Ajuda para hoje e esperança para o amanhã! 

Bom Sexo, Mau Sexo

Você está aqui

Bom Sexo, Mau Sexo

Todas as criaturas de Deus são planeadas com delicada perfeição! Não há falhas. Tudo funciona perfeitamente. "Viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom" (Génesis 1:31).

Mas, somente nós humanos fomos abençoados para sermos criados à imagem de Deus (Génesis 1:26). O corpo e a mente humana, incluindo o espírito humano, são incrivelmente impressionantes. "Eu te louvarei, porque de um modo assombroso, e tão maravilhoso fui feito" (Salmos 139:14 Salmos 139:14Eu te louvarei, porque de um modo tão admirável e maravilhoso fui formado; maravilhosas são as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem.
Almeida Atualizada×
).

A segunda coisa que Deus disse acerca dos humanos é que eles deveriam ter domínio "sobre toda a terra" (Génesis 1:26). Por outras palavras, tudo mais na terra foi feito para nosso uso e prazer.

Significativamente, a terceira característica mencionada dos humanos é a sua sexualidade—a sua masculinidade e feminilidade (Génesis 1:27). O mundo é um lugar muito melhor e mais interessante com dois sexos que se complementam. "Vive le difference!"

"Deus Eterno disse:—Não é bom que o homem viva sozinho. Vou fazer para ele alguém que o ajude como se fosse a sua outra metade" (Génesis 2:18 BLH). Principalmente, Deus estava-se a referir ao plano de casamento—à união de um homem com uma mulher.

"É por isso que o homem deixa o seu pai e a sua mãe para se unir com a sua mulher, e os dois se tornam uma só pessoa" (Génesis 2:24 BLH). Assim, Deus entende que eles formem uma família com a lealdade primária de um para com o outro.

Bom Sexo

"Uma só pessoa" quer dizer uma poderosa e permanente união que os levará à mais profunda intimidade física, mental e espiritual. Isso, claramente, quis dizer Deus ao incluir regularmente relações sexuais para estimular essa intimidade (1 Coríntios 6:16-20; 7:2-4). Esse é o sexo bom, divino mesmo—preciosa dádiva de Deus para ser partilhada exclusivamente por marido e mulher.

O que Paulo disse em 1 Coríntios 6:20 sobre "glorificai, pois, a Deus, no vosso corpo e no vosso espírito" tem muitas aplicações. Contudo, o contexto mostra que Paulo se estava a referir especificamente à glorificação de Deus pela abstenção do sexo antes do casamento e então o complete gozo dele ao abrigo do matrimónio.

Deus instituiu o casamento, mas lembremo-nos também que um desejo de casar deve ser muito menos importante que "buscai primeiro o reino de Deus" (Mateus 6:33 Mateus 6:33Mas buscai primeiro o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.
Almeida Atualizada×
). O apóstolo Paulo em 1 Coríntios 7 até explica algumas vantagens fortes em se permanecer solteiro.

Quando Deus ordenou o matrimónio, o Seu plano era para que os casais tivessem filhos—"frutificai e multiplicai-vos" (Génesis 1:28). Deus está no fantástico processo de grandemente expandir a Sua família! Os filhos são uma grande bênção (Salmos 127 e 128).

Especialmente preciosos à vista de Deus são os "filhos santos"—crianças "sagradas" porque os seus pais são santos (Malaquias 2:15 Malaquias 2:15E não fez ele somente um, ainda que lhe sobejava espírito? E por que somente um? Não é que buscava descendência piedosa? Portanto guardai-vos em vosso espírito, e que ninguém seja infiel para com a mulher da sua mocidade.
Almeida Atualizada×
; 1 Coríntios 7:14).

Mau Sexo

Quaisquer relações ou actividades sexuais fora do matrimónio são más. São pecaminosas e diabólicas pois transgridem as leis de Deus, adulteram ou poluem a santidade matrimonial; causam muito dano físico, mental, emocional, e espiritual e blasfemem a profunda representação do casamento de Jesus Cristo com a Igreja (1 Coríntios 6:9-18; Efésios 5:25-33; Apocalipse 19:7-9 Apocalipse 19:7-9 [7] Regozijemo-nos, e exultemos, e demos-lhe a glória; porque são chegadas as bodas do Cordeiro, e já a sua noiva se preparou, [8] e foi-lhe permitido vestir-se de linho fino, resplandecente e puro; pois o linho fino são as obras justas dos santos. [9] E disse-me: Escreve: Bem-aventurados aqueles que são chamados � ceia das bodas do Cordeiro. Disse-me ainda: Estas são as verdadeiras palavras de Deus.
Almeida Atualizada×
).

