Os Sábios Buscarão a Deus

Você está aqui

Os Sábios Buscarão a Deus

Vamos tecer uma história fascinante que inclui os sábios na cena do nascimento de Jesus, a ciência, o profeta Daniel, o perverso rei Belsazar da Babilônia, você e eu! O assunto é sabedoria, mas esta é uma abordagem diferente a um assunto independente de época.

O famoso escritor e filósofo norte-americano Elbert Hubbard escreveu: "Todo homem é um tolo por pelo menos cinco minutos todos os dias; a sabedoria consiste em não exceder este limite".

No livro de Tiago, lemos: "E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e não o lança em rosto; e ser-lhe-á dada" (Tiago 1:5). Assim como as pessoas da época de Jesus, todos que têm sabedoria vão esquadrinhar a verdade—olhando para Deus—ao buscá-Lo.

Os sábios e Jesus

Primeiro, vamos criar essa história, observando os sábios em busca de Jesus, quando Ele nasceu. Aqui está um breve resumo da história no livro de Mateus:

"E, tendo nascido Jesus em Belém da Judeia . . . uns magos vieram do Oriente a Jerusalém, e perguntaram: Onde está Aquele que é nascido Rei dos judeus? Porque vimos a Sua estrela no Oriente e viemos a adorá-Lo . . .

"Então, Herodes . . . enviando-os a Belém, disse: ‘Ide, e perguntai diligentemente pelo menino, e, quando o achardes, participai-mo, para que também eu vá e O adore’.

"E, tendo eles ouvido o rei, partiram; e eis que a estrela que tinham visto no Oriente ia adiante deles, até que, chegando, se deteve sobre o lugar onde estava o menino. E, vendo eles a estrela, alegraram-se muito com grande júbilo. E, entrando na casa, acharam o menino com Maria, Sua mãe, e, prostrando-se, o adoraram; e, abrindo os seus tesouros, lhe ofertaram dádivas: ouro, incenso e mirra" (Mateus 2:1-2, 7-11).

Na antiga Babilônia, o rei tinha sábios da ciência, ou magos, para dar-lhe conselhos. Geralmente, eles entendiam de astronomia, de calendários e de medicina. Provavelmente foram esses sábios que vieram de Parta—um grande império a leste do rio Eufrates—bíblico no distante Oriente. A Babilônia já fazia parte desse império.

O território parto também incluía as terras das dez tribos do norte de Israel, que tinham sido levadas cativas pelos assírios alguns séculos antes. E o Império Parto e suas áreas adjacentes continham muitos descendentes das tribos exiladas.

É bem possível que esses sábios da história de Jesus reivindicaram que Abraão era seu patriarca. Se assim for, eles teriam um interesse particular no Rei profetizado dos judeus. E, uma vez que o profeta Daniel foi posto a cargo dos magos da antiga Babilônia, suas e outras profecias sobre o Messias de Israel podem ter sido transmitidas a eles. Talvez eles estivessem familiarizados com a antiga profecia que falava de um tempo em que "uma estrela procederá de Jacó, e um cetro subirá de Israel" (Números 24:17).

Quando os sábios viram a estrela, alegraram-se. Ela os levou precisamente ao local onde Jesus estava residindo.

"E . . . acharam o menino com Maria, Sua mãe, e, prostrando-se, O adoraram" (Mateus 2:11). Observe que os sábios vieram de longe para ver a Cristo. Eles procuravam o futuro governante do mundo. Eles O adoraram. E caíram de joelhos em reverência.

Será que não deveríamos agradecer por Jesus Cristo e Seu sacrifício e pela liberdade de poder nos aproximar do trono da graça de Deus a qualquer momento? Será que também vamos buscá-Lo? Empreendendo uma jornada diária pessoal para buscar a Deus e Sua misericórdia—porque os homens e as mulheres sábios vão buscá-Lo.

Ciência e sabedoria

Em nosso mundo cada vez mais secular, a sociedade busca cada vez menos o Deus da Bíblia—levando as pessoas para longe da crença em Deus. Pois, tem aumentado o número de pessoas que dizem que a Bíblia é apenas um mito.

