Na estrada a caminho de Emaús

Você está aqui

Na estrada a caminho de Emaús

Download (Baixar)
MP3 Audio (22.37 MB)

Download (Baixar)

Na estrada a caminho de Emaús

MP3 Audio (22.37 MB)
×

Dois discípulos de Cristo conversam na estrada a caminho de Emaús acerca do Plano de Deus. Este sermão descreve um cenário do que eles podiam ter falado e analisado. As escrituras do Antigo Testamento que apontam para o sacrifício de Cristo são explicadas ao longo das escrituras que apontam para a Sua segunda vinda para estabelecer o Reino de Deus na Terra. Este maravilhoso plano de salvação da humanidade, do nosso país e de nós individualmente foi planejado desde o início.

Transcrição

NA ESTRADA A CAMINHO DE EMAÚS   -    27.07.2019

Bom dia ou boa tarde queridos irmãos aqui é Jorge Campos.

Imagine você viver no primeiro século durante o reino de Herodes, Antipas.

Os judeus sabiam que eram remanescentes do que tinha sido um grande reino, as escrituras sagradas que hoje chamamos de AT guiavam o culto formal e descreviam a história desse povo.

Eram descendentes de Abraão e seus trinetos migraram para o Egito e depois multiplicaram-se e durante um tempo depois se tornaram escravos lá.

Sabemos conforme lemos a Bíblia que Moisés depois usado por Deus para os livrar e os conduzir para a terra prometida.

Guiar este povo de Deus e que hoje chamamos de Palestina aí através de Moisés Deus deu a eles as leis e o sistema de culto ao verdadeiro Deus.

Sabemos que estas nações através de gerações foram praticamente sempre desobedientes a Deus mas sabemos que depois de algumas gerações depois de Moisés veio um rei, Davi, que uniu estas 12 tribos debaixo do que chamavam reino de Israel.

Duas gerações depois este reino dividiu-se em 2, um era o reino do norte conhecido como reino de Israel que por causa da desobediência a Deus, de idolatria e quebrarem o Sábado foi conquistado pelos assírios e foram movidos para nordeste e nunca retornaram à terra prometida.

Algumas gerações depois o reino do sul conhecido como reino de Judá também desobedeceu a Deus e não aprenderam as lições dos irmãos do reino de Israel e reino do norte e também foram conquistados mas desta vez pelo império da Babilônia.

70 anos depois o império Medo Persa permitiu a alguns judeus retornar e assim reconstruíram o templo o qual tinha sido destruído pela Babilônia e isso foi por uma instrução do rei medo persa conhecido como Ciro e isso tinha sido profetizado como lemos em IS 44:28 que diz: “que digo de Ciro, ele é o meu pastor e cumprirá tudo o que Me apraz, que digo também de Jerusalém será edificada e do templo será fundado”.

Por isso se vê que isto tinha sido profetizado muitos anos antes e eles sabiam que isso ia acontecer e ao ler IS 45 vemos que estas profecias que foram cumpridas em parte.

Vejam aqui em IS 45:1: “assim diz o Senhor ao seu ungido Ciro a quem tomo pela mão direita para abater as nações ante a sua face e para descingir os lombos dos reis e abrir diante dele as portas que não se fecharão; Eu irei diante de ti e endireitarei os caminhos tortuosos, quebrarei as portas de bronze, despedaçarei as trancas de ferro, dar-te-ei os tesouros escondidos e as riquezas encobertas porque sabes que Eu sou o Senhor, o Deus de Israel e que te chama pelo teu nome”.

E por isso vemos que isso foi profetizado e sabemos que as profecias também apontavam e apontam para um libertador que seria enviado, uma pessoa especial, O UNGIDO, O MESSIAS.

Esta palavra Messias em grego era Cristos que a palavra em português para ungido é Cristo ou Messias.

E por isso se vê que O messias viria para dar grandes bençãos aos povos porque as profecias eram duplas, apontavam para Ciro mas apontavam também para o verdadeiro ungido que é o Messias.

Vejam também em JR 29:14: “serei achado de vós diz o Senhor e farei mudar a vossa sorte, congregar-vos-ei de todas as nações e de todos os lugares para onde vos lancei, diz o Senhor e tornarei a trazer-vos ao lugar donde vos mandei para o exílio”.

Queridos irmãos as nações israelitas vão ser todas como diz aqui na profecia vão ser todas congregadas e Deus as vai trazer ao lugar donde elas tinham saído.

E como mencionei por ex. as nações do norte nunca voltaram! Mas aqui inclui as nações do norte e vão todas voltar!