Os que querem desacreditar a Bíblia acusam Deus de ser repressivo, ascético, desmancha-prazeres e anti-sexo. Isto está longe da verdade! Deus foi quem nos desenhou, fez-nos sexuais, e instruiu os casais matrimoniais a "serem ambos uma carne"! Os Cantares de Salomão descrevem o amor ideal do matrimónio, o qual é sensual e sagrado, apaixonado e puro.

Pense-se, Deus cuidadosamente desenhou com todo o detalhe os nossos corpos e mentes, incluindo os nossos órgãos sexuais, hormonas, etc. Os órgãos sexuais dos animais estão definidos somente para reproduzir enquanto que os do ser humano estão-no também para o prazer—mesmo quando a concepção não é possível. A nossa biologia e anatomia únicas demonstram o amor maravilhoso de Deus para connosco.

Corpos físicos não são de modo algum maus e sexo no casamento não deve ser visto vergonhoso. Quando a Bíblia fala dos "pecados da carne" (Colossenses 2:11 Colossenses 2:11no qual também fostes circuncidados com a circuncisão não feita por mãos no despojar do corpo da carne, a saber, a circuncisão de Cristo;
Almeida Atualizada×
), a palavra traduzida por "carne" não significa o corpo humano, ela significa a pecaminosa natureza humana.

Provérbios 5:18-19 ilustram a pureza, beleza e sensualidade do amor material: "Seja bendito o teu manancial, e alegra-te com a mulher da tua mocidade. Como cerva amorosa, e gazela graciosa, os seus seios te saciem todo o tempo; pelo seu amor sejas atraído perpetuamente"(Provérbios 5:18-19).

Mas note-se o forte aviso antes e depois destes versículos "bebe água da tua fonte"—obtém satisfação sexual somente da tua esposa (versículo 15 e o resto do capítulo 5).

Também vemos o contraste entre o sexo bom e o imoral em Hebreus 13:4 Hebreus 13:4Honrado seja entre todos o matrimônio e o leito sem mácula; pois aos devassos e adúlteros, Deus os julgará.
Almeida Atualizada×
: "Venerado seja entre todos o matrimónio e o leito sem mácula; porém, aos que se dão à prostituição, e aos adúlteros, Deus os julgará" (Hebreus 13:4 Hebreus 13:4Honrado seja entre todos o matrimônio e o leito sem mácula; pois aos devassos e adúlteros, Deus os julgará.
Almeida Atualizada×
).

As Leis de Deus são boas para nós

"Deus é amor" (1 João 4:8). Do Seu amor para connosco deu-nos as Suas leis perfeitas—para nos livrar de males e nos trazer as maiores bênçãos.

Todos os tipos de pecados sexuais são proibidos pelo Sétimo Mandamento: "Não adulterarás" (Êxodo 20:14). Para proteger a felicidade do matrimónio, a Bíblia avisa especificamente contra sexo extra marital (adultério), sexo pré marital (fornicação), homo sexualidade, incesto, bestialidade, prostituição, adoração sexual, confusão de géneros (travesti) e sexo durante o período menstrual da mulher.

O Décimo Mandamento está muito relacionado com o Sétimo. "Não cobiçarás a mulher do teu próximo, . . . nem coisa alguma do teu próximo" (Deuteronômio 5:21). Isto mostra que obedecendo a Deus com a nossa mente e o nosso coração é tão importante como obedecer a Deus com as nossas acções.

Isto é devido em parte aos pensamentos conduzirem à acção—pecaminosos pensamentos conduzem a pecaminosas acções. Quando se consente luxúria na nossa mente ela é tentada a alcançar essa luxúria.

Mas esta não a única razão. Deus olha para o coração e Ele quer que o nosso seja como o de Ele (1 Samuel 16:7 1 Samuel 16:7Mas o Senhor disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque eu o rejeitei; porque o Senhor não vê como vê o homem, pois o homem olha para o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coraçao.
Almeida Atualizada×
; Deuterónimo 5:29). Ele quer que nós façamos guerra espiritual contra os maus pensamentos "levando cativo todo o entendimento à obediência de Cristo" (2 Coríntios 10:4-5). Deus diz que um propósito da Nova Aliança [às vezes traduzido como Acordo ou Concerto] é pôr "as minhas leis no seu entendimento e em seu coração" (Hebreus 8:10 Hebreus 8:10Ora, este é o pacto que farei com a casa de Israel, depois daqueles dias, diz o Senhor; porei as minhas leis no seu entendimento, e em seu coração as escreverei; eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo;
Almeida Atualizada×
).

Jesus Cristo pôs isso claro no Sermão do Monte (Mateus 5 a 7) de que temos de obedecer a Deus no espírito da lei, bem como na letra da lei.

