Cinco Chaves para um Casamento Feliz

Você está aqui

Cinco Chaves para um Casamento Feliz

Pouco tempo depois de Bill e Maria se encontrarem pela primeira vez, eles se viram perdidamente apaixonados. Mesmo antes de pensar em casamento ou suas responsabilidades. Eles perceberam a importância da educação e de um emprego estável, pois sabiam que o casamento iria mudar completamente suas vidas.

O que eles sabiam, ou pensavam que sabiam, é que passariam o resto de suas vidas juntos em um mar de felicidade. Nesse ponto, eles se deleitavam em sentimentos inebriantes, acreditando que isso seria o eterno combustível de seu casamento.

Eles ouviram o ministro dizer: "Maria, você aceita este homem como legítimo esposo...?” “E você, Bill, aceita esta mulher como sua legítima esposa...?"

Eles também ouviram: "Eu vos declaro marido e mulher. Você pode beijar a noiva". Suspiros encheram o salão e muitos casais reviveram suas cerimônias de casamento nessa festa romântica. Bill e Maria se abraçaram delicadamente, beijaram-se e sorriram para o outro e começaram a caminhar apressadamente pelo corredor cercado por uma multidão de convidados.

Pelo menos durante seis meses, Bill e Maria estavam nas nuvens. Aos poucos começaram a experimentar o que enfrenta todo casamento — a familiaridade. Eles começaram a perceber os defeitos um do outro, além das pressões exercidas por seus empregos e as responsabilidades com a família. Eles tinham esquecido algumas chaves especiais que ajudam a tornar um casamento feliz.

O décimo aniversário de casamento

Em seu aniversário de dez anos de casados, Bill e Maria, estavam mais felizes do que nunca. Eles tinham passado um tempo de qualidade juntos, cuidando um do outro e demostrando amor e respeito mútuo. Mas vamos voltar alguns anos antes deste tempo.

Apenas dois anos antes seu casamento estava a se desfazer, eles já estavam brigando e pensando em separação e possivelmente divórcio. Felizmente, seus dois filhos — com idades entre sete e cinco anos — fizeram com que eles repensassem o divórcio. Ambos concordaram em buscar aconselhamento matrimonial para resolver suas divergências.

Embora isso não fosse acontecer da noite para o dia, mesmo assim eles começaram a agir em seu casamento, principalmente por causa de seus filhos. Eles começaram a perceber que existiam certas chaves que abriam a porta para um casamento ser mais feliz e ficaram espantados ao entender como um casamento feliz, com uma convivência feliz, dá trabalho. Eles, literalmente, fizeram-se mais feliz.

Transformando as coisas ao seu redor

O egoísmo corroente e destruidor, pensando que está sempre certo, olhando para os defeitos do outro ao invés dos pontos fortes — estes todos são inimigos sutis de um casamento feliz. Um dia, Bill e Maria acordaram e perceberam que podiam e deveriam fazer seu casamento dar certo. Eles aceitaram suas responsabilidades mutuas e, consequentemente, fizeram o seu casamento dar certo.

Por que alguns casamentos se renovam e sobrevivem, enquanto outros despencam no abismo inevitável do sofrimento, culminando em separação e divórcio? Como você pode superar os inúmeros inimigos naturais de um casamento feliz?

Aqui vamos explorar cinco chaves para um casamento feliz. Os casamentos felizes são feitos, não nascem feitos. Estas cinco chaves o ajudarão — se forem postas em prática. Você pode vencer os inimigos comuns de um casamento feliz.

1. Entenda que o amor verdadeiro é mais do que química ou paixão

Um dos maiores erros que as pessoas cometem, especialmente os jovens, é confundir paixão com amor verdadeiro. A paixão é uma química forte ou um poderoso coquetel de amor, que ajunta macho e fêmea. O verdadeiro amor não é um sentimento sexual repentino que exige ser satisfeito ou um desejo romântico de estar com uma pessoa.

Isso não é o verdadeiro amor, apesar de surgir progressivamente como estágio final de um amor verdadeiro. Deus criou o impulso sexual e a atração mútua entre o homem e a mulher. Este coquetel de amor ajuda a unir homens e mulheres.

Quando um homem e uma mulher se juntam e, de repente, inexplicavelmente começam a se sentir deslumbrados e eufóricos, consequentemente eles estão experimentando a paixão, uma condição amorosa comum para a maioria dos homens e mulheres em algum momento da vida.

A terapeuta familiar e conjugal, Dra. Pat Love, em seu livro A Verdade Sobre o Amor (2001), discute as diferenças entre o impulso sexual comum, a paixão e o amor verdadeiro:

"Desde o início, é importante distinguir a paixão do desejo sexual, que é simplesmente o desejo de satisfação sexual. Os seres humanos podem sentir o desejo para fazer sexo com alguém sem ter inclinações românticas. Quando você está excitado, qualquer parceiro pode simplesmente lhe dar alívio sexual.

