Como encontrar as coisas na Bíblia

Você está aqui

Como encontrar as coisas na Bíblia

A Bíblia é um livro grande com muitas informações e conselhos valiosos. Ela está cheia de sabedoria e discernimento que nos ensina a viver a vida. Mas com sua incrível quantidade de conteúdo, como é possível encontrar exatamente o que se precisa? E mais diretamente, por que precisamos do que ela tem a nos dizer?

Um livro que transforma vidas

Uma cristã contou essa história de como ela passou a se interessar pela Bíblia:

"Quando eu tinha treze anos, eu peguei minha Bíblia e decidi que eu queria lê-la completamente. Meus pais sempre nos levavam para a igreja quando éramos jovens, mas nessa época de minha vida eu frequentava esporadicamente a igreja. Também nunca tinha lido muito a partir do Antigo Testamento, então eu estava curiosa para saber o que ela tinha a dizer.

"Então eu, a duras penas, li o português arcaico usado na versão Corrigida de Almeida, e comecei a perceber que o Antigo Testamento tem muito a dizer sobre o que deve ser feito na vida e também o que estava para vir no futuro. Eu li sobre coisas que durariam por todas as gerações e também sobre o plano de Deus para um tempo desconhecido no futuro. Aquilo não fazia sentido para mim no momento, mas as sementes foram plantadas. Por que eu não tivesse sido ensinada sobre essas coisas? E por que esta parte da Bíblia era tantas vezes ignorada?

"No entanto, esta leitura trouxe mais perguntas do que respostas naquela ocasião, mas eu continuei a aprender pequenos trechos à medida que lia mais, e quando cheguei aos meus vinte e poucos anos eu já conseguia compreender a leitura dela. E finalmente comecei a entender a profundidade e o significado do que eu estava lendo, e isso mudou minha vida para sempre".

Entre as duas capas de sua Bíblia se encontra um tesouro inestimável de conselhos práticos e instruções simples para viver a vida da melhor maneira possível agora, enquanto se prepara para viver uma vida maravilhosa para sempre.

Por que estudar as Escrituras?

Em primeiro lugar, vamos começar dando uma olhada em algumas passagens que falam sobre a importância de se estudar a Bíblia.

 Será que Deus se agrada daqueles que buscam diariamente as Escrituras?

"Ora, estes foram mais nobres do que os que estavam em Tessalônica, porque de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim" (Atos 17:11).

Os bereanos, que viveram no norte da Grécia, foram elogiados por sua busca diligente nas Escrituras, até que encontraram a verdade sobre o assunto. O ato de ler e estudar a Bíblia pelo contexto ainda é uma excelente ferramenta para se familiarizar com esse livro de valor incalculável. Um plano de leitura da Bíblia (usando a revista A Boa Nova e livros gratuitos da Igreja) é fundamental para a obtenção de uma visão geral da revelação de Deus para nós e, mais tarde, vai ajudar a ficar mais fácil encontrar coisas específicas.

 O que podemos ganhar com o estudo da Bíblia?

"Toda Escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça, para que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente instruído para toda boa obra" (2 Timóteo 3:16-17).

Deus inspirou a escrita e a compilação da Bíblia para nos dar a instrução e correção espiritual que precisamos para mudarmos e nos tornarmos mais parecido com Ele. Ele faz isso para o nosso bem, porque Ele nos ama verdadeiramente!

 Qual é o benefício final do estudo da Bíblia?

"Desde a infância, sabes as sagradas letras, que podem tornar-te sábio para a salvação pela fé em Cristo Jesus" (2 Timóteo 3:15, ARA).

A salvação significa ser salvo da forma pecaminosa que conduz à miséria e finalmente a morte, e receber o acesso ao caminho de Deus que leva à verdadeira felicidade e a vida eterna.

Navegando pela Bíblia

Às vezes é bom ler os livros da Bíblia em ordem, mas às vezes é preciso encontrar respostas a perguntas específicas.

No entanto, para um novo estudante, a Bíblia pode parecer uma enorme e complicada coleção impressa. Então, como você pode efetivamente encontrar seu caminho através desse mar de palavras para estudar um tema específico ou encontrar um versículo específico?

Ao contrário dos tempos antigos ― quando, muito antes da invenção da imprensa, possuir uma cópia de apenas um dos livros da Bíblia era raridade ― hoje estão disponíveis Bíblias baratas e até mesmo gratuitas. E uma grande quantidade de recursos ― popularmente conhecidos como "ajudas bíblicas" ― estão disponíveis para ajudá-lo a identificar exatamente o que você está procurando. Nós vamos ajudá-lo a começar a aprender o que usar e quando usar.

Como usar concordâncias e outras referências

Vamos verificar algumas ferramentas que você pode usar para fazer suas buscas de Escrituras com mais rapidez e eficiência.

 Eu estou procurando um versículo, mas não me recordo onde é que está, mas consigo lembrar uma pequena frase dele. O que devo fazer?

A concordância é uma boa ferramenta para esta situação. Ela lista, em ordem alfabética, as palavras usadas na Bíblia, juntamente com os versículos em que aparecem. Se você consegue lembrar uma palavra específica de um versículo que está tentando encontrar, procure essa palavra em uma concordância, e então verá uma lista de versículos que contêm essa palavra.

Se você ainda está tendo dificuldades para encontrar o versículo que está procurando, procure outra palavra do versículo em seu lugar. Também tenha em mente que uma concordância normalmente lista as palavras encontradas em apenas uma tradução específica da Bíblia, e você pode estar pensando no versículo como aparece em uma tradução diferente.

