O que é a Festa dos Tabernáculos?: Uma sombra do maravilhoso mundo de amanhã

Você está aqui

O que é a Festa dos Tabernáculos?

Uma sombra do maravilhoso mundo de amanhã

O Que é a Festa dos Tabernáculos?

O plano de Deus para a humanidade envolve uma restauração. A Festa dos Tabernáculos simboliza esse processo de restauração.

Nas crônicas das atividades do ministério terreno de Jesus Cristo, o livro de João aponta que, quando “estava próxima a Festa dos Tabernáculos”, o próprio Jesus “foi à festa” e ensinou no Templo em Jerusalém. Isso ocorria e era observado no fim das três temporadas anuais de Festas descritas na Bíblia, particularmente no livro de Levítico.

Em 2017, a Festa dos Tabernáculos será observada de 5 a 11 de outubro e o Último Grande Dia em 12 de outubro.

Essas três temporadas, (1) a Páscoa e os dias dos Pães Asmos, (2) a Festa de Pentecostes, e (3) as Festas do outono (no hemisfério norte), foram todas observadas por Jesus e pela Igreja do primeiro século. A última temporada (as Festas do outono) é marcada por quatro festas, nomeadamente a Festa da Trombetas, o Dia de Expiação, a da Festa dos Tabernáculos (por sete dias), e o Oitavo Dia (o Último Grande Dia da Festa) (Levítico 23:33-36).

A Igreja de Deus Unida observa esses dias como parte de seu compromisso de seguir o exemplo da Igreja do primeiro século, embora eles não sejam essencialmente tradicionais no mundo de hoje e nem são observados por outras organizações religiosas.

Esse mesmo compromisso leva aos membros da Igreja de Deus Unida a observarem o Sábado, o sétimo dia da semana, como fez Cristo.

Do ponto de vista bíblico, a Festa dos Tabernáculos retrata a era vindoura na qual Jesus, após retornar à Terra, vai governar o mundo por mil anos.

E como a Festa dos Tabernáculos e o Oitavo Dia representam um tempo futuro de harmonia e paz sem precedentes, nós conduzimos esse evento anual de oito dias com um grande foco na família. Assim, os membros e suas famílias participam diariamente de cultos na igreja e de uma série de atividades edificantes em família durante essa Festa.

Esse festival de oito dias representa o cumprimento da profecia do futuro Reino de Deus, que Jesus ensinou exaustivamente durante o Seu ministério terreno. As festas anuais observadas pela Igreja primitiva representam a redenção dos cristãos através do sacrifício de Cristo, o compromisso deles de remover o pecado de suas vidas e a vinda do Espírito Santo de Deus para capacitar todo cristão a viver uma vida em harmonia com a lei de Deus e preparar-se para a vida eterna.

Os membros e as famílias da Igreja de Deus Unida viajam a vários locais da Festa dos Tabernáculos ao redor do mundo para participar dessa assembleia bíblica. Tradicionalmente, os membros da Igreja observam as festas anteriores no lugar onde residem. No entanto, a observância adequada da Festa dos Tabernáculos exige que os membros residam em moradias temporárias (chamadas na Bíblia de "cabanas" ou "tabernáculos" — Levítico 23:42).

A Igreja aluga centros de conferências ou instalações para realizar o culto diário durante a Festa e, geralmente, os membros ficam em hotéis ou acampamentos próximos para cumprir a natureza temporária exigida pelo preceito bíblico. Permanecer em uma habitação temporária, como um hotel ou acampamento, ressalta a natureza transitória deste mundo atual e ilustra como ele será substituído pelo profetizado Reino de Deus.

Cristo enfatiza fortemente o vindouro Reino de Deus e por isso os membros da Igreja aproveitam a ocasião para observar este Festival com muita seriedade.

Pelo fato de a Festa dos Tabernáculos ocorrer em um período incomum, que não coincide com épocas de férias e recesso escolar, a Igreja orienta aos membros e às famílias a informarem com antecedência a seus empregadores e às escolas acerca de seus planos.

Isso ajuda a evitar mal-entendidos e a obter tarefas e trabalhos de casa escolares e outras informações. Dessa forma, os jovens estudantes da Igreja não ficam atrasados em suas obrigações escolares, enquanto se ausentam brevemente da escola para observar as festas bíblicas com suas famílias. A maioria dos professores e diretores é bem compreensiva quando se trata de fé, e ajudam os estudantes a se prepararem para esse curto período de ausência em que vão observar as festas bíblicas.

Para aprender mais peça o nosso guia de estudo Bíblico gratuito "O Plano dos Dias Santos de Deus". Também pode fazer uma busca no nosso site para mais informações acerca da Festa.