Ele disse: "Ouvistes que foi dito: Não adulterarás. Eu, porém, vos digo: qualquer que olhar para uma mulher com intenção impura, no coração, já adulterou com ela" (Mateus 5:27-28 Mateus 5:27-28 [27] Ouvistes que foi dito: Não adulterarás. [28] Eu, porém, vos digo que todo aquele que olhar para uma mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela.
Almeida Atualizada×
).

Pense cuidadosamente sobre isto. Esta é "difícil de roer," especialmente para os homens, mas Jesus disse o que disse —literalmente. Só por que praticamente "todos o fazem" não é desculpa. A imodéstia no vestir e nas acções das pessoas nesta altamente sexualizada sociedade torna as coisas difíceis, mas também não é desculpa. Jesus foi definitivamente sério. De facto, é um assunto de vida ou de morte, porque a penalidade do pecado é a morte no lago de fogo.

Isto é mais que técnica conversa. Com certeza, também significa que se uma mulher cobiça um homem ela do mesmo modo comete adultério. Muitas vezes a Bíblia declara o exemplo mais comum para representar o princípio geral.

Isso também quer dizer que toda a cobiça mental é pecado, mesmo quando não se está olhando para uma mulher. Pelo menos na sociedade Ocidental há mais lascívia nas fotos, nos filmes, na internet e, ou fantasias e magnificações do que quando se olha directamente para uma mulher. Este tem sido o mundo de Satanás ao longo de milénios, mas agora a tecnologia moderna dá mais azo ao pecado. Por exemplo, a mais vil das pornografias pode facilmente ser metida na casa de alguém via Internet.

Fugir às tentações!

Jesus disse ainda mais. Nos Seus dois chocantes depoimentos que se seguem, referindo-se ao que tinha dito sobre a proibição de cometer adultério mentalmente, continuou dizendo: "Se o teu olho direito te faz tropeçar, arranca-o e lança-o de ti; pois te convém que se perca um dos teus membros, e não seja todo o teu corpo lançado no inferno [Grego: gehenna]" (Mateus 5:29 Mateus 5:29Se o teu olho direito te faz tropeçar, arranca-o e lança-o de ti; pois te é melhor que se perca um dos teus membros do que seja todo o teu corpo lançado no inferno.
Almeida Atualizada×
).

Depois, Jesus praticamente diz a mesma coisa, usando um exemplo um tanto diferente, para dar mais ênfase a este princípio: "E, se a tua mão direita te faz tropeçar, corta-a e lança-a de ti" (Mateus 5:30 Mateus 5:30E, se a tua mão direita te faz tropeçar, corta-a e lança-a de ti; pois te é melhor que se perca um dos teus membros do que vá todo o teu corpo para o inferno.
Almeida Atualizada×
).

É óbvio que os olhos e as mãos não são as causas de pecar. O que Jesus quis dizer é que devemos fazer o que seja preciso, não importa quão drástico, nem quão custoso para nos pormos a salvo de pecar. Devemo-nos afastar das tentações, ou afastá-las a elas de nós tão rapidamente quanto possível. É tolice e perigoso para alguém deixar-se permanecer próximo da tentação confiando na sua própria frágil força em resistir-lhe porque "a carne é fraca" (Mateus 26:41 Mateus 26:41Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca.
Almeida Atualizada×
).

Deus é absolutamente explícito e espera que o Seu povo fuja das tentações. "Fugi da prostituição" (1 Coríntios 6:18). "Ó homem de Deus, foge destas coisas [do amor do dinheiro e de outras tentações]" (1 Timóteo 6:11). "Foge também das paixões da mocidade" (2 Timóteo 2:22).

Isto inclui andar com pessoas que são de carácter fraco e potencialmente más influências. A Bíblia avisa-nos frequentemente sobre este perigo. Veja: Provérbios 2:16; 4:14-19; 5:1-23; 6:23-35; 7:1-27; 9:13-18; 13:20; 14:7; Romanos 16:17 Romanos 16:17Rogo-vos, irmãos, que noteis os que promovem dissensões e escândalos contra a doutrina que aprendestes; desviai-vos deles.
Almeida Atualizada×
; 1 Coríntios 5:9-13; 15:33; 1 Pedro 4:4 1 Pedro 4:4E acham estranho não correrdes com eles no mesmo desenfreamento de dissolução, blasfemando de vós;
Almeida Atualizada×
e Apocalipse 2:14 Apocalipse 2:14entretanto, algumas coisas tenho contra ti; porque tens aí os que seguem a doutrina de Balaão, o qual ensinava Balaque a lançar tropeços diante dos filhos de Israel, introduzindo-os a comerem das coisas sacrificadas a ídolos e a se prostituírem.
Almeida Atualizada×
, 20.

