A Próxima Era do Homem: Como Será?

Você está aqui

A Próxima Era do Homem

Como Será?

Nós temos escutado um monte de más notícias sobre o futuro da humanidade. Frequentemente há relatos de vários estudos que nossos dias estão contados por causa desse ou daquele grande perigo. Algo vai acontecer e em breve. As perspectivas são sombrias, têm dito os especialistas, quanto ao fato de a raça humana poder manter indefinidamente seus padrões de vida e melhoria nas condições de vida.

Mas há alguma fonte confiável que possa garantir que a raça humana sobreviverá — e não apenas sobreviver, mas também prosperar como nunca antes?

Veja bem o que diz essa fonte: Os desertos se tornarão extremamente produtivos. Todas as pessoas terão terra para produzir e viver uma boa vida com suas famílias. Não haverá mais guerras. O crime desaparecerá. Toda doença será erradicada.

O fracasso do esforço humano

Você acha isso possível? Pense outra vez! Porque é possível e vai acontecer. A próxima era promete ser algo que a humanidade nunca experimentou desde o Jardim do Éden. Isto parece impossível se depender da humanidade. Afinal, a história da humanidade tem visto que civilizações vão e vêm, apesar das promessas de resolver os problemas do passado.

A solução dos problemas da humanidade não tem sido uma realidade para a maioria das civilizações do passado. As novas civilizações foram baseadas em indivíduos sedentos de poder no exercício das suas próprias visões utópicas, mas com eles no controle absoluto. Pouquíssimos foram beneficiados, enquanto a maioria tem sofrido.

Recentemente as democracias ocidentais têm prometido igualdade para todas as pessoas e com isso a esperança de um futuro próspero. Mas esse futuro próspero agora é duvidoso. O mundo livre e a vida como conhecemos vão mudar em breve — e não há melhora em curto prazo.

A próxima era será única na história da humanidade

A Bíblia explica que haverá uma era de mil anos — conhecida como "Milênio" — que será completamente diferente de tudo que já existiu antes.

Esses mil anos irá proporcionar tudo o que a humanidade sempre sonhou. Podemos até nos esforçar para alcançá-lo, porém os seres humanos não podem conseguir isso por si mesmo. Isso será feito por Deus para nós e finalmente Ele demonstrará que o Seu caminho é o único certo.

O apóstolo João registrou sua visão do futuro desta vez seguindo o retorno de Cristo em Apocalipse 20: "E vi descer do céu um anjo que tinha a chave do abismo e uma grande cadeia na sua mão. Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o diabo e Satanás, e amarrou-o por mil anos. E lançou-o no abismo, e ali o encerrou, e pôs selo sobre ele, para que mais não engane as nações, até que os mil anos se acabem. E depois importa que seja solto por um pouco de tempo" (versículos 1-3).

Mais uma vez, o cenário aqui ocorre depois do retorno de Jesus Cristo à Terra, assim como Ele disse. Apocalipse 11:15 diz que no momento em que soar a sétima trombeta, os reinos deste mundo passarão a ser dEle. Depois disso, vemos Jesus retratado no Monte Sião com as primícias de Deus — "os que seguem o Cordeiro para onde quer que vá" — que estão com Ele (Apocalipse 14:1-5).

Em seguida, lemos sobre uma mensagem de advertência enviada para as nações do mundo, dizendo que a "Babilônia" está prestes a cair (versículo 8). Este nome significa um grande sistema governamental e religioso radicado na antiga Babilônia, que exerce um grande controle em todo o mundo. A Bíblia descreve que isso está sendo liderado por Satanás por meio do engano. Apocalipse apresenta sete taças ou vasos, contendo simbolicamente as pragas finais a serem derramadas sobre o sistema corrupto que controla as nações. O capítulo 16 descreve essas derradeiras pragas.

No capítulo 19, vemos os exércitos das nações, comandados por um indivíduo chamado de "a Besta", que é o chefe do sistema babilônico. Ele aparece indo em direção a Jerusalém, onde ele e seus exércitos tentarão derrotar Jesus Cristo. Naturalmente, esses exércitos serão destruídos. Jesus, então, começará a reinar sobre as nações da Terra.

No entanto, algo mais vai acontecer antes de Jesus Cristo poder governar plenamente. O diabo vai ser aprisionado, como acabamos de ler em Apocalipse 20, para que sua influência sobre a humanidade seja removida por todo o período do milênio.

Um período literal de mil anos

Os próximos versículos mencionam esse período milenar e descrevem especificamente as condições que existirão nessa época.

Apocalipse 20:4 se refere àqueles que se assentaram em tronos, afirmando que eles viverão e reinarão com Cristo durante o Milênio. A autoridade de julgar é dada a eles, porque são leais a Jesus Cristo. Estes são os Seus seguidores fiéis, que se recusaram a comprometer o caminho de vida que Deus lhes revelou, até ao ponto de estarem dispostos a perder suas vidas.

