Comentário Bíblico: Gênesis 27:1-28:5

Você está aqui

Comentário Bíblico

Gênesis 27:1-28:5

Esse capítulo contém a conhecida história da enganação de Jacó contra seu pai Isaque. É importante observar os elementos dessa história e lembrar da anterior estratégia de Jacó para conseguir a primogenitura, pois ele seguiu plantando esse tipo de semente ruim que, no devido tempo, produziria uma colheita amarga. Existe uma lei real de causa e efeito operando não apenas no universo físico, mas também no universo moral. O que você semear, isso também colherá (Gálatas 6:7).

Lembre-se de que Jacó obteve o direito de primogenitura por meio de uma negociação capciosa. Porém, mais tarde, Jacó encontraria alguém à sua altura quando se envolveu com o ainda mais ardiloso Labão, que o enganou ou se aproveitou dele por quase vinte anos. Nessa ocasião, Jacó engana seu pai cego com um bode morto e uma vestimenta específica. Posteriormente, Jacó é enganado por Labão quando é “cegado” pela escuridão de sua tenda nupcial e por seus próprios filhos, que forjam a morte do seu amado filho José usando o sangue de um bode morto e a túnica do próprio José. Então, por mais de vinte anos, Jacó acreditaria naquela terrível mentira inventada por seus filhos — ou seja, que seu filho amado estava morto. Observe também as fatídicas palavras de Rebeca: “Sobre mim seja a tua maldição” (Gênesis 27:13). E de fato ela seria amaldiçoada — pois, assim como Isaque não podia ver seu filho, Rebeca nunca mais veria seu amado Jacó depois que ele partiu para Padã-Arã. Porquanto, Rebeca morreria cerca de vinte anos depois e antes do retorno de Jacó.

Portanto, devemos ter cuidado porque colher o que se planta é um princípio espiritual muito real. E assim como Deus não removeu completamente a amargura da colheita que Jacó iria colher — mesmo depois de Jacó se arrepender e se converter — Ele também não removerá completamente a amargura da colheita do que semearmos. Os efeitos espirituais de nossas más ações podem ser perdoados, mas ainda restarão as consequências pessoais. “Considera, pois, a bondade e a severidade de Deus” (Romanos 11:22). Assim como Deus permitiu que Jacó passasse por dificuldades e vivesse uma vida amargurada para ajudá-lo a purificar seu caráter, Deus também fará isso com qualquer um de nós em muitos aspectos. Na verdade, com Deus não se brinca. Plante uma boa semente — e colha bons frutos. Plante sementes ruins — e colha frutos ruins!

Depois que Jacó obteve aquela bênção de forma fraudulenta, Isaque e Rebeca o enviaram a Padã-Arã para protegê-lo da fúria de Esaú, mas também com o intuito de conseguir uma esposa para ele dentre as filhas de Labão, irmão de Rebeca.