Doutrinas Fundamentais: (2) Fé em nosso Senhor Jesus Cristo.

Você está aqui

Doutrinas Fundamentais: (2) Fé em nosso Senhor Jesus Cristo.

Download (Baixar)
MP3 Audio (22.61 MB)

Download (Baixar)

Doutrinas Fundamentais: (2) Fé em nosso Senhor Jesus Cristo.

MP3 Audio (22.61 MB)
×

A segunda das seis doutrinas fundamentais de acordo com Hebreus 6:1-2 é abordada neste sermão. O entendimento bíblico acerca do significado de ter fé em Jesus Cristo é cuidadosamente explicado.

Sermon Notes

O plano de Deus é de ter filhos e filhas Dele no Seu Reino. Para gerar e treinar esses filhos requer um plano muito maravilhoso. Parte desse plano é a fé em Jesus Cristo.

Este sermão explica o que na realidade significa ter fé em Jesus Cristo. 

Transcrição

Bom dia ou boa tarde queridos irmãos aqui é Jorge Campos.

O Pai planejou com Jesus Cristo, O Verbo, em primeiro criar seres espirituais que chamamos anjo para ajudar neste processo que Eles planejaram e depois criaram o mundo físico, o ambiente para este campo de treino e seguidamente criaram então os seres humanos cerca de 6.000 anos atrás.

Com o objetivo desta grande missão que foi planejada por Eles para criarem membros da família governante de Deus pertencendo ao Reino de Deus em outras palavras seres que ao fim deste período de treino pudessem vir a serem filhos e filhas gerados pelo Pai.

E assim o Pai delegou esta missão e responsabilidade a JC de criar membros da família de Deus e assim o Pai de quem são todas as coisas e para quem todos nós existimos e para JC, o Senhor, pelo qual Deus o Pai criou todas as coisas, isto é, criou os seres espirituais, o mundo físico e os seres humanos.

Então o Pai delegou esta responsabilidade de os treinar, este trabalho executivo ao Verbo ou EU SOU e tudo pelo controle e instrução do Pai e por isso para nós nesse plano para nós virmos a ser membros que viéssemos a governar no Reino de Deus como filhos e filhas de Deus, da forma de Deus e da glória que nos será dada.

Era necessário que nós tivéssemos uma agência moral livre, isto é, livre arbítrio, era necessário que nós fizéssemos as nossas próprias escochas tal como Deus as faz também e era necessário que nós aprendêssemos sempre a escolher o caminho de Deus, isto é, o amor para com Deus e para com o próximo.

E por isso era necessário que houvesse um campo de treino, o ambiente de treinamento que é esta Terra, hoje em dia, e uma oportunidade de a termos, embora, mais cedo ou tarde viéssemos a fazer escolhas erradas pois ao fim de contas a experiência é o melhor professor.

E a experiência seria nos ensinar a fazer a escolha correta, isto é, de nunca virmos a crer no caminho do egoísmo, da ganância e da vaidade de novo e por isso porque tínhamos a oportunidade de fazermos essas escolhas e tínhamos a oportunidade neste campo de treino de fazer más escolhas, mas para aprendermos.

O problema é que essas más escolhas eram o pecado e o salário do pecado é o sofrimento, dor e a morte e para isso para nos comprar de novo e de nos redimir deste sofrimento, desta dor e desta morte final a pena do pecado tinha que ser paga em nosso lugar e isso significa que o próprio ser pelo qual tudo foi criado tinha que pagar com a Sua própria vida.

E por isso Ele teve que se tornar carne e morrer por nós e depois o Pai O ressuscitou e assim abrir o caminho à humanidade para sermos membros da família de Deus.

Uma vez mais, queridos irmãos, o propósito, o gol final, é para nós aprendermos de que as escolhas erradas são erradas e aprendermos de vontade livre a fazer o que é correto, e justo e de acordo com as leis santas e sagradas de Deus.

Por isso lembrem-se que esta vida física é um campo de treino e uma oportunidade de aprendermos, embora, sim, através de escolhas erradas pois como disse a experiência é o melhor professor e aprendermos de nunca irmos de novo no caminho do egoísmo, da ganância e da vaidade como dizer: eu sou o primeiro! O meu país é primeiro! Meu clube é primeiro!