Além disso, é aconselhável adquirir uma concordância que não seja muito resumida, pois há concordâncias condensadas que listam menos palavras. As melhores concordâncias são chamadas de concordâncias "exaustivas" ou "completas". Como a Concordância Bíblica Completa de Strong (Strong’s Exhaustive Concordance of the Bible) e a Concordância Bíblica Analítica de Young (Young's Analytical Concordance to the Bible) que são concordâncias populares e úteis.

 Eu estou tentando estudar um tema específico na Bíblia, mas não tenho nenhum versículo em mente. Como posso começar?

Uma boa maneira de fazer isso é verificar as palavras-chave relacionadas em uma concordância (ver comentários anteriores).

Você também pode encontrar versículos relacionados a vários temas com uma Bíblia de tópicos (às vezes chamada de concordância tópica ou índice de assuntos). Essa obra de referência contém uma lista alfabética de tópicos (como "Armagedom", "Melquisedeque", "ressurreição", etc.) e coleções de versículos relacionados.

Por exemplo, caso esteja tentando descobrir o que a Bíblia tem a dizer sobre o amor, você simplesmente busque a seção acerca do "Amor" e confira os versículos que se relacionam com o tema, mesmo aqueles que não incluem esta palavra.

Muitas Bíblias também listam escrituras relacionadas em sua lateral ou nas margens. É bom lembrar que ambas as Bíblias de tópicos e referências marginais são escolhidas seletivamente por quem as publicou, então é possível haver alguma tendência doutrinária.

 Eu estou buscando por uma escritura, mas estou tendo muita dificuldade em descobrir o seu significado. O que devo fazer?

Primeiro, cada vez que ler a Bíblia, você deve orar pedindo ajuda a Deus para ter compreensão espiritual ― o tipo de compreensão que Jesus deu aos seus discípulos depois da ressurreição (cf. Lucas 24:45).

Uma chave importante no estudo bíblico é deixar que a Bíblia interprete a si mesma. Estudar o contexto do versículo e verificar outros versículos que falam sobre o mesmo assunto é a melhor maneira de começar. Verificar o modo como o versículo foi traduzido em outras versões da Bíblia também pode ser útil.

Você também pode achar útil fazer uma pesquisa sobre o assunto ou o versículo em nosso site www.revistaboanova.org/literatura/. Neste site você encontrará muitos artigos e livros que contêm uma grande quantidade de informação bíblica e muitos textos relacionados a uma ampla variedade de assuntos.

Nossa revista online ou impressa, A Boa Nova, mencionado anteriormente, também tem explicações e informações básicas sobre grande parte da Bíblia. Os ministros da Igreja, que tratam de correspondências pessoais, também ficarão felizes em responder perguntas bíblicas enviadas para info@ucg.org.

Livros bíblicos de referência também podem ser úteis. Dicionários e enciclopédias da Bíblia podem explicar um determinado assunto ou o significado de uma palavra nos tempos bíblicos. Um comentário é um volume ou uma série de volumes em que os autores explicam as suas interpretações de muitas escrituras.

É importante lembrar que, embora essas referências sejam escritos por pessoas eruditas, elas refletem a doutrina e inclinação denominacional dos autores e que vários comentários, muitas vezes, divergem entre si. Nunca confie em um comentário como uma autoridade definitiva sobre qualquer assunto, no entanto, os comentários servem muito bem como ponto de partida para encontrar possíveis explicações de um versículo. A partir daí, você deve verificar cuidadosamente se a explicação vai de encontro, ou não, ao que diz a própria Bíblia.

 Alguns desses métodos requerem livros de referência que não possuo. Existe uma maneira mais rápida e menos dispendiosa?

A internet oferece muitos recursos que são gratuitos. Como sites que oferecem uma Bíblia de fácil acesso em uma variedade enorme de traduções e idiomas, bem como a opção de buscar por qualquer palavra ou até mesmo uma frase dentro da versão selecionada.

Outras opções são os programas bíblicos gratuitos, como e-Sword. Disponível para baixar em www.e-sword.net, esse programa permite que os usuários do Windows escolham e personalizem facilmente a sua cópia pessoal do programa com uma enorme variedade de traduções da Bíblia, comentários, dicionários, mapas e vários extras, como a Antiguidades dos Judeus, de Flávio Josefo. (Muitos desses módulos são gratuitos e outros devem ser comprados).

Muitos mais softwares e recursos online estão listados em nosso livro gratuito Como Entender a Bíblia na seção sobre "Programas de estudo da Bíblia e Recursos Online".

Praticar agora o que você aprendeu

Com estes recursos ao seu alcance, agora você tem a habilidade de encontrar qualquer coisa que precise na Bíblia. Também está bem encaminhado para ter estudos bíblicos eficazes sobre qualquer tema que deseje se aprofundar.

Como um exercício para praticar o que você aprendeu nesta lição, faça um estudo bíblico sobre “como agradar a Deus”. Usando sua Bíblia, uma concordância, um índice de tópico ou recursos da internet (por exemplo, pesquisando em nosso site), encontre pelo menos cinco escrituras sobre o assunto. Em seguida, tente chegar a cinco coisas específicas que você pode fazer para agradar a Deus.

Saiba mais sobre o estudo da Bíblia

Como você pode entender melhor a Bíblia? Como pode tirar o máximo proveito do seu estudo da Bíblia? Os editores de A Boa Nova produziram um guia útil, Como Você Pode Entender a Bíblia, ensinando práticas e dicas úteis sobre como você pode desenvolver uma compreensão mais profunda da Palavra de Deus. Solicite ou baixe gratuitamente sua cópia hoje mesmo em www.revistaboanova.org/literatura/! BN