Pensamentos de Jesus Cristo no tempo do fim: Páscoa

Você está aqui

Pensamentos de Jesus Cristo no tempo do fim

Páscoa

Download (Baixar)
MP3 Audio (24.77 MB)

Download (Baixar)

Pensamentos de Jesus Cristo no tempo do fim: Páscoa

MP3 Audio (24.77 MB)
×

Quando temos aflições ou provações encontramos desafios mentais, pois é fácil termos pensamentos negativos, medos, trepidações, depressões ou ansiedades. Jesus Cristo no Seu último dia de vida como um ser humano, sofreu e teve muitas emoções e pensamentos que seguramente afetaram o que ele disse nesse dia. Este sermão analisa o que Jesus Cristo disse antes de Sua morte e assim o que certamente estava pensando. Aí temos um exemplo para aprendermos de Cristo em como controlar os nossos pensamentos e emoções em situações difíceis.

Sermon Notes

O que se passa em sua mente?
Quando coisas ruins se aproximam, como lidamos com nossas mentes?
Demonstramos medo, trepidação, depressão, ansiedade?

Tire uma lição do próprio exemplo de Cristo quando teve grandes dificuldades.
Filipenses 2:5-8 - Nos é dito para ter o mesmo sentimento que Jesus Cristo.
Quais poderiam ter sido os ensamentos pessoais e emoções profundas de Cristo no Seu último dia?
Podemos considerar nossos pensamentos quando em dificuldades e aprender do exemplo de Cristo?

Vamos concentrar em três eventos do último dia de vida humana de Cristo e extrair lições para nós.

João 17 - Seus pensamentos estavam nos Seus discípulos, para estarmos Unidos. 

O que causa a divisão? O que causa a separação? O que causa o divórcio?

Na Igreja: Diferenças de Doutrina (ensino) e como nos tratamos uns aos outros (e que dizemos e como o dizemos).
Entre pessoas: Diferenças de valores (de opiniões) e como lidamos com isso (como falamos com o outro).
Entre marido e mulher: Diferenças de opinião (dinheiro, criação dos filhos, etc.) e como eles lidam com a situação.

Veja o comum: 1) diferenças e 2) como essas diferenças são tratadas

Mateus 6:13 - “livrai-nos do maligno”... mas temos que fazer a nossa parte PRIMEIRO: “não nos leve à tentação” ou "Não nos permita cair em tentação" OU “Mantenha-nos seguros de nós mesmos”

Essa é a situação chave nas inter-relações:
- Satanás é nosso inimigo - o adversário - ele está tentando MAGNIFICAR as diferenças!
- Então nós - com nossos "direitos" - permitimos que essas diferenças sejam AUMENTADAS (a tentação)

Deus tem o poder - então oramos para que Deus possa conduzir nossos pensamentos fora desta armadilha de Satanás

2 Coríntios 2:11 - estamos cientes dos dispositivos de Satanás?
Deus através do poder do Seu Espírito trabalhará conosco…

Aprendemos com os pensamentos de Cristo - para que tenhamos a mesma mentalidade, o mesmo sentimento.

# 1 - Quando Cristo foi confrontado com sua maior provação em Sua vida, Ele mostrou preocupação com os outros e orou para que fizéssemos nossa parte, com o Espírito Santo de Deus, para que houvesse UNIÃO entre os irmãos.

Há outra lição sobre os pensamentos internos dEle através da próxima oração:

Mateus 26:36-38 - Isso poderia ser escrito para a nossa lição?
Mateus 26:39-41 - Ele ensinou que quando estamos em estresse extra, precisamos de orar para que não sejamos tentados e aprendamos a colocar as coisas nas mãos de Deus - ter confiança nEle!

# 2 - Precisamos ser PACIENTES - e depois de orar, para não sermos tentados, mas para termos fé no que Deus permite, pois os pensamentos dEle são mais altos que os nossos. 

Mais tarde, quando Ele estava morrendo na cruz, vejemos as Suas últimas sete declarações:
Primeira declaração  - “Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem.” - Lucas 23:34 - Cristo mostrou uma vontade de perdoar - sem amargura - o Seu pensamento estava no bem dos outros. Carinho em extrema estresse. 
Segunda declaração - “Te digo hoje, que estarás comigo no paraíso.” - Lucas 23:43 - Cristo mostrou compaixão mesmo durante um período difícil.
Terceira declaração - “Mulher, eis o teu Filho.” - João 19:26 - Cuidar de Sua mãe.
Quarta declaração - Mateus 27:46 - Eli Eli lama sabachthani! (Marcos 15:34) - “Meu Deus, meu Deus, por que me desamparaste?” Veja como Cristo estava possívelmente pensando baseado em Salmos 22:

Salmos 22:1-14 - JC sabia que a escritura estava sendo cumprida. 
Isso mostra que JC passou por emoções como todos nós.
Salmos 22:15 - Ele disse: "Eu tenho sede" -
Quinta declaração - "Eu tenho sede" - João 19:28

Salmos 22:16-22 - Jesus não tinha dúvidas. Ele nunca duvidou de seu Pai! Nosso Pai!
 - ESTÁ OK ATRAVESSAR ESSAS EMOÇÕES FORTES EM GRANDES OCASIÕES DE TESTE
- Ele passou pelas mesmas emoções, mas nunca pecou

Salmos 22:27-31 - JC fez isso! - "Está feito!"
 Hebraico. "asah" (06213) "ah-sáh" para fazer, realizar ou terminar

Sexta declaração - “Está completado.” - João 19:30 (Gr 5055 - Exclamação de vitória! Completamente pago!