Temos que aprender a ter amor para com os outros; então qual é essa estrada? Qual é esse caminho? Qual é esse processo fundamental dessa estrada para a vida eterna no reino de Deus?

Essa estrada e caminho para a perfeição para virmos a ser perfeitos como o Pai é perfeito, dessa maturidade e de sermos maduros para virmos a ser filhos de Deus, isto é, para escolhermos livremente o que é correto ou em outras palavras, a lei de Deus que é amor e isso vemos que está escrito em HB 6:1 diz assim:

“por isso ponde de lado os princípios fundamentais da doutrina de Cristo e deixemo-nos levar para o que é perfeito; devemos andar no caminho da perfeição, não lançando de novo os fundamentos e quais são? “

E quais eram esses princípios básicos desta estrada?

“os dois primeiros: o arrependimento de obras mortas e a fé em Deus”

Num sermão prévio falei cerca do arrependimento de obras mortas e hoje quero falar cerca da fé em Deus, e o que é a fé em Deus? E vejamos em MC 1 quando João Batista começou a anunciar a sua mensagem de arrependimento nos vs. 14-15 diz assim:

“depois de João, o batista, ter sido preso foi Jesus para a Galileia pregando o Evangelho do Reio de Deus dizendo: o tempo está cumprido e o reino de Deus está próximo, arrependei-vos e credes no Evangelho”

Vemos que JC anunciou que o Reino de Deus estava perto e não está a dizer que a igreja está perto e sim o Reino de Deus e lembrem-se que sangue e carne não podem herdar o Reino de Deus e por isso é um passo ainda a acontecer quando houver a ressurreição, mas vejam aqui também em MT 4:17 porque JC disse um pouco mais do que além disso:

“daí por adiante depois da tentação de Jesus passou Jesus a pregar dizendo: arrependei-vos porque está próximo o Reino de Deus”

Vemos que o arrependimento é necessário, mas há mais do que simplesmente o arrependimento como vamos ver daqui a pouco e vejamos em IS 30:8-11 lemos assim:

“vai, pois, escreve isto numa tabuinha perante eles e escreve num livro para que fique registrado para os dias vindouros, para sempre perpetuamente, porque povo rebelde é este! Filhos mentirosos, filhos que não querem ouvir a lei do Senhor! Não se querem arrepender!”

(v.10) “e dizia aos videntes: não tem nenhuma visão, e aos profetas não profetizeis para nós o que é correto e reto, dizei-nos coisas aprazíveis, profetizai-nos ilusões”

Isto me faz lembrar, irmãos, as vezes quando falo com certas pessoas e depois digo se você continuar a crescer você tem que praticar as leis de Deus e tem de fazer as coisas de acordo com estas leis e as pessoas dizem: olha que eu estou a interferir.

Queridos irmãos, simplesmente estou a dizer a eles este é o caminho e sigam-no, mas não querem ouvir pois diz assim:

“não profetizeis para nós o que é reto! Dizei-nos coisas aprazíveis que me dão prazer e que eu quero ouvir! Não estejas a dizer o que eu não possa fazer! Não profetizes a verdade, mas profetiza ilusões!”

“e depois diz assim aos profetas: desviai-nos do caminho, apartai-vos da vereda, não me faleis mais do Santo de Israel! Nem de Deus nem de Jesus Cristo! E queridos irmãos vejam o que Lucas diz em LC 13:1:

“naquela mesma ocasião chegando alguns falavam a Jesus a respeito dos galileus com sangue e que Pilatos os misturara com os sacrifícios que eles mesmos realizavam, coisa terrível, Ele porém lhes disse: pensais que estes galileus eram mais pecadores do que de todos os outros galileus porque terem padecido estas coisas?”