O livro de Daniel também profetizou que um reino literal seria dado aos santos — isto é, aos santificados ou aqueles separados, que são os verdadeiros e fiéis servos de Deus: "E o reino, e o domínio, e a majestade dos reinos debaixo de todo o céu serão dados ao povo dos santos do Altíssimo; o seu reino será um reino eterno, e todos os domínios o servirão e lhe obedecerão" (Daniel 7:27).

Essas pessoas fiéis que governam com Cristo sobre todas as nações nesse tempo terão de vencer o mundo nesta época presente. Como Jesus promete: "E ao que vencer e guardar até ao fim as minhas obras, eu lhe darei poder sobre as nações... [e] Ao que vencer lhe concederei que se assente comigo no meu trono; assim como eu venci, e me assentei com meu Pai no Seu trono" (Apocalipse 2:26; 3:21).

Apenas aqueles que não se conformam com os caminhos deste mundo e que têm vencido o mundo por meio de Jesus Cristo é que vão "se assentar em tronos" para julgar ou governar a Terra com Ele.

Somente aqueles que vivem pela Palavra de Deus, a Bíblia, obedecendo as Suas leis, é que estão qualificados para administrar o reino de Cristo e Suas leis através de Seu governo justo.

A Primeira e a Segunda ressurreição

Regressando a Apocalipse 20, lemos no versículo 6: "Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo e reinarão com Ele mil anos".

Os santos, também chamados primícias de Deus, serão ressuscitados para uma vida espiritual e imortal, que a Bíblia chama de "a primeira ressurreição". Mas se há uma primeira ressurreição, isso não significa que outras viriam a seguir?

O livro de Apocalipse continua com uma verdade surpreendente e pouco compreendida.

O versículo 5 responde à pergunta sobre o que acontece depois do Milênio. Os "outros mortos" serão trazidos à vida para um julgamento onde terão a oportunidade de conhecer a Deus e a Sua Palavra. Surpreendentemente, as pessoas que não ouviram ou compreenderam suficientemente a verdade de Deus, que não foram chamadas nesta época, serão chamadas em um tempo futuro — assim que o milênio tenha terminado.

Assim que ressuscitados, eles estarão diante do Senhor e os livros da Bíblia lhes serão abertos (versículos 11-12), o que significa que eles finalmente vão compreender as Escrituras. Hoje em dia os livros da Bíblia têm sido fechados para a sua correta compreensão. Portanto, esta é uma oportunidade para todos aqueles que nunca escutaram sobre o plano de salvação agora possam ouvir e entender.

Enquanto a Escritura diz sobre aqueles da primeira ressurreição, mil anos antes, que a "segunda morte não tem poder sobre eles", a mesma coisa não é dita aqui para esse outro grupo. Essas pessoas, a grande maioria daqueles que já viveram, são ressuscitadas como seres humanos físicos, sujeitos a passar pela segunda morte se continuarem fazendo escolhas erradas. Mas elas também podem se arrepender e voltar para Deus e receber o mesmo dom da vida eterna que receberam aqueles trazidos à vida eterna na primeira ressurreição.

Por que Satanás é libertado?

Apocalipse 20 também menciona que o diabo será solto no fim do Milênio — um enigma para muitos: "E, acabando-se os mil anos, Satanás será solto da sua prisão, E sairá a enganar as nações que estão sobre os quatro cantos da terra, Gogue e Magogue, cujo número é como a areia do mar, para ajuntá-las em batalha" (versículos 7-8).

O versículo 9 diz: "E subiram sobre a largura da terra, e cercaram o arraial dos santos e a cidade amada; e de Deus desceu fogo, do céu, e os devorou".

Por que isso vai acontecer? Por que Deus permite Satanás saia do abismo, onde foi confinado mil anos antes, para enganar as nações de novo?

A imagem fica mais clara quando você entende que o mundo dessa época será um mundo livre do diabo, que foi preso por mil anos. As pessoas que viverão no início do milênio terão experimentado a terrível tribulação do fim de nossa era. Elas vão formar a base da população mundial durante esse período de mil anos.

Mas as pessoas, que vão nascer e viver durante esse milénio, nunca estiveram sob o domínio e o engano do diabo. Todos saberão apenas o que lhes foi contado. Como muitas gerações vão nascer nesse período milenar, o único mundo que vão conhecer será o mundo de Deus.

Sua libertação vem após uma paz mundial

Nós temos uma visão clara dessa era em algumas das grandes profecias do milênio descritas em Isaías 2:2-4: "E acontecerá nos últimos dias que se firmará o monte da casa do SENHOR no cume dos montes, e se elevará por cima dos outeiros; e concorrerão a ele todas as nações. E irão muitos povos, e dirão: Vinde, subamos ao monte do SENHOR, à casa do Deus de Jacó, para que nos ensine os seus caminhos, e andemos nas Suas veredas".

Nesse futuro milênio, não vai demorar muito até que não haja mais falsas doutrinas e religiões. As pessoas vão conhecer bem os caminhos de Deus e vão viver felizes por isso.