Mas a verdadeira ciência tem chegado a um consenso de que há elementos suficientes que provam a existência de Deus. Cada descoberta continua mostrando que um projetista inteligente, um Criador divino, é a única explicação plausível de nossa existência nesta Terra. Pondere essa análise interessante do escritor Eric Metaxas, em um recente artigo no Jornal Wall Street, intitulado "A Ciência Se Aproxima Cada Vez Mais da Existência de Deus":

"Em 1966, a revista Time publicou uma capa perguntando: Será que Deus está morto? . . . o astrônomo Carl Sagan anunciou que havia dois critérios importantes para um planeta sustentar a vida: O tipo certo de estrela e um planeta a uma distância correta desta estrela . . .

"O que realmente aconteceu? Como o nosso conhecimento do universo melhorou, ficou claro que havia muito mais fatores necessários para a vida do que Sagan havia suposto. Seus dois únicos parâmetros cresceram para dez e depois vinte e depois cinquenta . . .

"Como os fatores que contribuem para a existência de vida continuam a ser descobertos, então o número de planetas com possibilidade de vida chegou a zero. Em outras palavras, os dados rejeitam a chance de vida em qualquer planeta no universo, incluindo este. A probabilidade nos diz claramente que até mesmo nós não deveríamos estar aqui.

"Hoje existem mais de duzentos parâmetros conhecidos e necessários para que um planeta possa sustentar a vida-cada um deles deve ser perfeitamente atendido, ou a coisa toda desmorona . . . As chances de vida no universo são simplesmente muito insignificantes.

"No entanto, aqui estamos nós, não apenas existindo, mas falando sobre existência . . . Até que ponto conseguimos admitir que a ciência mudou de ideia e passou a sugerir que não podemos mais ser o resultado apenas de forças aleatórias?" (25 de dezembro de 2014, grifo do autor).

O livro de Romanos assinala que a criação ao nosso redor é testemunha do Criador. Quando nós e a ciência realmente olharmos para as evidências, então chegaremos a um ponto em que os atributos invisíveis de Deus serão claramente vistos: "Pois desde a criação do mundo os atributos invisíveis de Deus, seu eterno poder e sua natureza divina, têm sido vistos claramente, sendo compreendidos por meio das coisas criadas" (Romanos 1:20, NVI).

A ciência precisa admitir as evidências. Isso seria visto como verdadeira sabedoria. Mas vamos examinar a história de um homem que se recusou a reconhecer o Criador, o Deus Altíssimo.

O sábio e Belsazar

Esta é uma história da sabedoria contra a loucura, de um homem que não procurava a sabedoria de Deus—de um homem que acreditava em sua própria força e poder, um homem que mostrava seu desprezo pelo o povo de Deus e usava desdenhosamente as taças sagradas, que foram retiradas do templo de Deus em Jerusalém. É a história de um rei insensato contra um homem sábio. Ela se encontra no livro de Daniel, capítulo 5:

"O rei Belsazar deu um grande banquete a mil dos seus grandes e bebeu vinho na presença dos mil. Havendo Belsazar provado o vinho, mandou trazer os utensílios de ouro e de prata que Nabucodonosor, seu pai [ou ancestrais, neste caso, seu avô], tinha tirado do templo que estava em Jerusalém, para que bebessem neles o rei, os seus grandes e as suas mulheres e concubinas . . . Beberam o vinho e deram louvores aos deuses de ouro, de prata, de cobre, de ferro, de madeira e de pedra.

"Na mesma hora, apareceram uns dedos de mão de homem e escreviam, defronte do castiçal, na estucada parede do palácio real . . . Então, se mudou o semblante do rei, e os seus pensamentos o turbaram; as juntas dos seus lombos se relaxaram, e os seus joelhos bateram um no outro.

"E ordenou o rei, com força, que se introduzissem os astrólogos, os caldeus e os adivinhadores; e falou o rei e disse aos sábios de Babilônia: ‘Qualquer que ler esta escritura e me declarar a sua interpretação será vestido de púrpura, e trará uma cadeia de ouro ao pescoço, e será, no reino, o terceiro dominador’ [Belsazar era o segundo, como co-regente com seu pai, Nabonido] . . . ".

"Então, Daniel foi introduzido à presença do rei. Falou o rei e disse a Daniel: 'És tu aquele Daniel, dos cativos de Judá, que o rei, meu pai [novamente, avô], trouxe de Judá? . . . agora, se puderes ler esta escritura e fazer-me saber a sua interpretação, serás vestido de púrpura, e terás cadeia de ouro ao pescoço, e no reino serás o terceiro dominador'.

"Então, respondeu Daniel e disse . . . 'lerei ao rei a escritura e lhe farei saber a interpretação'".