# 3 - ESTÁ OK ATRAVESSAR ESTAS EMOÇÕES EM GRANDES OCASIÕES DE TESTE: Mas seja corajoso! - JESUS PAGOU POR TODOS OS NOSSOS PECADOS - desde que estajamos arrependidos e mudando. 

E depois disso temos o Salmo 23 - Um Salmo de completa confiança e paz!
Sétima declaração - “Pai, em tuas mãos entrego o meu espírito.” - Lucas 23:46

Estamos no tempo do fim e passaremos por sérios testes ... más notícias estão se aproximando como lidamos com elas em nossas mentes? Temos medo, trepidação, depressão, ansiedade?

Cristo sofreu como nós - Ele tem compaixão por nós

Nós também podemos dizer com segurança… Salmos 23:1, 6
 

Transcrição

PENSAMENTO DE JESUS CRISTO NO TEMPO DO FIM

DIA 24.08.2019

Sermão do ministro Jorge Campos

 

Bom dia ou boa tarde queridos irmãos aqui é Jorge Campos.

O que se passa na nossa mente?

Queridos irmãos em inglês há uma frase que se diz: um centavo pelos seus pensamentos.

O que se passa na nossa mente quando coisas correm mal quando vemos notícias, quando vemos tristezas no mundo a nossa volta e como é que controlamos e usamos os nossos pensamentos?

Sim, queridos, vivemos no tempo do fim e sabemos que coisas terríveis estão para ainda acontecer e sim, coisas terríveis estão acontecendo e por ex. em MT 24:7 diz: “portanto se levantará nação contra nação”; e irmãos se vê estas nações estão cada vez mais e mais a levantarem alaridos de guerra.

“reino contra reino e haverá fomes”; queridos irmãos, basta ver quanta fome existe por aí por esse mundo a fora, muito triste.

E depois diz: “e terremotos em vários locais”; interessante que a palavra terremotos aqui no grego é a palavra seismós que é a mesma palavra que é usada em MT 8:24 onde Jesus Cristo está no barco e houve um grande temporal e Ele estava a dormir e o foram acordar mas essa palavra temporal é a mesma palavra grega que foi traduzida aqui como terremotos.

E por isso podiam ser temporais ou terremotos, isto é, mudanças de clima drásticas.

Queridos irmãos, hoje em dia vivemos em dias de mudanças climáticas drásticas de um dia para o outro onde a temperatura pode em poucas horas descer ou subir 10 graus! Ao meio dia pode ficar como se fosse noite como aconteceu recentemente em São Paulo.

Tornados, ciclones, grandes destruições estão a acontecer a volta do mundo e não é só neste ou naquele país e vimos por ex. fogueiras até na Sibéria na área onde é extremamente frio, fogueiras!

Em outros locais se viu neve no verão como viram recentemente na cidade do Cabo e depois vemos a situação política, os conflitos, no Oriente Médio, parece mentira e vivemos em condições extremamente difíceis no mundo.

Vemos desenvolvimentos de nações no estreito de Ormuz, vemos possivelmente o início de uma guerra comercial a volta do mundo.

Queridos quanto tudo isto acontece a nossa volta e depois vemos os problemas que estão a crescer e são problemas pessoais e individuais.

O que se passa na nossa mente? Temos medo? Palpitações? Depressão? Ansiedades?

Queridos irmãos hoje eu desejo tirar uma lição dos próprios e possíveis pensamentos de Jesus Cristo porque vemos que da abundância do coração a boca fala e vamos ver o que Jesus Cristo disse que sabemos que veio do coração Dele.

Vejam por ex. começando aqui FP 2:5: “tende em vós o mesmo sentimento”; a mesma mentalidade, a mesma maneira de sentir, a mesma maneira de pensar que também houve em Cristo Jesus.

“porque Ele subsistindo em forma de Deus não julgou como usurpação dizendo que era igual a Deus mas a Si mesmo se esvaziou assumindo a forma de servo e tornando-se em semelhança de homens e reconhecendo em Si a forma humana a Si mesmo se humilhou tornando-se obediente até a morte e morte de cruz”.

Irmãos quando Ele se esvaziou e quando Ele depois se sujeitou a morte e morte de cruz através da Sua humildade; imagine os pensamentos que poderiam ter passado pela mente dele como:

Primeiro: sabendo pro milhões de anos que tinha que fazer isto que era parte do plano de salvação que Ele e o Pai tinham decidido e naquela própria noite, naquele dia Ele morreu!

E as emoções que passaram pela mente Dele quando esteve perante esta grande dificuldade que sabia de antemão que iria sofrer e depois quando estava a sofrer estas aflições e irmãos, o que estou a dizer é que nós: você e eu passamos por aflições, e períodos difíceis na nossa vida! Tal como Jesus Cristo passou particularmente naquele dia da sua morte!