“não eram e Eu vo-los afirmo se, porém, não vos arrependerdes todos igualmente perecereis”

Tem que haver o arrependimento, o primeiro passo é o arrependimento;

“ou cuidais que aqueles dezoitos onde desabou a torre de Siloé e os matou eram mais culpados de que todos os outros habitantes de Jerusalém? Não eram! E vos afirmais se não vos arrependerdes todos igualmente perecereis”

Temos que nos arrepender de obras mortas e isso cobri no sermão prévio, mas agora vejam em AT 20:21 o que Paulo diz:

“estava a se despedir da igreja de Éfeso e disse assim: eu estava justificando tanto a judeus como a gregos o arrependimento para com Deus e a fé em Nosso Senhor Jesus Cristo”

Um ponto interessante mencionado aqui a palavra grega para com é a palavra grega E I S e a palavra em como diz e a fé em Nosso Senhor JC é a mesma palavra grega E I S; por isso o arrependimento PARA COM DEUS e A FÉ PARA COM NOSSO SENHOR JC, fé em JC e fé na direção Dele.

Ora, o que é fé em Nosso Senhor JC? O que é esta fé em JC? Porque a palavra fé é mal entendida hoje em dia, alguns acreditam que ou é fé ou é obediência e se temos fé é tudo necessário não precisamos de obedecer, mas acabamos de ver que está a dizer aqui o arrependimento para com Deus e temos que arrependermos se não vamos perecer e vamos que ter fé em JC!

Aí está um ponto de mal entendimento e temos que entender que o arrependimento para com Deus é o primeiro passo e o segundo passo lógico, em sequência e complementar ao primeiro passo em ter fé em JC! Sendo simplesmente em acreditar e pensar o que é isso, o que é esse acreditar e qual o significado disso é simplesmente eu acredito? Ó eu tenho fé em Jesus! Ou é mais do que isso?

Hoje em dia nas igrejas e os bancos das igrejas é como se fossem uma sala de espetáculo e de entretenimento em vez de ser uma sala de doutrina sã; o que é a fé PARA COM Nosso Senhor Jesus Cristo? Vocês sabem em MT 7:21 lemos:

“Jesus Cristo disse: nem todo o que me diz Senhor, Senhor entrará no reino dos céus; nem todo que diz: Jesus, Jesus vai estar no reino de Deus! Não é simplesmente dizer: ó como eu amo Jesus, como tenho fé em Jesus, isso é sinal de que vai estar no reino de Deus?”

“porque nem todo vai estar, mas aquele que diz e que faz a vontade de Meu Pai; isto é importante entendermos, muitos naqueles dias hão de dizer: Senhor, Senhor porventura não temos nós profetizado, não demos glória a Deus e a Ti Jesus Cristo? “

“em Teu nome demos glórias, dissemos canções e hinos e coisas desse gênero a adorar a Jesus Cristo! Não expelimos demônios em o nome de JC? Não fizemos muitos mais milagres?”

“então Jesus Cristo diz assim: então lhes direi explicitamente: nunca vos conheci! Apartai-vos de Mim os que praticais a iniquidade, saiam daqui vocês que estão a praticar o pecado”

Você chama Senhor a JC?  E não faz o que Ele diz para você fazer?  Então Ele diz a você: saia daqui! Porque JC só nos diz para fazermos a vontade do Pai, está claro, e por isso quando chamamos Senhora aquele a que estamos a seguir! Aquele a quem obedecemos!

Então o que é fé para com o Nosso Senhor JC? O que é fé em JC? Porque lemos que é arrependimento para com Deus e a fé em JC; sim arrependimento é mudar e parar de pecar para começar a ser um novo eu; agora esta fé é porque nós temos uma confiança no que JC nos diz e nós então vamos obedecer a Ele como Nosso Senhor porque nós temos confiança Nele! Temos 100% fé Nele e 100% confiança Nele!

Ou em outras palavras, a nossa lealdade e fidelidade tem que ser para com o Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo O qual nós temos que obedecer; ó, então aqui vemos o significado da palavra fé e não é só acreditar, mas é uma lealdade e fidelidade ao Senhor e fazer o que o Senhor diz para fazermos porque confiamos Nele!