Mas por isso havia essa esperança na sociedade durante este período do reino de Herodes Antipas que estava algo importante a acontecer porque sabiam que o Messias ia voltar e depois tinha a profecia de DN 9:24-25: “70 semanas estarão determinadas sobre o teu povo e sobre a tua santa cidade para fazer cessar a transgressão, para dar fim aos pecados e expiar a iniquidade e de fazer a justiça eterna e para selar a visão e a profecia e para ungir o santo dos santos, sabe e entende desde a saída da ordem para restaurar e edificar Jerusalém”.

E tudo isto aconteceu no ano 457 AC.

Continua: “até a vinda de Cristo, o ungido, o príncipe, 7 semanas e 62 semanas, seriam 69 semanas multiplicado por sete dias seriam 483 dias”.

E usando escrituras como EZ 4:7 e NM 14:34 dando o significado de 1 dia por 1 ano então esses 483 dias representariam 483 anos!

E contando do ano 457 AC e avançando 483 anos depois adicionando 1 porque não há ano zero chega-se ao ano 27 da EC.

Mas agora eles estavam aqui neste período, digamos assim, no ano 31, isto é, 3 anos e meio depois de quando esta profecia da vinda do Messias seria cumprida.

E por isso havia esta excitação na sociedade de: olha o Messias está vindo ou já veio e haviam vários homens que tinham tentado convencer o mundo dessa era que eram o Messias! E eram o Cristo!

Mas está claro que essas várias pessoas só causaram desapontamentos mas finalmente o homem da Galileia causou grande agitação, sim, parecia ser um ser da maneira que as pessoas estavam a falar e a entender na sociedade e veio ao tempo correto.

Era um carpinteiro e tinha a capacidade de bater convincentemente aos sacerdotes, escribas e outros e por isso explicava e debatia as escrituras perante esses juízes, sacerdotes e escribas e com muita autoridade.

E então muitos diziam naquela sociedade que estou a descrever que tinha feito muitos milagres.

Ora você e eu sabemos que sim que os fez mas estou a tentar ler isto como pessoas naquela sociedade estariam possivelmente a pensar.

E por isso essas pessoas diziam: olha eu ouvi dizer que curou muitos doentes e que expulsou demônios e que produziu em certas situações comida do nada!

E por isso pensavam: será este o Messias? Será este o Ungido e o Cristo? E pensavam que sim mas depois Ele foi morto e na cruz pelos romanos, e os sacerdotes e outros fizeram acusações falsas e Ele foi morto.

E como Ele podia sendo o Messias ser morto? Perguntavam as pessoas daquela sociedade e esta era a conversa, digamos assim, que eu vou dar agora esse possível cenário desta conversa entre 2 homens que tinham aprendido de Jesus e que estavam a caminho de uma vila a 12 km de Jerusalém a caminho de Emaús.

E então esta provável conversa entre estes 2 homens e vou dar a eles o nome: um é Cleo, sim, na Bíblia um tinha esse nome e estou a abreviar e o outro não diz mas vou mencionar como se fosse o nome de Estevão, emprestando o nome de um dos 7 diáconos oficiais.

Então vejamos possivelmente a conversa entre esses 2, entre Estevão e Cleo e Estevão disse: Jesus fez coisas impressionantes, estávamos a ouvir a palestra Dele no templo durante a última festa recente e quantos o seguiram.

E depois Cleo disse: mas não é o número, veja o que Ele fez: expeliu demônios e os demônios obedeceram a Ele, ressuscitou a Lázaro a pouco tempo!

E o Estevão então disse: as pessoas que tiveram demônios expulsos estavam a fingir e que não tinha acontecido e dizem que era tudo um ato teatral.

E Cleo disse: eu sei disso e o chefe dos sacerdotes disse que Ele estava aliado ao príncipe dos demônios mas isto parece ridículo ele fez tantas coisas boas e por isso não acredito que Ele não fez estas coisas.

E depois Estevão disse: sim, é verdade Ele fez um cego ver e eu estava lá, e sou testemunha ocular disso e dizem que ele era cego desde nascença.

Então Cleo disse: sim, correto, só o Messias poderia ter feito isso pois em IS 35, pois naquela época eles apenas citavam as escrituras mas agora peço aos irmãos para abrirmos em IS 35:4-6 diz assim: “dizei aos desalentados de coração sejam fortes, não temais, eis que o vosso Deus vingança vem, retribuição de Deus Ele vem e vos salvará! Então se abrirão os olhos dos cegos e se desimpedirão os ouvidos dos surdos”.

E se vê aqui que Jesus fez isso que está aqui o Cleo a dizer: certamente é a profecia do Messias.