E por isso o que passou possivelmente pela mente de Jesus Cristo? Como disse: o que sai da abundância da boca é o que está no coração!

O que Ele disse perante estas dificuldades? Quando você e eu estamos a passar desafios grandes, dificuldades enormes, o que é que sai da nossa boca?

E por isso vamos considerar o que Jesus Cristo disse durante esses períodos difíceis e de grandes desafios e para nós pormos assim um espelho vermos a nós próprios se temos que mudar e se temos aonde?

Sim, porque cada um de nós somos diferentes e por isso vamos ver 3 situações específicas do último dia da vida de Cristo para extrair estas lições para nós e aplicar isto a nossa vida, conforme nós encontramos desafios ou conforme nós vemos estas coisas a nossa volta no mundo e então como é que vamos controlar estas situações nas nossas mentes e ter uma maneira de viver por esta situação sem desistirmos?

Mantendo-nos fiéis até ao fim!

Então vamos começar na ORAÇÃO FINAL da noite que foi traído que está descrito no lava pés em JO 17 e quando digo a oração final que é descrita por inteiro porque vamos ver que houve outra oração um bocadinho depois que 3 dos discípulos estavam presentes a uma certa distância mas estou a falar desta oração que Ele deu a frente dos seus apóstolos.

E que está em JO 17 e este capítulo inteiro é a oração de Jesus Cristo e entre os vs. 1-5 se vê aqui que Jesus Cristo está a dizer: “EU CUMPRI A MISSÃO QUE ME FOI DADA”; o Pai e Ele concordaram e Ele tinha uma missão em vir para a terra e Ele cumpriu a obra que tinha que fazer na sua primeira vinda.

E por fim ao passo deste passo final pois só faltava este último dia, digamos assim, no dia que era da Páscoa e então está Ele a dizer: “Tu me enviaste e no v. 4: Eu te glorifiquei na terra consumando a obra que me confiaste a fazer; e por isso agora, Pai, glorifica-Me contigo mesmo com a glória que Eu, Jesus Cristo, tive junto de ti antes da criação do mundo”.

Sim, Ele tinha esta glória ao lado do Pai antes da criação do universo.

“e manifestei Teu nome aos homens que Me deste no mundo, eram Teus, Tu Me os confiaste e eles tem guardado a tua palavra”.

E por isso se vê que os pensamentos de Jesus Cristo que está na sua mente e está a pensar não só Nele próprio mas na razão da sua missão que Ele fez por nós! E pelos seus discípulos.

Nós somos os seus discípulos deste tempo e vejam por ex. aqui no v. 11: “já não estou no mundo, sim, praticamente Ele já tinha completado esta missão, mas eles continuam a viver neste mundo ao passo que Eu completei a missão e mais umas horas, depois de estar morto 3 dias e 3 noites, e depois vou estar Contigo.

É o que Ele diz aqui: “vou para junto de Ti, Pai Santo, e guarda-os em Teu nome, os que Me destes para que sejam um assim como Nós somos um”.

E assim como o Pai e Cristo são um, nós temos que ser também um com Eles!

Um conosco e um com Eles!

Sim, isto é o que diz quando ele descreve mais um bocadinho com maior detalhe no v. 21: “a fim de que todos sejam um como és Tu ó Pai em Mim e Eu em Ti e que Eles sejam um em Nós para que o mundo veja que Tu Me enviaste”.

Jesus Cristo está a dizer aqui claramente que precisamos de estar unidos!

Sim para sermos um precisamos de estar unidos!

Unidos como? No nome do Pai, isto é, protegidos, mantidos debaixo da proteção do Pai!

E veja no v. 15: “não peço que os tires do mundo mas que os guardes do maligno!”

Claramente está a falar aqui de proteger-nos do mal e do maligno!

Queridos irmãos Deus nos protege de muitos problemas e satanás odeia os filhos de Deus; satanás nos quer devorar! Como?

Como satanás devora os irmãos? Imaginem! Vocês por ex. vão para um local selvagem e por ex. veem um veado e o que é que o leão faz? Tenta afastar o animal dos demais do seu grupo e depois vai para aquele que ficou só para o atacar e matar!

Divisão, a tática de satanás é criar divisão para nos destruir! Dividir para conquistar e ao final de contas nos destruir!

Por isso que Jesus Cristo está a orar para que sejamos um para que não estejamos divididos.

Ora, o que causa divisão? A igreja de Deus, infelizmente, tem sofrido divisão, e por que? porque satanás nos odeia e por causa de nossos próprios problemas! E por que? basicamente por 2 detalhes de ter ataques e divisões na igreja e são baseados primeiro em diferenças doutrinais, diferenças de ensino e de ideias como: olhe isto é assim ou assado!

E segundo como tratamos um ao outro, isto é, como dizemos coisas e particularmente quando há diferenças.

Mas queridos irmãos este princípio é aplicável a todas as pessoas e quando há diferenças de opiniões ou de valores ou de maneiras de ver um outro assunto ou por qualquer razão que seja que for.

