História Bíblica do Vovô e da Vovó: Capítulo 6–A Torre de Babel e a história de Nimrode

Você está aqui

História Bíblica do Vovô e da Vovó

Capítulo 6–A Torre de Babel e a história de Nimrode

A vovó diz: “As coisas andaram bem por algum tempo depois da Enchente e Noé viveu mais 350 anos após ter deixado a Arca com sua família. Mas Noé morreu quando tinha 950 anos. Ele era bem, bem, bem velho, não é mesmo?”

Seu filho Sem e sua esposa tiveram muitos filhos, estes filhos se tornaram as pessoas brancas (caucasianas). Eles se mudaram para o Norte para morar na Europa (1 Crônicas 1:17).

O outro filho Jafé e sua esposa também tiveram muitos filhos, que se tornaram as pessoas asiáticas e que se mudaram para viver no Leste (1 Crônicas 1:5).

O terceiro filho de Noé, Cam, e sua esposa tiveram filhos de uma bela pele negra e se mudaram para viver na África (1 Crônicas 1:8).

O neto de Cam era Ninrode, cujo nome significa “ele se rebelou”.

Ninrode era grande, forte e popular junto de muitas pessoas por ser um ótimo caçador. Ele, no entanto, não amava Deus, tampouco guardava os ensinamentos de Deus de como se viver. Ele fazia muitas coisas más, como construir ídolos e fazer com que as pessoas idolatrassem estes ídolos falsos. Ele desobedeceu as leis de Deus e ensinou as pessoas a fazerem o que quiserem e a pecarem contra Deus (Gênesis 10:8-9).

Ele idolatrava Satã ao invés do verdadeiro Deus, chamando-o de “Merodach”, o que significa “Senhor”, ou “Mestre” (Jeremias 50:2).

No idioma hebraico Merodach era chamado de “Baal”, ou “deus Sol”. Ninrode fez o deus sol, que não era realmente um deus, como o principal de seus ídolos falsos. Ele enganou muitas pessoas e as levou para longe do Deus verdadeiro, nosso Pai e Seu Filho.

Ninrode teve uma ideia para atrair pessoas para seu reino de Sinar (Gênesis 10:9-10) “Vamos construir a maior torre possível, na minha cidade de Babel, para que alcance além das nuvens em homenagem ao meu deus, o deus sol!”

Muitas pessoas foram então enganadas por Ninrode, e trabalharam na construção da torre maligna. Deus, contudo, viu o que Ninrode estava fazendo e como isto poderia levar a outras coisas ruins, como antes da Enchente.

Deus desceu até a Torre de Babel e misturou as línguas das pessoas, transformando um único idioma em vários diferentes (Gênesis 11:1; Gênesis 11:6-7).

As pessoas que trabalhavam na construção da Torre não conseguiam entender umas as outras, por isso começaram a discutir em voz alta e a se zangarem umas com as outras.

Logo as pessoas desistiram de construir a Torre de Babel e se dispersaram para outras terras com suas famílias (Gênesis 11:8-9).

Se Deus não tivesse feito isso, as pessoas teriam se tornado más novamente, tanto quanto eram antes da Enchente. Por terem só uma língua, eles poderiam facilmente ter compartilhado ideias para fazer armas malignas para matar pessoas inocentes.

Da Torre de Babel muitas das línguas e nações começaram a se formar no mundo.

Infelizmente muitas crenças, deuses e religiões falsas começaram a se desenvolver, o que afastou as pessoas do verdadeiro Deus (1 João 4:1).

Sem e sua família seguiram seu pai Noé e sua mãe no caminho amoroso do verdadeiro Deus e viveram de acordo com Seus mandamentos e Seu caminho certo.

Depois da morte de Ninrode, sua mãe Semiramis deu a luz a um menino. Ela enganou as pessoas com suas mentiras sobre como seu filho Ninrode era um deus e seu bebê não tinha um pai humano, pois era mantido vivo pelo deus sol.

“Este é o filho de Ninrode, que veio para restaurar o reino de seu pai”, ela disse.

Semiramis, cujo outro nome era Ishtar, ficou conhecida como a “mãe virgem” e como a “rainha dos céus” (Jeremias 7:18; Jeremias 44:17; Jeremias 44:25). Os domingos se tornaram seu dia para adoração ao deus sol, e até hoje o domingo carrega a tradução de “dia do sol” em muitos idiomas.

Ela contou histórias falsas para as pessoas e observou os dias santos errados, que acabaram por se desenvolver nos costumes observados pelas pessoas nos dias de hoje, como o Natal e o Domingo de Páscoa (‘Easter’ em Inglês, cujo nome foi tirado da deusa falsa Ishtar).

Os dias santos falsos foram planejados por Semiramis e seus padres para ludibriar e desviar as pessoas do Deus verdadeiro e dos Dias Santos “apontados” por Deus (Levítico 23:1-2; Êxodo 23:15-16).

Deus deixou Satã ser o falso deus deste mundo, e Satã foi quem fez com que Ninrode e Semiramis o adorassem como o deus sol (2 Coríntios 4:4).

Agora você pode entender como Satã usou Ninrode e Semiramis para enganar as pessoas e fazer com que elas acreditassem em mentiras (Apocalipse 12:9), assim como ele fez com que Eva acreditasse na primeira mentira para também desnortear Adão.

Por que você acha que Deus deixou Satã encarregado deste mundo, filho?

Seria para nos testar, para ver se seremos fortes e fieis no amor ao nosso verdadeiro Deus? (Deuterônimo 13:3).

Quando somos testados e somos bem-sucedidos em fazer o que é certo e não fazer o que é errado, nós fortalecemos nosso caráter, não é mesmo? Nós alimentamos bons hábitos em escolher o que é certo, não é mesmo? (Provérbios 20:11;      Eclesiastes 12:14; Deuterônimo 8:2; Juízes 3:4).

Ao fazer o que é certo, em detrimento do que é errado, Deus nos dá sucesso, não é mesmo?

Deus nos prometeu que um dia Seu Filho Jesus Cristo voltará a Terra para substituir Satã no comando do mundo (Judas 14; Apocalipse 20:4-6; Daniel 7:18; Daniel 7:27; Zacarias 14).

Não será maravilhoso o mundo de amanhã, quando haverá paz e as pessoas amarão e adorarão o verdadeiro Deus, que é nosso Pai e Jesus Cristo Seu Filho? (1 João 5:20; 1 Tessalonicenses 1:9 Jeremias 10:10).

Sem e sua esposa tiveram muitos filhos que amaram Deus e que mantiveram as leis de Deus de como se viver.

O vovô diz: “O bisneto da sétima geração de Sem foi chamado de Abraão.”

A vovó diz: “Vovô, vamos guardar a história maravilhosa de Abraão e de sua linda esposa Sara para nosso próximo capítulo.”