E vejam aqui o que diz: “os coxos saltarão como cervos e a língua dos mudos cantará, pois, águas arrebentarão no deserto e ribeiros no ermo”.

E Estevão disse: sim, também creio mas diz aqui que Ele arrebentava águas no deserto e isso Ele não fez; sim curou pessoas mas não curou o deserto.

E Cleo disse desapontado: não mas fez muitas outras coisas e talvez ainda tinha mais coisas a fazer.

E o Estevão disse: sim, mas agora está morto.

Como poderiam ter matado o Messias? Como é que uma pessoa que morreu poderia ter sido o Messias?

Vamos ver aqui possivelmente o que estes 2 estavam a dizer e o Cleo disse: não sei! O que é que tu achas? As profecias falam de tempos difíceis.

E o Estevão disse: talvez Daniel 9, outro assunto, talvez só venha depois de Israel ser restaurado, está claro, ele não mencionou DN 9 que são números que ensinamos mais recentemente.

E estevão disse: lembra-te da história do rei Nabucodonosor? E como Daniel explicou o sonho a ele?

E Cleo retrucou: ah aquela grande imagem?

E estevão respondeu: sim, sim, lembras de DN 2 que a cabeça era de ouro, e depois tinha prata, e cobre e o ferro?

E o Cleo disse: sim, cada metal representava um reino, não é? A cabeça era Nabucodonosor, sim, isso tudo foi cumprido.

E Estevão disse: e veio o Babilônia, a Medo Pérsia e os gregos.

E ele disse: sim, sim; e depois veio a Medo Pérsia que os conquistou a Babilônia e depois vieram os gregos, com Alexandre que veio rapidamente.

E Estevão respondeu: sim, e agora temos os romanos e estamos sendo governados simbolicamente nesta imagem de DN 2 pelas pernas; este reino que é representado pelas pernas nesta imagem.

E depois Cleo disse: sim, e depois uma pedra, uma rocha que viria e que quebraria esta estátua toda, esta imagem de DN 2.

E estevão disse: sim, e dessa rocha seria formada uma grande montanha e entendemos que uma montanha seria um grande reino e estabelecido por Deus.

Mas talvez isso seja algo que não seria cumprido pelo Messias, viria depois, e só então viria o Messias.

Então Estevão começa depois: ah sim Daniel também fala mais tarde, DN 7, fala acerca da visão de 4 animais a sair do mar.

E depois fala que um era um leão que representava Nabucodonosor, depois o segundo era um urso que representava o reino Medo Persa, e depois um leopardo que representava Alexandre, O Grande e que veio a uma grande velocidade e conquistou a todos e finalmente o outro era terrível que eram os romanos e por isso vemos este paralelo entre a história da grande imagem do ouro, da prata, do cobre e do ferro com o paralelo destes animais de DN 7.

E depois DN 7 fala depois que depois haverá o ANCIÃO DE DIAS e vejamos em DN 7:13-14: “eu estava olhando nas minhas visões da noite e eis que vinha um com as nuvens do céu como o filho do homem e dirigiu-se ao ancião dos dias e foi lhe chegado até ele e dado o domínio, e a glória, e o reino, dos povos e nações e de todas as línguas o servissem em seu domínio que é domínio eterno e não passará e o seu reino jamais será destruído”.

E por isso Estevão disse: certamente o filho do homem é o Messias.

E Cleo disse: sim, e já que estás a falar disso, agora me recordo que Jesus referia-se frequentemente que Ele era o filho do homem, estaria Ele Jesus pensando nesta profecia?

E também se vê uma profecia em IS 2:2-4: “nos últimos dias acontecerá que o monte da casa do Senhor será estabelecido no cimo dos montes e se elevará sobre outro outeiro e a ele fluirão todos os povos e irão muitas nações e dirão: vinde, subamos ao monte do Senhor, a casa de Deus de Jacó para que nos ensine seus caminhos e andemos por suas veredas porque de Sião sairá a lei e a palavra do Senhor de Jerusalém”.

E por isso vemos aqui que a profecia também nos fala de que este Messias vai liderar um reino, e o governo e isso é o que nós esperávamos e estamos a espera.

E também vejam em IS 11:1-4: “do trono de Jessé sairá um rebento e das suas raízes um renovo, repousará sobre Ele o espírito do Senhor, de sabedoria e de entendimento, espírito de conselho e de entendimento e de temor do Senhor, deitar-se-á no temor do Senhor e não julgará segundo a vista dos seus olhos e nem repreenderá segundo os seus ouvidos mas julgará com justiça, os pobres seguirão com equidade e a favor dos mansos da terra”.

