Havia Alguma Garantia de que Jesus Permaneceria Sem Pecar?
Seu sucesso foi garantido por várias razões. Entre elas estão:
1. Jesus tinha o hábito de ser virtuoso desde a eternidade—portanto, uma característica que sempre O encorajou a praticar a justiça e evitar o pecado.
2. Jesus não se entregou, fraquejou e nem ficou a mercê do engano do diabo durante Sua juventude como ocorre com todas as outras pessoas—e Ele não precisava deixar de ser pecador, pois nunca o foi.
3. Jesus nunca fracassou e nunca foi sobrecarregado de culpa e vergonha ou de uma sensação de desesperança ou derrotismo diante da luta contra o pecado.
4. Jesus tinha uma comunhão e uma intimidade perfeita com Deus Pai durante toda a Sua vida e esse relacionamento O fortaleceu e O manteve firme contra a tentação e o pecado.
5. Jesus tinha todo o poder do Espírito Santo, que era necessário para resistir vitoriosamente ao pecado.
6. Jesus tinha consciência de Sua vida passada e da glória divina com o Pai, isso O ajudava a manter perspectiva correta quanto aos prazeres fugazes do pecado, ou seja, como nada diante de Sua maravilhosa existência.
7. Jesus, depois de ter estado com o Pai desde a eternidade, tinha plena fé no Pai, nos propósitos de Deus, no plano divino e nas vantagens de se guardar a lei de Deus—Ele nunca foi impedido pela dúvida, pela preocupação, pelo medo ou pelo falho raciocínio humano.
8. Jesus sempre esteve consciente de Sua missão, a qual dependia todo o mundo—e sempre amou plenamente a todos nós e por isso desejou vencer por nós e para agradar ao Pai.
9. Jesus sabia perfeitamente quais eram as consequências do pecado e o resultado da tentação, por isso Satanás não foi capaz de enganá-Lo.
10. Jesus sempre esteve ciente de que se não conseguisse ficar em estreita comunhão com o Pai isso condenaria a Ele e a todos nós—permitir isso seria impensável.
11. O constante sucesso de Jesus em resistir ao pecado e à tentação levava a mais sucessos. Nada substitui o sucesso e, ao alcança-lo, a Sua retidão aumentava constantemente.
12. Tanto o Pai quanto Jesus Cristo sabia o que era necessário para manter-se longe do pecado, e, segundo tudo o que já foi dito aqui, Eles sabiam que a vitória era certa—e Jesus venceu!