Quando há diferenças como é que dizemos, falamos a outra pessoa por causa dessas diferenças e se a solução é dividir e separar é o que satanás quer.

E por isso vemos problemas por ex. entre marido e mulher que são diferenças de opinião como administrar o dinheiro ou educar os filhos, ou seja, o que for!

E como falam e discutem acerca dessas diferenças de opinião que depois a coisa vai aumentando até explodir! E por isso se vê esta comunhão da maneira que satanás e as nossas fraquezas são controladas por satanás porque há diferenças e essa diferenças são tratadas.

Como disse: divisões na igreja, diferenças de doutrinas e como as pessoas tratam uns aos outros o mesmo princípio.

E por isso há divisões, e uma vez que há essa divisão, ou separação ou divórcio ou seja o que for, o relacionamento nunca voltará a ser do mesmo modo, nunca

Requer muito trabalho de reconciliação para restabelecer o mesmo valor, qualidade de união e isso é o que Jesus Cristo está a dizer antes de se aproximar este momento final da vida Dele e a oração Dele ao Pai é neste momento que sejam um como Nós somos um!

Queridos irmãos isto não é nada diferente da oração modelo em MT 6 começando no v. 9: “portanto orais assim: Pai Nosso que estais nos céus”; mas a conclusão dessa oração veja o que diz aqui: “não nos deixeis cair em tentação mas livrai-nos do mal”.

Livra-nos do mal é do maldoso, do maligno mas não deixeis cair em tentação muitas vezes não entendemos isso!  E plenamente e por que? porque quer dizer que não nos permita cair na tentação, isto é, guia-nos numa situação diferente das nossas tentações de natureza carnal que nos vão levar para o caminho errado.

E diz assim: não nos deixes cair nessa tentação carnal de nossas fraquezas e como talvez dizemos certas coisas e caímos na tentação e não estamos a controlar a língua com os nossos pensamentos corretos e dizemos coisas erradas e coisas que não devíamos de dizer.

E então o que é que temos? Estamos a ser de uma maneira ou outra a seguir o caminho do maligno, o caminho que ele quer que nós sigamos: divisão.

E com a divisão uma pessoa fica separada e mais cedo ou mais tarde é alvo do maligno e isto ao fim de contas é muito importante e deixe-me dizer de uma outra maneira: mantém-nos protegidos de nós próprios!

É o que a oração está a dizer: não nos deixes cair em tentação é a mesma coisa que dizer: nos protege da nossa própria fraqueza, ou de nós próprios.

Queridos irmãos quando estamos a pedir para nos proteger a nós próprios e sim pode ser por palavras ou por coisas que façamos e estejamos a conduzir um carro ou coisa assim e nos distraímos e podemos provocar um acidente, então, proteja-nos de nós próprios.

Isto é muito importante porque satanás que é o nosso inimigo e adversário vai tentar amplificar e aumentar estas diferenças e depois nós não sendo humildes dizemos: é o meu direito! e então fazemos esta coisa maior do que devia de ser.

Por isso é que diz: o poder, e a glória e o reino é do Pai que tem o poder de nos ajudar nisto e precisamos de orar diariamente para Deus nos ajudar nas nossas palavras para serem com discernimento, e com cuidado e com amor.

Caso contrário, vamos cair nestas ciladas do diabo, sim, porque o diabo vê estas situações e digo uma coisa assim e podia ter sido interpretada de outra maneira assim tão gentilmente mas interpretada onde o diabo leva esta interpretação e eu levo isto e digo a outra pessoa e outra pessoa diz isto e e aquilo então explode!

Vejam em 2 CO 2:1: “pois não lhe ignoramos os desígnios”, sim, porque se não satanás tem uma vantagem sobre nós que são as ciladas dele e nós precisamos de ter cuidado de não estarmos ignorantes das ciladas e dos truques e das armadilhas dos desígnios que satanás põem a frente de nós e particularmente em relacionamentos interpessoais.

Precisamos de entender o contexto aqui e o contexto aqui em 2 Co vai atrás em 1 CO 5:1 que havia um homem que tinha um relacionamento com a sua madrasta e então Paulo diz: então, vocês não estão a controlar esta situação? Esta pessoa que está a pecar deve ser posta fora da igreja!

E depois trataram do assunto e colocaram a pessoa para fora da igreja e depois diz assim: precisamos de perdoar porque essa pessoa se arrependeu.

Às vezes, isto era um grande pecado. Às vezes é só uma maneira que a pessoa diga que é mal interpretada ou coisa assim.

Mas diz assim: precisamos de perdoá-lo e confortá-lo para que essa pessoa não seja consumida por excessiva tristeza.

Precisamos de perdoar e por isso diz assim: pelo que vos rogo para que confirmeis para com ele o vosso amor.

E por isso nesse contexto está a dizer porque se não no v. 10: “satanás vai tomar vantagem de vocês e por isso vocês precisam de ter cuidado de estarem ignorantes das ciladas e dos truques de satanás”.

É por isso que Jesus Cristo orou por união entre os irmãos como lemos em JO 17 e um bocadinho mais adiante nos vs. 20 e 23 leiam quando tiverem um tempo ele está a mencionar ainda mais acerca desta união que precisamos de ter.