Sim, vemos aqui que haverá um reino, há profecias aqui mas não entendemos como isto requer, pensávamos que Jesus era mas Ele morreu!

E depois o Estevão pergunta: será que o Messias, o Cristo, vai descender de Davi?

E Cleo disse: sim, acho que sim.

Vejam aqui por ex. em 2 SM 7:16: “porém a tua casa e o teu reino serão firmados, Samuel a falar a Davi, para sempre diante de ti e teu trono será estabelecido para sempre”.

Por isso se vê pela profecia que o trono de Davi será estabelecido para todo o sempre e depois estes homens disseram: ah mas este reino de Davi parou, terminou porque a Babilônia matou os filhos dessa linhagem.

Bem queridos irmãos há aqui um ponto importante que estou a colocar em parênteses, que a linhagem não parou e continuou por outra linhagem de Judá e isso está explicado em nosso guia de estudo bíblico que explica sobre os Estados Unidos e a Inglaterra.

Mas continuando então com a história e estavam a falar: olha este trono parou, óh mas Amós disse e vamos ver em AM 9:11-13: “naquele dia levantarei o tabernáculo caído de Davi, repararei as suas brechas e levantando das suas ruínas restaurá-lo-ei conforme os dias da antiguidade para que possuam o restante de Edom e de todas as nações que serão chamadas pelo Meu Nome diz o Senhor que faz estas coisas”.

“eis que vem dias diz o Senhor em que o que lavra segue logo o que ceifa e o que pisa as uvas logo ao que lança as sementes e os montes destilarão mosto e todos os outeiros se derreterão”.

Se vê aqui que o Messias vai estabelecer este maravilhoso mundo e reino.

E disse Estevão: mas Jesus não fez isso!

E Cleo diz:  ah mas Jesus era descendente de Davi.

Então Estevão retruca: ah mas dizem que seu pai não era realmente seu pai.

E Cleo responde: sim, também ouvi sobre esse boato mas a Maria era de Davi e Ele nasceu em Belém.

E vejam em MQ em sua profecia, MQ 5:2: “e tu Belém e Efrata, sim, porque havia mais de uma Belém, pequena demais para figurar como grupo de milhares de Judá e de ti Me sairá o que há de reinar em Israel e de cujas origens são de tempos antigos desde a eternidade”.

De Belém vai aparecer o que vai reinar em Israel! E este é o que tem e originalmente vem dos tempos antigos desde a eternidade! Isto é, que é um ser eterno!

E Estevão disse: sim, entendo, parecia que Jesus era o que viria e era Aquele que era O Enviado mas como? Não entendo porque o Messias é para vir para reinar, para conquistar e não para ser morto pelos romanos!

Certo, pregou como ninguém, certo orou mas talvez fosse um outro profeta, talvez o Elias e veja aqui em ML 4:5: “pensaram eles: olha que vos enviarei o profeta Elias antes que venha o grande e terrível dia do Senhor e Ele converterá o coração dos pais aos filhos e o coração dos filhos aos seus pais para que Eu não venha e fira a terra com maldição”.

Pensaram talvez que fosse este, queridos irmãos, e de novo, entre parênteses, não o foi porque antes da Sua primeira vinda foi João Batista esta representação e antes da segunda vinda de Cristo é a obra e o espírito do poder de Elias, a obra que a igreja de Deus está a fazer hoje!

Mas continuando então com a história eles disseram: seria Elias?

E depois ele disse mas veja aqui em IS 9:6-7: “porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, o governo está sobre Seus ombros, o Seu nome será Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade e Príncipe da Paz e para que somente o Seu governo venha a ter paz sem fim no trono de Davi sobre o seu reino para o reestabelecer e firmar mediante juízo e a justiça desde agora e para sempre e o zelo do Senhor dos Exércitos O fará isso”.

Cleo disse: então, sim, Isaias escreveu muito sobre o Messias, aliás eu até me lembro que ouvi que Jesus leu de IS.

E vejam por ex. que Jesus leu esta secção aqui que é IS 61:1-2: “num Sábado Ele se levantou, e eu ouvi, e começou a ler esta secção e disse: o espírito do Senhor Deus está sobre Mim porque o Senhor Me ungiu para pregar as boas novas aos quebrantados, enviou-Me a curar os quebrantados de coração, a proclamar libertação aos cativos e por em liberdade os algemados e apregoar o ano aceitável do Senhor”; e depois fechou o manuscrito e se foi assentar.

Parou ali e não leu o resto.