Embora os estudiosos divirjam quanto à idade de Daniel, em 539 a.C., possivelmente ele tinha pelo menos oitenta anos. E provavelmente estava quase aposentado, pois não estava entre os outros sábios que foram chamados. O rei não se lembrava do seu nome, nem de seus antigos feitos sob o reinado de seu avô. E agora, Daniel entrega a Belsazar a interpretação da escrita na parede:

"Ó rei! Deus, o Altíssimo, deu a Nabucodonosor, teu pai, o reino, e a grandeza, e a glória, e a magnificência . . . E tu, seu filho [ou descendente, neste caso, neto] Belsazar, não humilhaste o teu coração, ainda que soubeste de tudo isso. E te levantaste contra o Senhor do céu, pois foram trazidos os utensílios da casa dele perante ti, e tu, os teus grandes, as tuas mulheres e as tuas concubinas bebestes vinho neles; além disso, deste louvores aos deuses de prata, de ouro, de cobre, de ferro, de madeira e de pedra, que não veem, não ouvem, nem sabem; mas a Deus, em cuja mão está a tua vida e todos os teus caminhos, a ele não glorificaste.

"Então, dele foi enviada aquela parte da mão, e escreveu-se esta escritura . . . Esta, pois, é a escritura que se escreveu: MENE, MENE, TEQUEL e PARSIM. Esta é a interpretação daquilo: MENE: Contou Deus o teu reino e o acabou. TEQUEL: Pesado foste na balança e foste achado em falta. PERES: Dividido foi o teu reino e deu-se aos medos e aos persas".

"Naquela mesma noite, foi morto Belsazar, rei dos caldeus".

Qual é a lição para nós nesta história? Examine qualquer escrita na parede de sua própria vida—sinais para avisá-lo do que está acontecendo e o que acontecerá.

Não ignore "a sabedoria que vem do alto" (Tiago 3:17). Deus tem nas mãos a sua vida (Daniel 5:23). Esteja atento a qualquer aviso ou advertência da parte de Deus.

Na história de Daniel, os anos de hostilidade para com o Deus de Israel levou Belsazar à morte. Esse é o destino final para todos aqueles que rejeitam o Criador do universo, tornando-se loucos e insensatos. Em algum ponto no tempo, todas as pessoas virão adorar o Pai e o Filho—assim como fizeram os magos diante de Jesus. A sabedoria prevalecerá!

Aquele que rejeita a fé—e volta atrás

Permita-me compartilhar com vocês uma história moderna de um homem que rejeitou a Deus e a fé de seus pais e abandonou tudo o que era bom. Trata-se provavelmente de alguém que já ouviram falar. Mas talvez não tenham ouvido toda a história. Eu gostaria de citar alguns trechos de uma história publicada em dezembro de 2014 pela CNS News:

"Alice Cooper, o roqueiro megastar, abandonou seus caminhos nas baladas e voltou às suas raízes bíblico-cristãs no final de 1980 . . . [Ele] foi lançado ao estrelato na década de 1970 e início de 1980 . . . notório por sua maquiagem e figurinos demoníacos e teatralidade macabras no palco . . .

"Ele explicou que apesar de toda a riqueza e fama que logo alcançou, havia um enorme vazio em sua vida. 'Eu cresci em um lar cristão', disse Cooper. Meu pai foi um pastor evangelista por 25 anos e eu costumava acompanhá-lo em seu trabalho missionário com os Apaches, no Arizona. Meu avô foi pastor por 75 anos. Eu cresci em um lar cristão. E o pai de minha esposa é pastor batista . . . Nós éramos pregadores-mirins, e, eventualmente, nos casamos.

"Eu me afastei e o Senhor deixou que eu fizesse o que quisesse . . . Talvez não tivesse me abandonado, pois permitiu que, em seguida, eu começasse a cambalear de volta . . . Quando você chega lá e percebe que tem carros, casas e tudo mais, então você entende que essa não é a resposta . . . Há um grande vazio aí fora, no fim de tudo isso. De tal modo, o materialismo não significa nada.

"Muita gente diz que há um grande buraco divino em seu coração. E quando que ele está preenchido, então você fica realmente satisfeito, e é assim que me sinto agora . . . Eu parei de beber e comecei a voltar para a igreja . . . e lá havia esse pastor de Fênix . . . [que] sempre pregava justamente para mim.

"Eu ficava exausto. Todo fim de semana eu estava lá, queria sair, dizia que não queria voltar, mas sempre voltava. E finalmente percebi que eu tinha de ir para um lado ou para outro e eu estava muito convicto disso" (Michael Chapman, "Alice Cooper, Cristão: O Mundo Pertence a Satanás", 31 de dezembro de 2014.)

