Comentário Bíblico: Gênesis 4

Você está aqui

Comentário Bíblico

Gênesis 4

Dois Irmãos

O pecado de Adão e Eva teria consequências trágicas que se tornariam evidentes em sua própria família. E, de fato, toda a humanidade repetiu a dinâmica disfuncional que o pecado produziu na primeira família humana. Uma análise cuidadosa da história de Caim e Abel ensina algumas lições interessantes.

Adão e Eva tiveram dois filhos — Caim, o primogênito, e Abel. (Eles também tiveram outros filhos e filhas, como mencionado em Gênesis 5:4. Mas, aparentemente, eles não tiveram mais filhos até a morte de Abel, pois Sete parece ter sido o próximo filho do sexo masculino nessa linhagem, comparar com Gênesis 4:25). Caim tornou-se agricultor e Abel tornou-se pastor. Quanto à aceitação da oferta de Abel e a rejeição da oferta de Caim, alguns sugeriram que havia algo errado pelo fato de Caim ter trazido uma oferta de cereais. Entretanto, mais tarde vemos que ofertas de cereais eram perfeitamente aceitáveis para Deus. Ademais, Deus disse que a oferta de cereais deveria ser queimada sobre o altar, pois “cheiro suave é isso, por ser memorial ao SENHOR... coisa santíssima é, como a expiação do pecado e como a expiação da culpa” (Levítico 6:15, 17).

Então, qual foi o problema? Gênesis 4:4 nos diz que Abel trouxe dos “primogênitos” de seu rebanho, mas não há nenhuma indicação no versículo anterior de que a oferta de Caim também tenha sido do melhor que ele tinha. Talvez isso tenha a ver com a atitude de Caim. Gênesis 4:5 afirma: “Mas para Caim e para a sua oferta [Deus] não atentou”. Observe que Deus não gostou apenas da oferta, mas também da atitude do próprio Caim! Na verdade, essa pode ter sido a razão pela qual Deus não aceitou a oferta dele. Muitas vezes, as Escrituras nos dizem que Deus detesta os sacrifícios, as festas e até as orações daqueles que são culpados de grandes erros e ainda assim não se arrependem (ver Isaías 1:10-15). E quando uma pessoa assim “faz oferta de cereal é como quem apresenta sangue de porco” (Isaías 66:3, NVI). Deus reconheceu que Caim estava prestes a permitir que o pecado o controlasse (Gênesis 4:7) — e isso se manifestasse em um ato real.

Por outro lado,  também é dito que Abel ofereceu um sacrifício melhor por ter sido oferecido com , por isso ele foi considerado justo (Hebreus 11:4; Mateus 23:35). A fé vem pelo ouvir a instrução de Deus (Romanos 10:17). Os mandamentos de Deus devem ter sido transmitidos a eles por meio de Adão e Eva. E, em algum momento, Deus deve ter prescrito regras para adoração, pois como Caim e Abel saberiam que deviam trazer esses sacrifícios? Abel foi obediente — por meio da fé.

Essa rejeição despertou a raiva e o ciúme em Caim — embora ele já tivesse essas emoções até certo ponto. Mas, de qualquer forma, ele não dominou seus impulsos, como Deus lhe disse para fazer (Gênesis 4:7). Em vez disso, ele assassinou seu irmão. Mais tarde, Deus confrontou Caim: “A voz do sangue do teu irmão clama a mim desde a terra” (Gênesis 4:10). Quando é dito que alguém clama a Deus, geralmente esse clamor é por alívio, proteção ou vingança. O sangue de Abel, figurativamente falando, clamava por vingança. Isso é confirmado pelo medo de Caim de que qualquer pessoa que o encontrasse pudesse vingar a Abel e também pelas observações de Deus em Gênesis 4:15, que conectam claramente a vingança com o contexto. Isso é interessante porque o livro de Hebreus afirma que o sangue de Jesus “fala melhor do que o de Abel” (Hebreus 12:24). Por quê? Porque o sangue de Abel buscava vingança, o que era correto e justo, mas o sangue de Cristo oferece misericórdia e perdão a quem o aceita, o que é muito melhor.

Caim partiu dali e dirigiu-se para a terra de Node, que significa “vaguear” ou “perambulação” — talvez não indique o nome de uma região específica. E então vemos menção à esposa de Caim, que deve ter sido uma de suas irmãs. “Os problemas associados ao incesto, abordados em Levítico 18, não teriam ocorrido quando o pool genético ainda era puro e impoluto” (The Nelson Study Bible, nota sobre Gênesis 5:4). Hoje em dia, conforme definido por Deus em Levítico 18, o incesto é pecado.