Então Estevão disse: bem, talvez Jesus foi só um profeta do Messias e quando Ele vier então Ele trará o resto do versículo que diz: “e o dia da vingança do nosso Deus e a consolar todos os que choram”.

Talvez Jesus fosse simplesmente um profeta do Messias.

E Cleo disse: não seria maravilhoso se o Messias viesse agora?

E então, neste momento, um terceiro viajante estava ali na estrada, se juntou a eles a esta conversa e então perguntou a eles:  então o que vocês estão a falar?

E eles disseram: não sabes? Todo mundo está a falar da mesma coisa!

E Ele disse: o que estão a falar?

E explicaram a esse viajante: a respeito de Cristo, do Jesus, que desafiou os sacerdotes e que os romanos O mataram.

E Cleo disse: e nós tínhamos esperança que Ele era o Messias! Que Ele nos libertaria dos romanos e que ia restaurar a glória que a nação de Judá, israelita, tinha debaixo de Salomão.

E depois Estevão disse: e ainda mais estranho é que 3 dias já se passaram desde que Ele foi morto e as damas dizem que o corpo Dele foi roubado! Aliás as damas estão a dizer que viram um anjo e esse anjo disse a elas que Jesus vivia!

E então Estevão adicionou: tudo isto soa como uma loucura!

E Cleo então perguntou a este viajante: o que é que achas disto tudo?

E o viajante responde: vocês não estão acreditando em tudo que os profetas disseram do Messias? Por acaso vocês são néscios? Não entenderam tudo o que está escrito acerca do Messias?

Então Estevão respondeu: como podes dizer isso? Estávamos conversando agora mesmo na estrada acerca das profecias e nós cremos então como podes estar a dizer que não acreditamos em tudo que dizem?

Então o viajante retruca: então devias crer que o Messias, o Cristo, tinha que sofrer e depois obter a glória porque o Messias não iria se glorificar a Si mesmo

Continuando: Deus era Seu Pai e lhe deu uma obra a fazer, uma responsabilidade, e então disse: em SL, agora eu vou dizer onde está que é em SL 2:7 deste possível cenário e conversa que estou a dar.

E em SL 2:7: “proclamarei o decreto do Senhor e Ele me disse: Tu és Meu filho, Eu hoje Te gerei”.

E depois diz em SL 110:4 diz assim: “o Senhor jurou e não Se arrependerá, Tu és sacerdote para sempre segundo a ordem de Melquisedeque”.

Lembras-te da lei? Disse o viajante a eles nos livros da lei?  Que o rei de Salém era o rei da paz e era o sacerdote de Deus e que Abraão pagou os dízimos a Melquisedeque?

E o menor, está claro, é abençoado pelo maior e Melquisedeque abençoou a Abraão, os filhos de Abraão que vieram a ser os levitas, esses hoje em dia sacrificam no templo e por isso hoje em dia não há necessidade de sacrifício adicional porque os levitas estão a fazer.

Mas se o Messias é da ordem de Melquisedeque Ele tinha um outro sacrifício a oferecer.

E Cleo perguntou: que sacrifício seria esse?

Então o viajante diz: olha para IS 52:13: “eis que o meu servo procederá com prudência, será exaltado e elevado e será muito sublime como pasmaram muitos à vista Dele pois o seu aspecto estava muito desfigurado mais do que de outro qualquer e a sua aparência mais do que dos outros filhos dos homens”.

Vocês viram Jesus a ser espancado? A sofrer flagelação? Onde Ele foi desfigurado? Não viram?

E vejam aqui no v. 15 eu vou ler agora na versão ACF e ARC e diz assim: e assim borrifará muitas nações e reis fecharão a sua boca por causa Dele porque aquilo que não vos foi anunciado verão e aquilo que não ouviram entenderão”.

Diz assim: porque Jesus foi espancado e vocês sabem que quando fazem os sacrifícios há uma aspersão de sangue, isto é, um borrifar de sangue e assim borrifará muitas nações.

E estevão disse: sim, mas disseste que o Messias não ofereceria sacrifícios de animais pois os filhos de Levi já estão a fazer, o Messias não precisa de estar a fazer e então o que esse sangue significa?

Então este viajante diz: e continua a ler e diz assim no v. 3 de IS 53 diz assim: “era desprezado e mais rejeitado entre os homens, homem de dores e que sabe o que é padecer”.

Então Jesus foi rejeitado? Perguntou este viajante a eles.

“e como um homem que cobre o rosto era desprezado e Dele não fizemos caso”.

O povo israelita como povo e nação rejeitou Cristo como o Messias disse esse viajante a eles.