"A paixão é diferente. Você pode ser atraído por certo número de pessoas, mas vai se apaixonar por apenas uma de cada vez. A paixão é caracterizada pela atenção focada em um parceiro específico. Quando você está apaixonado por alguém, somente essa pessoa pode lhe dar sentimentos eufóricos de estar ‘no amor’...

"A paixão é apenas a fase inicial do amor. Não confunda esta variação temporária de energia com uma condição permanente e nem com o amor verdadeiro" (pp. 27, 31).

O amor verdadeiro começa depois do estado pós-êxtase da paixão, quando a novidade desaparece e familiaridade é estabelecida. Alguns casais ficam confusos com esse estágio, acreditando, erroneamente, que escolheram o companheiro errado. Na verdade, este é o ponto do casamento onde se define a realidade do verdadeiro amor. Este é um processo comum em todas as relações conjugais.

O Criador vincula duas pessoas através da química normal do corpo. Daquele ponto em diante, o marido e a esposa devem começar a trabalhar realmente por um casamento feliz. O verdadeiro amor vem da sabedoria, da experiência e da preocupação altruísta de um com o outro. Ele é alcançado quando marido e mulher estabelece uma relação comum, onde cada um dá parte de si ao seu parceiro no casamento.

2. Dê respostas amáveis                                                                                   

Pode parecer banal nos dias de hoje, mas a cortesia e a bondade percorreu um longo caminho. Certamente, os cônjuges podem melhorar o seu relacionamento, dando respostas carinhosas e amáveis para o outro.

(A mídia moderna tem passado uma imagem muito diferente sobre o casamento, atraindo nossa atenção para relações distintas e, muitas vezes, estranhas, tentando nos influenciar com ideias "modernas" e antibíblicas).

Embora haja inúmeras palavras carinhosas que o marido e a mulher podem dar um ao outro, vamos discutir apenas três: "Por favor", "Desculpe-me" e "Obrigado". Muito simples, não? Realmente, são simples, mas muitas vezes são difíceis de dizer.

Por favor. Um marido pode firmar-se como cabeça da casa, mas se o faz ele corre o risco de afastar-se de sua esposa e filhos. Eles, esposa e filhos, podem respeitar suas exigências, mas, no fundo, também podem se ressentir da sua abordagem. As pessoas respondem melhor quando você pede para que façam algo seguido ou precedido de "por favor".

As mulheres parecem mais predispostas a dizerem "por favor" do que os maridos, talvez porque as mulheres são mais acalentadoras, como Deus assim planejou. Não importa, seja homem ou mulher, se você quiser que o seu cônjuge responda positivamente ao seu pedido (e, por favor, faça-lhe um pedido e não uma exigência), acrescente "por favor" ao seu pedido. Isso vai fazer maravilhas em seu casamento, e, provavelmente, você vai conseguir o que pediu.

Desculpe-me. Quando você diz ao seu cônjuge que está triste por que as coisas não foram bem em sua última discussão, imediatamente você demonstra sensibilidade, preocupação e respeito por ela ou ele. Naturalmente, isso pressupõe que você quer dizer isso e que não está dizendo estas palavras simplesmente para efeito, como se fosse para manipular ou controlar o seu cônjuge.

A sabedoria popular nos diz que dizer "desculpe-me" ao cônjuge só vai encorajar o seu comportamento egoísta. Isso poderia ser verdade. Mas mesmo se isso acontecer, o fato de dizer que está arrependido vai lhe ajudar a ter paz de espírito e será um bom exemplo para aquele que não a tem. Algumas pessoas simplesmente têm muita dificuldade em admitir que estão, ou estavam, erradas.

Considere o seguinte: Um erro não justifica outro, e ninguém pode estar sempre certo quando entra em uma divergência. Se alguém busca a orientação da Bíblia, após um desentendimento, então ele ou ela está tentando fazer as pazes. Deus ama pacificadores — porque herdarão a Terra como filhos de Deus! (Mateus 5:5, 9).

A paz não vem naturalmente. Ela deve ser perseguida deliberadamente, com Deus em mente: "Ora, o fruto da justiça semeia-se na paz para aqueles que promovem a paz" (Tiago 3:18). Dizer "desculpe-me" para o seu amor fará muito por você. E vai te dar paz e fará você mais feliz e ajudará o seu cônjuge.

Obrigado. Outra palavra carinhosa que um casal pode usar à vontade com o outro é esta: "Obrigado". Quantas vezes por dia temos essa oportunidade? Nem é preciso contar. Quando você diz "obrigado", deve significar exatamente isso. Não existem nada mais gratificantes do que uma pessoa demonstrar uma atitude de gratidão a outra — especialmente pelo seu cônjuge.

