Miniestudo: Treinando Agora Para Ajudar o Governo de Cristo

Você está aqui

Miniestudo

Treinando Agora Para Ajudar o Governo de Cristo

Nos últimos dois miniestudos estudamos sobre o retorno de Jesus Cristo como Rei para salvar este mundo de si mesmo e acerca da constituição do Reino de Deus — as leis de Deus. O Rei e as leis do Reino são duas de quatro peças necessárias para existir um reino. Hoje vamos ver o terceiro componente necessário ao Reino — os cidadãos.

Uma história de transformação

Considere a história de uma das figuras mais intrigantes da Bíblia. Simão Barjonas era um rude pescador — corajoso, audacioso e zeloso. Seu objetivo de vida certamente não incluía tornar-se um exímio pregador ou um poderoso rei. Mas quando ouviu a mensagem de Jesus, ele ficou convencido de que isso era real. Esta era uma mensagem verdadeira e poderosa de Deus.

Assim, quando Jesus pediu-lhe para deixar as redes de pesca para trás e se tornar um dos Seus "pescadores de homens", Simão não poderia recusar.

O que se seguiu foi um tempo marcante de treinamento e transformação. Dia após dia, ele andou pelas estradas poeirentas com Jesus, ouvindo Suas parábolas e ensinamentos. Ele observou a atitude de servir de Jesus para com as pessoas e foi enviado para servir a outros também.

Ele sentiu a alegria de ser elogiado por Jesus e também o calor de Suas correções. Todas essas coisas foram ajudando a definir e moldar o barro que se tornaria o poderoso apóstolo Pedro. E essas mesmas experiências serviam para treiná-lo para o trabalho que Jesus lhe prometeu no Reino de Deus: ser rei de uma das tribos de Israel (Lucas 22:29-30)!

Jesus deu duas últimas ordens a Pedro: "Apascenta as minhas ovelhas" e "Siga-me" (João 21:17, 19). O registro bíblico mostra um homem que fez ambas as coisas ao longo do resto de sua vida.

O fato mais incrível é que o programa de treinamento de Deus utilizado com Pedro também está disponível a nós através da Bíblia e do viver a vida cristã hoje em dia. O registro das últimas palavras de Pedro às ovelhas de Cristo foi um incentivo para que nós também seguíssemos o mesmo programa de treinamento: "Crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora como no dia da eternidade. Amém" (2 Pedro 3:18).

Súditos leais de Cristo

Em seis mil anos de história se registra poucas vezes a existência de verdadeira justiça, alegria e paz entre as pessoas. E houve ainda menos tempo em que as pessoas realmente respeitavam e obedeciam a seu Deus Criador. Viver o caminho do "obter", descrito na última lição, levou a humanidade ao longo de uma espiral descendente, ameaçando a sua própria existência.

Como vimos nos últimos dois estudos, as coisas vão mudar! Jesus Cristo vai assumir o cargo de Rei. Suas leis serão a constituição do vindouro Reino de Deus. Mas estes dois elementos não são suficientes. Os próprios cidadãos têm de mudar. A transformação da humanidade rebelde em súditos pacíficos do Reino de Deus é uma história fascinante. É uma história que pode começar hoje — com você!

Quais serão as atitudes e as ações predominantes das pessoas nos últimos dias antes da segunda vinda de Jesus Cristo?

"Sabe, porém, isto: nos últimos dias, sobrevirão tempos difíceis, pois os homens serão egoístas, avarentos, jactanciosos, arrogantes, blasfemadores, desobedientes aos pais, ingratos, irreverentes, desafeiçoados, implacáveis, caluniadores, sem domínio de si, cruéis, inimigos do bem, traidores, atrevidos, enfatuados, mais amigos dos prazeres que amigos de Deus, tendo forma de piedade, negando-lhe, entretanto, o poder. Foge também destes" (2 Timóteo 3:1-5, ARA).

"Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?" (Jeremias 17:9).

"Há caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte" (Provérbios 14:12).

"Como está escrito: Não há um justo, nem um sequer. Não há ninguém que entenda; não há ninguém que busque a Deus. Todos se extraviaram e juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só. A sua garganta é um sepulcro aberto; com a língua tratam enganosamente; peçonha de áspides está debaixo de seus lábios; cuja boca está cheia de maldição e amargura. Os seus pés são ligeiros para derramar sangue. Em seus caminhos há destruição e miséria; e não conheceram o caminho da paz. Não há temor de Deus diante de seus olhos" (Romanos 3:10-18).