E vejam no v. 4: “certamente Ele tomou sobre Si as nossas enfermidades e as nossas dores e levou sobre Si e nós reputávamos como aflito de Deus e oprimido”; e foi o que as pessoas pensaram!

“mas Ele foi traspassado pelas nossas transgressões, nossos pecados, e foi moído por nossas iniquidades, e o castigo que nos traz paz estava sobre Ele e pelas Suas pisaduras fomos sarados”.

“todos nós andávamos desgarrados como ovelhas e cada um se desviava pelo caminho e o Senhor fez cair Sobre Ele a iniquidade de todos nós”.

“Ele foi oprimido e humilhado e não abriu a boca como cordeiro foi levado ao matadouro e como ovelha muda perante os seus tosquiadores Ele não abriu a boca”.

Então Cleo disse: estás a dizer que isto é uma profecia do Messias? Estás a dizer que o Messias tinha que sofrer? Porque as pessoas pecaram?

E este viajante respondeu: sim, todos pecaram e a pena do pecado é a morte e o salário do pecado é a morte.

E depois continua a ler no v. 9: “designaram-no na sepultura como os perversos mas com o rico esteve na sua morte, posto que nunca fez injustiça nem dolo algum se achou na sua boca, todavia ao Senhor agradou moê-lo fazendo-o enfermar quando der Ele a sua alma como oferta pelo pecado”.

“verá a sua posteridade e prolongará os Seus dias e a vontade do Senhor prosperará nas suas mãos; Ele verá o fruto do penoso trabalho da sua vida e ficará satisfeito, o meu servo o justo com o Seu conhecimento justificará a muitos porque as iniquidades deles levará sobre Si”.

“por isso Eu Lhe darei muitos, cristãos, servos, como a sua parte e com os poderosos repartirá Ele o despojo por quanto derramou a sua alma na morte e foi contado com os transgressores contudo levou sobre Si o pecado de muitos e pelos transgressores intercedeu”.

Então Estevão disse: ah agora entendo o Messias que foi enviado tinha que ser sacrificado a sua vida pelos meus pecados.

E Cleo então disse: ah então Jesus de fato podia ser o Messias porque Ele não foi culpado mas ele foi morto e crucificado como acabaste de ler, entre os transgressores, Ele não abriu a boca como se diz no v. 7.

Diz assim: “foi oprimido e humilhado mas não abriu a boca como um cordeiro foi levado ao matadouro e como ovelha muda perante os seus tosquiadores, Ele não abriu a boca”.

E o viajante diz: sim, não só Isaías mas também Davi previu acerca do sofrimento do Messias.

E veja aqui no SL 22:1: “Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?” e que significa: Eli, Eli, sabactani.

Então Cleo disse: ei, eu ouvi Jesus gritar essas palavras quando estava no madeiro.

Vê-se isso em MT 27:47.

E então este viajante disse: sim, Jesus disse isso.

Veja também no SL 22:14-16: derramei-me como água e todos os meus ossos se desconjuntaram, meu coração se fez como cera e derreteu-se dentro de Mim, secou-se o Meu vigor como um caco de barro e a língua se apega ao céu da boca e assim me deitas no pó da morte, cães me cercam, uma súcia de malfeitores me rodeiam. Aqueles que estavam a volta Dele na crucifixão, traspassaram-me as mãos e os pés”.

Óh sim, diz Estevão, pregaram-no no madeiro e nas mãos e nos pés!

E continuando a ler no v. 17: “posso contar todos os meus ossos e eles estão me olhando e encarando em Mim, repartem entre si as Minhas vestes e sobre a Minha túnica deitam sortes”.

Cleo disse: eu vi os soldados a fazerem isso de fazerem sortes para repartirem a túnica Dele.

Então o viajante diz assim: agora estás a entender a verdade.

E o Estevão estava em estado de choque: agora vejo que o Messias tinha que sofrer e morrer e pagar pelos nossos pecados.

Mas então cadê sobre as outras profecias? Acerca Dele governar, de ser o rei dos reis, pode o Messias morto fazer isso?

Então este viajante disse: todas estas estão corretas mas não são todas as profecias ao mesmo tempo.

E então o viajante perguntou a eles: onde está o Messias agora?

E Cleo respondeu: não sei!! Dizem que o corpo Dele foi roubado, não estava no túmulo.

Então o viajante diz: olha para o SL 16.

E vamos ver em SL 16:8-10: “o Senhor O tenho sempre na minha presença estando Ele à minha direita não serei abalado alegra-se pois o meu coração e o meu espírito exultam e até meu corpo repousará seguro pois não deixarás minha alma na morte nem permitirás que o teu santo veja corrupção”.

