Ei, Papai, Lembra-se de mim?

Você está aqui

Ei, Papai, Lembra-se de mim?

Uma jovem mãe estava assentada em meu escritório, com lágrimas escorrendo lentamente pelo rosto e os olhos inchados por anos de frustração. Perguntei-lhe: "Qual a pergunta você gostaria de fazer ao seu pai?" Ela respondeu num tom de voz triste: "Ei, papai, lembra-se de mim?”.

E em meio a lágrimas explicou que ela e seu pai nunca foram próximos, na melhor das hipóteses ele estava distante. De vez em quando ele fazia a sua presença conhecida esbravejando ou pedindo alguma coisa para satisfazer os seus desejos. Como esta jovem mulher relatou: "Ele deve ter falado apenas cinco frases para mim, pessoalmente, durante meus anos de crescimento".

Hoje em dia as estatísticas sobre relacionamento familiar são alarmantes, pois cada vez mais pessoas falam como a ausência de seus pais em suas vidas tem deixado um buraco que agora procuram preencher. Por causa disso, outros relacionamentos são afetados, incluindo o mais importante — aquele com Deus. A jovem mãe explicou sua principal razão para pedir aconselhamento com estas palavras: "Como posso orar a meu Pai no céu se eu nunca falei com meu pai físico enquanto crescia? Não consigo me conectar".

Se você sofreu tal barreira de comunicação, esse desafio relacional é um abismo muito difícil de atravessar. O fato de ter se desconectado do seu pai humano — por qualquer motivo — torna mais difícil conectar-se com Deus, seu Pai, em oração. No entanto, Jesus ensinou aos Seus discípulos: "Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus..." (Mateus 6:9). E Deus diz que Ele é "Pai de órfãos" (Salmo 68:5). Então, se você teve uma relação tensa ou uma inexistente com o seu pai físico, aqui estão algumas ideias para ajudá-lo a se conectar verdadeiramente com o seu Pai espiritual.

Fale Com Deus Pai Como a um Amigo

Todos nós temos amigos. Sabemos como é se sentar e conversar, compartilhar nossos mais profundos pensamentos, ideias e desejos. Um dos grandes presentes que Deus deu aos seres humanos é a capacidade de comunicar.

Você deve ir ao encontro dEle em oração e começar assim: "Deus, é difícil falar com você como a um pai desde que eu realmente nunca falei com meu pai físico antes, mas eu quero ser seu amigo Eu sei que muitas vezes Sua Palavra O menciona como nosso amigo. Você disse que Abraão era o seu amigo (Isaías 41:8). Então, por favor, poderíamos apenas conversar?"

Comece devagarinho. Bons amigos constroem relacionamentos através da comunicação.

Tenha em mente que o Pai celestial sabe e planeja para as suas necessidades

O fato de que o Todo-Poderoso e Eterno Deus esteja ciente e vai cuidar de suas necessidades pessoais (Mateus 6:28-33) é muito reconfortante! Faça uma lista e fale com o seu pai espiritual sobre essas coisas que você precisa. Discuta os seus planos com Ele — e o que você precisa para executar esses planos.

Os bons pais gostam de planejar o futuro com seus filhos. E lembre-se desta diretiva encorajadora: "Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que, a seu tempo, vos exalte, lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós" (1 Pedro 5:6-7). Deus Pai o ama e quer que você tenha sucesso na vida agora e no futuro.

Entenda que o seu Pai espiritual quer comunicar profundamente com você

Não importa que você não tenha sido capaz de conversar de forma significativa com o seu pai físico quando se trata de se aproximar de Deus. O Pai Celestial quer ouvi-lo — e quer falar consigo. Ore frequentemente a Ele — pois, Ele está sempre lá, disposto a escutar. E você deve escutá-Lo — não como uma voz audível, mas com uma comunicação percebida espiritualmente.

Abra a sua Bíblia e comece a ler, pois Deus se comunica conosco através da Sua Palavra escrita. E Ele nos ajuda a entender por meio de Seu Espírito. Através de Sua Palavra e do Espírito, Deus fala ao coração e à mente de uma pessoa com um senso de retidão moral e justiça. Ele vai incutir certas ideias e pensamentos em sua mente. E quando Ele faz isso, normalmente você saberá o que fazer.