O livro de Provérbios é um livro de sabedoria, e repare-se que os primeiros capítulos dele são largamente dedicados a avisar as pessoas em se manter afastadas de quem é provocativo e sedutor.

De igual modo temos de fazer o nosso melhor para nunca sermos má influência, para nunca sermos "pedra de tropeço" a alguém, para nunca causarmos "escandalizar um destes pequeninos, que crêem em mim, . . . ai daquele homem [ou mulher] por quem o escândalo vem!" (1 Coríntios 8:9; Mateus 18:6-7 Mateus 18:6-7 [6] Mas qualquer que fizer tropeçar um destes pequeninos que creem em mim, melhor lhe fora que se lhe pendurasse ao pescoço uma pedra de moinho, e se submergisse na profundeza do mar. [7] Ai do mundo, por causa dos tropeços! pois é inevitável que venham; mas ai do homem por quem o tropeço vier!
Almeida Atualizada×
).

Os que são chamados por Deus para fazerem parte da Sua Igreja devem ter o maior cuidado em escolherem companhias (2 Coríntios 6:14-18). Só devemos considerar casar com alguém com sejamos altamente compatíveis. "Porventura andarão dois juntos, se não estiverem de acordo?" (Amós 3:3)

A Palavra de Deus esclarece que se alguém for chamado para a Igreja de Deus, "no Senhor", deve escolher, para casar, alguém "no Senhor" (1 Coríntios 7:39).

As coisas que Deus criou com o maior poder e potencial para o bem também têm o maior potencial para o mal. Uma delas é a nossa sexualidade. Uma parte extremamente importante do nosso carácter é a de como governamos a nossa sexualidade.

Sexo imoral tem sido ao longo da história uma das grandes tentações, mesmo para os membros da Igreja de Deus e dos seus filhos. Praticamente todos os livros do Novo Testamento avisam acerca dos grandes perigos das tentações sexuais! Falando de filhos, pais [por favor!], ensinem e preparem bem os vossos filhos e filhas!

Permanecer moralmente puro quer dizer muito mais que não "fazer sexo." Quando alguém pensa correctamente das relações sexuais como sendo o todo do processo da intimidade inicial e do despertar sexual até ao clímax e depois dele, torna-se claro que o envolvimento com qualquer parte disso à margem do matrimónio é contrário à vontade de Deus. Sexo oral e todas as alternativas de inter curso vaginal são de igual modo proibidos.

Muito do que tem vindo a ser dito acarinhar, acariciar, passar tempo, mexer com uma garota, etc. foi entendido por Deus ser intimidade, estimulação, namoro e preliminar estímulo sexual que seria especial e sagrado para um marido e esposa porque eles nunca tinham sido compartilhados com mais ninguém.

Pode-se ler em Ezequiel 23 o quanto Deus se achou espantado e repugnado com a imoralidade do Seu povo, caracterizada por mulheres a quem " . . . foram apertados os seus seios, e ali foram apalpados os seios da sua virgindade" (Ezequiel 23:3 Ezequiel 23:3Estas se prostituíram no Egito; prostituíram-se na sua mocidade; ali foram apertados os seus peitos, e ali foram apalpados os seios da sua virgindade.
Almeida Atualizada×
).

Se é solteiro/a, por favor protegei até casardes o que é incrivelmente valioso—a vossa virgindade. "Virgindade" é uma bela palavra. Falamos de floresta virgem, de terra virgem e de lã virgem. Isso quer dizer por usar, intacto, inteiro, por desbravar, incorrupto, inocente ou sem mancha. " . . . Não acordeis nem desperteis o meu amor, até que queira [até que estejas casado]." (Cantares de Salomão 2:7).

Se uma pessoa já perdeu a virgindade antes de casar ela deve dedicar-se ao que é chamada a "segunda virgindade." Isto é, arrepender-se profundamente, abster-se de sexo até casar e pedir a Deus: "Cria em mim, ó Deus, um coração puro" (Salmos 51:10 Salmos 51:10Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito estável.
Almeida Atualizada×
). Deus misericordiosamente responderá com gradual cura e limpeza da mente e do coração.

A Igreja é uma "virgem pura para Cristo" esperando pela Sua vinda e "as bodas do Cordeiro" para Sua Noiva 2 Coríntios 11:2; Apocalipse19:7).

Possamos nós profundamente inspirar a seguir este padrão de lealdade, paciência e pureza. Então, quando uma pessoa confia em Deus a ser o seu casamenteiro e quando finalmente se casar, ele ou ela podem saborear as completas bênções de Deus, sem qualquer vergonha ou manchas mentais ou emocionais. Tal pessoa poderá dizer: "Eu sou do meu amado, e o meu amado é meu" (Cantares de Salomão 6:3). BN