia]. Deus descreve a criação de cada um dos outros dias de forma semelhante (versículos 8, 13, 19, 23, 31).

Na Bíblia, a noite começa quando o sol se põe (Josué 8:29; 2 Crônicas 18:34; Neemias 13:19; Marcos 1:32) e nesse momento começa um novo dia. Quanto aos Seus Sábados, Deus ordena que sejam observados de “uma tarde a outra tarde” (Levítico 23:32). Naquele tempo, essa era a forma como se calculava o começo e o fim dos dias (Êxodo 12:18).

No tempo do Novo Testamento assim também eram calculados os dias. Marcos 1:32 regista que, depois do pôr do sol, que marcava o fim de um Sábado, algumas pessoas trouxeram doentes para serem curados por Jesus; notem que eles esperaram passar o Sábado para virem até Ele. Os registos dos Evangelhos também revelam que José de Arimateia sepultou o corpo de Jesus antes do anoitecer para evitar ter que trabalhar durante aquele Sábado anual que se aproximava (Mateus 27:57-60; Marcos 15:42-46; Lucas 23:50-54, comparar João 19:31).

Deus, Criador do Sábado, determina quando o Sábado começa e acaba, e, através da Bíblia, o Sábado tem sido observado de pôr do sol a pôr do sol. O Sábado de Deus começa ao pôr do sol de sexta-feira e termina ao pôr do sol de Sábado.