Porque somente através Dele, através da nossa lealdade e confiança porque nós confiamos Nele e que somos fiéis a Ele é só por causa disso e através Dele é que a salvação é possível e vejam em JR 17:5-8:

“assim diz o Senhor: maldito o homem que confia no homem; onde está a nossa confiança? Onde está a nossa fé? No homem? No presidente da nossa nação? “

“faz da carne morta, sim a carne que vai morrer cedo ou tarde, o seu braço de confiança e aparta o seu coração do Senhor, se desvia, e por que? Porque tem confiança no homem que estará praticamente mais cedo ou tarde morto!”

“porque será como o arbusto surtado no deserto e não verá quando vier o bem antes morará nos lugares secos do deserto na terra salgada e inabitável, mas (v. 7) bendito o homem que confia no Senhor, no Nosso Senhor Jesus Cristo,  e cuja esperança é o Senhor porque ele é como a árvore, a pessoa que tem confiança no Senhor, plantada junto as águas e que estende suas raízes para o ribeiro e não teme quando vem o calor porque as suas folhas ficam verde e no ano de sequidão não se perturba nem deixa de dar frutos”

Aqui vemos queridos irmãos, e espero que comecem a entender, o significado de fé, o grande exemplo de fé na Bíblia é sempre a história de Abraão e vejamos em GN 15:3-6:

“disse-lhe mais Abraão a mim não me concedestes descendência e um servo nascido na minha casa será o meu herdeiro, sim, ele já tinha aqui cerca de 85 anos e a promessa tinha sido dada a ele cerca de 10 anos atrás quando ele tinha 75 e só foi cumprida esta promessa quando ele tinha 100 anos!”

“e por isso disse ele: mas a mim não destes descendência e a isto lhe respondeu logo o Senhor dizendo: não será este o teu herdeiro, mas aquele que será gerado de ti será o teu herdeiro”

Ora, a essa idade ele já a sua semente já estava, digamos assim, como se estivesse morta.

“então o conduziu até fora e disse: olha para os céus e conta as estrelas se é que podes?  E disse assim: será assim a tua posteridade; (v. 6) e Abraão creu, acreditou, teve 100% de confiança e convicção!”

“e isto lhe foi imputado por justiça e por isso depois fez coisas de acordo com essa confiança porque acreditou”

Ele pôs uma confiança no que Deus disse e por isso ele atuou nessa convicção da verdade! Ele atuou fielmente e por isso ele é o pai daqueles que também atuam fielmente e confiam em JC e em Deus.

E por isso quando temos essa confiança e quando Abraão teve essa mesma confiança isso foi considerado a ele como justiça, embora, ele ainda tivesse certas imperfeições, sim, esta confiança e esta completa fidelidade a Deus e que nesta situação não tem dúvidas do que Deus disse e nos diz faz com que Deus considere essa pessoa justa! Embora tenha algumas deficiências e ainda não seja perfeita, mas Deus considera essa pessoa justa.

Em fé porque por causa dessa confiança Deus pode guiar e treinar e moldar essa pessoa mansa e confiando em Deus pode guiar essa pessoa à perfeição durante seu próprio tempo; e por isso, vemos que o Verbo acreditar é ter confiança, isto é, por em confiança e o substantivo de crer ou fé é essa convicção, confiança e crença na qual é a substância da esperança e por que?

É como essa confiança já tivesse acontecido e confio em Deus é como já tivesse acontecido! É uma evidência do que ainda não vimos porque confiamos em Deus e Deus não mente, é fiel e por isso é como já tivesse acontecido.

E por isso essa pessoa que tem essa fé vai atuar com uma firmeza e como uma convicção porque está convicta e convencida da verdade e por isso essa pessoa faz o que é justo porque essa pessoa confia em Deus e tem fé em Deus então essa pessoa se torna fiel e vejam por ex. em RM 4:13:

“não foi por intermédio da lei que a Abraão e a sua descendência coube a promessa de ser herdeiro do mundo e sim mediante a justiça da fé porque Deus viu que ele acreditou de fato e atuou nessa crença, pois, se os da lei é que são os herdeiros anula-se a fé!”