Este período será um tempo extraordinário — mil anos de paz. As pessoas vão aprender as leis de Deus e desfrutar os frutos e prosperidade do reino de Deus e Seus caminhos.

Temos uma imagem admirável, aonde os ferozes animais selvagens não vão mais ferir as pessoas e nem vão comer os animais mais fracos, como é de sua natureza. A famosa frase: "E morará o lobo com o cordeiro, e o leopardo com o cabrito se deitará... e o leão comerá palha como o boi", são cenas literais de um mundo em paz (Isaías 11:6-8). E eles também representam a paz entre os seres humanos, como fica claro a partir do próximo versículo.

O versículo 9 conclui: "Não se fará mal nem dano algum em todo o meu santo monte, porque a terra se encherá do conhecimento do SENHOR, como as águas cobrem o mar".

O diabo vai levar multidões à rebelião

Uma vez mais, por quê que Deus vai permitir que o diabo volte a enganar novamente as nações? Vamos analisar isso. Pela primeira vez o mundo estará livre do engano de Satanás. E experimentará essa liberdade por mil anos, onde as pessoas não terão conhecido as mentiras e a propaganda enganosa de Satanás. E isso é algo muito bom, mas uma vez que esse será um tempo de salvação para toda a humanidade, e Deus deseja que todos estejam em Seu reino para sempre, a humanidade tem que aprender a escolher o certo diante da tentação e do engano.

As pessoas serão capazes de resistir o engano com sucesso? Absolutamente! Mas, tal como as pessoas hoje em dia, muitas não serão capazes de resistir ao apelo que o diabo vai fazer a seus desejos egoístas básicos. Se uma pessoa não tem feito uma escolha firme para sempre seguir os caminhos do amor de Deus, obedecendo à Sua lei, então elas serão suscetíveis a esse tipo de tentação e engano. Obviamente, algumas pessoas naquela época não vão fazer a escolha certa para serem fiéis a Deus e a Jesus Cristo.

Qual será esse engano? Provavelmente seguirá a mesma estratégia que Satanás usou para jogar Eva contra Deus. Que é mais ou menos assim: "Deus não está lhe contando tudo. Você pode ter muito mais e ser muito mais importante se apenas me seguir e fazer as coisas do meu jeito".

As pessoas vão ser influenciadas por esses pensamentos. Elas vão ficar com raiva e vão se rebelar contra o bom governo de Deus. As pessoas vão acreditar que podem ter um melhor sucesso para si mesmas.

A rebelião contra o governo justo de Deus vai se espalhar entre uma parte significativa da população. E esses rebeldes serão referidos como Gogue e Magogue, uma rebelião internacional que aqui está sendo comparada a uma grande força unida contra o reino de Cristo no início do Milênio (ver Ezequiel 38-39). Assim, tal como a tentativa de Satanás para atrapalhar a obra redentora de Deus hoje em dia, o plano de Satanás com esses rebeldes, referidos como Gogue e Magogue, falhará. O caminho de Deus ainda segue sendo o melhor. O caminho da autossatisfação e da competição só traz violência e prejuízo a todos. Deus não terá escolha a não ser destruir, como forma de misericórdia, aqueles que se rebelaram contra Ele.

O mundo preparado para a segunda ressurreição

Neste ponto, o diabo será removido permanentemente, para nunca mais enganar e seduzir a ninguém. Então, Deus estará pronto para avançar para a próxima fase de Seu plano. A terra terá sido restaurada a um belo jardim, a um verdadeiro paraíso, capaz de suportar bilhões de seres humanos que serão ressuscitados nesse segundo período de ressurreição, mencionado anteriormente.

Quando eles forem trazidos de volta à vida, a verdade de Deus lhes será explicada, e eles poderão aprender os caminhos de Deus e acreditar livremente neles sem os enganos do diabo para afastá-los. Em sua vida anterior, eles já tinham experimentado o engano do diabo. Agora vão ter a sua primeira oportunidade — e não uma segunda chance — para alcançarem a salvação como outros antes deles. (Para saber mais, consulte "As Festas Bíblicas Proféticas: Revelando o Plano de Salvação de Deus". A partir da página XX).

O milênio, que prestes chegará, vai ser um período instigante para o homem. A época em que vivemos agora vai terminar em fracasso humano. Mas, na próxima era o homem terá sucesso por causa da liderança justa e solidária de Jesus Cristo. As barreiras para o sucesso serão removidas, inclusive o governo do diabo.

É preciso que você saiba que essa próxima era significa um passo vital no plano de Deus para trazer a salvação para toda a humanidade. E ela é comemorada na observância da Festa dos Tabernáculos, ordenada na Bíblia.

A Igreja de Deus Unida, que publica esta revista, observa essa festa ordenada como antecipação dessa era vindoura de paz e abundância. Entendemos que a observância da Festa dos Tabernáculos é necessária para nos ajudar a nos preparar para a função que Jesus Cristo nos oferece como reis e sacerdotes, pois reinaremos com Ele para fazer do mundo o lugar que sempre deveria ter sido.

Você está se preparando para essa próxima era? BN