Algumas pequenas coisas da vida trazem grandes benefícios. As pessoas reagem muito bem a alguém que diz "obrigado" pelo que fizeram ou estão fazendo. Às vezes as pessoas desejam ouvir "obrigado" mais do que receber um dinheiro de volta, por mais estranho que isso possa parecer. Precisamos nos sentir estimados e respeitados.

Quando sua esposa limpar a cozinha, lembre-se de dizer: "Obrigado". Quando ela lava suas roupas, lembre-se de dizer: "Obrigado". Quando ela prepara uma refeição, não se esqueça de dizer: "Obrigado". Quando ela trabalha arduamente para ajudar a sustentar a família, diga "obrigado".

Diga "obrigado" ao seu marido quando ele limpar o quintal. Diga "obrigado" quando ele ajudar com as compras do supermercado. Se ele ajuda você a pôr a mesa ou limpá-la, diga "obrigado." Quando ele faz algo especial ou divertido para a família, diga "obrigado".

Deus ama a gratidão. Ser verdadeiramente agradecido ajuda os outros a nos amar e nos respeitar. Seja grato a Deus por seus muitos dons, que ajuda a garantir a vida eterna. Não podemos passar por esta vida sem Deus e as outras pessoas. Todos nós precisamos de ajuda, e esta vem dos outros.

Ter uma atitude de gratidão é importante em nossas vidas e mais importante ainda em nosso casamento. Obrigado por considerar estas palavras. Mostre a seu cônjuge que você se importa com ele ou ela com estas respostas amáveis.

3. Procure dizer "eu me importo com você" ao dialogar

Você demonstra preocupação com o seu cônjuge quando se comunica com ele ou ela? Isso pode parecer tão banal para você que talvez nem tenha considerado a ideia. Isso seria um grande erro. Uma boa comunicação com seu cônjuge mostra que você o está ouvindo — você está demostrando respeito.

Quando o seu cônjuge está dizendo uma coisa para você, tente não o ignorar. Em vez disso, tome um tempo e, de livre e espontânea vontade, demonstre interesse no que o seu cônjuge está dizendo, isso é importante para ele ou ela. E não é errado questionar o que se está ouvindo com a intenção de o clarificar, a fim de que seu cônjuge saiba que você está ouvindo. Isso é simplesmente uma boa e construtiva conversa.

Atentivamente demonstrar reconhecimento do que é dito também é uma grande ajuda. Eu costumo responder assim: "Estou te ouvindo", ou "eu estou escutando" ou "estou entendendo". Às vezes eu digo: "Você pode me explicar isso com mais detalhes?" Para incentivá-la a expressar plenamente seus sentimentos. Estes são sinais importantes de respeito e preocupação para com nossos cônjuges.

A prática saudável da comunicação torna o casamento mais feliz. Seu cônjuge vai te amar por escutá-lo e por demonstrar empatia ao tentar entendê-lo.

Seu casamento vai ficar mais firme se, ao conversarem, você disser: "Eu me preocupo com você. Você é importante para mim”. Procure se comunicar demonstrando que você se importa com o seu cônjuge.

4. Deixe seu casamento amadurecer

A Bíblia fala clara e decididamente que devemos amadurecer e que a maturidade exige paciência. Por outro lado, nós, por causa da nossa natureza egoísta, muitas vezes, buscamos autossatisfação imediata. No entanto, a paciência gera uma obra perfeita, quando voluntariamente optamos por permitir que ela guie nossas vidas. Assim devemos fazer.

Você é como aquela pessoa que pediu a Deus muitas coisas diferentes e, em seguida, disse: "Deus, dai-me paciência agora mesmo!"? Quase todo mundo sabe que a paciência não acontece da noite para o dia. A paciência se desenvolve ao longo de uma vida de experiências, algumas boas e outras ruins. Nós aprendemos a ter paciência por meio da fé e da esperança em Deus, a partir de Suas promessas.

Não há lugar melhor ou mais importante para desenvolver maturidade do que através da paciência no casamento. Quando um homem e uma mulher discutem e faíscas começam a voar, a paciência é a última coisa que lhes vem à cabeça. Porém, depois que as faíscas caem de volta à Terra, elas podem queimar nossas costas (1 Coríntios 3:13-15). Em outras palavras, se não formos capazes de reconhecer a importância de ter a necessária paciência para alcançar um casamento feliz, nosso casamento não vai amadurecer como Deus intencionou.

Infelizmente, a maioria dos casais não vê que seu casamento precisa amadurecer. Eles simplesmente acreditam que vão estar sempre apaixonados. Eles não entendem ou aceitam que, quando a novidade desaparecer, a realidade surge. Cerca de cinquenta por cento de todos os casamentos não consegue lidar com a verdade da realidade. E a verdade sobre o casamento é a verdade sobre relacionamentos mais felizes: É preciso uma grande quantidade de dar e receber, não só receber e receber.