Então o viajante disse assim: Davi não escreveu isso para ele próprio porque Davi está morto e na sepultura, não subiu ao céu.

E Cleo disse: por isso o corpo de Jesus não foi encontrado porque Ele é o Messias e o Cristo.

Então o viajante disse: sim, Jesus não continua morto e vede aqui em SL 68:18: “subiste as alturas, levaste cativo o cativeiro recebestes homens por dádivas até e mesmo rebeldes para que o Senhor habite no meio deles”.

O Ungido disse o viajante a eles sofre, paga o pecado de outros, é ressuscitado e vai para o céu; subiste as alturas, para o trono de Deus porque o Cristo pertence lá, é o filho de Deus.

Então veja aqui em SL 2:7-9: “porque como eu amarei o decreto do Senhor Ele me disse: eu te amarei porque Tu és meu filho e com vara de ferro a regerás e as despedaçarás como um vaso de oleiro”.

O Estevão então disse: ah, despedaçarás as nações em pedaços como na estátua de DN 2 quando vem esta rocha e se choca com os pés da estátua e é tudo despedaçado.

Então o viajante diz: ah, agora estás entendendo, Ele governará a terra como filho de Deus.

E lê também aqui em SL 45:6-7: “o teu trono ó Deus é para todo o sempre, centro de equidade é o centro do Teu reino, amas a justiça e odeias a iniquidade e por isso Deus, o Teu Deus, Te Ungiu com o óleo da alegria como a nenhum dos teus companheiros”.

O Ungido, o Messias, o Cristo é filho de Deus, é Deus.

E isso até está citado no NT em HB mas continuando:

E Cleo disse: mas muitos criam que o Messias era Deus mas nunca entenderam que o filho de Deus sofresse e morresse, e isso vai causar muita dificuldade e muitas pessoas vão ficar ofendidas e vão tropeçar neste assunto.

E o viajante responde: sim, isso é verdade e olha aqui em IS 28:16: “portanto diz assim o Senhor Deus: eis que Eu assentarei em Sião uma pedra e pedra já provada, pedra preciosa, angular, e solidamente assentada e aquele que crer não foge”.

E também vejam em IS 8:14: “Ele vos será santuário mas será pedra de tropeço e rocha de ofensa, sim, vão ficar ofendidos, vão tropeçar nestes entendimentos, as casas de Israel laço e armadilha os moradores de Jerusalém muitos dentre eles tropeçarão, cairão, serão quebrantados, enlaçados e presos”.

Sim, está profetizado.

Então Estevão disse: ah, aqui em HC 1:5 diz: “vede entre as nações, olhai  e maravilhai-vos e desvanecei porque realizem em vossos dias obra tal que vós não crereis quando vos for contada”.

Vai ser uma coisa que as pessoas não vão acreditar.

Então Cleo replicou: Mas Habacuque era uma profecia de Judá? Então, isso não aconteceu já?

Então este viajante disse: sim, mas muitas profecias são duplas e requer a revelação do Pai para entendermos as escrituras e leiam aqui também em IS 65:17: “pois, eis, que Eu crio novos céus e nova terra e não haverá lembrança das coisas passadas, jamais haverá memória delas”.

Vai haver um mundo maravilhoso no mundo do amanhã; e sim, haverá para lá novos céus e nova terra mas no mundo do amanhã isso também vai ser uma revelação porque as profecias são duplas.

E Cleo disse ao viajante: obrigado, abristes os meus olhos.

E então chegaram a Emaús e se aproximaram do aposento onde iam ficar, digamos assim, e então Estevão disse: tudo bem, mas onde está o Messias agora? Para restaurar o reino?

Queridos irmãos, certamente entenderam que estavam a escrever um possível cenário da conversa que é descrita em LC 24.

Então vamos a LC 24 e digamos assim eu apenas dei uma maior liberdade poética de como possível poderia ter sido essa conversa e no v. 13 diz: “naquele mesmo dia estavam dois deles para caminho de Emaús da Judeia distante de Jerusalém 60 estádios e então vemos que esses dois estavam a caminho e então Jesus se aproximou deles e então começou a falar e se vê aqui por ex. no v. 25: então Lhes disse Jesus: ora néscios e parvos de coração para crer em tudo o que os profetas disseram”.

Sim, porque só estavam a crer na parte que o Messias vinha reinar que hoje em dia nós entendemos que é a segunda vinda de Cristo mas não entendiam as outras profecias: que o Messias tinha que sofrer e que hoje entendemos que é a primeira vinda de Cristo.