E por isso irmãos devemos de tirar certas lições de aprendizagem das palavras de Jesus Cristo antes da grande dificuldade e desafio, a grande mentalidade e sentimento dele já era humilde e dizer que precisamos de considerar humildemente para estarmos unido e Eu estou a orar Pai para que os irmãos estejam unidos.

E por isso vemos aqui quando Cristo esteve diante da confrontação deste desafio do maior, digamos assim, teste ou provação da sua vida Ele demonstrou cuidado e carinho para com os outros e orou para que nós façamos a nossa parte com a ajuda do Espírito Santo de Deus para que houvesse união, e estejamos unidos e isto é muito importante irmãos.

E por isso estamos aprendendo isto, esta lição da vida de Cristo para aplicarmos à nossa vida?

Mas nessa mesma noite conforme o tempo passou Cristo se aproximou horas antes de ser traído e vejam em MT 26:36-38: “em seguida foi Jesus com eles a um lugar chamado Getsemani e disse aos seus discípulos: assentai-vos aqui enquanto vou ali orar; então levou consigo Pedro e os 2 filhos de Zebedeu e começou a se entristecer e a se angustiar”.

Porque Jesus Cristo agora sabia que o momento estava prestes de ser traído e esta provação estava a momentos.

“então lhes disse: a minha alma e vida está profundamente triste até à morte e fiquem aqui e vigiai comigo”.

E no momento mais difícil Dele Jesus Cristo pediu a estes 3 a estarem com Ele para o ajudar e suportar e encorajar e prostou seu rosto orando neste momento de angústia, e sim, ele estava angustiado e triste neste momento de profunda emoção!

“orou dizendo: Pai, se possível, passe de Mim este cálice, esta provação e teste que ele sabia que ia acontecer a momentos, todavia não seja como Eu quero e sim como Tu queres”.

E o que aconteceu aos discípulos? Foram dormir, adormeceram e queridos irmãos não estou a criticá-los pois provavelmente eu teria feito o mesmo pois não sou melhor que eles; e todos nós provavelmente teríamos feito o mesmo.

“vigiai e orais para que não entrem em tentação o espírito, na verdade, está pronto mas a carne é fraca”.

E Ele disso isso e fez isso 3 vezes.

Jesus Cristo estava aqui a dar uma lição a nós quando estamos debaixo de super estresse onde estamos estressados ao limite com um teste supremo e o que Ele nos ensina?

E por isso que estavam estes 3 para escreverem para nós e sabermos como Jesus Cristo passou por esse teste.

Pois quanto estamos debaixo deste super sacrifício, sim, oramos, Deus tira-me deste teste, sim, quando você por ex. tem uma doença ou câncer, ou seja, o que for, e você vê que vai morrer e você vai orar; por favor, cura-me mas pode ser que Deus não o cure tal como Jesus Cristo disse: deixa passar este cálice, se possível, mas não como eu quero mas como Tu, Pai, o queres.

E aí está uma lição quando estamos com esses testes supremos e temos que aprender a lição que Jesus Cristo nos dá!

Porque às vezes não vamos ser curados, às vezes Ele não nos vai tirar desta situação super difícil como fosse um super teste da nossa fé como uma provação de fogo.

Vamos ter de ser provados ao extremo mas neste caso temos que manter fieis em fé até ao fim.

E por isso que lemos em AP 14:12 está a falar que irmãos estarão em grandes dificuldades por causa da besta no mundo ainda por vir e estamos perto disto! E diz para nos encorajar que a besta e os que adoram a besta e a sua imagem e recebem a sua marca, isto é, aqueles que vão impor em nós dificuldades beberão do vinho da cólera de Deus e vai haver um juízo e preparado sem mistura do cálice da ira de Deus.

E por isso está a dizer no v. 12: tenham paciência, tenham perseverança e mantenham-se fieis até ao fim pois este super teste virá! E o super teste vai ser para aqueles que não estão adorando a besta ou a sua imagem, isto é, aqueles que guardam os mandamentos de Deus, a lei de Deus incluindo o Sábado, e os dias santos de Deus, guardam esses mandamentos e tem a fé em Cristo.

Queridos irmãos precisamos de aprender dos pensamentos de Jesus Cristo e da situação teve no momento antes de ser traído e que Ele disse: tira esse teste de MIM pai, este cálice, se possível, mas se não for possível seja a Tua vontade e não a minha.

Ora, Jesus Cristo sabia muito bem qual era a vontade do Pai mas aqui está uma lição para nós!

Precisamos de ser pacientes como diz com perseverança tal como Jesus Cristo teve porque vai haver um julgamento e por isso precisamos de orar para não sermos tentados pelas nossas fraquezas carnais que nos vão dizer: olha, desiste!

E não devemos desistir e sim nos manter unidos até ao fim!

Agora um pouco mais adiante irmãos, este é o segundo ponto de sermos pacientes e perseverar até ao fim.

E depois mais adiante quando Ele estava na cruz e praticamente a morrer na cruz vemos que Jesus Cristo disse sete frases que são mencionadas na Bíblia e a primeira por ex. está em LC 23:34: “Pai, perdoa-lhes porque não sabem o que fazem”.