Não deixa de ser encorajador ver alguém rejeitar uma vida tão rebelde e voltar-se, como um filho pródigo, para um sistema de crenças cristãs. Todos nós precisamos entender o que, enfim, enxergou Salomão: "De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus e guarda os seus mandamentos; porque este é o dever de todo homem. Porque Deus há de trazer a juízo toda obra e até tudo o que está encoberto, quer seja bom, quer seja mau” (Eclesiastes 12:13-14).

Afinal, não há como negar a Deus!

Os sábios do fim dos tempos

Quão sábio você pode ser? Os antigos sábios definem um rumo, no qual devemos meditar. Veja a seguinte história de sabedoria, ou a falta dela, a respeito dos homens e mulheres do fim dos tempos. Ela se encontra em Mateus 25:

"Então, o Reino dos céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram ao encontro do esposo. E cinco delas eram prudentes, e cinco, loucas. As loucas, tomando as suas lâmpadas, não levaram azeite consigo. Mas as prudentes levaram azeite em suas vasilhas, com as suas lâmpadas.

"E, tardando o esposo, tosquenejaram todas e adormeceram. Mas, à meia-noite, ouviu-se um clamor: Aí vem o esposo! Saí-lhe ao encontro! Então, todas aquelas virgens se levantaram e prepararam as suas lâmpadas. E as loucas disseram às prudentes: Dai-nos do vosso azeite, porque as nossas lâmpadas se apagam. Mas as prudentes responderam, dizendo: Não seja caso que nos falte a nós e a vós; ide, antes, aos que o vendem e comprai-o para vós.

"E, tendo elas ido comprá-lo, chegou o esposo, e as que estavam preparadas entraram com ele para as bodas, e fechou-se a porta. E, depois, chegaram também as outras virgens, dizendo: Senhor, senhor, abre-nos a porta! E ele, respondendo, disse: Em verdade vos digo que vos não conheço. Vigiai, pois, porque não sabeis o Dia nem a hora em que o Filho do Homem há de vir" (versículos 1-13).

Você faz uso diariamente da sabedoria que vem da plenitude do Espírito de Deus? Sua lâmpada está cheia de azeite? Como mostra a parábola, simplesmente você não pode enchê-la no último momento, quando pensar que Cristo está voltando! Esta é a lição da sabedoria para aqueles que vivem no fim dos tempos.

Belsazar, Babilônia e o fim dos tempos

Nós vimos a história de Daniel e Belsazar. Para o fim dos tempos, o livro de Apocalipse descreve a dualidade desse cumprimento profético da história de Daniel. O governante do mundo do fim dos tempos, chamado a Besta, demonstrará o mesmo orgulho louco e arrogante de Belsazar, seu último ato consistirá em desafiar e lutar contra Jesus Cristo, quando Ele retornar:

"E vi a besta, e os reis da terra, e os seus exércitos reunidos, para fazerem guerra Àquele [Cristo] que estava assentado sobre o cavalo e ao Seu exército. E a besta foi presa e, com ela, o falso profeta, que, diante dela, fizera os sinais . . . Estes dois foram lançados vivos no ardente lago de fogo e de enxofre" (Apocalipse 19:19-20).

Belsazar foi reprovado no teste e o mesmo ocorrerá com a besta governante do fim dos tempos.

Como você e eu podemos passar no teste? Será que vamos usar a sabedoria deste mundo ou a sabedoria do alto? Quem serão os sábios do fim dos tempos? Espero que seja você e eu! Temos os meios para entender a escritura na parede. Pois, Daniel a revelou e afirmou: "Há um Deus nos céus, o qual revela os segredos" (Daniel 2:28).

Devemos permitir que o grandioso Deus celestial mostre-nos Seu grande plano e devemos obedecê-Lo. Os seres humanos podem aprender com Deus, caso humilhem-se perante Sua mão onipotente. Lembra-se de Daniel 5:22? "E tu, seu filho Belsazar, não humilhaste o teu coração, ainda que soubeste de tudo isso".

Estamos nos aproximado de um tempo na história em que os governos e as religiões irão se unir e anunciar a paz e a segurança em todo o mundo. Mas essa paz vai desaparecer no momento em que a besta e o falso profeta começarem a exercer seu poder. E muitos morrerão, assim como Cristo mesmo advertiu em Mateus 24.