Ele teve confiança em Deus e por isso foi feito justo embora tivesse certas deficiências

“porque a lei suscita a ira, mas onde não há lei também não há transgressão”

Sim, porque há lei há transgressão e porque há lei há pecado e pecado conduz à morte o salário do pecado é a morte porque a [ei suscita a ira e a morte

“mas esta é a razão porque provem da fé porque da lei com deficiências tem que morrer, mas provém da fé que acredita em Deus e por isso anda nesta confiança da palavra de Deus e para que seja segundo a graça, segundo esta misericórdia e bondade de Deus”

“a fim de que seja firme a promessa, Deus prometeu então vai ser então Deus quer que sejamos filhos e filhas Dele, esse é o plano Dele e se nós acreditamos e fazemos a nossa parte temos fé e essa fé nos é dada como justiça”

Por isso se temos esta fé vamos nos esforçar para fazer a nossa parte embora tenhamos deficiências e fraquezas vamos continuar a fazer a nossa parte porque temos que ser fiéis

“e por isso para que seja firme a promessa a toda a descendência e não só somente ao que está no regime da lei, mas também ao que herda a fé desta confiança que teve Abrão porque Abraão é o pai de todos nós como está escrito: por pai de muitas nações te constituí perante aquele no qual creu o Deus que vivifica os mortos e chama as densas as coisas que não existem e viverão esperando contra a esperança”

E a esperança normal dele é que não podia ter mais filhos, mas esperou por essa esperança

“para vir a ser pai de muitas nações segundo lhe fora dito e assim será a tua descendência como o número das estrelas do céu e sem enfraquecer na fé, sem perder esta confiança embora levasse em conta o seu próprio corpo amortecido, por causa da sua idade, mas Deus fez com que esse corpo tivesse vida de novo, digamos assim, sendo já de cem anos, sim, já tinha cem anos de idade quando Isaque foi gerado e a idade avançada de Sara que já tinha noventa anos!”

Minhas senhoras, se alguma de vocês que estão a ouvir quando tiverem noventa anos podem ter um bebê no ventre? Talvez pensarão isso é um milagre, e se alguém lhe disser que com noventa anos vai ter um bebê talvez você se ria como Sara riu.

“mas Abraão não duvidou por incredulidade, isto é, não teve dúvidas, não teve falta de fé, ele confiou e por sua fé e completa confiança se fortaleceu da glória de Deus! Estando plenamente convicto e convencido de que Deus era poderoso para o que prometera”

“mas também por nossa causa posto que geralmente será a nós imputado a saber nós que cremos naquele que ressuscitou dentre os mortos, Jesus Nosso Senhor, O qual foi entregue por causa de nossas transgressões e ressuscitou por causa da nossa justificação”

Queridos irmãos, nós também precisamos de estar convictos desta verdade de que vamos ser justificados e ser ressuscitados desde que continuemos na fé e fazer o que sabemos que temos que fazer, embora, as vezes tenhamos deficiências, mas vamos esforçar de fazer a nossa parte e vejam HC 2:4:

“eis o soberbo, a sua alma não é reta nele, mas o justo viverá pela fé”

Isto não é um conceito do NT e sim do AT que viverá pela sua firmeza, pela sua fidelidade, inabalável mente fiel aos preceitos de Deus e porque confia em Deus e por isso, irmãos, temos que ser fieis e perseverar até ao fim! E o que perseverar até ao fim será salvo com lemos em MT 24:13!

Também em AP 3:10 diz assim:

“quem perseverar até ao fim será salvo!”

Vejamos em TG 2:17 lemos:

“assim também se a fé por si só não tiver obras estará morta”

Quer dizer que a fé porque nós acreditamos que Deus fará o que Ele disse e nós temos que fazer a nossa parte, por ex.: o que Noé fez? Construiu a arca! E por isso vemos a história de Abraão que continuamente obedeceu, isto é, atuou com firmeza porque ele confiou em Deus! Veja em TG 2:20:

“queres, pois, ficar certo ó homem insensato de que a fé sem obras é inoperante?”

Precisamos de ter obras!

“não foi por obras quando nosso pai Abraão ofereceu sobre o altar o seu próprio filho Isaque?”