Pelo fato de o caminho egoísta do "obter" preencher completamente todo o mundo, as pessoas nem sequer percebem que a atitude de pensar e fazer o que "parece certo" para elas realmente é o que gera os problemas do mundo. Elas querem paz, mas vivem de forma que a paz torna-se impossível. E tudo isso só vai piorar à medida que o fim se aproxima.

Qual será a situação da população mundial quando Cristo voltar?

"Porque haverá, então, grande aflição, como nunca houve desde o princípio do mundo até agora, nem tampouco haverá jamais" (Mateus 24:21).

"E os outros homens, que não foram mortos por estas pragas, não se arrependeram das obras de suas mãos, para não adorarem os demônios e os ídolos de ouro, e de prata, e de bronze, e de pedra, e de madeira, que nem podem ver, nem ouvir, nem andar. E não se arrependeram dos seus homicídios, nem das suas feitiçarias, nem da sua prostituição, nem das suas ladroíces" (Apocalipse 9:20-21).

"E vi a besta, e os reis da terra, e os seus exércitos reunidos, para fazerem guerra àquele que estava assentado sobre o cavalo e ao seu exército" (Apocalipse 19:19).

A rebelião humana vai trazer a pior época de dificuldades que o mundo já viu. Será pior do que a Inquisição, os pogroms (ataque maciço violento a pessoas que varreu o sul da Rússia entre 1881 e 1884), os genocídios ou o holocausto. No entanto, mesmo com as pragas e problemas, as pessoas se recusam a arrepender-se, e as nações ainda vão tentar lutar contra Cristo no Seu retorno! Mas no final de tudo isso, o restante da humanidade que sobreviver estará pronto para se render, e precisará muitíssimo da cura do corpo, da mente e do espírito.

Quem Cristo governará e o que presenciarão?

"E foi-lhe dado o domínio, e a honra, e o reino, para que todos os povos, nações e línguas o servissem; o seu domínio é um domínio eterno, que não passará, e o seu reino, o único que não será destruído" (Daniel 7:14).

"Ó SENHOR, fortaleza minha, e força minha, e refúgio meu no dia da angústia! A ti virão as nações desde os fins da terra e dirão: Nossos pais herdaram só mentiras e vaidade, em que não havia proveito" (Jeremias 16:19).

"E não ensinará alguém mais a seu próximo, nem alguém, a seu irmão, dizendo: Conhecei ao SENHOR; porque todos me conhecerão, desde o menor deles até ao maior, diz o SENHOR; porque perdoarei a sua maldade e nunca mais me lembrarei dos seus pecados" (Jeremias 31:34).

Finalmente, todas as pessoas saberão que todos os caminhos e tradições humanas são inúteis. Eventualmente, cada pessoa vai ser capaz de aprender o caminho de Deus e ter um relacionamento pessoal com Ele.

Quem vai ajudar a Cristo a ensinar e a governar o povo?

"Mas os santos do Altíssimo receberão o reino e possuirão o reino para todo o sempre e de eternidade em eternidade" (Daniel 7:18; ver também Apocalipse 2:26-27; 3:21).

Jesus Cristo terá o Seu povo auxiliando-O a governar, ensinar e cuidar de todas as pessoas. Todos os fiéis chamados por Deus e separados pelo dom do Espírito de Deus são chamados de santos (Romanos 1:7; 5:5).

Quais trabalhos específicos no Reino de Deus são mencionados na Bíblia?

"Mas [os israelitas] servirão ao SENHOR, seu Deus, como também a Davi, seu rei, que lhes levantarei" (Jeremias 30:9).

"E meu servo Davi reinará sobre eles [os israelitas], e todos eles terão um pastor; e andarão nos meus juízos, e guardarão os meus estatutos, e os observarão. E habitarão na terra que dei a meu servo Jacó, na qual habitaram vossos pais; e habitarão nela, eles, e seus filhos, e os filhos de seus filhos, para sempre; e Davi, meu servo, será seu príncipe eternamente" (Ezequiel 37:24-25).