Aqui vemos que Jesus Cristo perante estas dificuldades estava pronto a perdoar, quando estava perante um desafio supremo de sofrimento que você não imagina estava pronto a perdoar.

Você está pronto a perdoar? Ou não vai perdoar e causar divisão? Ele estava a pensar no bem dos outros e depois um bocadinho mais adiante estavam um dos criminosos na cruz e vemos em LC 23:43: “era um dos malfeitores e ele disse: Jesus, lembra-te de mim quando vieres no Teu reino e então Jesus lhe respondeu: em verdade vos digo hoje que estarás comigo no paraíso”.

Sim, traduzindo corretamente como se devia ler: na verdade te digo hoje, sim, Jesus Cristo lhe disse que estaria com ele no futuro pois não foi nesse dia que Jesus Cristo foi morto e ficou 3 dias e 3 noites.

Ora, por isso, não esteve no paraíso pois esteve morto por 3 dias e 3 noites pois está aqui a se referir que vai haver uma segunda ressurreição e que essa pessoa nessa segunda ressurreição depois do milênio pois durante este milênio o mundo vai ser restabelecido como um paraíso e que vai ser ressuscitado e vai estar no paraíso com Jesus Cristo a reinar neste mundo maravilhoso que vai ser a terra.

E por isso que Jesus Cristo disse a ele: em verdade te digo hoje que estarás comigo no paraíso e esse paraíso é o dia do juízo e do julgamento do trono branco e isto explicamos claramente durante o período das festas quando explicamos aos irmãos e é entendido as festas e festivais de Deus que nós celebramos na igreja.

E o problema é que o mundo não celebra os festivais de Deus e por isso não entendem a verdade da Bíblia porque não praticam, não entendem!

E por isso irmãos Jesus Cristo demonstrou compaixão para os outros mesmo quando estava em grande dificuldade pessoal!

E também vejam em JO 19:26 e esta é a 3ª. frase que Jesus Cristo disse: “vendo Jesus sua mãe ao lado do discípulo amado disse: mulher eis aí o teu filho e depois disse ao discípulo: eis aí a tua mãe”.

Deu a responsabilidade ao apóstolo João de tomar conta da sua mãe e se vê aqui o carinho Dele para os que ama como os seus parentes mais perto, particularmente a sua mãe e por isso vemos no momento difícil e de extremo teste que Jesus Cristo estava a pensar nos outros.

Para serem perdoados, para aquele que estava a demonstrar um espírito de arrependimento vai estar no paraíso como Ele descreveu e para a sua mãe física para ser cuidada durante o resto de seus dias.

Mas para além disso eu quero focar as emoções profundas de Jesus Cristo nessa hora e momento de extrema dor e extremo sofrimento e provação.

E vejam aqui em MT 27:46 e também está em MC 15:34 mas estaremos a ler hoje MT 27:46: “por volta da hora nona, isto é, por volta das 15 hs, c

Amou Jesus em voz alta: Elá, ela, ilani, sabactani que quer dizer: Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?”

Aqui irmãos vemos uma exclamação de profunda emoção! Umas pessoas pensam óh o que Jesus Cristo estava a dizer aqui e antes da sua morte e estava a pensar que o Pai o tinha desamparado e está Ele a ter dúvidas do Pai?

Agora quero ler SL 22:1: “Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?

Queridos irmãos é bem possível que Jesus Cristo estava a recitar este salmo e uma das tradições judaicas é que as pessoas diziam as primeiras palavras e as pessoas depois entendiam o resto que seguia pois eles sabiam estas escrituras de cor e salteado porque não tinham Bíblias como nós e aprendiam praticamente de ouvir e de cor e salteado.

E por isso quando diziam ou começavam por ex. um certo provérbio e eles imediatamente pensavam no resto do provérbio como em português temos: pão, pão, queijo, queijo e eles diziam: pão, pão e as pessoas imediatamente sabiam o que vinha a seguir.

Esta maneira de repetição porque sabiam o que se seguia e por isso quando Jesus Cristo diz: Deus meu, Deus meu porque Me desamparaste? Estava a pensar neste salmo e estava a dizer o que estava neste salmo.

Então vamos ler este salmo para vermos o que Jesus Cristo nos está a ensinar.

Queridos irmãos isto tudo são ensinamentos e o que Jesus Cristo nos ensina quando nós estamos em situações de testes de desafios supremos?

E quando você está num teste supremo como por ex. você sabe que tem câncer o que você pensa a respeito? Não meu Deus por que não me estás a curar? Deus meu, Deus meu por que me desamparaste?

Vemos como isto é uma lição para nós quando vemos que estamos neste super teste pensamos desta maneira!

Não nos sentimos desta maneira? Sim!

Ora, estamos a duvidar em Deus? Não!

Mas é uma emoção que temos porque meu Deus, meu Deus porque me desamparaste?

E vejam aqui os pensamentos de Jesus Cristo: “porque se acham longe da minha salvação as palavras do meu bramido? Deus meu clamo de dia e não me respondes, também de noite, porém, não tenho sossego”.