Porque Deus disse a ele que deste filho virá a tua descendência, e ele confiou e depois disse: olha, sacrifica teu filho. Então já tinha mais de cem anos, Deus já tinha dito a ele que através do seu filho iria ter milhares de descendentes como estrelas e agora iria matar o seu próprio filho? Ora, como isso seria possível?

Mas ele confiou na palavra de Pai que através da fé que recebeu de Deus e através de Isaque ia ter essa descendência toda?

“veja como a fé operada conjuntamente com as suas obras atuou e fez atos em fé? Com efeito foi pela fé que as obras se consumaram”

Foi pelas obras que Deus viu que de fato ele tinha fé e que ele de fato acreditava

“e se cumpriu a escritura a qual diz: Abraão creu em Deus e isso lhe foi imputado por justiça”

A sua fé foi demonstrada por suas obras e porque ele creu, e Deus então considerou Abraão justo e Deus faz a mesma coisa com você e se você de fato acredita, embora tenha certas deficiências, e se faz o que sabe que deve de fazer e com essa confiança que você tem em Deus então você faz o que deve de fazer.

Então, Deus durante um período de tempo vai fazer com que você chegue à perfeição e por isso o caminho é primeiro o arrependimento para com Deus e o segundo é fé em Nele porque vamos fazer o que Ele diz para fazermos e por isso quando diz: Senhor, Senhor fazemos o que Ele diz para fazermos. E por isso HB 11 que é o capítulo da fé se vê aí constantemente diz assim: pela fé, depois dá o nome e depois se vê o que ele fez e vejam aqui no v. 4:

“pela fé Abel ofereceu...”

(v. 5) “pela fé Enoque ...”

(v.7) “pela fé Noé ...”

(v. 8) “pela fé Abraão fez ...”

Vejam no v. 17:” pela fé quando Abrão fez”

Depois no v. 20: “pela fé igualmente Isaque”

No v. 21: “pela fé igualmente Jacó”

No v. 22: “pela fé José fez isto ou aquilo”

“pela fé fez Moisés isto ou aquilo”

E podem seguir até o v. 31:

“pela fé Raabe; e assim de quem mais direi? Como Gideão, Baraque, Sansão, Jeter, Davi, Samuel e os profetas e que direi mais?”

E o que é esta fé como vemos nos v.1 de HB 11:

“à fé é a certeza de coisas que estamos à espera”

Eu tenho a certeza de que isto vai acontecer porque Deus disse que isso vai acontecer e Deus não mente e para mim é como já tivesse acontecido e diz assim:

“a fé é a convicção de fatos que não se veem”

É a convicção, eu sei que isto é assim embora eu não veja, eu sei que vai haver uma ressurreição embora não a veja, e irmãos a fé começou com Abraão e não é uma ideia do NT e com a fé acreditamos e fazemos certas coisas e vejam aqui no v. 13 de HB11:

“todos estes morreram na fé! Sem terem obtido as promessas!”

Por ex., você está doente e você vai orar e pedir a Deus para o curar e as vezes algumas pessoas são curadas segundo a vontade de Deus e as pessoas dizem: olha esta pessoa tem muita fé! E as vezes outras pessoas não são curadas, é fácil dizer: a pessoa não tem fé e está errado irmãos!

Está errado porque fé é nós fazermos o que devemos de fazer recebamos a promessa agora ou não! E como diz no v. 13 as pessoas morreram na fé, mas não foram curadas!

E vemos pessoas que morreram na fé, que foram cortadas ao meio e que foram crucificadas e sei lá que mais! Mas tiveram fé até ao fim porque para eles essa convicção ainda era para o futuro e no v. 39:

“e todos estes que obtiveram bom testemunho por sua fé não obtivera, contudo, a concretização da promessa na vida deles! Mas a concretização da promessa vai ser na ressurreição quando vão ser curados ou sarados”

(v.40) “porque Deus houve provido coisas superiores a nosso respeito para que eles sem nós não fossem ainda aperfeiçoados”

Irmãos, a palavra de Deus diz que temos de viver pela fé, isto é, temos que viver em absoluta confiança de Deus que Ele faz o que disse que ia fazer e por isso temos de andar e fazer o que temos de fazer!