"E Jesus disse-lhes [Seus doze apóstolos], Em verdade vos digo que vós, que me seguistes, quando, na regeneração, o Filho do Homem se assentar no trono da sua glória, também vos assentareis sobre doze tronos, para julgar as doze tribos de Israel" (Mateus 19:28).

Observe que, no Reino de Deus, o rei Davi reinará sobre toda a Israel e cada um dos doze apóstolos reinará sobre as tribos individuais de Israel — de modo que haverá uma hierarquia estruturada de governo.

Que outros trabalhos que devemos nos preparar para fazer no Reino de Deus?

"Bem vos dará o SENHOR pão de angústia e água de aperto, mas os teus instruidores nunca mais fugirão de ti, como voando com asas; antes, os teus olhos verão a todos os teus mestres. E os teus ouvidos ouvirão a palavra que está por detrás de ti, dizendo: Este é o caminho; andai nele, sem vos desviardes nem para a direita nem para a esquerda" (Isaías 30:20-21).

“E aconteceu que, voltando ele, depois de ter tomado o reino, disse que lhe chamassem aqueles servos a quem tinha dado o dinheiro, para saber o que cada um tinha ganhado, negociando. E veio o primeiro dizendo: Senhor, a tua mina rendeu dez minas. E ele lhe disse: Bem está, servo bom, porque no mínimo foste fiel, sobre dez cidades terás a autoridade. E veio o segundo, dizendo: Senhor, a tua mina rendeu cinco minas. E a este disse também: Sê tu também sobre cinco cidades” (Lucas 19:15-19).

A Bíblia lista as futuras responsabilidades de ensinar as pessoas os caminhos de Deus e servir como governantes de cidades. O povo de Deus tem o desafio ser treinado agora para assumir essas responsabilidades futuras!

Como nos preparamos para servir no Reino de Deus?

“Crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora como no dia da eternidade. Amém!" (2 Pedro 3:18).

"Ao que vencer, lhe concederei que se assente comigo no meu trono, assim como eu venci e me assentei com meu Pai no seu trono" (Apocalipse 3:21).

“Mas Jesus, chamando-os a si, disse-lhes: Sabeis que os que julgam ser príncipes das gentes delas se assenhoreiam, e os seus grandes usam de autoridade sobre elas; mas entre vós não será assim; antes, qualquer que, entre vós, quiser ser grande será vosso serviçal. E qualquer que, dentre vós, quiser ser o primeiro será servo de todos. Porque o Filho do Homem também não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos” (Marcos 10:42-45).

Para ser capaz de ensinar e ajudar aos outros a viverem o caminho de Deus no futuro, devemos aprender e praticar seus caminhos agora. Para ajudar aos outros a vencer o pecado e transformar suas vidas, devemos vencer o pecado e transformar nossas vidas. Para servir a Jesus e aos outros de forma eficaz no futuro, temos de aprender a servi-los agora. Nosso livro Transformando A Sua Vida: O Processo de Conversão tem muito mais sobre este assunto.

Jesus Cristo trará um verdadeiro caminho de paz e de alegria que vai se espalhar para todas as pessoas ao redor do mundo. Ele quer que treinemos agora para ajudá-Lo nessa maravilhosa e grandiosa obra. Agora é a hora de você aceitar esse desafio!

Pratique o que você aprendeu agora

No último miniestudo analisamos a ordem de Deus para que os reis israelitas escrevessem uma cópia das Suas leis e as lesse regularmente (Deuteronômio 17:18-20). Escrever as escrituras pode ajudar a enfatizar o que estamos estudando. E reler e pensar profundamente sobre as palavras de Deus pode nos ajudar a manter a perspectiva correta.

Na última vez pedimos que escrevessem os primeiros quatro Mandamentos. Hoje, chegou a hora de escrever os seis últimos Mandamentos de Êxodo 20:12-17. Estes seis últimos mandamentos dizem respeito aos nossos relacionamentos com as outras pessoas e ajudam a explicar como a "amar o próximo como a ti mesmo" (Mateus 22:39).

Depois de escrever estes seis Mandamentos, tire um tempo para relê-los e pensar em como praticá-los todos os dias desta semana. Você vai encontrar um capítulo sobre cada um destes mandamentos em nosso livro gratuito Os Dez Mandamentos, que você vai achar muito útil para estudar mais profundamente este assunto. Você pode baixar ou solicitar a sua cópia gratuita hoje mesmo!