E depois no v. 29: “mas eles o constrangeram dizendo: está tarde, fica conosco porque o dia já declina e aconteceu que estavam a mesa tomando pelo pão, abençoou e tendo partido Lhes deu e então se lhes abriram os olhos e reconheceram quem era este viajante que era: Jesus!

“mas Ele nesse momento desapareceu da presença deles; e depois disseram um ao outro: por ventura não nos ardia o coração? Quando Ele estava no caminho e nos falava e quando nos explicava as escrituras?”

Quais escrituras eram elas? Tá claro, irmãos, era o AT.

Paulo também usou o AT e vejam em AT 28:23: “havendo-lhes-os marcado um dia, vieram em grande número ao encontro de Paulo na sua residência, e isso quando estava em Roma na prisão, e então desde a manhã até a tarde fez uma exposição em testemunho do reino de Deus procurando persuadi-los a respeito de Jesus tanto pela lei de Moisés como dos profetas”; isto é, usando o AT.

E também vejam PE diz aqui em 1 PE 1:10-11: “foi a respeito dessa salvação que os profetas indagaram e tiraram os quais profetizaram acerca da graça a vós outros destinada investigando atentamente qual a ocasião, quais as circunstâncias oportunas ligadas pelo espírito de Cristo que neles estavam, tinham o espírito de Deus, ao dar de antemão testemunho dos sofrimentos referentes a Cristo e sobre as glórias que os seguiriam”.

Os profetas do AT sabiam e entendiam que haveria um sofrimento e que haveria uma glória a seguir, dois passos: primeira e segunda vindas!

Queridos irmãos como é que nós entendemos o plano de salvação de Deus? Porque ao fim de contas irmãos o sofrimento de Cristo, a morte de Cristo que nas festas santas de Deus é representada pela Páscoa.

A Páscoa é só o primeiro passo das festas de Deus porque depois da Páscoa, imediatamente temos os dias santos que só começam depois da Páscoa e nos fazem entender do plano de salvação de Deus que é a nossa grande esperança e para a humanidade.

Queridos irmãos é um plano maravilhoso e o Pai delegou todo este plano, a execução deste plano, de inicio ao fim, a Jesus Cristo!

Vejam aqui em MT 11:26: “sim, ó Pai, porque assim foi do Teu agrado, tudo Me foi entregue, tudo Me foi delegado e por Meu Pai”.

Tudo foi delegado a Jesus Cristo pelo Pai e ao fim, depois da sua ressurreição antes de dizer a sua despedida dos apóstolos em MT 28:18 disse assim também: “toda a autoridade Me foi dada no céu e na terra”.

Queridos irmãos toda a autoridade foi dada a Jesus Cristo, a Ele foi dada a responsabilidade do início ao fim deste plano de salvação!

Vejam em AP 22:12: “eis que venho sem demora e comigo está o galardão que tenho a retribuir segundo as suas obras”.

Irmãos a vinda de Cristo está perto e Ele vai trazer o nosso galardão, sim, vai nos dar a vida eterna mas também vamos ter um galardão de acordo com as nossas obras”

“e depois Jesus Cristo diz: Eu sou o Alfa e o Ômega, Eu sou o Primeiro e o Último, o Princípio e o Fim”; o Pai delegou a Cristo toda a responsabilidade deste plano de salvação.

Jesus Cristo é o Messias, sim, é o Senhor, é o Iavé, o Jeová, o Sumo Sacerdote, o Salvador, o Criador, tudo debaixo da autoridade do Pai.

Jesus Cristo sempre fez a vontade do Pai! Jesus Cristo é O mesmo Hoje, Ontem e Amanhã.

Queridos irmãos nós só podemos entender estes dias santos e plano de salvação quando praticamos ano após ano e assim este plano de salvação fica cada vez mais claro na nossa mente!

Por isso irmãos se de fato querem entender o plano de salvação tem que PRATICAR! Tem que OBEDECER à Deus! Tem que obedecer às leis de Deus, os Dias Santos, os Sábados, os dias de festa, os dias de Sábados anuais e de acordo como Ele nos deu.

Queridos irmãos, nós na igreja de Deus Unida guardamos esses dias e por isso é que irmãos podemos falar através do poder do Espírito Santo que nos dá acerca dessa verdade e de uma maneira que outros não falam e por que?

Porque Deus está a abençoar esta mensagem para vocês entenderem porque os dias estão curtos e irmãos nós temos um grande Deus e que é misericordioso, que tem um maravilhoso plano de salvação para você, e para mim e para nós no reino de Deus. Que a graça do Senhor Jesus esteja com todos!!