E seja qual for o custo e vimos isso no AT em várias secções vejamos em DT 16:20:

“a justiça seguirás somente a justiça para que vivas e possuas em herança a terra que te dá o Senhor teu Deus”

Tens que fazer o que sabes que tens que fazer e depois receberás a promessa e vejam em EZ 18:9:

“andando nos meus estatutos, guardando os meus juízos e procedendo retamente o tal justo certamente viverá”

Está a dizer isto em fé e que haverá uma recompensa e diz o Senhor que viverás e eternamente, mas ainda não, pois, todos morreram e vejam por ex. RM 1:16-17:

“pois, não me envergonho do evangelho de Cristo como diz na ACF porque há o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê e acredita e porque acredita faz o que tem que fazer, primeiro o judeu e depois o grego; visto que a justiça de Deus se revelará no evangelho de fé em fé”

E porque está escrito que o justo viverá pela fé porque temos confiança em Deus e porque Deus é fiel vamos fazer o que Ele diz para fazer e por isso temos fé que isso vai acontecer, ou seja, de fé em fé e sempre nesta confiança e vejam HB 10:35:

“não abandoneis, portanto, a vossa confiança, temos que ter fé e não a abandonar, ela tem grande galardão e com efeito temos a perseverança e temos que nos manter fieis até ao fim e está fé requer uma fidelidade até ao fim para que tendo feito a vontade do Pai alcanceis a promessa! Porque ainda dentro de pouco tempo aquele que vem virá e não tardará, todavia, o meu justo viverá pela fé; se retroceder Deus não comprazerá sua alma, ou seja, Deus não vai ficar satisfeito com uma pessoa a andar para trás, nós, porém, não somos dos que procedem para a perdição, mas somos, entretanto, da fé!”

Aqueles que se mantém fiéis até ao fim, a fazer o que tem que fazer seja qual for a situação para a conservação da nossa vida e por isso que diz que os três pontos mais importantes da lei são: a justiça, a misericórdia e a fé e porque a fé é parte da lei e andar em fé é andar nesta confiança e ter confiança em Deus!

É a parte mais importante da lei e por que? Porque é por Deus em primeiro lugar que é o primeiro mandamento por Deus primeiro, não ter outros deuses além Dele e confiar Nele em tudo! Fé significa confiar em Deus completamente e assim seguir as suas instruções fielmente e completamente.

Uma das partes do fruto do Espírito Santo é a fidelidade, é ser fiel, é demonstrar fidelidade é esta perseverança de ser fiel até ao fim, mas há ainda um outro ponto e muito importante e esse ponto é: A FÉ DE CRISTO; sim porque as pessoas dizem: olha eu preciso de ter fé em Cristo, é a minha fé que eu tenho em Cristo.

Ora, se é só a minha fé em Cristo não estou a dizer que não precisamos de ter fé em Cristo, precisamos ter, mas se é por causa da minha fé que tenho em Cristo quer dizer que a fonte vem de dentro de mim e por isso não é de Deus e não é a glória de Deus e porque isso é importante?

Importante porque estamos a entender o que é a fé de Cristo entendemos que o poder que é demonstrado o poder de Deus que é a fé de Cristo e não é do homem e por isso essa fé de Cristo dá uma demonstração da glória de Deus e não do homem porque a fé do homem é fraca, a minha fé é fraca.

Vocês lembram quando Pedro disse: olha eu nunca vou negar a Cristo naquela noite que todos o traíram e Pedro deixou o galo a cantar três vezes?

Vejamos alguns pontos que falam da fé de Cristo, infelizmente, na tradução em português não está correto e por isso eu vou mencionar todos estes casos onde devia de ser traduzido como na BKJ em inglês onde a fé de Cristo e vou traduzir para vocês verem isto:

. primeiro em GL 2:16:

“sabendo, contudo, que o homem não é justificado por obras de lei e sim mediante a fé DE Cristo

Nós não somos feitos justos pela nossa fé em Cristo e sim pela fé que Cristo teve porque Cristo teve fé que quando viesse a ser carne e quando morresse tivesse fé que o Pai o ressuscitaria e por isso que Ele fez isso por causa dessa fé de Cristo Ele deu o seu sangue, a sua vida e foi ressuscitado porque teve fé no Pai e por causa da fé de Cristo que somos justificados.