Mas a pessoa que realmente conhece a Deus tem a sua lâmpada cheia do Espírito Santo, busca a sabedoria do alto, e como um cristão sábio—que busca a Deus—vai entender Sua escritura profética na parede e terá a certeza da vida eterna. Os homens e mulheres sábios do fim dos tempos vão buscar a Deus.

O cálice da Sua ira

Quantos vão acordar para a realidade de Deus? Eric Metaxas dá alguns detalhes inimagináveis em seu artigo no, já mencionado, jornal Wall Street:

"A probabilidade necessária para a existência de vida em um planeta apesar de ser praticamente zero não é nada comparada com a probabilidade necessária para que o universo possa existir . . . Por exemplo, se a relação entre a força nuclear forte e a força eletromagnética tivesse sido minimizado pela menor fração da mais minúscula fração—mesmo que uma minúscula parte em 100.000.000.000.000.000—então as estrelas (o universo) jamais poderiam ter sido formadas . . .

"Multiplique esse único parâmetro por todas as outras condições necessárias, e as probabilidades contra o universo existir são tão absurdas—que a noção de que tudo 'simplesmente aconteceu' desafia o senso comum . . .

"O maior milagre de todos os tempos, sem dúvida, é o universo. É o milagre de todos os milagres, que inelutavelmente aponta para o brilho de todas as estrelas combinado a algo ou alguém, além de si mesmo".

Aqueles que são verdadeiramente sábios neste planeta vão continuar buscando a Deus. Assim como os sábios da época do nascimento de Jesus, os homens e mulheres sábios de hoje vão reconhecer a existência de Deus e vão segui-Lo. Eles vão buscá-Lo.

Deus não se esquece. O que Ele prometeu vai acontecer. Na época da vinda de Cristo, o grande poder da Babilônia e da besta chegará ao fim:

"E a grande cidade [Babilônia] fendeu-se em três partes, e as cidades das nações caíram; e da grande Babilônia se lembrou Deus para lhe dar o cálice do vinho da indignação da Sua ira" (Apocalipse 16:19).

Este é um paralelo fascinante, a maneira como Deus usa a linguagem para caracterizar a queda da antiga Babilônia. Belsazar bebia vinho nos utensílios sagrados, que foram dedicados a Deus. Essa foi sua ruína. Nos últimos dias do governo humano, a besta, o falso profeta e a Babilônia moderna beberão do vinho do furor da ira de Deus. Infelizmente, a humanidade não consegue aprender com o passado.

Um espírito excelente

Deus nos dá uma escolha. Ele dá uma escolha a todo homem e mulher. Os sábios vão buscá-Lo. A humanidade pode seguir o caminho orgulhoso do rei Belsazar, que desafia ao Deus Todo-Poderoso, e permanecer cega quanto à escritura na parede—ou pode ser como Daniel, que possuía um "espírito excelente" (Daniel 5:12; 6:3).

Deus tem prometido e tem dado esse mesmo "espírito excelente" aos discípulos obedientes de Jesus Cristo. Essa é a promessa de Atos 5:32. O Espírito Santo é esse espírito excelente, que não só nos revela a glória e a honra devida a Jesus Cristo, mas também nos leva à plena compreensão da verdade de Deus.

Seja qual for o caminho que você e eu decidimos escolher, uma coisa é absolutamente certa: A escritura ainda está na parede. Mantenha a sua lâmpada cheia porque todos os homens e mulheres sábios vão continuar buscando a Deus.

J.E.B. Spredemann, um escritor de ficção cristã, escreveu isso em seu livro Um Segredo do Coração:

"Negar a existência de Deus seria fechar os olhos para a beleza ao seu redor, tapar os ouvidos para a sinfonia da natureza, tapar o nariz para os aromas que flutuam numa brisa, fechar a boca para as delícias do alimento, cerrar as mãos para a sensação de magnificência, fechar a mente para a capacidade de pensar e fechar o seu coração para o único amor que pode penetrar nas profundezas da alma. Porque nEle subsistem todas as coisas, nEle vivemos, e nos movemos, e existimos, e sem Ele não podemos deixar de ser insensatos".

Eu aprecio a maneira como Spredemann expressa isso nessa linguagem poética. Como vamos deixar de ser tolos? Seguindo o exemplo dos sábios. Nós devemos buscar a Deus porque os sábios O buscam. Não seja como os néscios. Busque a sabedoria. Busque a Deus! BN