Deus incentiva a paciência: "Tenha, porém, a paciência a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, sem faltar em coisa alguma" (Tiago 1:4). A paciência madura contorna qualquer situação desconfortável, especialmente quando você é maltratado, mas isso não é fácil. Com a ajuda de Deus, você e eu podemos aprender a perfeita obra da paciência em nós.

Não seja regido pelo desejo de autossatisfação instantânea. Deus quer que aprendamos a ser pacientes com os nossos cônjuges. Permita que o seu cônjuge seja seu melhor amigo. Demonstre respeito um pelo outro. Exercite a paciência. Permita que o seu casamento amadureça.

5. Esforce-se para renovar seu casamento

Eu presenciei a recuperação e a restauração de casamentos que pareciam estar indo rumo ao divórcio. Um casal em particular, vamos chamá-los de Jorge e Lena, pensavam que o divórcio era sua única saída porque seu antigo sentimento de amor havia desvanecido e isso não tinha mais como consertar.

Minha sessão de aconselhamento a eles começou com uma simples conversa sobre o tempo, as notícias, e coisas desse tipo. Então conversamos acerca de quanto tempo eles estavam casados​​, como se conheceram, sobre seus filhos, seus empregos, seus familiares e amigos. Isso levou algum tempo, e quanto mais se envolviam na comunicação mais eles começavam a relaxar. À medida que nós avançávamos, buscávamos gostos mútuos.

Em seguida, falamos sobre o tempo quando eles estavam apaixonados e concordavam facilmente um com o outro, como isso era natural para eles nessa época. Depois de falar sobre os bons tempos, começamos a abordar os momentos pouco agradáveis, tais como quando eles acharam que tinham começado a discordar uns com os outros. Embora isso fosse desconfortável para eles, eles discutiram abertamente acerca de quando começaram a discordar e por quais razões.

Esta comunicação interativa começou a demonstrar como a familiaridade se estabeleceu. Eles começaram a tomar um ao outro por concedido. Não havia mais flores. Não o recebia mais à porta. Não endireitavam mais a cama à noite. Nem café da manhã juntos para conversar todas as manhãs.

Nem mais abraços e beijos. Nem mais mãos dadas. Nem mais sentar um ao lado do outro no sofá para assistir TV ou ler um livro. Nem mais frases amáveis todo cada dia, como "Eu te amo querida" ou "Tenha um ótimo dia" ou "Eu vou te ligar para saber como está indo seu dia".

Finalmente, pedi-lhes que escrevessem uma coisa que gostariam de mudar em seu parceiro e o motivo. Eu também lhes pedi que saíssem uma vez por semana para um encontro, como faziam antes de se casarem, já que parte do receio deles estava focado no fato de que eles não tinham tempo um para o outro: O tempo dele era consumido pelo seu emprego e o dela pelas crianças e pelo trabalho doméstico.

A seguinte sessão de aconselhamento foi notável! Eles vieram com um comportamento totalmente diferente, pois chegaram alegres e sorridentes. Eu me senti encorajado.

Eles começaram a sair juntos uma vez por semana e, antes que percebessem, eles estavam mais felizes do que há muito tempo. Eles começaram a ter prazer na companhia um do outro. Jorge e Lena renovaram seu casamento!

Você foi concebido para ter um casamento feliz!

Você sabia que você foi criado para ter um casamento feliz? Deus nos criou para que nos submetêssemos mutuamente uns aos outros. Ele disse para a esposa que seu desejo seria para seu marido (Gênesis 3:16). Por sua vez, Deus disse ao marido que o seu desejo de cuidar de sua esposa deve ser igual ao cuidado que Jesus Cristo tem com a Igreja (Efésios 5:25-28).

Devemos entender e nos lembrar de que a primeira fase do casamento foi dada por Deus pela química do "coquetel de amor", seguido pela paixão e, depois, um estado de pós-êxtase. E é justamente neste ponto que o verdadeiro amor pode começar.

Você não pode alcançar o verdadeiro amor, sem antes passar por essas fases: a química, a paixão e o estado de pós-êxtase. A terceira etapa aqui é o período chamado de "cair na real", o tempo que Deus nos deu para demonstrar respeito mútuo ao amor afetuoso.

As cinco chaves para um casamento feliz ou mais feliz valem o seu tempo e esforço, pois o ajudará a abrir a porta para a felicidade conjugal. E você pode conseguir isso!

De fato, o verdadeiro amor, inteligente, sensível e, às vezes, rigoroso nesta vida é o alicerce do propósito final do casamento, que Deus planejou para toda a humanidade, agora e para sempre! BN