Lições da Bíblia que Ninguém me Ensinou na Juventude

Você está aqui

Lições da Bíblia que Ninguém me Ensinou na Juventude

Recentemente, eu estava fazendo uma das minhas coisas favoritas—andar dentro de uma livraria. E fiquei impressionado com a quantidade de livros tinham títulos semelhantes a estes “Cinquenta Coisas Que Aprendi Com Meu Cão” ou “As Lições de Vida que Minha Mãe Me Ensinou”. Geralmente, eles eram escritos por pessoas famosas.

Pensei um pouco sobre isso. Obviamente, não sou nenhuma celebridade, mas me ocorreu que (ao contrário dos autores célebres) eu não aprendi nenhuma verdade fundamental da vida décadas atrás no ambiente familiar, particularmente as verdades encontradas na Bíblia. Eu cresci numa religião tipicamente protestante e me converti ao catolicismo romano quando entrei na faculdade.

Depois de visitar um parente, eu notei uma pilha de livros religiosos com perguntas sérias sobre temas bíblicos, que eu pensava ser controvertidos. Perguntas como o que acontece quando você morre, qual dia você deve adorar a Deus e sobre a recompensa dos salvos.

Eu não sabia quem havia produzido os livros. E isso praticamente não me importava naquele momento, uma vez que todas aquelas questões pareciam ser muitos óbvias. Qualquer um que tenha ido a uma escola dominical saberia respondê-las. Ou será que não?

O que aprendi sobre o Natal

Uma das grandiosas lições que ninguém me ensinou quando era um jovem foi que o Natal era nada mais que uma fachada do paganismo. Quando li isso pela primeira vez, eu fiquei chocado e até mesmo um pouco ofendido. O que poderia ter de errado com a feliz época de Natal? O próprio Jesus Cristo não é o foco dessa festa?

Realmente, o que mais me chocou foi o seguinte: Não era nem um pouco difícil encontrar e ler fontes históricas autorizadas e imparciais que confirmavam totalmente a origem pagã e antibíblica dessa festa!

Por exemplo, em quase todas as enciclopédias conhecidas mostra que os romanos celebravam o festival da Saturnália, um período de uma semana de libertinagem entre 17 e 23 de dezembro e se seguia até a celebração do retorno da luz do sol em 25 de dezembro.

Então, trezentos anos depois de Cristo, essa festa do solstício de inverno foi adotada pelos cristãos  professos e instituída pela igreja católica com a alegação de que o dia 25 de dezembro devia ser observado como celebração do aniversário de Jesus. Mas quando analisamos cuidadosamente as Escrituras e a história vemos que, na verdade, Jesus nasceu em algum momento durante o outono no hemisfério do norte (Setembro/Outubro) e não no inverno (Dezembro).

O famoso historiador William Manchester escreveu que a celebração romana da Saturnália foi convertida em um feriado supostamente “cristão”, “em que o cristianismo por sua vez foi infiltrado nela e, em grande parte, subvertido pelo paganismo que tencionava destruir” (Fogo Sobre a Terra, 1993, p. 11).

O que aprendi sobre o cristianismo

Outra lição que ninguém me ensinou na minha juventude foi como eram os cristãos do primeiro século. Seguindo o exemplo de Jesus e Seus apóstolos, eles eram quase idênticos a comunidade judaica daquela época quanto às suas práticas religiosas, como o dia de culto em que se reuniam de acordo com o quarto Mandamento.

Como todo cristão, eu ia à igreja no domingo. Mas fiquei surpreso ao não encontrar na Bíblia algo que mudasse o dia de adoração do sábado, o sétimo dia da semana, para o domingo, o primeiro dia da semana.

As fontes históricas, tanto sacras quanto secular, mostram claramente que os primeiros cristãos adoravam a Deus no sábado do sétimo dia! Além disso, apesar do esforço orquestrado para impedir isso (iniciado intensamente no segundo século), aos sábados, muitos cristãos iam às sinagogas judaicas até o século IV!

O que eu aprendi sobre minha vida

Talvez a principalíssima lição que ninguém me ensinou quando eu era um jovem foi a seguinte: eu não ia conscientemente para o céu quando morresse. Segundo a Bíblia, eu também não iria para o inferno, pelo menos não para esse inferno conhecido de Dante.

De qualquer maneira, eu me senti atordoado. Eu tinha a garantia de que eu seria salvo e passaria a eternidade no paraíso sagrado. Então, quando esses guias de estudo me instruiram a ler as palavras de Paulo em 1 Coríntios 15, eu mal podia acreditar naquilo. E Paulo ainda perguntou: “Como dizem alguns dentre vós que não há ressurreição de mortos?” (1 Coríntios 15:12).

O quê? O que era isso sobre as ressureição dos mortos? Não vamos para o céu no momento da morte? Paulo escrevia sobre um futuro muito mais admirável e emocionante, que eu lia, mas mal podia acreditar: “Como somos parecidos com o homem feito do pó da terra [nosso atual estado físico], assim também seremos parecidos com o Homem do céu [o todo-poderoso Jesus ressuscitado] . . . os mortos serão ressuscitados como seres imortais, e todos nós seremos transformados” (versículos 49, 52, BLH, grifo do autor).

Depois de recuperar fôlego por causa do significado de tudo isso, então eu li palavras ainda mais surpreendentes em 1 João 3:2: “Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifesto o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele [Jesus] se manifestar, seremos semelhantes a Ele; porque assim como é O veremos”.

E qual é a forma espiritual de Jesus ressuscitado? Leia você mesmo em Apocalipse 1:13-18, como eu fiz. Então você vai ver que Ele é um ser que “Sua cabeça e cabelos eram brancos como lã branca, como a neve, e os olhos, como chama de fogo . . . e o Seu rosto era como o sol, quando na sua força resplandece” (versículos 14, 16). Você conhece alguém que tenha essa aparência hoje em dia? Segundo a Bíblia, um dia você será assim.

Você pode aprender muito em sua própria Bíblia

Sem dúvida, não haviam me ensinado muito em minha juventude. E, por isso, eu tive que, literalmente, “desaprender”. Mas não demorou muito para eu apreciar o que estava exatamente na Bíblia em lugar das tradições e crenças inventadas e acrescentadas pelos homens.

Mas há muitas mais lições que talvez você se interesse em aprender por si mesmo. Deseja levar a sério o que aprendeu? Então, leia o nosso guia de estudo gratuito Os Dez Mandamentos. Pois, foi aí por onde comecei. E, depois de terminá-lo, seria de grande ajuda ler esse outro guia de estudo: Feriados Religiosos ou Dias Santos: Será Que Isso Importa Quais Dias Observamos?

Há muitas coisas surpreendentes em sua Bíblia. Não perca tempo! Descubra hoje mesmo o que elas significam para você!