Se você tem uma doença muito forte por dias, meses ou anos de sofrimento você chega ao ponto de dizer: clamo de dia e de noite e Tu ó Deus não me respondes? Não me estás a curar!

“contudo Tu és santo”; não é duvidar que Deus é Deus; “entronizado nos louvores de Israel e nossos pais confiaram em Ti e os livraste a Ti clamaram e se livraram”.

Estavam no Egito e saíram e estavam no deserto e tiveram problemas e dificuldades e foram auxiliados.

“a Ti clamaram e se livraram e confiaram em Ti e não foram confundidos”; mas eu na minha decepção e no meu problema, por ex. eu na minha dificuldade como ter uma úlcera ou um ataque do coração, e a pessoa tem esses problemas e sabe que a sua saúde está a cair, cair e cair.

“eu sou verme e não homem ou pobre dos homens desprezado pelo povo”; e irmãos isto era aplicável a Jesus Cristo porque Ele estava na cruz e entre essas pessoas era como se fosse um verme mas é os sentimentos que nós temos quando vamos para testes supremos!

“todos os que me veem zombam de Mim, afrouxam os lábios e meneiam a cabeça, confiou no Senhor então por que o Senhor não O livra? Salve, pois, Ele pois Nele tem prazer”

Ah Jesus Cristo estava a fazer esses milagres e confiança em Deus então por que Deus não o ajuda? E sabem por que? sim, vocês sabem! Porque Ele tinha que morrer por nós!  Mas as pessoas estavam a pensar nesse nível por que Deus não ajuda a Ele?

Deus estava num nível bem mais superior porque Ele tinha que morrer e sofrer por nós para pagar por nossos pecados! Quando nós estamos a sofrer estamos a pensar neste nível inferior mas Deus está a pensar neste nível superior e às vezes nos deixa passar pelos sofrimentos.

Porque Ele está a pensar e os Seus pensamentos são bem mais altos do que os nossos pensamentos!

v. 9: “contudo, Tu és quem Me fez nascer”; Tu, Pai, é que me fizeste nascer através de um milagre pois foi o Pai que fez Jesus Cristo nascer, não foi?

“e me preservaste Eu ainda estando no seio da minha mãe”, sim, você estava no ventre da sua mãe e foi preservado e você nasceu, não foi?

“a Ti Me entreguei desde o Meu nascimento no ventre da Minha mãe e Tu és o meu Deus”; e é o que Jesus Cristo disse e é o que nós dizemos quando estamos em sofrimento.

“não Te distancies de Mim porque a tribulação está próxima”; Jesus Cristo estava nesta tribulação e é o que nós dizemos quando estamos diante de um grande desafio.

“e não há quem Me acuda, muitos touros me cercam, fortes touros de Basã me rodeiam”; touro aqui é simbolismo de diabo ou demônio que estavam ali a querer ver Cristo sofrer.

“contra Mim abrem a boca como faz o leão que despedaça e ruge”; e que é satanás!

“derramei-Me como água e todos os meus ossos se desconjuntaram”; é como Jesus Cristo estava a sentir ali na cruz estava derramando água e todos os ossos estava a puxar e repuxar ali na cruz horas e horas no sol!

“meu coração se fez como cera e secou-se o meu vigor como um caco de barro e a língua se apega ao céu da boca”.

Irmãos quando a sua língua se pega no céu da boca como é que você se sente? Com sede, é ou, não é?

“com sede assim me deitas no pó da morte”.

Mantenham aí esta seção em SL porque vamos voltar mas vamos então ver em JO 19:28: “depois vendo Jesus que tudo estava consumado para se cumprir a escritura disse: tenho sede”.

E a escritura que estava a cumprir é SL 22 porque Ele disse como lemos aqui em SL 22: “e a Minha língua se apega ao céu da boca” e por isso tinha sede.

Mantenham a marca em JO 19 e agora vamos continuar a ler SL 22:26: “quem me cerca? Uma súcia de malfeitores Me rodeia!”; as pessoas estavam a volta de Cristo a zombar Dele!

“traspassaram-me as mãos e os pés”; foi o que fizeram a Jesus Cristo, não foi?

Posso contar todos os Meus ossos e eles estão Me olhando e encarando em Mim, repartem entre si as Minhas vestes e sobre a Minha túnica deitam sortes”.

Vocês sabem que isto aconteceu a Jesus Cristo pois isto é uma profecia de Jesus Cristo e era o que Ele estava a ver e a pensar!

E por isso vimos que Ele disse: Eu tenho sede que é como acabamos de ler em JO 19:28.

Mas continuando a ler no v. 19: “Tu, porém, Senhor não Te afastes de Mim e apressa-Te em Me socorrer”; teve Jesus Cristo dúvidas de que o Pai o estava a desamparar? Não! Mas sentiu-se desamparado mas tinha absoluta confiança que o Pai O socorreria.

“livra-Me a Minha alma da espada e da aspereza do cão a Minha vida, salva-Me das garras do leão e dos chifres dos búfalos, sim, Tu me respondes a Meus irmãos que darei o Teu nome e cantar-Te-ei louvores no meio da congregação”.

Queridos irmãos não havia absolutamente dúvidas de Jesus Cristo e por isso Ele teve fé e nas realizações absolutas que esperava como se lê em HB 12:1.