Como Deus Pai tem formas ilimitadas para levá-lo às respostas, Ele também pode utilizar outras formas de comunicação. Por exemplo, Ele pode levar você a pessoas sábias e tementes a Deus para conseguir uma resposta. Ou ele pode organizar as circunstâncias para que Sua resposta se torne óbvia.

Deus quer que você converse com Ele e confie Nele. Ele vai te amar e te ensinar — e Ele nunca vai deixá-lo sozinho (Hebreus 13:5). Sim, se você teve um pai ausente ou indiferente, pode ser difícil para você entender como alguém que chama a Si mesmo de "seu Pai" realmente deseja falar com você, mas é isso que Ele quer!

Leia a Palavra de Deus para aprender mais sobre o Pai que você realmente não conhece, mas que sempre quis conhecer!

Muitos jovens adultos desejam saber mais sobre seus pais, especialmente sobre seu pai. Como era sua família? Como ele era quando criança? Onde ele vivia e o que fazia? Você pode saber tudo isso de seu Pai celestial — está no Seu livro!

A Bíblia é o manual de instruções de Deus para todos nós. Sua leitura pode ser difícil no início, mas depois fica mais fácil e logo se torna agradável aprender mais sobre Deus como seu Pai. Jesus Cristo falou muitas vezes de sua relação com o Pai, e ele compartilhou muitos aspectos pessoais dessa relação. Esta é uma boa maneira de saber mais sobre o Pai dEle, que é também nosso Pai!

Pense em como Deus está interessado em sua vida

Reflita sobre a intervenção de Deus no passado em certas circunstâncias de sua vida. Algumas de Suas ações podem ter sido corretivas para ajudá-lo a parar de cometer um pecado em particular. Outras vezes, por ter Lhe agradado, Suas ações eram de lhe recompensar por sua obediência.

Pense nas vezes que Ele o livrou de situações difíceis e sem esperança. Pense sobre quando muitas coisas inesperadas aconteceram em sua vida. Alguns só conseguem enxergar eventos como pura sorte ou destino, mas muitos veem a mão de Deus nessas situações. Pense naqueles momentos em que o Pai Celestial estava lá por você. Deus, nosso Pai está muito mais envolvido em nossas vidas do que imaginamos.

Olhe para Jesus Cristo, o Filho de nosso Pai Celestial

A cada pessoa, o Pai compartilha do mesmo amor e cuidado que Jesus demonstrou aos outros durante a Sua vida humana na terra. Quem é Deus Pai? Ele é o único que está esperando ansiosamente para estender os braços em torno de você, para lhe confortar, para lhe abraçar e deixar você chorar em Seu ombro. Ele quer lhe dizer que você é o Seu filho ou filha e que nunca vai lhe deixar! E, quer-lhe dizer: "Não se preocupe, no fim tudo vai ficar bem!"

Quando Jesus abriu os olhos do cego, Ele declarou que Deus Pai é igual a Ele. Toda vez que alimentava os famintos ou ressuscitava os mortos Ele estava dizendo ao mundo que Seu Pai é exatamente assim também.

Jesus revelou quem realmente fez e faz todas essas coisas boas: "O Pai, que está em mim, é quem faz as obras" (João 14:10). Quando Jesus perdoou aqueles que O mataram nos mostrou que Seu Pai também perdoa porque o Pai é verdadeiramente um Deus de amor. Como Jesus declarou: "Quem me vê a mim vê o Pai" (versículo 9).

Lembre-se que Deus deseja um relacionamento consigo de Pai para filho

Deus, nosso Pai deseja uma família. Ele ama os filhos. Mesmo se não tivemos uma relação forte e saudável com nosso pai antes, entendemos que agora é um ótimo momento para começar um com Deus, nosso Pai. "Vede que grande amor nos tem concedido o Pai, a ponto de sermos chamados filhos de Deus" (1 João 3:1, ARA). A maravilhosa verdade é que nunca é tarde demais para se iniciar esse relacionamento.

"Ei, papai, lembra-se de mim?" Sim, o nosso Pai do céu não se esquece de você. "Até mesmo os cabelos da vossa cabeça estão todos contados." (Mateus 10:30). E Deus olha adiante para conhecê-lo ainda melhor e construir um relacionamento que vai durar toda a eternidade! Aproxime-se dEle agora porque Ele está tentando se aproximar de você. BN