“e sim também pela fé de Cristo Jesus e também temos crido em Jesus, cremos, para que sejamos justificados pela fé DE Cristo e não por obras de lei, pois, por obras de lei ninguém será justificado.

. outro versículo está em GL 3:22:

“mas a escritura encerrou tudo sobre pecado para que mediante a fé DE Jesus Cristo fosse a promessa concedida aos que creem”

Por causa da fé de Jesus Cristo teve a promessa do dom da vida eterna que é o Espírito Santo que é gerado em nós porque depois vamos ser ressuscitados à vinda de Cristo por causa da fé DE Cristo e essa promessa foi concedida aos que acreditam Nele e isso é por causa da fé DE Cristo.

. veja também em FP 3:9:

“e ser achando Nele a nossa própria justiça que procede da lei, não a que é mediante a fé DE Cristo a justiça que procede de Deus e baseada na fé DE Cristo”

. vejam também em RM 3:22:

“a justiça de Deus mediante a fé DE Jesus Cristo para que todos e sobre todos os que creem porque não há distinção”

Vou traduzir todos que estão com a fé DE Cristo porque foram traduzidos de forma errada, é a fé DE Cristo para nós que acreditamos em Cristo de fé em fé.

. vejamos também em AP 14:12:

“aqui está a perseverança dos santos: os que guardam os mandamentos de Deus e a fé DE Cristo”

Queridos irmãos, a fé de Cristo é um ponto muito importante, JC teve que passar pelo que passou, teve que ter uma firmeza de fazer o que tinha que fazer e por isso é que a fé para com Deus e para com Jesus Cristo é absolutamente necessária; e as pessoas que tem simplesmente este conceito: ah eu só preciso de acreditar em Jesus tem isto de pernas para trás ou de pernas para o ar, digamos assim.

Porque eles dizem: basta simplesmente acreditar e não precisas de fazer mais nada, nem obedecer e por isso a confiança deles é apresentada como um produto e um resultado da crença deles, mas até o próprio JC deu a glória ao Pai.

E por isso que as pessoas estão a dizer; é por causa da minha fé que sou justificado e estão a por isso como produto da fé deles e não é assim; e irmãos para termos o Espírito Santo DE Deus em nós é termos a mentalidade e a maneira de pensar de Jesus Cristo e do Pai a funcionar em   nós com o nosso espírito do homem no homem e então a mesma confiança de JC tem também pode estar em nós.

E por isso é de fé em fé como lemos em RM 1:17 e por isso quando iniciei este sermão a testemunhar que Paulo testificou a dizer que precisamos de ter arrependimento para com Deus e fé para com Nosso Senhor Jesus Cristo lembrem-se que esta vida física que é simplesmente um campo de treino e uma oportunidade para aprendermos e por que?

Para que possamos estar no Reino de Deus para aprendermos este processo fundamental e aprendermos sempre o que é correto de acordo com as leis de Deus e por isso precisamos de nos arrepender de obras mortas como lemos em HB 6:1 e termos fé para com Deus.

E particularmente com Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo que é da forma de Deus, do reino de Deus e que é da glória de Deus.

E por isso tal como Abraão que continuamente obedeceu e atuou com firmeza porque ele tinha confiança igualmente nós temos que ter essa fé e atuarmos com firmeza e confiança e obedecer!

Sim, entendemos que as vezes falhamos, mas continuamos neste caminho e perseveramos até ao fim!

Então quando Deus vê esta fé que é demonstrada por obras e nós a fazermos o que é justo e correto e seja qual for o custo então Deus considera essa pessoa justa, embora, tenha certas deficiências, mas está a tentar a vencer.

E por causa dessa fé e dessa confiança Deus pode fazer ou pode levar com que essa pessoa um dia chegue à perfeição e ao fim de um período de tempo!