Jesus Cristo nunca duvidou de seu Pai e por isso aprendemos estes pensamentos de Jesus Cristo e estas emoções enormes que nós temos em momentos de grandes provações e por que? porque Jesus Cristo passou pelas mesmas emoções mas nunca pecou!

Ele sofreu isto por causa da alegria do golo que estava perante a Ele e continuando a ler aqui em SL 22:26: “os sofredores, os mansos, hão de comer e fartar-se, louvarão ao Senhor os que O buscam, viva para sempre o vosso coração, lembrar-se-ão do Senhor e a Ele se converterão nos confins da terra perante Ele se prostarão todos as famílias das nações pois o Senhor é o rei e é Ele quem governa as nações”.

Mas quem é o Senhor que vai reinar? É Jesus Cristo e por isso se vê aqui que Jesus Cristo estava a meditar este salmo mas é aplicável a nós porque Ele é que vai reinar quando estamos nestas dificuldades e provações nós temos que confiar que Ele vai reinar e trazer paz ao mundo.

“a posteridade o servirá, falar-se-á do Senhor à geração vindoura e hão de vir a anunciar a justiça Dele ao povo que há de nascer e comprovarão que foi Ele quem os fez!”

A palavra hebraica quem os fez é HASAH que quer dizer aquele que o realizou, aquele que o completou, aquele que terminou.

Agora leiam a outra frase que Jesus Cristo disse a seguir que é em JO 19:30: “quando Jesus tomou este vinagre porque Ele disse que tinha sede e colocaram um bocadinho de vinagre e disse: ESTÁ CONSUMADO”.

A palavra grega aqui é TELEÓ que quer dizer uma exclamação de vitória! O fez! O completou! Venci! Completamente pago que é semelhante aqui ao fim do SL 22: “foi Ele quem o fez!”, O completou! O terminou! Venceu!

E por isso se vê aqui os pensamentos de Jesus Cristo desde o início do SL 22 até ao fim e Ele completou, pagou completamente pelos nossos pecados e por isso quando nós pensamos acerca do que Jesus Cristo pensou neste momento Ele deu um grito de vitória!

Não foi um grito de tristeza ou deprimido mas de vitória: ESTÁ CONSUMADO! VENCI! COMPLETEI!

Queridos irmãos quando estamos perante estas provações e dificuldades precisamos de ter confiança porque Ele pagou completamente e foi completamente vitorioso pelos nossos pecados!

Por isso nós precisamos de ter esta confiança como leem por ex. em HB 10 que Ele pagou pelos nossos pecados!

E o que é que se segue depois do SL 22? É o SL 23, não é?  E então o que é que diz no SL 23?

“O SENHOR É O MEU PASTOR, NADA ME FALTARÁ, ELE ME FAZ REPOUSAR EM PASTOS VERDEJANTES, LEVA-ME PARA JUNTO DAS ÁGUAS DE DESCANSO, REFRIGERA-ME A ALMA, GUIA-ME PELAS VEREDAS DA JUSTIÇA”.

Um salmo de completa confiança e paz!

Na mente de Jesus Cristo, Ele teve completamente paz e debaixo desse pensamento, vemos em LC 23:46 a sétima última frase na cruz que diz: “então Jesus exclamou em voz alta: Pai, nas tuas mãos entrego o Meu Espírito”.

Em completa confiança e paz o Senhor é meu pastor, nada me faltará!

Queridos irmãos, a mente e o sentimento de Jesus Cristo em tempo das dificuldades e aflições nos ensinam lições importantes.

E então o que é que se passa nos pensamentos? Quando você tem uma aflição? Lembrem-se que Jesus Cristo sofreu por nós e tem compaixão para conosco e quando Jesus Cristo foi confrontado com o maior teste na sua vida Ele demostrou carinho e cuidado para conosco orando para que nós fizéssemos a nossa parte e com a ajuda do Espírito Santo de Deus para que fôssemos unidos.

Nos temos que fazer o mesmo quando temos testes e dificuldades adicionalmente precisamos de ser pacientes, e perseverantes e perseverar até o fim porque vai haver um julgamento e vai haver um juízo.

E por isso precisamos de estar a orar para não pecarmos e sermos protegidos do maligno e Deus nos guiar na direção correta e não na direção do nosso espírito pecaminoso, espírito humano.

Mas ao invés disso o espírito do homem no homem, o espírito carnal, precisamos de seguir, o espírito do caminho de Deus e por isso temos que ser pacientes e perseverar e finalmente precisamos de ter coragem para marchar para a frente porque Ele pagou por TODOS os nossos pecados!

Desde que esteja claro que não estejamos arrependidos e de fato estejamos a mudar do velho homem para o novo homem.

Então poderemos dizer como ao fim do SL 23: “bondade e misericórdia certamente me seguirão todos os dias da minha vida, da vida eterna que virá para nós, e habitarei na casa do Senhor para todo o sempre, eternamente”.

Que Deus vos dê a coragem de controlar os vossos pensamentos e vossas emoções para seguirem estes princípios básicos e importantes e para que possam habitar na casa do Senhor eternamente.